Voltar ao Início do Blog
Marketing

Pequenos negócios que dão lucro: 11 ideias e dicas de venda

Você já pensou em montar uma loja no seu bairro? Faça uma pesquisa na região e identifique clientes e fornecedores em potencial para aumentar seu lucro.

O que você vai encontrar nesse texto:

Para lucrar, mesmo em tempos de crise, olhe para o comércio do seu bairro e identifique clientes e fornecedores com potencial para aumentar seu lucro. 

Existem diferentes pequenos negócios que dão lucro e muitos podem ser feitos desde a sua casa, sem precisar investir em pontos comerciais.

É importante que donos de pequenos negócios conheçam e usufruam de sua importância para a economia do país. 

Segundo informações divulgadas pelo SEBRAE, pequenos negócios já representam 30% do PIB nacional.

Por isso, neste texto você encontrará algumas ideias de pequenos negócios que dão lucro e dicas para alavancar suas vendas

Confira:

11 ideias de pequenos negócios que dão lucros

11 ideias de pequenos negócios que dão lucros

Veja nossa lista com ideias de pequenos negócios que dão lucro com pouco investimento inicial.

Descubra como o programa NEX pode te ajudar! Conheça todos os recursos.

1. Bares e lanchonetes

As famílias brasileiras gastam cerca de 33% de sua renda com alimentação em refeições fora do lar, de acordo com dados de 2017-2018 do IBGE, o que demonstra que investir na área pode ser bastante promissor.

Para seu bar ou lanchonete no mercado, seu negócio deve ter comida de qualidade, bom atendimento, preço justo, ampla divulgação e, principalmente, um diferencial competitivo.

Você pode aprender mais no texto sobre como montar um restaurante.

2. Cuidados de animais

Se você tem um pet em casa, sabe como viajar fica mais complicado com eles, afinal, nem sempre é possível levá-los na viagem, sendo necessário procurar alguém que possa cuidá-los por você.

Essa é a realidade de muitas pessoas, o que acaba criando uma ótima oportunidade de negócio. Se a sua casa tem uma estrutura grande e adaptável, é possível receber os animais na sua residência e montar uma hospedagem para eles.

Se a sua casa for menor, é possível atender um cliente por vez, recebendo o pet em sua casa ou também ir até a casa do cliente diariamente enquanto eles viajam para cuidar dos animais.

3. Brechós

brechós

O número de pessoas preocupadas com a causa socioambiental vem crescendo cada vez mais, influenciando em seus hábitos de consumo. Com isso, muitas delas vêm focando em reutilizar algumas peças, como roupas, sapatos e acessórios.

Para abrir um brechó você só precisa ter peças de qualidade, limpas e atrativas que não use mais em seu guarda-roupa. 

Pode se tornar um trabalho bastante lucrativo se você investir em uma boa divulgação nas redes sociais, só com a ajuda de um celular e internet.

4. Venda de comidas saudáveis

Dados divulgados pela Fiesp, mostram que 80% dos brasileiros buscam uma alimentação saudável, portanto, a preferência por refeições caseiras e saudáveis é um fato nos dias de hoje.

Invista na venda de comidas saudáveis, como marmitas prontas, para aqueles que não têm tempo para preparar suas refeições, mas ainda assim querem manter uma alimentação saudável e diminuir o consumo de alimentos processados.

5. Esmalteria

esmalteria

O mercado da beleza não para de crescer, a esmalteria está se revelando um dos segmentos mais inovadores e lucrativos. Isso porque o investimento em espaço e mercadoria são baixos, sendo possível abrir o negócio na sua própria casa.

Aqui no blog tem um texto completo ensinando como montar uma esmalteria simples e lucrativa, para saber mais clique aqui. 

6. Barbearia

As barbearias são espaços bastante populares entre os homens e fazem parte de um mercado em expansão. Para abrir uma barbearia não é necessário um grande investimento, apenas com poucos materiais é possível abrir o negócio na garagem de sua casa.

