A importância de formalizar o seu comércio

Empresas que estão em dia com as obrigações previstas pela lei têm muitos benefícios no mercado. Veja porque a formalização do seu negócio é importante!

Acompanhe todas as novidades. Assine nossa newsletter!

Inscreva-se

O que você vai ver nesse texto:

formalização das empresas no Brasil é motivo constante de debates e ações do governo. Uma das principais causas da preocupação com o registro dos comércios é a organização da atividade econômica no país. Por muitos anos, a informalidade guiou as relações comerciais das micro e pequenas empresas, inclusive dos vendedores autônomos, e por esta razão, o governo não tinha domínio da real situação do comércio no país. À medida que diversas ações foram sendo adotadas e estímulos econômicos foram sendo oferecidos, muitos comerciantes, que trabalhavam na informalidade, começaram a procurar vias de ajustar-se às solicitações do governo.

Embora não seja tão expressivo o número de estabelecimentos que permanecem reféns da informalidade, a quantidade de comércios que ainda não se alinharam com as exigências dos órgãos que fiscalizam esta atividade econômica ainda é grande e faz jus às diversas intervenções realizadas pelas entidades responsáveis da boa prática comercial.

Por que formalizar o meu comércio?

As vantagens que os comércios obtêm ao estar em dia com as obrigações previstas pela lei são muitas. Quando o comércio obedece todas as disposições legais para o seu funcionamento, ele tem mais chances de conseguir realizar um maior número de vendas, conquistar mais clientes, solicitar financiamentos e empréstimos, participar de licitações, receber subsídios do governo, entre outros benefícios.

Quando uma empresa não está formalizada, ela corre risco iminente de fechar suas portas caso "bata a fiscalização", desta forma, não é uma boa ideia arriscar e continuar exercendo a atividade comercial sem prestar atenção na formalização. Outro grande problema que você pode ter é sua mercadoria apreendida durante uma fiscalização e, assim, todo o dinheiro investido nela será perdido. Além desses inconvenientes, o estabelecimento sofre com a limitação de seu crescimento, uma vez que não pode solicitar qualquer apoio econômico por parte dos bancos e demais operadores de crédito.

Decidi formalizar, qual é o próximo passo?

A primeira coisa que os empreendedores fazem quando decidem formalizar a empresa é optar pelo tipo jurídico. Esta decisão envolve faturamento anual, número de funcionários, ter ou não sócios na empresa, enfim, é normal que as pessoas decidam começar por este aspecto legal da formalização.

Para os empreendedores que estão começando o modelo mais recomendado é o MEI (micro empreendedor individual), mas existem limites de faturamentos e só é possível ter 1 funcionário registrado com o piso da categoria. O passo seguinte, para quem já está um pouco mais estruturado, seria abrir uma empresa no SIMPLES, que ainda traz cargas de impostos reduzidos mas permite a contratação de funcionários registrados.

Para trilhar este caminho rumo à formalização, é indispensável que o empreendedor conte com o auxílio de um contador, pois este profissional possui domínio sobre leis fiscais específicas e está plenamente capacitado a oferecer ajuda em todos os âmbitos da tributação.

Emissão de Cupom Fiscal eletrônico (NFC-e) no NEX

Emissão de NFC-e com Nex

O Nex já possui sistema de emissão de NFC-e que pode atender a grande maioria dos comércios que desejam se formalizar. Conheça melhor os detalhes da NFC-e e como faz para começar a usar no Nex, clicando aqui.

Plano de negócio

Efetuar a formalização do seu negócio não é somente deixá-lo conforme as exigências da lei, mas também inclui a adoção de um plano de negócios.

O plano de negócios é um documento, que pode ser elaborado em qualquer formato (como Word, Power Point ou mesmo com papel e caneta) e basicamente deve conter os objetivos do do seu negócio e quais são os passos necessários para alcançá-los. Para elaborar este documento você deve refletir sobre o seu negócio, definindo qual é o ramo de atividade, quem são seus clientes, concorrentes, diferenciais competitivos, localização do comércio, quais as estratégias de vendas, atendimento e relacionamento com o cliente etc. É interessante também fazer um orçamento para suas despesas, fazer projeções e metas de Vendas. Dependendo do tamanho do seu comércio pode valer a pena dividir os orçamentos e metas de vendas por área, e designar um responsável para cada meta. Neste documento deve constar também os caminhos estratégicos para atingir cada uma das metas.

O principal objetivo do plano é servir de guia para as suas atividades do dia-a-dia, e de forma alguma ele deve significar a manutenção da estratégia caso esta não esteja sendo proveitosa para o seu negócio. O plano de negócios é norteador das atividades e deve ser flexível. É importante revisá-lo frequentemente, uma vez que as circunstâncias econômicas oscilam e a empresa pode detectar a necessidade de alterar alguma ação específica. Além disso, as mudanças nos preços dos insumos podem fazer que você tenha que dispor de mais verba para honrar os custos variáveis e alterações no aluguel podem exigir maior disponibilidade econômica para fazer jus aos custos fixos. Todas estas alterações interferem diretamente na vida financeira da empresa e devem ser inseridas no plano de negócios.

Veja aqui mais informações para elaborar um Plano de Negócios, 

Todas estas ações analisadas são essenciais para que a sua empresa possa ser considerada uma organização formal. Esperamos que este post tenha te ajudado a avaliar as vantagens da formalização e que, ao finalizar a leitura, você esteja convicto de que este é o melhor caminho para gerir uma empresa de sucesso.

A sua empresa está formalizada? Queremos saber mais sobre a sua experiência no mundo dos negócios. Deixe o seu comentário!

Receba conteúdos pensados exclusivamente para a gestão da sua loja!

Inscreva-se
Equipe Nex

Olá, somos a equipe Nex e estamos aqui para ajudá-lo a obter sucesso em seu negócio.

No items found.

Fique de olho 👀

Heading

Heading

Heading

Acompanhe todas as novidades!

Nosso foco é ajudar pessoas a simplificarem a gestão das suas lojas. Seja avisado sobre nossas postagens clicando abaixo.

Inscreva-se