Adaptar-se ao mercado é essencial para a sobrevivência do seu negócio

Adaptar-se ou morrer. Essa é a regra da vida, na natureza e também nos negócios.

Acompanhe todas as novidades. Assine nossa newsletter!

Inscreva-se

O que você vai ver nesse texto:

Com a internet, o crescimento da relevância das redes sociais e a aceleração das mudanças ocorridas no mercado, os comércios passaram a ter necessidade de se adaptar de forma cada vez mais rápida às soluções que possam lhes garantir vantagens competitivas. Neste cenário, encontrar uma nova maneira de fazer algo que já é feito há algum tempo, através da inovação, é fundamental. Apesar de ser bastante comum em empresas de tecnologia, a inovação é um conceito que deve estar presente em qualquer negócio, independentemente do seu porte ou ramo de atuação.

O grande problema é que muitos empresários a consideram algo extraordinário, que surge apenas na mente de pessoas altamente qualificadas ou em avançados centros de pesquisa. A verdade é que a inovação está ao alcance de todos, e o processo de aperfeiçoamento do modelo de negócio, que melhore a forma como o produto ou serviço é oferecido no mercado, não é tão complicado como aparenta ser. E para ajuda-lo nesta importante tarefa, respondemos algumas dúvidas e preparamos algumas dicas sobre como trabalhar a inovação no dia a dia do seu comércio. Acompanhe:

Mas, afinal, o que é inovação?

Inovar significa encontrar uma nova forma de fazer algo que já é realizado há muito tempo, novas soluções para problemas ou simplesmente se antecipar a eles. Neste ponto, é importante que o empresário não confunda inovação com invenção. É considerado inventor aquele que é o primeiro a ter uma ideia. Já o inovador é quem torna ou introduz algo novo. E é exatamente por isso que a inovação é buscada incessantemente pelos gestores, que visam quebrar paradigmas para mudar a forma como seus produtos são oferecidos ao mercado.

O que acontece seu eu não promovê-la em meu negócio?

No mercado atual, os negócios que resistirem à inovação não conseguirão se adaptar às mudanças e superar a evolução de seus concorrentes. Como prova disso, temos o mundo da tecnologia, que está repleto de empresas que faziam sucesso em uma época, mas não souberam inovar e acabaram sendo excluídas pelo mercado. Abaixo, listamos algumas companhias que, quando a era digital realmente chegou, não souberam se adaptar e foram à falência.

Blockbuster

Rede de videolocadoras americana, que foi à falência depois que os downloads e a pirataria dominaram o mundo.

Compaq

Sinônimo de computadores durante os anos 80 e 90, principalmente no mundo empresarial, foi perdendo espaço para a Dell, sendo mantida hoje apenas para o desenvolvimento de sistemas simples.

Kodak

Uma das maiores empresas do ramo da fotografia por quase um século, que mudou sua estratégia tarde demais e decretou falência nos Estados Unidos.

Atari

Maior desenvolvedora de vídeo games nos anos 80 e 90, que sofreu bastante com os impactos causados pela crise dos anos 80. Hoje, só é vista como importante pelos colecionadores de aparelhos de entretenimento.

BlackBerry

Embora não tenha decretado falência, a companhia BlackBerry ainda está lutando pela sobrevivência em um mercado dominado pelas gigantes da tecnologia, como Samsung, Google e Apple.

Sun Microsystems

Fechada em 2010, a Sun Microsystems foi uma das maiores empresas de tecnologia na década de 90, responsável pela criação do sistema de arquivos NFS e do Java – a linguagem de programação que até hoje é usada em ampla escala.

O que fazer para inovar?

Antes de abrir um comércio e colocar suas ideias em prática, um empresário precisa aceitar riscos, quebrar paradigmas e encarar os desafios do mercado. A inovação também está relacionada com a aplicação de novas ideias que, para serem colocadas em prática, necessitam do espírito empreendedor do empresário. Por isso, não considere a inovação algo “divino” e que está fora de seu alcance. Você pode ser inovador e adaptar seu negócio ao mercado, seja através de novas tecnologias ou novos modelos. A seguir, veja algumas dicas de como para praticar a inovação em seu comércio.

Faça um bom planejamento

Antes de começar a pensar em novas ideias, analise quais os objetivos que precisa alcançar e todos os passos que precisa dar para adaptar seu comércio e elevar sua competitividade. Após planejar isso, busque ideias e coloque a inovação em prática.

“Pense fora da caixa”

Esteja sempre aberto a novas ideias e soluções para problemas, sem se prender a limites. Procure deixar sua mente livre e anote tudo o que vier à cabeça, seja em blocos de notas, seja em pedaços de papel.

Troque ideias

Convoque toda a sua equipe para discutir problemas e dar opiniões. Assim, você terá visões diferentes para resolver rapidamente uma questão.

Permita-se cometer alguns erros

Para inovar, você precisará cometer alguns erros até atingir seus objetivos. Quando suas ideias não funcionarem, admita a falha e utilize os conhecimentos para tentar algo ainda melhor.

E você, como pratica a inovação em seu empreendimento? O que faz para adaptar seu negócio ao mercado? Compartilhe suas dúvidas e experiências com a gente!

Receba conteúdos pensados exclusivamente para a gestão da sua loja!

Inscreva-se
Equipe Nex

Olá, somos a equipe Nex e estamos aqui para ajudá-lo a obter sucesso em seu negócio.

Fique de olho 👀

Heading

Heading

Heading

Acompanhe todas as novidades!

Nosso foco é ajudar pessoas a simplificarem a gestão das suas lojas. Seja avisado sobre nossas postagens clicando abaixo.

Inscreva-se