Para saber quais são os equipamentos iniciais necessários e conhecer nossas dicas para criar sua barbearia, leia nosso texto: 5 dicas para criar (ou transformar) sua barbearia moderninha

7. Venda de doces

venda de doces

Um ótimo negócio para quem tem habilidades na cozinha e pouco investimento, você pode apostar na venda de doces para ganhar uma renda extra ou até mesmo torná-la sua renda principal com um bom planejamento e a divulgação certa.

É possível trabalhar com um único produto ou mais de um, mas escolha de forma estratégica, você pode optar pelo produto mais consumido na região ou inovar e trazer algo novo para os consumidores, algumas ideias são: brownie, brigadeiro, bolo, churros, trufas e tortas. 

8. Salão de beleza

Como mencionado anteriormente, o mercado da beleza encontra-se sempre em expansão, trazendo cada vez mais novidades para o mercado, por isso negócios nesse ramo nunca deixam de ter um público interessado e se tornam tão lucrativos.

Com alguns cursos básicos, já é possível montar seu salão de beleza em casa e oferecer os principais serviços, como corte, maquiagem, design de sobrancelhas e depilação, sem precisar investir muito.

Você pode optar por se dedicar integralmente ao negócio ou abrir o salão apenas aos finais de semana, com um bom atendimento e qualidade nos serviços, pode trazer bons lucros de qualquer forma. 

9. Revenda de cosméticos

revenda de cosméticos

Em alguns casos, para começar a revenda de cosméticos, não é necessário fazer nenhum tipo de investimento, apenas tornar-se um revendedor autorizado de algumas marcas já consolidadas.

É possível trabalhar com mais de uma marca e oferecer maior variedade de produtos aos clientes, as marcas mais populares são: Natura, Avon, O Boticário, Mary Kay e Jequiti. 

O mercado de cosméticos é bastante forte no Brasil, no ano de 2019 o setor cresceu mais de 10%, não tenha medo de investir neste ramo e aumentar sua renda.

10. Infoprodutos

Abrir um negócio de infoprodutos significa criar e vender produtos digitais. Para começar a trabalhar com isso, basta ter um notebook com acesso a internet.

Os produtos podem ser cursos online, e-books, infográficos, apostilas, entre outros materiais eletrônicos sobre qualquer assunto de seu domínio. 

Para começar a divulgar seu trabalho, registre-se em sites como hotmart e monetizze, que facilitam a monetização de seus infoprodutos.

Com a criação de um único produto, é possível ter um número ilimitado de vendas.

11. Costura e customização

Se você gosta de trabalhos manuais e se considera criativo, é possível pensar em abrir um negócio reparando ou customizando roupas.

Se ainda não tiver muita habilidade, procure alguns cursos para se especializar no assunto, assim como outros, este é um serviço que você pode realizar desde o conforto de sua casa e ainda conciliá-lo com outros trabalhos, sendo uma forma de aumentar sua renda no final do mês.

Como descobrir em qual negócio investir?

Como descobrir em qual negócio investir

Com tantas ideias, é necessário descobrir qual delas é a mais certa para você, fique atento a alguns pontos:

Escolha algo que você goste de fazer ou tenha habilidade, se você não é do tipo de pessoa que gosta de cozinhar, não seria nada estratégico começar um negócio na área gastronômica, certo? 

Se você iniciar seu negócio apenas pensando no retorno financeiro, as chances de desistir mais rápido durante as dificuldades é maior.

É importante também fazer uma pesquisa de mercado, com esse estudo ficará mais clara a situação atual do mercado na sua região e saber se a sua ideia de negócio será realmente rentável para você.

Depois de descobrir o que você gosta e entender o mercado, está na hora de colocar suas ideias no papel. Não existe negócio bem sucedido sem um bom planejamento, além de definir seus objetivos e metas, o planejamento ajuda a preparar-se financeiramente para começar a empreender.

Para aprender o passo a passo para montar um planejamento anual para o seu negócio, clique aqui.

