Controle sua Loja com NEX. É Grátis!

Voltar ao Início do Blog
Marketing / Vendas

6 dicas para aumentar as vendas nas lojas de Cosméticos e Perfumes

Hoje a conversa é sobre lojas de cosméticos, perfumarias e higiene pessoal. Sabia que uma pesquisa apontou que 61% dos brasileiros consideram a aparência física como fator mais importante para o sucesso? E que somos o país que apresenta o maior crescimento de vendas? Além disso, somos o primeiro em mercado de desodorantes e o segundo em produtos infantis, masculinos, higiene oral, proteção solar, perfumaria e banho. Ah! E o terceiro em produtos para cabelos e cosméticos.

Se fosse uma olimpíada, estaríamos em todas as posições do pódio: ouro, prata e bronze. E como atletas olímpicos nunca param de treinar procurando seu máximo desempenho, vamos continuar nessa vibração e ver como sua loja de cosméticos, perfumaria e todos os produtos listados acima pode melhorar ainda mais as vendas.

Defina quem é seu público alvo

Ele, sempre ele, o “público alvo”. É conhecendo seu cliente que você vai definir que produto comprar, como divulgar e como atender de forma satisfatória.

Você vende mais para homens do que mulheres? Qual a faixa etária que mais compra em sua loja? Qual a renda da região onde sua loja está?

Todas essas respostas vão definir o quê comprar e como divulgar seu negócio.

Trabalhando com perfumes

Há uma variedade de opções quando se trabalha com venda de perfumes. Dependendo do seu público, defina onde vai investir: marcas nacionais, internacionais ou até marcas que imitam fragrâncias famosas. Nesse caso, deixei claro ao seu cliente que aquele aroma foi produzido com base em uma fragrância original, porém é uma marca “genérica”. E não se esqueça das colônias.

Não se esqueça dos perfumes masculinos e infantis. Eles estão em segundo lugar em número de vendas no Brasil. E ofereça desodorantes, claro. Afinal, eles são os mais vendidos. E de novo, você compra conforme seu público alvo. Existem opções mais populares e que se encontram em supermercados e farmácias, e há desodorantes de marca também. Analise o que é melhor oferecer. Se for o caso, ofereça as duas opções.

Cosméticos, produtos para cabelo e higiene pessoal

Procure oferecer cosméticos para todos os públicos: feminino, infantil e masculino. E ofereça opções de produtos para cabelo e barba.

E não se esqueça dos esmaltes. Eles também são campeões de venda. Escolha marcas variadas e ofereça algo além do que é encontrado com facilidade em farmácias e supermercados, por exemplo.

Produtos orgânicos e antialergênicos

Muitas pessoas têm alergia ou sensibilidade à cosméticos e alguns produtos de cuidado pessoal. Esse é um segmento que cresce a cada dia: cosméticos orgânicos. Além de não causarem alergia, esses produtos são produzidos com óleos essenciais naturais e ervas aromáticas. Não utilizam animais nos testes de produção, nem mesmo nos componentes.

Esse é um nicho bem interessante porque há poucas empresas que produzem e menos ainda que vendem esses produtos. É interessante manter uma seção orgânica, porém cuide bem da divulgação. Deixe claro que sua loja vende produtos de qualidade e procedência garantida.

Para ajudar nessa escolha, separei três empresas brasileiras fabricantes de cosméticos naturais. Os links levam direto para área de cadastro de revendedores. Fiz assim para incentivar esse tipo de venda. Os eco negócios crescem a cada dia e são garantia de sucesso!

http://grupoherbia.com.br/revendedor/

http://www.ikove.com.br/pagina/quero-revender.html

http://www.artedosaromas.com.br/pagina/quero-vender-na-minha-loja.html

Como organizar a exposição dos produtos

Separe os produtos por gênero: feminino, masculino e infantil. E dentro dessa separação, separe por tipos, claro. Maquiagem, perfumes e colônias, produtos para cabelo, para pele e higiene pessoal. Uma opção bacana é marcar cada área com uma cor, para isso pinte as prateleiras cada uma com a cor correspondente ao gênero. Abaixo, coloquei um exemplo para ilustrar essa ideia, porém as prateleiras podem ser embutidas, de madeira ou outro material.

E não se esqueça de caprichar na vitrine. Se a loja tem espaço interno que permite uma organização bem fluída e atrativa, é bacana deixar a vitrine mais livre. Procure investir em adesivos com frases bacanas, divulgação de promoções ou desenhos vazados, somente com contorno não atrapalhando a visibilidade.

Um bom exemplo de vitrine para exemplificar o que falei é fachada de uma famosa marca de cosméticos:

É claro que conheço a realidade do pequeno comerciante e que a maioria das lojas de cosméticos são bem menores. Mas é com a grandes marcas que aprendemos. Observe e adapte ao tamanho de sua loja. O importante é manter o conceito, a ideia.

Treine sua equipe e ofereça atendimento personalizado

Ter um loja com um vendedor que entende de estética ou maquiagem, por exemplo, é um grande diferencial. Dessa forma, o cliente sabe que comprando em sua loja leva não só o produto, mas uma consultoria mostrando quais os cosméticos são apropriados para cada tipo de pele, por exemplo. Ofereça também dicas de maquiagem.

Como fazer isso? Estudando! Eu separei links de cursos à distância na área de estética. Os custos são muito baixos, a duração é curta e o resultado é ótimo!

Dá uma olhada nesses links:

http://www.portaleducacao.com.br/estetica#!1

http://www.ead.senac.br/cursos-por-area/beleza/

https://www.primecursos.com.br/estetica-corporal-basico/

Pronto, com uma loja bem organizada, produtos diversificados, porém direcionados e ainda com atendimento personalizado vai ficar difícil de seu cliente resistir!

Espero que essas dicas ajudem seu negócio a ficar ainda melhor. Boas vendas!

Carol

Oi! Eu sou a Carol, do Nex. Estou aqui para ajudar aos pequenos comerciantes como você, a desenvolver todo potencial de seu negócio. Toda semana escrevo sobre algum assunto relacionado ao pequeno comércio: são dicas de gestão financeira, controle de estoque, marketing e vendas. Envie suas sugestões!

Deixe seu comentário!

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

COMPARTILHE

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja!

Download Grátis

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja! Fácil de implantar, Simples de Usar e com todo o Suporte que você precisar.

Download Grátis
Central de Ajuda

Para dúvidas sobre o Programa NEX ou Suporte Online...

Acesse a Central de Ajuda
Veja também:

Veja mais sobre

"Marketing / Vendas"
Voltar ao Início do Blog

Simplificando a vida de mais de 46 mil lojas em todo Brasil

O Programa NEX é um sistema de gestão comercial grátis e completo para sua Loja. Com ele você pode controlar seu estoque, registrar suas vendas e fluxo de caixa, emitir Nota Fiscal, fazer orçamentos, imprimir recibos e etiquetas, cadastrar clientes, produtos, fornecedores e muito mais!

Baixe agora mesmo. É grátis!

Você já está sendo redirecionado...

Oops! Algo deu errado, por favor tente novamente!   :(

Nós pedimos o seu e-mail para ajudá-lo durante o processo de implantação do NEX; para mantê-lo atualizado sobre as novidades do sistema; ou com conteúdo relevante sobre a indústria do comércio.

Nós não vamos vender ou disponibilizar o seu endereço para terceiros. Você poderá cancelar o recebimento de nossos e-mails a qualquer momento, diretamente de todas as nossas comunicações.

Ao baixar e instalar o Programa NEX você concorda com os Termos de Serviço do Software