Controle sua Loja com NEX. É Grátis!

Voltar ao Início do Blog
Gestão

Aplicativo Rappi: como funciona

Aprenda tudo o que você deve saber antes de se cadastrar no aplicativo de delivery para alavancar suas vendas.

Com a popularização dos aplicativos de entrega e a praticidade do pagamento on-line, cada vez mais vemos surgir opções de plataformas de pedido pela internet.  

Gigantes como McDonald's, Habib's e Bob’s vêm investindo no próprio aplicativo de entregas, e para te deixar concorrer nessa nova onda, surge o Rappi, um aplicativo que entrega absolutamente de tudo! Café da manhã, remédio, chaves de casa e até dinheiro, a Rappi terceiriza a entrega tanto para comércios, quanto para o próprio consumidor final. 

Em mais um texto sobre tecnologias e inovação no ramo alimentício, trago tudo sobre o Rappi: o que é, como se cadastrar, como receber e quais são as taxas envolvidas. Links úteis e mais informações ao final da postagem!

O que é Rappi

O Rappi é um software de serviços em forma de aplicativo para celulares. Está disponível em quase todos os estados do Brasil e, aos poucos, vem aumentando seu alcance de entrega. A empresa fez um investimento pesado nas regiões metropolitanas e é uma das que mais investe em divulgação. No aplicativo é possível encontrar farmácias, restaurantes, produtos infantis, mercados, além de uma seção para pedir “qualquer coisa”, itens que não se encaixam em nenhuma dessas categorias, mas que o usuário pode informar e um entregador leva até ele.

Para o consumidor, o Rappi é uma grande loja de departamentos, onde é possível comprar qualquer item somado a uma taxa de entrega e serviços. Para o comerciante, é mais uma forma de terceirizar o seu delivery. 

Para itens que não são comida, o entregador se encarrega de comprar e transportar conforme pedido do cliente. Portanto o foco deste texto é sobre tudo que restaurantes e lanchonetes precisam saber antes de montar uma parceria com a Rappi.

Como cadastrar meu restaurante no Rappi?

Para cadastrar um restaurante no Rappi, você precisa entrar em contato com o setor responsável por parcerias do aplicativo. O contato é feito por e-mail (sejaparceiro@rappi.com) e pode levar alguns dias até a primeira resposta. 

Os restaurantes parceiros são rigorosamente selecionados conforme a localidade e quesitos que podem levar em consideração a disponibilidade dos horários e a média de movimento mensal.

Quando seu cadastro é aprovado e a primeira parte do contato é concluída, a equipe de parceiros orienta o futuro associado a fazer o download do aplicativo RappiAliado, onde o cadastro é efetuado conforme os seguintes passos:

  1. Selecione o país.
  2. Entre com o e-mail cadastrado e a senha.
  3. Selecione a opção “Ativar restaurante” (a grafia pode estar comprometida pela tradução).
  4. Selecione seu restaurante clicando em cardápio.
  5. Cadastre todas as informações necessárias, como horário de funcionamento e formas de pagamento.
  6. Escolha os pratos que quer deixar com o status ativo.

Dica: no menu “configurações”, você pode ativar a opção de som, que é muito importante para identificação rápida de novos pedidos.

Taxas do Rappi

Para ativar um estabelecimento na plataforma, Rappi cobra uma taxa única no valor de R$40. Esse custo será descontado no primeiro repasse de ganhos feito ao associado, preferencialmente em uma única parcela. Caso não haja ganhos o suficiente para esse desconto até o primeiro repasse, os repasses podem ser retidos até que o valor seja abatido.

Além da taxa de ativação, o contrato da Rappi determina que a empresa terá o direito de cobrar do restaurante uma taxa de 3,5% sobre o valor de cada transação, ao que chamam de Taxa de Pagamento a Crédito. Sendo que a plataforma não determina que o preço do cardápio online seja o mesmo do cardápio do estabelecimento, então você pode estudar a precificação dos seus produtos para que essa taxa seja repassada ao cliente final.

Como funciona o repasse da Rappi

Pedidos contabilizados na primeira quinzena do mês vigente serão pagos no dia 8 do mês seguinte. Já os os pedidos da segunda quinzena do mês, serão repassados no dia 23 do mês subsequente. 

