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Marketing

Promoção Black Friday: 10 dicas de como preparar o seu negócio

A Black Friday é um grande momento para o comércio. Saiba como criar uma promoção "Black Friday" em sua loja física.

O que você vai encontrar nesse texto:

No mês de Novembro ocorre uma oportunidade única para que sua loja participe de um evento mundial do comércio: a “Black Friday”. 

Essa promoção é tradição nos Estados Unidos e antecede as compras de natal. 

No Brasil, a moda pegou. Inúmeras lojas virtuais e, mais recentemente, lojas físicas, aderiram a esse grande movimento.

Que tal pegar carona nessa divulgação internacional e atrair clientes para sua Black Friday?

Como a maioria das dicas são voltadas para lojas virtuais, eu resolvi pesquisar e adaptar algumas ações para o pequeno comércio de lojas físicas. 

Continue lendo e descubra o que você não pode deixar de fazer para criar sua própria promoção na Black Friday:

O que é e quando ocorre a promoção Black Friday?

O termo “Black Friday” pode ser traduzido como “Sexta-feira Negra” e trata-se de um dia no qual lojistas realizam uma série de promoções e grandes ofertas para atrair clientes.

Existem diversas histórias sobre sua origem, mas a mais popular de todas diz que o evento surgiu a partir do dia de Ação de Graças, comemorado nos Estados Unidos na última quinta-feira de novembro. 

Por conta deste evento, muitos consumidores aproveitavam a oportunidade para fazer suas compras de Natal.

Como o evento movimentava muito a economia do comércio, criou-se então a “Black Friday”, o dia oficial que inaugura as compras natalinas e é tradicionalmente realizado no dia seguinte à Ação de Graças.

Ou seja, a Black Friday é realizada na última sexta-feira do mês novembro, este ano vai ser na sexta-feira, 26 de novembro de 2021.

Há várias formas de aproveitar esse momento para aumentar as vendas e atrair novos clientes. 

Mas antes, vamos analisar a principal questão: o melhor dia para realizar sua Black Friday pode não ser a última sexta-feira do mês, dia oficial da promoção nos Estados Unidos e no Brasil. 

Isso porque essa ação acontece mais fortemente na internet e a maioria das pessoas ficam totalmente focadas em pesquisar e comprar virtualmente. Será difícil desviar a atenção do cliente para sua loja neste dia. 

Além disso, sexta é um dia útil e muitas dessas pessoas estarão trabalhando e não poderão ir em uma loja física. 

Então, que tal sua promoção de Black Friday ser uma espécie de “segunda chance” que acontecerá no sábado seguinte à promoção oficial?

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10 Dicas de como se preparar para a promoção de Black Friday

1. Selecione os produtos com antecedência

Selecione os produtos com antecedência promoção black friday

O primeiro a fazer é selecionar com antecedência quais produtos terão esse desconto. Há dois grupos: os produtos mais desejados pelos clientes e aqueles que estão acumulando em seu estoque.

Esse último é mais simples de detectar e definir o desconto. Se você utiliza o Programa NEX, utilize o “Relatório de Curva ABC” para saber quais são esses produtos que estão há muito tempo parados em seu estoque

Eles já foram pagos ao fornecedor? Se for este o caso, então você está com dinheiro parado e precisa movimentá-lo o quanto antes. 

Defina uma margem de desconto que seja atraente ao cliente e que te dê um retorno do valor investido nesses produtos.

O outro grupo, de produtos “desejo” dos clientes, requer uma boa negociação com o fornecedor para que o desconto seja o maior possível. 

Não foque em produtos que serão oferecidos pelos grandes varejistas na internet a não ser que consiga atingir, pelo menos, o mesmo desconto que o cliente conseguiria na loja virtual.

Se não for este o caso, analise aqueles produtos que os clientes “visitam” em sua loja, mas acabam não levando por causa do preço. 

E valorize o fato de que o cliente sai da loja com o produto em mãos ou com entrega mais ágil. O que não ocorre nas compras pela internet.

2. Invista em anúncios

O Marketing Digital tornou-se um dos maiores aliados dos comerciantes na hora de divulgar seu negócio.

Existem diversas estratégias que você pode utilizar para aumentar a visibilidade de sua loja na internet sem gastar nada. 

Porém, estamos falando de uma data especial e com uma grande concorrência, sendo necessário inovar nas estratégias para destacar-se no mercado e alavancar suas vendas.

Não pense que investir em anúncios específicos para a Black Friday é uma estratégia de marketing apenas para grandes empresas. 

Você pode começar a investir em mídia paga com apenas 10 reais.

Para aprender a fazer anúncios e impulsionar suas vendas nesta data tão importante para o comércio, clique aqui e descubra como.

3. Leve em conta a experiência do cliente

Quando falo em experiência do cliente, não me refiro apenas aos preços promocionais. 

É fato que o maior interesse do cliente é obter descontos bons e reais (falo mais sobre isso na dica 7), mas a experiência do cliente não se resume apenas ao preço.

Muitos consumidores já tiveram experiências ruins em Black Fridays passadas, e é por isso que você deve ficar atento a diversos fatores para garantir a satisfação real do seu cliente e não comprometer as compras futuras.

O número de clientes em sua loja neste dia provavelmente será maior, e você deve estar preparado para oferecer um bom atendimento, com agilidade e eficiência. 

