Controle sua Loja com NEX. É Grátis!

Voltar ao Início do Blog
Estoque

A importância do mix de produtos

A correta montagem do mix de produtos de uma empresa de varejo impacta diretamente aspectos como logística, gestão de vendas, marketing e controle de estoques. Muitas vezes, a escolha dos produtos e serviços que estarão à disposição dos clientes se dá por meio do método de tentativa e erro, calcada em um empirismo incompatível com as modernas práticas de gerenciamento. Não basta apenas analisar números absolutos de venda, mas também saber interpretar de forma adequada as informações.

A definição do mix de produtos leva em consideração diversos fatores, tais como: o ramo de atividade, o tipo de produto ou serviço oferecido, o porte da empresa, o capital disponível, o perfil do mercado consumidor, a região atendida e a sazonalidade, entre outros. Montar um portfólio de itens que atenda às necessidades da clientela requer planejamento e faz parte do plano de negócios da empresa.

Variedade é lei

Basta entrar em um açougue e perceber que este tipo de estabelecimento há muito deixou de vender apenas carnes. Carvão, temperos especiais, espetos para churrasco, álcool sólido dividem a atenção do consumidor com peças de picanha, filé, maminha, alcatra e outros tipos de carnes. Nos postos de gasolina, boa parte da receita já não vem da venda de combustíveis, mais sim de outros produtos e serviços. 

A diversificação deixou de ser uma opção em termos de estratégia e se transformou em necessidade de sobrevivência em um mercado caracterizado pela concorrência acirrada. Os produtos principais geram tráfego; os demais, renda. Pode parecer óbvio, mas alguns empresários ainda não atentaram para este detalhe importante.

No que se refere ao varejo, um dado merece destaque. Do total das vendas realizadas, 85% ocorrem por impulso. O consumidor compra um determinado item pelo simples fato de vê-lo. Um reduzido mix de produtos diminui as chances de geração de leads. Daí a importância de o empresário estabelecer a correta composição de mercadorias em sua loja.

Compensando possíveis perdas

O mix de produtos não funciona apenas como atrativo para os clientes. Ele desempenha papel fundamental na compensação de possíveis perdas de rentabilidade. Mercadorias com maior saída muitas vezes são oferecidas com descontos. Essa redução na margem de lucro é contrabalançada com os ganhos em outros itens. Dessa forma, a empresa conquista o consumidor, elevando o valor do tíquete médio.

Quanto maior for a variedade de produtos disponíveis, mais fácil se torna para o empresário a avaliação da aceitação de lançamentos ou de novas marcas em seu portfólio. Por outro lado, uma oferta de produtos exagerada pode ocasionar grandes prejuízos com estoque parado e produtos perdidos ou danificado. Questões como preço, marca e quantidades adequadas ao potencial de venda da loja ajudam a definir qual a melhor estratégia para a montagem do mix. 

Outra tática interessante para um correto mix de produtos consiste em observar a concorrência. Como os seus rivais no mercado se comportam? Lojas de departamentos costumam servir como referências nesses casos. Mas lembre-se que o mix reflete, entre outras coisas, a identidade da empresa e se relaciona diretamente com o perfil do público-alvo. Conhecer o cliente é primordial, pois assim o empresário poderá antecipar-se e oferecer o que o consumidor ainda nem sabe que vai querer.

Como sua empresa compõe o mix de produtos? Quais estratégias são utilizadas? Conte-nos a sua experiência.

Equipe NEX

Olá, somos a equipe NEX e estamos aqui para ajudá-lo a obter sucesso em seu negócio. Semanalmente traremos conteúdos relevantes para você, dono de um pequeno comércio que sonha grande. Cadastre-se aqui no nosso site para receber todas as nossas atualizações!

Deixe seu comentário!

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

COMPARTILHE

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja!

Download Grátis

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja! Fácil de implantar, Simples de Usar e com todo o Suporte que você precisar.

Download Grátis
Central de Ajuda

Para dúvidas sobre o Programa NEX ou Suporte Online...

Acesse a Central de Ajuda
Veja também:

Veja mais sobre

"Estoque"
Voltar ao Início do Blog

Simplificando a vida de mais de 46 mil lojas em todo Brasil

O Programa NEX é um sistema de gestão comercial grátis e completo para sua Loja. Com ele você pode controlar seu estoque, registrar suas vendas e fluxo de caixa, emitir Nota Fiscal, fazer orçamentos, imprimir recibos e etiquetas, cadastrar clientes, produtos, fornecedores e muito mais!

Baixe agora mesmo. É grátis!

Você já está sendo redirecionado...

Oops! Algo deu errado, por favor tente novamente!   :(

Nós pedimos o seu e-mail para ajudá-lo durante o processo de implantação do NEX; para mantê-lo atualizado sobre as novidades do sistema; ou com conteúdo relevante sobre a indústria do comércio.

Nós não vamos vender ou disponibilizar o seu endereço para terceiros. Você poderá cancelar o recebimento de nossos e-mails a qualquer momento, diretamente de todas as nossas comunicações.

Ao baixar e instalar o Programa NEX você concorda com os Termos de Serviço do Software