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Marketing / Vendas

3 ideias de negócios sustentáveis e lucrativos

3 IDEIAS DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E LUCRATIVOS

A primeira semana de junho é conhecida como a “Semana do Meio Ambiente”. Inspirados pelo tema, nós da Equipe Nex, resolvemos elencar três bons negócios sustentáveis para investir ou incorporar ao seu comércio.

Para animar você, empreendedor, vamos ao principal motivo. São negócios com alta taxa de sucesso. Isso porque não é tão comum encontrar bons comércios com esse foco e é cada vez mais crescente o número de pessoas interessadas em consumir produtos que não agridam o meio ambiente.

Além de sugerir três ramos para explorar neste nicho, vamos dar dicas de como divulgar seus produtos e serviços.

ONDE INVESTIR

RESTAURANTES ORGÂNICOS, VEGETARIANOS E VEGANOS

Há um público cada vez mais crescente para alimentação natural. Quanto maior a especificidade, maior as chances de sucesso. Por exemplo, o foco em alimentos orgânicos é mais abrangente entre os três tipos citados acima. Isso porque vegetarianos e veganos são naturalmente adeptos dos alimentos orgânicos. E essa definição inclui também os carnívoros porque já se encontra no mercado opções de carne consideradas orgânicas. A definição de orgânico está baseada no processo de produção do alimento.

As definições de vegetarianos e os veganos estão relacionados ao tipo de alimento. Vegetarianos basicamente não comem carne. Já os veganos não consomem nenhum alimento de origem animal incluindo ovos e leite.

Em cada opção de restaurante você encontrará desafios e vantagens com uma relação muito próxima. Quanto maior o desafio em oferecer o produto, menor o número de concorrentes.

MATERIAIS DE LIMPEZA BIODEGRADÁVEIS

Outro ramo com quase nenhuma concorrência. Você pode optar por produzir ou simplesmente ser distribuidor de marcas consolidadas no mercado nacional. As vantagens desses produtos vão além das matérias primas naturais. São produtos antialergênicos e por isso, abrangem não só o público consciente, mas o público específico que sofre com o uso dos produtos convencionais. Geralmente são muito eficientes e não agridem as superfícies onde são utilizados, por não utilizarem matérias primas corrosivas.

Vale a pena conhecer dois fabricantes que atuam no mercado brasileiro: Mister Green e Biowash (empresa brasileira no mercado desde 1981).

COSMÉTICOS NATURAIS

Assim como no exemplo acima, você pode optar por produzir ou revender marcas consolidadas. Seja qual for a opção, lembre-se que seu público abrange também as pessoas alérgicas aos cosméticos convencionais. Essa é uma boa opção para incorporar ao comércio que já oferece os produtos convencionais.

Existem muitas empresas nacionais que produzem desde maquiagem até óleos essenciais. Por isso, não vamos citar aqui. Faça uma pesquisa pelas diversas opções digitando “cosméticos naturais revenda” na internet e defina onde vai investir.

COMO DIVULGAR

Assim como é difícil encontrar seu público, pense em como esse público sofre para encontrar produtos e serviços disponíveis no mercado. Esse público, conhecido como “ecofriendly” é composto por consumidores muito engajados e informados. Ética e clareza é fundamental. Nem pense em oferecer um produto ou serviço que não respeite todo o processo de fabricação sem agressão ao meio ambiente e uso de matérias primas naturais. Isso vai te levar a falência financeira e moral. Não se esqueça, são pessoas bem informadas. Além de informadas, geralmente são organizadas em grupos, justamente para trocar ideias sobre qualidade e onde encontrar.

E é aí que entra sua divulgação. Procure por grupos em redes sociais e feiras orgânicas para divulgar seus produtos e serviços. Isso vale também se você vai somente incorporar esses produtos ao seu negócio convencional, criando um “Setor Natural”. Aproveite sua clientela para deixar isso bem visível.

Se você vai representar alguma empresa já existente, como as citadas no setor de materiais de limpeza, saiba que eles próprios divulgam os locais onde o cliente pode encontrar seus produtos.

Outro ponto a ser pensado é no delivery. Esse é um público que está distribuído e, por isso, oferecer entrega em domicílio vai diminuir a distância entre você e seu consumidor e ajudar a fidelizar esse cliente.

Essas são dicas gerais. Se você gostou do post e deseja saber mais sobre uma das áreas citadas, envie sua sugestão de tema para um novo texto.

Esperamos que este post inspire novos caminhos e claro, aumente seus lucros!

Equipe NEX

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