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Financeiro / Gestão

6 dicas simples para motivar a sua equipe

A ideia de que a equipe é o principal ativo de uma empresa já é discutida e bem aceita há muito. No comércio não é diferente, como uma boa parte da equipe de uma loja é formada por "vendedores", a performance desta equipe tem impacto direto no resultado financeiro do comércio. Por isso, é preciso que ações práticas sejam promovidas para que todos os funcionários sejam motivados. Pense: um produto ou serviço só pode ser vendido se um profissional altamente competente e satisfeito estiver por trás do balcão de atendimento ou do caixa do negócio. 

Logo, mais do que uma simples medida de gestão de pessoas, a promoção de ações motivacionais visa melhorar a produtividade da equipe, aumentar a rentabilidade do comércio e, principalmente, alavancar o seu crescimento no mercado. Mas vale lembrar que estas ações não precisam girar apenas em torno dos aumentos salariais. Abaixo, preparamos algumas dicas que você pode seguir para motivar sua equipe e garantir o seu engajamento. Confira. 

Promova treinamentos periódicos

Ao contrário do que muitos comerciantes pensam, a promoção de treinamentos é uma ótima forma de motivar a equipe. Afinal, a empresa acaba demonstrando que deposita confiança e acredita plenamente em seus funcionários, a ponto de investir recursos financeiros neles. Além disso, o oferecimento de treinamentos periódicos é uma ótima maneira de todos do time ampliarem seus conhecimentos e reduzirem o número de falhas. 

Procure dar feedbacks construtivos

O oferecimento de críticas construtivas e simples elogios também é uma ótima forma de motivar cada membro da equipe. Isso porque, sem feedbacks, o colaborador pode achar que seu trabalho é igual ao dos demais ou até mesmo presumir que não está desempenhando um bom papel. Daí a importância dos gestores darem sempre feedbacks construtivos, para que assim o funcionário evolua com novas competências e desafios.

Crie uma comunicação transparente

Em época de crise, muitos gestores retêm informações sobre o desempenho do comércio visando poupar a equipe de más notícias. Mas esta atitude só tende a prejudicar o ambiente de trabalho. É importante que os gestores comentem o quadro geral do negócio para que todos saibam o que está acontecendo. Assim, eles passarão a confiar mais na empresa e até se dedicar mais ao trabalho para ajudá-la a contornar os problemas financeiros. 

Abra espaço para sugestões

As sugestões, assim como as críticas e reclamações, inclusive a respeito dos próprios gestores do comércio, devem ser estimuladas. Mas é importante não somente ouvi-las, como também compreendê-las para tentar descobrir os problemas que impedem os funcionários de serem engajados no seu trabalho. A abertura desse espaço também é importante para o time dar sugestões de como o ambiente em que elas trabalham pode ser melhorado.   

Ofereça recompensas pelo esforço

Um dos principais motivos que levam um funcionário a ficar frustrado é a falta de reconhecimento por uma meta cumprida. Por isso, é importante que os líderes do comércio criem uma política de meritocracia, por meio da qual eles podem acompanhar os trabalhos dos colaboradores e oferecer algum tipo de recompensa – não necessariamente um aumento salarial – aos que cumprirem suas metas em um prazo estipulado. 

Esta pode ser uma bonificação ao fim do cumprimento de um objetivo, um dia de folga do trabalho ou mesmo um evento de confraternização em comemoração ao alcance das metas. Lembre-se sempre de que, para se manter motivados e aceitar novos desafios, os funcionários precisam ser reconhecidos. Caso contrário, se sentirão injustiçados, o que acaba comprometendo a sua produtividade no comércio. 

Seja um exemplo a ser seguido

Quando os funcionários reconhecem que o gestor que lidera o comércio tem uma postura coerente entre discursos e ações e possui as competências e habilidades necessárias para conduzir o negócio, eles acabam espelhando seu comportamento nas ações do líder. Portanto, é preciso evitar maus exemplos e inspirar todos da equipe através de boas práticas, para que assim eles sejam motivados e gerem bons resultados. 

Agora que você já conhece várias ações para motivar os seus funcionários, é hora de colocar todas elas em prática e melhorar o ambiente de trabalho do seu comércio. Aproveite para nos contar como você trabalha a gestão de pessoas na sua empresa pelo campo de comentários!

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