Pequenos negócios que dão lucros: dicas de venda

Pequenos negócios que dão lucros: dicas de venda

São muitas as vantagens de vender e comprar em sua região ou bairro. Vamos listar mais cinco dicas para você atrair e incentivar os clientes locais, e por fim, lucrar mais:

Baixe seu custo, comprando de fornecedores locais

Uma forma de aumentar o lucro é diminuir despesas. Conheça os fornecedores do seu bairro. Liste o que eles produzem e negocie a compra direto com o dono. 

Além de diminuir o custo pela negociação, possivelmente, não haverá custo de frete, o que vai impactar no preço final de seu produto.

Divulgue a importância do seu negócio para o bairro

Atualmente, é crescente a parcela da população que está mais informada sobre o impacto que o consumo tem sobre o meio ambiente e a sociedade como um todo. Faça com que seu cliente sinta-se parte de uma ação maior, quando compra em sua loja, padaria ou mercado. 

Mostre os números divulgados anteriormente neste post num cartaz, por exemplo. Informe ainda que seu negócio contribui para que o dinheiro gerado no bairro fique no próprio bairro e lembre o cliente que, como isso, há um impacto social positivo. 

Outro fator é a geração de empregos locais.

Crie uma rede de pequenos negócios locais

Seja um protagonista do pequeno negócio na sua região. Faça uma lista de lojas que não sejam seu concorrente direto e divulgue para seu cliente. Incentive as lojas vizinhas a fazerem o mesmo. Por exemplo, se sua padaria fica perto de uma farmácia, encontre uma forma de seu cliente saber disso. 

Para quem está comprando, facilita saber que pode resolver mais de uma tarefa na mesma região.

Ofereça vantagens para clientes do bairro

Uma boa ideia é criar um cartão fidelidade. Determine um número de compras que o cliente realiza e ofereça um brinde ou um desconto após determinado número de compras. Por exemplo: um restaurante que entrega marmitex pode pontuar cada pedido e a cada 15 pontos, oferecer uma refeição grátis.

Para controlar pontos de fidelidade, utilize o recurso "Sistema Fidelidade" no Cadastro de Clientes do Programa Nex.

Outra opção possível é realizar entregas nos vizinhos sem cobrar taxa adicional ou cobrando uma taxa com desconto.

Divulgue, divulgue, divulgue

Utilize todas as ferramentas de divulgação ao seu alcance para mostrar ao bairro que seu comércio está ali e o que ele pode oferecer. Cartazes, publicações em redes sociais, mensagens de texto, whatsapp. 

Conte para um maior número de pessoas possíveis todas as vantagens de comprar em seu pequeno comércio.

Mantenha ativa sua rede de clientes e fornecedores locais. Valorize fornecedores como deseja que seu comércio seja valorizado no bairro e fomente a atividade comercial de sua região. Com certeza, seu lucro vai aumentar!

Conte com um sistema de gestão comercial completo para organizar o seu negócio. Conheça o NEX!

Conclusão

Como você viu ao longo do texto, existem diversos tipos de negócios que podem aumentar sua renda e até mesmo tornar-se sua renda principal. Aproveite suas habilidades e hobbies para transformá-los em uma forma de ganhar dinheiro.

Não deixe de seguir nossas dicas para aumentar suas vendas e acompanhe nosso blog, temos posts novos toda semana com assuntos focados em facilitar a rotina de pequenos comerciantes.

Qual desses pequenos negócios que dão lucro é mais a sua cara? Compartilhe conosco nos comentários!



Camila

Olá, meu nome é Camila Upegui! Estou aqui para ajudar você, pequeno comerciante, na gestão de seu negócio. Toda semana vou trazer novos conteúdos cheios de dicas para facilitar sua rotina e ajudar seu comércio a crescer. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, não deixe de comentar!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja!

Download Grátis

Deixe seu comentário!

COMPARTILHE

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja! Fácil de implantar, Simples de Usar e com todo o Suporte que você precisar.

Download Grátis
Central de Ajuda

Para dúvidas sobre o Programa NEX ou Suporte Online...

Acesse a Central de Ajuda
Veja também:

Inscreva-se no Blog

Junte-se à comunidade e receba gratuitamente novidades
e dicas sobre estoque, nota fiscal, gestão e muito mais!

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!