Venda fiado e saiba como lidar com inadimplência no seu negócio

Problemas com clientes inadimplentes na loja? Veja como um programa de gestão pode te ajudar na anotação de débito e no controle de fiado da clientela.

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Principalmente em tempos de retração da economia, qualquer tipo de crédito no comércio sofre baixa. Natural. Os calotes aumentam e a capacidade do próprio negócio absorver o prejuízo, diminui.

Em contrapartida, em meio à crise é preciso, como nunca, fidelizar seu cliente. E nada mais eficaz do que a popular e secular “pendura” para manter um cliente fiel.

Então pode tirar o cartaz “Fiado só amanhã” da parede da sua loja! Essa plaquinha, muito comum em bares e mercadinhos, pode ser um fator decisivo para o seu freguês comprar na concorrência. Vender fiado hoje é uma estratégia para vender mais e fidelizar clientes.

O principal motivo para que tantos comerciantes rejeitem a pendura é o medo da inadimplência. Clientes devedores podem gerar prejuízos expressivos, mas existem várias formas de se prevenir. Independente do seu tipo de comércio, você já percebeu que anotar as penduras em um caderno não é suficiente. O mais seguro é modernizar o processo de vendas.

O recurso de controle de débitos do Nex você já conhece! (Ainda não? Clica aqui). E a seguir, você confere os recursos que vão te ajudar a transformar esse medo de calotes em faturamento:

Limite para débitos

Para se prevenir, o primeiro passo é limitar o valor para débitos. Geralmente, os comércios que adotam a caderneta conhecem bem os clientes que podem obter esse benefício com responsabilidade. Então, analise sua carteira de credores e não sinta receio de bloquear um ou outro que não esteja quitando, ao menos, 70% da pendura com regularidade. Outra estratégia é definir, internamente, um valor máximo para o fiado e bloquear o crédito assim que o cliente atingir esse valor.

Naturalmente, o valor padrão deve ser baixo para clientes novos, mas para clientes antigos que costumam pagar corretamente, você pode ceder um valor maior, como na imagem abaixo:

Para configurar o limite de débito no Nex, basta clicar no menu CLIENTES e selecionar um cliente com um duplo clique – assim você abre a tela de cadastro do cliente. Em seguida é só clicar em DÉBITOS.

  • Quando você seleciona a primeira opção que aparece na tela, o cliente em questão terá o mesmo limite dos demais. Para definir esse limite, basta clicar no botão ALTERAR LIMITE PADRÃO, do lado direito.
  • Não deixe de bloquear o recurso para os clientes que não pagaram conforme o combinado. Nesses casos, selecione a segunda opção.
  • E para limites diferenciados, clique na terceira opção e insira o valor na célula abaixo. Esse valor pode, inclusive, ser menor do que o padrão, principalmente nos casos em que o responsável pela dívida não é quem faz a compra, como nas cantinas de escola.

“Sinal” ou valor de entrada

Você pode oferecer para o cliente pagar uma parte das compras logo no ato e deixar o restante pendurado. Se você trabalha com serviços como sapataria, assistência técnica ou oficina de automóvel, o ideal é que o valor de “sinal de pagamento” cubra pelo menos as despesas com material.

Para deixar somente uma parte da compra em débito, inicie uma venda, selecione o cliente e avance até a tela de pagamento. Escolha a forma de pagamento e digite um número menor que o total. Assinale a opção DEIXAR EM DÉBITO, que só aparecerá quando estiver faltando algo a ser pago. Observe na imagem acima que o valor que está faltando aparece em vermelho.

Esse controle de pagamento parcial permite que a funcionalidade seja fiel a sua precursora “caderneta”. Subtraindo pagamentos e adicionando novos valores, o saldo é sempre atualizado. A cada pagamento o cliente recebe um comprovante constando o valor pago e o saldo ainda em débito.

Prazo e Parcelamento

Além de aceitar pagamento em vezes no cartão ou cheque pré-datado, ofereça prazo e parcelamento para os clientes que você conhece como bons pagadores e responsáveis na hora de gastar.

A lógica é muito parecida com a do cartão de crédito: a possibilidade de dividir o valor de um produto que custa cem reais em duas vezes de R$ 50 é a diferença entre comprá-lo ou não. Assim, com menos peso no bolso, o cliente compra mais.

Quando o seu cliente for pagar uma compra que deixou em débito, você precisa acessar o menu CLIENTES na barra esquerda, localizar e selecionar o cliente em questão. Então clique em DÉBITO no menu superior e, em seguida, é só clicar na opção PAGAR DÉBITO.

Na tela de pagamento de débito, você tem a opção do pagamento TOTAL ou PARCIAL (como na imagem). Use o campo de observações (canto inferior esquerdo) para fazer um controle manual das parcelas que você e seu cliente combinaram.

Lembre o cliente

Passou a data combinada para o pagamento da pendura e o seu cliente não apareceu? Ligue! Feriados prolongados, trânsito, esquecimento e até chuva são fatores que podem fazer o seu cliente adiar o pagamento. Faça uma varredura dos clientes com débito e entre em contato para lembrá-los.

Para obter a lista completa dos clientes que estão com débito na sua loja, acesse o menu CLIENTES e procure pela célula EXIBIR. Em seguida, clique em CLIENTES COM DÉBITO. Ao final dos contatos, selecione novamente a célula EXIBIR e clique em TODOS CLIENTES.

Por que vender fiado?

Mesmo com o apoio do Nex você ainda se sente inseguro de adotar a caderneta eletrônica? Esse é um bom sinal. O senso de responsabilidade pode indicar que você está administrando seu negócio com competência. Mas quem sabe os motivos a seguir te façam mudar de ideia?!

O fiado permite que o cliente compre mais

Se o seu freguês pede para deixar algum item ou serviço em débito, significa que ele não dispõe de dinheiro ou limite do cartão no momento, mas provavelmente está prestes a receber o salário. Da mesma forma que os clientes que têm dinheiro na hora, mas estão somente com a quantia exata para parte dos produtos que desejam levar, podem comprar alguns produtos a mais se puderem dar um “sinal” e acertar o restante em breve.

O fiado facilita a vida do cliente

Para o consumidor o fiado é mais atrativo do que o próprio cartão de crédito, pois assim ele não tem custos com anuidade e juros. E você sabe que para fidelizar uma clientela e competir com grandes negócios, o pequeno comércio deve estimular a confiança do cliente. Oferecer diferentes formas de pagamento é uma garantia de que o cliente pode contar com você. Enquanto muitos clientes preferem os cartões e outros estão super acostumados com os cheques, ainda há muita gente que não dispõe desses serviços.

E aí, mudou de ideia? Vai tirar a plaquinha de “Não vendemos fiado” da parede atrás do balcão?

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Edson Macari

Escrevo sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante.

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