4 ideias de parcerias para aumentar as vendas

Quer aprender como fazer parcerias lucrativas para sua loja? Escrevemos 4 ideias para você aumentar suas vendas e fidelizar mais clientes!

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Muitos leitores chegaram neste texto por meio de uma busca no google. Se foi esse seu caso, o que você digitou? “Dicas para vender mais”, “como atrair mais clientes” ou “como aumentar o lucro de minha loja”? Então troque todas essas perguntas por uma única: “Como ser o melhor lugar para meu cliente comprar”. Eu sempre falo sobre isso aqui no blog sob diversas abordagens: criar um ambiente bacana, bom atendimento, oferecer facilidades e muitas outras. Tornar-se o melhor lugar para seu cliente comprar envolve muitos pontos. Hoje vou falar sobre como criar um diferencial para seu cliente, em qualquer tipo de negócio. Já ouviu aquele ditado de que uma andorinha sozinha não faz verão? O assunto são as parcerias que podem atrair seu cliente e ainda tornar sua loja um lugar que ele vai querer voltar!

Vou falar sobre 4 formas de parcerias que podem render mais vendas e fidelização de clientes.

1) Parcerias de descontos por grupo de consumidores

Um cliente do Nex possui uma loja de reparos rápidos em roupas e criou uma parceria com a OAB. Eles oferecem descontos para advogados e acertaram em dois pontos básicos:

- Ofereceram seus serviços para um público alvo bem definido: profissionais que usam ternos. Esse tipo de vestimenta tem muita durabilidade, mas um custo alto de compra. O reparo é uma ótima opção para reajustar e rejuvenescer as peças, sem precisar investir muito;

- Realizaram a parceria com uma instituição próxima à sua loja, criando mais uma facilidade para o cliente: ele não vai se deslocar muito para chegar onde precisa.

Me diz, você é um advogado e há uma oficina de reparos ao lado de um local que você vai com frequência e ainda oferece desconto no serviço. Você vai ou não tornar-se um cliente assíduo?

Esse é o tipo de parceria que funciona em qualquer comércio. Coloquei quatro passos para criar um grupo de desconto:

1 - Conheça o perfil de seus vizinhos: procure por outros comércios ou locais em que as pessoas vão com uma certa frequência. Um exemplo são funcionários de shoppings ou grandes centros comerciais.

2 - Analise se o produto ou serviço que você tem a oferecer atende àquele público.

3 – Divulgue muito, de todas as formas! Pode ser com uma faixa ou aviso bem visível em sua loja, folhetos e pelas redes sociais, claro!

4 - Crie uma modalidade de benefício por desconto ou cartão fidelidade. Por exemplo: desconto de 10% oferecido automaticamente para funcionários do shopping ou loja X ou de uma instituição específica (no caso da Oficina de Reparos, clientes da OAB). Ou, a cada 10 refeições, a 11º é grátis.

Saiba como criar um sistema de fidelização por pontos no Nex, clicando aqui.

2) Parcerias oficiais com empresas e associações

Essa parceria pode ser realizada com grandes empresas e associações. Para realizar parceria com grandes empresas entre em contato com o administrador ou o responsável pelo RH (recursos humanos) e proponha essa parceria diretamente. Argumente o quanto pode ser vantajoso oferecer aos funcionários um desconto em sua loja simplesmente por trabalhar naquele local.  E peça autorização para divulgar internamente esse grupo de desconto. O ideal é que a própria administração divulgue essa parceria por meio de avisos, e-mails ou memorandos. Mas se houver resistência nessa divulgação interna pela empresa, peça autorização para distribuir um folheto aos funcionários destacando essa parceria.

Além dessa abordagem direta com o administrador há uma outra forma de realizar essa parceria. Procure por associações que já oferecem cartão benefício aos seus funcionários. Geralmente as associações comerciais locais (ACI) possuem um “cartão de desconto” para associados. Procure a associação e ofereça sua loja para participar dessa rede de benefícios.

3) Parcerias com fornecedores

Essa é uma parceria que pode ser feita de várias formas.

  • Descontos em produtos específicos: o fornecedor oferece um desconto e a loja acrescenta mais um percentual;
  • Degustação realizada pelo fornecedor: pode ser uma degustação de alimentos ou para experimentar outros tipos de produtos, como um batom, um creme, um equipamento de limpeza. Você oferece o local e o fornecedor oferece um demonstrador e a própria degustação. No site da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios há um vídeo interessante sobre como fazer uma degustação (link ao final deste texto).
  • Ação promocional: você já deve ter visto aquelas ações que são mais “festivas”. Uma tenda do lado de fora da loja com o produto, música, balões e brindes. Elas são feitas para atrair o cliente e divulgar um produto de forma mais descontraída. Geralmente oferecem um serviço unido a divulgação.

Esses dias vi uma ação de ração para cães. Para atrair o público alvo, eles ofereceram a aplicação de vacina contra raiva realizada por um veterinário. Divulgaram ao mesmo tempo a loja, o produto e o profissional.

4) Parceria com profissionais liberais ou autônomos

Imagine você entrar numa loja de roupas e encontrar uma consultora de estilo? Ou uma especialista em cosmetologia numa loja de cosméticos? E tantas outras formas de parcerias com profissionais dependendo de seu ramo?

Para realizar essa parceria, ofereça seu espaço e seus clientes para que o profissional possa divulgar seus serviços e, aos clientes, você oferece uma consultoria básica especializada. Em contrapartida você pode oferecer ainda ao profissional, um *percentual sobre as vendas que tiveram a participação direta dele.

*Essa é a parceria mais delicada. Será preciso um acerto bem claro entre a loja e o profissional. O que você pode oferecer de contrapartida e o que o profissional pode oferecer. Afinal, ele está divulgando um serviço para atrair mais clientes, como você. O que ele vai fazer é uma consultoria básica. E depois, o cliente pode continuar utilizando os serviços desse profissional, mas fora da loja. Esse limite também deve estar claro ao cliente. O serviço contratado fora da loja é de total responsabilidade do profissional.

Tem uma ideia bem bacana e original para restaurantes, cafés e similares. Há um movimento chamado de “chef em casa”. Um chef que não tem um restaurante oferece um menu que ele faz na casa do cliente. Essa parceria pode ser realizada pelo seu restaurante ou café, um almoço ou jantar especial assinado por um Chef convidado. Nesse caso, é importante a contrapartida também em percentual das vendas. Mas o Chef convidado também tem a possibilidade de divulgar seus serviços personalizados e conquistar clientes.

Essas são as formas que pesquisei, mas existe uma que vai ser a melhor para seu comércio. O que você precisa é entender bem seus clientes e seu produto e colocar a criatividade para funcionar!

Link prometido:

Pequenas empresas, grandes negócios | Dicas para oferecer uma boa degustação de produtos

Para fazer o download gratuito do Nex | Download gratuito

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Carol

Oi! Eu sou a Carol, do Nex. Estou aqui para ajudar aos pequenos comerciantes como você, a desenvolver todo potencial de seu negócio.

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