3 dicas de um empreendedor para loja de alimentos naturais

Conheça a história de um jovem empreendedor baiano que transformou um trabalho de faculdade despretensioso em uma loja de alimentos naturais de sucesso!

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Este texto inaugura uma seção muito especial do blog e de nossa fanpage: “Histórias que Inspiram”. São histórias de empreendedorismo, cheias de superação, criatividade e sucesso. Afinal, empreender é isso, acreditar, investir, cair e levantar. Hoje vou contar uma dessas histórias. Inspire-se nas dicas desse empreendedor carismático e criativo e fidelize os clientes de sua loja de alimentos naturais.

Wilde Robert é um jovem e obstinado empreendedor. Nascido em Salvador, onde mora até hoje, ele criou um plano de negócios para um trabalho da faculdade de administração que acabou tornando-se realidade e mudando seus rumos profissionais e pessoais. Como ele mesmo contou, “criei a Deguste Saúde em segundos. Cheguei atrasado na faculdade e, antes de me sentar, precisei fazer esse plano de negócios com o grupo”. Do plano original já surgiu o nome “Clube Deguste Saúde”, uma loja de alimentos naturais. O negócio ainda demorou um ano para tornar-se uma loja física. Mas como todo bom empreendedor, ele enxergou em um simples trabalho de faculdade, uma oportunidade real de negócio. Sem muito capital inicial, ele criou uma fanpage no facebook com dicas diárias de saúde para divulgar alguns produtos naturais para entrega em domicílio. Na época ele trabalhava como mototaxista e aproveitava para fazer as entregas. A ideia inicial era vender para grandes condomínios, em grandes quantidades. Passaram-se meses e ele percebeu que essa estratégia não estava dando certo e quase pensou em desistir.

Paralelamente vários outros fatores colocaram a escolha do empreendedor em “xeque mate”. A jornada como mototaxista havia se tornando muito exaustiva e roubava um tempo precioso exigido pela então namorada, o pai foi hospitalizado em estado grave por complicações decorrentes da diabetes e, para piorar, ele ainda sofreu um acidente de moto que o deixaria em repouso por 40 dias. Foi aí que ele decidiu encarar o desafio de ter uma loja física.

Para consolidar o plano de negócios, ele estudou e se aprofundou nas propriedades de diversos alimentos, consultou nutricionistas amigos e pesquisou lojas que vendessem esses produtos em Salvador. Ao mesmo tempo em que aprendeu sobre os benefícios de uma alimentação saudável, ele experimentou uma dieta que encurtou seu período de repouso pós acidente e sugeriu outra para o tratamento de diabetes do pai. Pesquisando sobre o segmento, ele constatou que as lojas de alimentos naturais mais conhecidas da cidade eram franquias de marcas elitizadas, com produtos de alto custo e localizadas no Centro.

Ele alugou um imóvel em uma região fora do Centro e selecionou fornecedores para compra direta baixando seu custo de compra. E foi assim que ele transformou o limão em uma nutritiva e saudável limonada: o Clube Deguste Saúde. Hoje, data de publicação deste texto, a loja tem apenas 1 mês e 23 dias de existência e é um sucesso!

Desde a inauguração, o principal foco de Robert é o cliente. Cada 1 real em compras equivale a um ponto no cartão fidelidade. Os benefícios são todos ligados ao bem estar e saúde e são oferecidos por meio de parcerias. Até ontem haviam 109 “degustadores de saúde” oficialmente fidelizados pelo sistema de pontos!

As ações estão melhorando a cada dia. E o número de clientes fidelizados só aumenta. Sem medo da concorrência e seguro de que está no caminho correto, este jovem empresário concordou em compartilhar algumas dicas de como fidelizar clientes e ser o melhor lugar para comprar.

1º DICA: "Conheça seu público e seu produto"

Nada melhor do que ter experiência como consumidor para saber o que seu público alvo mais precisa. Experimentando uma dieta para tratar o pai e diminuir seu tempo de recuperação pós acidente, Robert acabou colocando-se no lugar do cliente, sem planejar. Vivenciou as necessidades e os melhores alimentos para cada situação.

Essa experiência o levou a pesquisar qual a melhor abordagem para cada tipo de cliente. Em sua loja ele recebe pessoas procurando alimentos naturais e funcionais por diferentes motivos: emagrecer, realizar um tratamento ou prevenir doenças e melhorar o desempenho como atleta. Assim, ele criou 5 pilares:

Emagrecer, Reabilitar, Prevenir, Melhorar-Atletas e Melhorar-Semi Atletas. Para cada pilar, ele oferece um kit de produtos específico. Uma das clientes emagreceu 5 kg desde que começou a frequentar a loja.

2º DICA: "Fidelize seu cliente oferecendo benefícios reais por meio de parcerias"

Durante a entrevista, ficou claro que ouvir o cliente é mais do que uma estratégia de marketing, é um hábito do empresário baiano, algo muito natural. Acredite, o grande segredo, o pulo do gato a dica mais preciosa do marketing é algo que acontece naturalmente para quem exercita a empatia.  

Mas não basta ouvir, é preciso dar uma resposta às necessidades apresentadas. Foi a partir de demandas que os clientes apresentam no momento da compra em conversas aparentemente despretensiosas, que o Clube Deguste Saúde criou diversas parcerias.

