Neste post, eu dou 3 dicas básicas de como criar e o que escrever em sua fan page. É um começo, o resto é com você!
Olá queridos leitores! Hoje vamos conversar sobre como utilizar de forma correta o facebook para se comunicar com seus clientes.
Ninguém tem como negar o poder das redes sociais de disseminar informações, ideias e opiniões. É como uma grande praça, em que todos se encontram e conversam. Onde todos vêem e são vistos. Por isso, criar uma página de seu comércio no facebook é sim, uma ótima ideia. Então vou dar 3 dicas básicas para começar!
Muitos donos de pequenos comércios usam a página pessoal para divulgação de seu negócio. Essa não é uma boa ideia. Você não precisa se expor para divulgar sua empresa. O que interessa para seu cliente sãos as questões relativas ao seu negócio ou produto. Então, crie uma página própria para isso. O facebook chama essas páginas de “Fan Page”, uma página de fãs. E essa é a primeira diferença entre uma página pessoal e uma página de fãs. Você não tem amigos, tem fãs que escolheram curtir sua página e acompanhar suas postagens.
Este link tem um passo a passo bem simples de como criar a fan page.
Mais uma vantagem da fanpage é que num perfil pessoal você pode ter até 5.000 amigos e numa fan page o número de fãs é ilimitado!
Fan page criada, agora é o momento de decorar seu espaço virtual. E você vai fazer isso pela foto de perfil e a capa. Para foto de perfil, utilize sua logo. Para capa escolha uma imagem que tenha muito a ver com seu negócio ou produto. Pode ser a própria foto do produto ou fachada de seu comércio. Mas capriche. Nada de fotos com baixa resolução ou recortadas de forma incorreta. Faça fotos do tamanho correto para cada espaço: perfil e capa.
A ilustração a seguir mostra quais as medidas totais da foto e capa para o facebook. As medidas estão em pixels, que é a forma correta de medir ilustrações virtuais:
Resumindo, a foto/logo precisa medir 180x180 pixels e a capa 658x315 pixels.
Pronto! Com sua página “decorada” você pode começar sua divulgação. A melhor forma de fazer isso é ser o mais natural possível. Converse com eu cliente assim como faria num atendimento em sua loja. Na verdade, converse como faria em sua página pessoal, porém, com uma grande, importante e fundamental diferença: a escolha dos assuntos.
Você pode escrever um texto contando uma novidade sobre seu negócio, pode postar fotos e até frases. Porém, o tema tem que girar em torno do ramo em que atua. Por exemplo, se você tem uma oficina mecânica, além de divulgar promoções e serviços, você pode colocar um link para um vídeo contando sobre a fabricação do primeiro automóvel nacional.
Eu ando acompanhando como os pequenos comércios estão fazendo suas divulgações e vou exemplificar aqui com alguns desses casos. O primeiro é o restaurante em que peço marmitex (https://www.facebook.com/maissabor.marmitex). O restaurante tem um site onde realizo o pedido, mas como deve ser complicado atualiza-lo diariamente para colocar o cardápio, há uma página no facebook para isso. Todos os dias eu acesso para ver o cardápio e peço via site. Além do cardápio, eles colocam a divulgação de pratos especiais no jantar e fins de semana. Só isso. Nada demais. Eles usam como uma extensão do site que permite divulgar informações básicas diárias. Diria que usam de forma eficiente, mas não aproveitam todo o potencial.
Conheci uma outra página de restaurante esses dias que achei bacana (https://www.facebook.com/megustacomidacaseira). Nela, diariamente, há posts não só com fotos dos pratos do dia, que abrem o apetite, além de dicas de alimentação saudável. Num dos posts, eles colocam a medida da “quentinha” com valor e variedade de alimentos. Direto ao ponto, sem esquecer de nenhuma informação que interessa a quem vai pedir essa opção.
O último exemplo, é a página de uma papelaria (https://www.facebook.com/MASTERPAPER). Todos os dias são postadas fotos de produtos, convidando os clientes a realizar alguma tarefa com eles. Por exemplo, um kit de cadernos fofos, lápis e canetas e a sugestão: “assim dá vontade de escrever”. Ontem vi que eles estão sorteando um kit e, claro, já curti e compartilhei porque eu quero ganhar!
Agora, é só começar! E, claro, me acompanhe no facebook diariamente, tá?
Carol
Oi! Eu sou a Carol, do Nex. Estou aqui para ajudar aos pequenos comerciantes como você, a desenvolver todo potencial de seu negócio. Toda semana escrevo sobre algum assunto relacionado ao pequeno comércio: são dicas de gestão financeira, controle de estoque, marketing e vendas. Envie suas sugestões!
Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!
Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!
O Programa NEX é um sistema de gestão comercial que vai facilitar a rotina da sua Loja. Com ele você pode controlar seu estoque, registrar suas vendas, controlar o caixa, emitir nota fiscal, fazer orçamentos, imprimir recibos e etiquetas, cadastrar clientes, produtos, fornecedores, controlar as contas a pagar e muito mais!
A Nextar é uma empresa especializada em desenvolvimento de software para comércio, com 16 anos de experiência, presente em mais de 50 mil estabelecimentos em todo Brasil.
Criadora do Programa NEX, para lojas e comércios de todos os tipos, possui conhecimento profundo do dia a dia de seus clientes e oferece soluções de qualidade para transformar o gerenciamento de um comércio em uma tarefa simples, fácil e segura.
Conheça melhor a Nextar