Controle sua Loja com NEX. É Grátis!

Voltar ao Início do Blog
Marketing / Vendas

Adaptar-se ao mercado é essencial para a sobrevivência do seu negócio

Com a internet, o crescimento da relevância das redes sociais e a aceleração das mudanças ocorridas no mercado, os comércios passaram a ter necessidade de se adaptar de forma cada vez mais rápida às soluções que possam lhes garantir vantagens competitivas. Neste cenário, encontrar uma nova maneira de fazer algo que já é feito há algum tempo, através da inovação, é fundamental. Apesar de ser bastante comum em empresas de tecnologia, a inovação é um conceito que deve estar presente em qualquer negócio, independentemente do seu porte ou ramo de atuação.

O grande problema é que muitos empresários a consideram algo extraordinário, que surge apenas na mente de pessoas altamente qualificadas ou em avançados centros de pesquisa. A verdade é que a inovação está ao alcance de todos, e o processo de aperfeiçoamento do modelo de negócio, que melhore a forma como o produto ou serviço é oferecido no mercado, não é tão complicado como aparenta ser. E para ajuda-lo nesta importante tarefa, respondemos algumas dúvidas e preparamos algumas dicas sobre como trabalhar a inovação no dia a dia do seu comércio. Acompanhe:

Mas, afinal, o que é inovação?

Inovar significa encontrar uma nova forma de fazer algo que já é realizado há muito tempo, novas soluções para problemas ou simplesmente se antecipar a eles. Neste ponto, é importante que o empresário não confunda inovação com invenção. É considerado inventor aquele que é o primeiro a ter uma ideia. Já o inovador é quem torna ou introduz algo novo. E é exatamente por isso que a inovação é buscada incessantemente pelos gestores, que visam quebrar paradigmas para mudar a forma como seus produtos são oferecidos ao mercado.

O que acontece seu eu não promovê-la em meu negócio?

No mercado atual, os negócios que resistirem à inovação não conseguirão se adaptar às mudanças e superar a evolução de seus concorrentes. Como prova disso, temos o mundo da tecnologia, que está repleto de empresas que faziam sucesso em uma época, mas não souberam inovar e acabaram sendo excluídas pelo mercado. Abaixo, listamos algumas companhias que, quando a era digital realmente chegou, não souberam se adaptar e foram à falência.

Blockbuster

Rede de videolocadoras americana, que foi à falência depois que os downloads e a pirataria dominaram o mundo.

Compaq

Sinônimo de computadores durante os anos 80 e 90, principalmente no mundo empresarial, foi perdendo espaço para a Dell, sendo mantida hoje apenas para o desenvolvimento de sistemas simples.

Kodak

Uma das maiores empresas do ramo da fotografia por quase um século, que mudou sua estratégia tarde demais e decretou falência nos Estados Unidos.

Atari

Maior desenvolvedora de vídeo games nos anos 80 e 90, que sofreu bastante com os impactos causados pela crise dos anos 80. Hoje, só é vista como importante pelos colecionadores de aparelhos de entretenimento.

BlackBerry

Embora não tenha decretado falência, a companhia BlackBerry ainda está lutando pela sobrevivência em um mercado dominado pelas gigantes da tecnologia, como Samsung, Google e Apple.

Sun Microsystems

Fechada em 2010, a Sun Microsystems foi uma das maiores empresas de tecnologia na década de 90, responsável pela criação do sistema de arquivos NFS e do Java – a linguagem de programação que até hoje é usada em ampla escala.

O que fazer para inovar?

Antes de abrir um comércio e colocar suas ideias em prática, um empresário precisa aceitar riscos, quebrar paradigmas e encarar os desafios do mercado. A inovação também está relacionada com a aplicação de novas ideias que, para serem colocadas em prática, necessitam do espírito empreendedor do empresário. Por isso, não considere a inovação algo “divino” e que está fora de seu alcance. Você pode ser inovador e adaptar seu negócio ao mercado, seja através de novas tecnologias ou novos modelos. A seguir, veja algumas dicas de como para praticar a inovação em seu comércio.

Faça um bom planejamento

Antes de começar a pensar em novas ideias, analise quais os objetivos que precisa alcançar e todos os passos que precisa dar para adaptar seu comércio e elevar sua competitividade. Após planejar isso, busque ideias e coloque a inovação em prática.

“Pense fora da caixa”

Esteja sempre aberto a novas ideias e soluções para problemas, sem se prender a limites. Procure deixar sua mente livre e anote tudo o que vier à cabeça, seja em blocos de notas, seja em pedaços de papel.

Troque ideias

Convoque toda a sua equipe para discutir problemas e dar opiniões. Assim, você terá visões diferentes para resolver rapidamente uma questão.

Permita-se cometer alguns erros

Para inovar, você precisará cometer alguns erros até atingir seus objetivos. Quando suas ideias não funcionarem, admita a falha e utilize os conhecimentos para tentar algo ainda melhor.

E você, como pratica a inovação em seu empreendimento? O que faz para adaptar seu negócio ao mercado? Compartilhe suas dúvidas e experiências com a gente!

Equipe NEX

Olá, somos a equipe NEX e estamos aqui para ajudá-lo a obter sucesso em seu negócio. Semanalmente traremos conteúdos relevantes para você, dono de um pequeno comércio que sonha grande. Cadastre-se aqui no nosso site para receber todas as nossas atualizações!

Deixe seu comentário!

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

COMPARTILHE

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja!

Download Grátis

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja! Fácil de implantar, Simples de Usar e com todo o Suporte que você precisar.

Download Grátis
Central de Ajuda

Para dúvidas sobre o Programa NEX ou Suporte Online...

Acesse a Central de Ajuda
Veja também:

Veja mais sobre

"Marketing / Vendas"
Voltar ao Início do Blog

Simplificando a vida de mais de 46 mil lojas em todo Brasil

O Programa NEX é um sistema de gestão comercial grátis e completo para sua Loja. Com ele você pode controlar seu estoque, registrar suas vendas e fluxo de caixa, emitir Nota Fiscal, fazer orçamentos, imprimir recibos e etiquetas, cadastrar clientes, produtos, fornecedores e muito mais!

Baixe agora mesmo. É grátis!

Você já está sendo redirecionado...

Oops! Algo deu errado, por favor tente novamente!   :(

Nós pedimos o seu e-mail para ajudá-lo durante o processo de implantação do NEX; para mantê-lo atualizado sobre as novidades do sistema; ou com conteúdo relevante sobre a indústria do comércio.

Nós não vamos vender ou disponibilizar o seu endereço para terceiros. Você poderá cancelar o recebimento de nossos e-mails a qualquer momento, diretamente de todas as nossas comunicações.

Ao baixar e instalar o Programa NEX você concorda com os Termos de Serviço do Software