Uma dor na coluna da cliente foi resolvida em uma parceria com uma clínica de RPG (Reeducação Postural Global). Para que a cliente pudesse ter acesso a um atendimento que ela não podia custear foi criada uma parceria de benefício com o Cartão Fidelidade. Quando completou 50 pontos, ela ganhou uma sessão gratuita e a dor na coluna foi embora.

A parceria com a profissional que ofereceu a sessão de RPG continua e foi assim que nasceram diversas outras parcerias: com academia, escola de yoga, nutricionistas, um centro cultural e tantas outras. Em contrapartida, o Clube Deguste Saúde divulga seus parceiros em todos os seus canais de contato com o cliente.

E quando não há parceria possível, ele mesmo custeia o benefício. No caso de academia, completando 500 pontos, o cliente ganha 50% do valor de uma mensalidade. Como a própria loja custeia esse valor, o cliente pode ser aluno de qualquer academia da cidade.

Outra parceria importante para a divulgação da loja é a participação em eventos ligados a bem estar, saúde e estética.  Para criar o cartão fidelidade, Robert começou a utilizar o Sistema de Fidelidade do Nex. Desde a primeira compra, o cliente que realiza seu cadastro começa a acumular pontos que são atualizados e contabilizados a cada nova compra.

Você agora está pensando que ele tinha muitos bons contatos antes de inaugurar sua loja, mas acredite, ele contou que dentre todos os parceiros, o único que conhecia antes de se tornar empresário era o Centro Cultural Edson Souto, que oferece massoterapia e cujo administrador era seu cliente no moto táxi. Todas as outras parcerias foram conquistadas por iniciativa própria, ligando, visitando e oferecendo como contrapartida a divulgação desses profissionais aos seus clientes.

3º DICA: "Não ofereça um produto, ofereça um estilo de vida"

Todas essas ações têm como foco os motivos que levam os clientes a uma loja de alimentos naturais: a busca por saúde. Dentro desse objetivo, toda a estratégia é baseada em oferecer meios para que os clientes obtenham mudanças reais em seu estilo de vida não só por meio da aquisição de produtos saudáveis.

Além das parcerias, outra forma para atrair interessados é investir numa boa divulgação na fanpage. Diariamente, Robert escreve dicas de saúde e une a informação a um produto correspondente que ele oferece na loja física ou virtual da própria fanpage. Mas o foco principal é a informação e não o preço, que aparece no post, mas sempre com discrição.

Outra percepção que ele obteve em sua pesquisa inicial para o negócio foi de que frequentar as lojas de franquias famosas dava ao cliente um certo status. Então ele definiu desde o início que não teria clientes e sim “Degustadores de Saúde” e não seria simplesmente uma loja, mas um Clube. É claro que a opção por tornar-se uma espécie de associado por meio do cartão fidelidade é do próprio cliente. Mas essa definição deu outro sentido ao negócio.

A fanpage é muito útil nesse objetivo e permite atrair não só possíveis frequentadores do Clube Deguste Saúde, mas de qualquer cidade brasileira, que buscam informação relevante sobre alimentos naturais e seus benefícios. O cliente torna-se um fã porque percebe que aquela não é uma página convencional. Ele encontra a informação, o produto e ainda o acesso a diversos serviços por meio de descontos atraentes. E assim, sente que está realmente fazendo parte de algo mais abrangente do que uma loja. Com a divulgação no facebook e no instagram a loja até já recebeu pedidos de Belo Horizonte e outras cidades baianas.

Nem tudo são flores

Com seu grande envolvimento no negócio, Robert sofreu algumas perdas. O que ele mais sente é o final do namoro de 2 anos e 9 meses por conta de sua constante ausência para cuidar do negócio. Além disso, a faculdade de administração, aquela que começou toda essa história, foi trancada.

Mas como bom empreendedor, ele não desiste. Deseja reconquistar a namorada e foi convidado pela faculdade para participar da Feira do Empreendedor mantendo assim, seus laços acadêmicos.

Quem sabe esse texto não chegue aos ouvidos de sua recém ex namorada e a convença de que, apesar das dificuldades, vale a pena estar ao lado de alguém tão obstinado e envolvido?

Espero que essa história inspire muitos empreendedores a não ter medo de inovar. E que o jovem Clube Deguste Saúde tenha uma jornada longa e próspera. Eu, com certeza, vou acompanhar esse caminho com muita atenção!  

O recurso do Nex mais importante para Robert é o Sistema de Fidelidade, claro! Ele contou que quando recebe um Degustador de Saúde em sua loja, olha rapidamente no extrato do cliente e informa quantos pontos faltam para ele adquirir um dos vantajosos benefícios que o Clube oferece.

Conheça melhor o Clube Deguste Saúde acessando a fanpage ou a página no Instagram.

Saiba mais sobre o Sistema de Fidelidade do Nex.

Acompanhe essa e outras “Histórias Que Inspiram” em nossa fanpage.

Clube Deguste Saúde

Endereço da loja física: Cajazeiras (ao lado da Provida) | Shopping Point 19, Loja 06.

As compras podem ser realizadas no local, na fanpage ou pelo whatsapp (71) 992493495

Em Salvador e região metropolitana, atualmente o próprio Robert faz a entrega.

Para qualquer cidade do Brasil, os produtos podem ser enviados pelo correio.

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Carol

Oi! Eu sou a Carol, do Nex. Estou aqui para ajudar aos pequenos comerciantes como você, a desenvolver todo potencial de seu negócio.

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