Caso o dia de pagamento seja final de semana ou feriado, o pagamento ocorrerá no primeiro dia útil a seguir. O pagamento é feito mediante transferência bancária, imediatamente disponível na conta informada no cadastro.

Como aceitar um pedido no Rappi

Quando um pedido é feito por um cliente, o restaurante tem até sete minutos para aceitá-lo. Depois de preparar o pedido, basta solicitar um entregador, e então o sistema busca os entregadores disponíveis mais próximos.

Quem aceita fazer a entrega, fica responsável por todo o serviço, mas vale ressaltar que não é de responsabilidade do entregador embalar o produto de forma adequada. Durante todo o trajeto, o usuário consegue acompanhar tudo em tempo real, e se comunicar com o entregador via chat, caso necessário.

Controle seu lucro

Com o Programa NEX, você controla a compra e a venda de produtos, contabilizando corretamente o seu lucro. Além disso, você faz controle de caixa, controle de entregas, cadastro de clientes, envio de recibos por e-mail e tem acesso ao NEXapp, aplicativo que permite conferir o desempenho da sua loja em tempo real, de qualquer lugar. Para saber mais sobre o uso do Programa NEX em restaurantes e lanchonetes, clique aqui.

Links úteis:

Aprenda a precificar seus produtos sem risco de prejuízo: https://www.programanex.com.br/blog/gestao-financeira-como-fazer-um-precificacao-segura

Site Oficial Rappi: https://www.rappi.com.br/

FAQ Rappi: https://www.rappi.com.br/blog/tag/faq/

Como vender pelo Uber Eats: https://www.programanex.com.br/blog/como-vender-pelo-uber-eats

Edson

Oi, eu sou o Edson Macari! Estou aqui para ajudar a simplificar a gestão de seu pequeno comércio. Vou escrever sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante. Ficarei feliz em receber suas sugestões!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja!

Download Grátis

Deixe seu comentário!

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

COMPARTILHE

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja! Fácil de implantar, Simples de Usar e com todo o Suporte que você precisar.

Download Grátis
Central de Ajuda

Para dúvidas sobre o Programa NEX ou Suporte Online...

Acesse a Central de Ajuda
Veja também:

Veja mais sobre

"Financeiro"
Voltar ao Início do Blog

Simplificando a vida de mais de 50 mil lojas em todo Brasil

O Programa NEX é um sistema de gestão comercial que vai facilitar a rotina da sua Loja. Com ele você pode controlar seu estoque, registrar suas vendas, controlar o caixa, emitir nota fiscal, fazer orçamentos, imprimir recibos e etiquetas, cadastrar clientes, produtos, fornecedores, controlar as contas a pagar e muito mais!

Baixe agora mesmo. É fácil!

Você já está sendo redirecionado...

Oops! Algo deu errado, por favor tente novamente!   :(

Procurando um app de Vendas para Celular?

Conheça o Kyte, o aplicativo de Vendas da NEXTAR criado especificamente para os celulares Android ou iPhone.

OBS: o Kyte não funciona integrado ao NEX.

Nós pedimos o seu e-mail para ajudá-lo durante o processo de implantação do NEX; para mantê-lo atualizado sobre as novidades do sistema; ou com conteúdo relevante sobre comércio.

Nós não vamos vender ou disponibilizar o seu endereço para terceiros. Você poderá cancelar o recebimento de nossos e-mails a qualquer momento, diretamente de todas as nossas comunicações.

Ao baixar e instalar o Programa NEX você concorda com os Termos de Serviço do Software

A Nextar é uma empresa especializada em desenvolvimento de software para comércio, com 16 anos de experiência, presente em mais de 50 mil estabelecimentos em todo Brasil.

Criadora do Programa NEX, para lojas e comércios de todos os tipos e também do gerenciador de Lan Houses NexCafé, possui conhecimento profundo do dia a dia de seus clientes e oferece soluções de qualidade para transformar o gerenciamento de um comércio em uma tarefa simples, fácil e segura.

Conheça melhor a Nextar