O que seu negócio pode aprender com o sistema de venda direta?

O que a Avon, a Natura e a Jequiti têm a ensinar ao seu negócio? Aprenda 5 dicas para trabalhar com venda direta e com marketing multinível.

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Hoje vamos falar de sistema de Venda Direta. Uma forma de negócios baseada em pagamento de comissão não só pela venda de um produto, mas pela indicação que um revendedor faz de novos revendedores, também conhecida como Marketing Multinível. O termo multinível significa pagamento de comissões em vários níveis.

Não associou o assunto a nada familiar? E se este texto iniciasse assim: Hoje vamos falar sobre venda de produtos de forma direta. Sobre a empresa que produz aqueles cosméticos que sua vizinha oferece a você todo mês numa revistinha. Melhorou?

Isso mesmo, marketing multinível e venda direta é um formato de negócio em que uma empresa opta por vender seus produtos utilizando como distribuidores pessoas que conhecem outras pessoas e vendem no "boca a boca”. Pensar em porque grandes empresas conhecidas mundialmente investem em treinar pessoas comuns para vender seus produtos nos leva a uma conclusão que resume e norteia bem essa escolha: confiança. Tudo o que mais desejamos quando temos um negócio é fidelizar clientes, não é mesmo? Desejamos que um cliente que comprou um produto, volte a compra-lo e que não se esqueça dele. E não há nada melhor do que alguém de confiança para nos indicar um produto ou serviço. Mesmo que a empresa invista bilhões em propagandas nos mais diversos canais de comunicação, se alguém nos diz que usou e não gostou, ficamos “com o pé atrás”.

O conhecimento profundo de seus clientes, que as empresas pelejam tanto para adquirir, o revendedor da Avon, da Natura e da Jequiti, tem de forma natural.

Para usufruir desse tesouro, essas empresas investem em envolver e atrair um grupo de pessoas que buscam independência financeira e grande retorno com baixo investimento. Pessoas que estarão engajadas em defender a marca e divulga-la mais até do que vender o produto em si. E assim, forma-se uma grande rede de revendedores e divulgadores que vão espalhar essa marca para os mais diferentes públicos e cidades. Não importa o quão distante ele esteja.

Por isso, entender essa forma de negócio pode trazer não só conhecimento de marketing como também uma renda extra, uma possibilidade de empreender.

Mas nosso foco neste post é mostrar que essa forma de venda e divulgação tem muito a nos ensinar, mesmo em nossos negócios tradicionais. Quer ver?

QUALIDADE

Como em qualquer outro negócio, tudo começa com a qualidade do produto ou serviço oferecido. Ninguém quer oferecer um produto ruim. Partindo de um bom produto o primeiro a ser conquistado é o próprio vendedor. Se quem vende não acredita nos benefícios do que vende, fica difícil convencer outra pessoa a comprar, concorda?

  • NO SEU NEGÓCIO: Ofereça sempre produtos e serviços de qualidade e confiança.

APRESENTAÇÃO

A vitrine dessas empresas geralmente é uma revista. Veja como a apresentação dos produtos é bem feita. Boas fotos, com belos modelos e muitas vezes, com celebridades. Mas principalmente, fotos que mostram o produto em detalhes. Como em uma loja física, os produtos são separados por setores. E há muita descrição. Se é um batom, há uma amostra de cores o mais próximo do real. Se precisa ser definido o tamanho, há uma tabela descritiva de medidas. Enfim, eles capricham no visual e na informação ao cliente!

  • NO SEU NEGÓCIO: Mantenha sempre sua vitrine, gôndolas e prateleiras bem iluminadas, arrumadas e com visual atraente. Mantenha visíveis informações como preço, medida, peso e outras características do produto.

FACILIDADE DE ACESSO AO PRODUTO

Tem mais comodidade e conforto do que comprar na sua casa ou em seu intervalo no trabalho? Sem pressão, folheando uma revista. Eles oferecem distração e conforto. O vendedor não fica ao lado do cliente aguardando e pressionando por uma resposta. Quando o cliente decide, só precisa aguardar e pedir a um amigo ou conhecido o produto que deseja.

  • NO SEU NEGÓCIO: Já pensou em uma espécie de "delivery" de mostruário? Ou enviar uma foto em grupos de clientes no WhatsApp de qualquer novidade em sua loja?

FACILIDADE DE PAGAMENTO

Da mesma forma do fácil acesso ao produto, o pagamento é muito cômodo. O cliente vai pagar numa data que combinou, direto ao revendedor (que, lembre-se, é um amigo ou conhecido) e só depois de receber o produto. Não será preciso se locomover, apenas pagar em dinheiro.

  • NO SEU NEGÓCIO: Ofereça mais de uma opção de pagamento. Facilite para seu cliente.

PÓS VENDA

O pós venda é constante. Isso porque as possibilidades de vendedor e cliente se encontrarem com certa frequência, é grande. Além disso, essas empresas mantem ativos todos os canais de comunicação com o cliente como SAC, site, propagandas convencionais e redes sociais.

  • NO SEU NEGÓCIO: Invista em redes sociais, sites e grupos de WhatsApp e mantenha a comunicação com seu cliente. Divulgue promoções, novos produtos e informações gerais sobre sua loja ou comércio em geral.

Viu como seu negócio tem muito a aprender sobre marketing multinível e venda direta?

Tem muito mais a ser falado sobre o tema, mas queremos saber se isso te interessa. Se interessar, envie como sugestão de novos posts e voltamos a falar no assunto!

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