Prepare bem a sua equipe e considere a opção de reforçá-la, não apenas no dia de sua Black Friday, mas também nos dias posteriores, já que o volume de trocas, dúvidas ou reclamações pode aumentar significativamente.  

4. Divulgue, divulgue, divulgue

divulgue promoção black friday

Você pode ter os melhores descontos e promoções de Black Friday na sua loja, mas se os consumidores não ficam sabendo disso, não há como suas vendas aumentarem, certo?

Por isso é muito importante que você além de pensar em ações promocionais estratégicas para atrair clientes, também as divulgue de maneira eficiente.

Para isso crie um cronograma de postagens nas suas redes sociais e envie mensagens sobre as ofertas em seus principais canais de comunicação, como WhatsApp e E-mail. 

Se você tiver um site próprio, coloque em destaque um comunicado que fale sobre as promoções imperdíveis que irão acontecer durante a Black Friday.

Nas redes sociais use as famosas hashtags para aumentar as chances de destaque de suas publicações ou stories. Você pode usar: #blackfriday, #ofertas, #blackfridaybrasil, #preçosbaixos, #blackfriday(nome de sua loja), etc.

Use os gatilhos de venda e divulgue muito este dia especial com antecedência, dessa maneira os consumidores terão tempo suficiente para planejar suas compras.

Está esperando o quê? Comece a divulgar hoje mesmo!

5. Atenção à infraestrutura do seu negócio

Para uma Black Friday de sucesso é fundamental ter uma infraestrutura adequada em sua loja, que esteja preparada para o grande volume de clientes ao longo do dia.

Coloque em destaque os produtos que você selecionou anteriormente, use estratégias de iluminação ou disposição dos produtos para chamar a atenção dos clientes para eles. 

Vitrines criativas também são um ponto forte para atrair até mesmo pedestres que não tenham a intenção de comprar.

Inove na decoração e atente-se aos corredores internos, eles devem ser largos para que o fluxo constante de clientes entrando e saindo não atrapalhe a movimentação pela sua loja.

Além disso, é fundamental que você conte com um bom sistema de gestão comercial para alcançar os resultados desejados e realizar as vendas de forma rápida, eficiente e segura. 

Com o NEX você tem um software PDV completo com: Controle de Estoque, Caixa e Vendas, Cadastro de Clientes, Fornecedores e muito mais! Baixe grátis agora mesmo. 

6. Estenda essa ideia para todos os comércios do seu bairro

Muitos comerciantes, por receio da concorrência, não gostam muito de realizar parcerias com outras lojas. Mas este é um bom exemplo de que criar algo em conjunto será vantajoso para todos. 

Como a Black Friday tornou-se uma espécie de movimento de compra e venda, quanto mais barulho, mais os clientes entram no clima. 

Unindo os comerciantes do bairro para uma divulgação conjunta será possível dividir custos e aumentar a presença por meio de outdoor, folhetos e carros de som. 

Com uma boa organização é possível até gerar uma página no facebook especialmente para a promoção da “segunda chance da Black Friday”. 

Crie suspense para gerar curiosidade e despertar expectativas possíveis de serem cumpridas.

7. Ofereça descontos reais e expressivos

A Black Friday é conhecida pelos altos descontos, aqueles que o cliente encontrará somente neste dia especial, são eles que mais chamam a atenção dos clientes nesta promoção.

A competição da loja que oferece maior desconto é o que favorece e empolga o cliente. Em alguns produtos, os descontos alcançam até 70%. 

E esse é o primeiro ponto para garantir sucesso em sua promoção: ofereça descontos expressivos e reais.

No início da Black Friday no Brasil, algumas das mais conhecidas lojas virtuais realizaram uma manobra que irritou e espantou os clientes

Alguns dias antes da promoção, eles elevaram os valores dos produtos para que na Black Friday o desconto parecesse maior. Ou seja, em muitos casos não havia desconto real, somente uma maquiagem, que ficou conhecido como a “Black Fraude”. 

Mas como o cliente não é ingênuo, a desconfiança e decepção gerou um impacto negativo muito grande e a promoção perdeu sua força. 

Para resgatar essa confiança foi preciso que a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico criasse o “Selo Black Friday Legal”, uma espécie de compromisso da loja em oferecer descontos reais, entregar no prazo e realizar um bom pós-venda.

Então, atenção ao compromisso com o cliente. Não tente maquiar o preço, foque no que é realmente possível oferecer, seja claro e muito honesto.

Todos os conceitos e ética que envolvem essa promoção podem ser adaptados para sua loja, não importa o tamanho ou segmento.

8. Prepare sua equipe

prepare sua equipe

Em qualquer promoção é importante que sua equipe saiba orientar os clientes e entendam que aquele desconto vale somente naquele único dia. 

Afinal, essa é uma promoção especial de Black Friday e para chamá-la assim é importante ser coerente com o conceito da data. 

Essa atitude vai demonstrar a seriedade de sua loja e trazer o cliente novamente no próximo ano.

Defina quais as formas de pagamento aceitas e a possibilidade de parcelamento em cartão, por exemplo. 

E oriente bem a equipe sobre toda informação de pós-venda como canais de contato e políticas de troca.

Sobre políticas de troca é importante saber quais são os direitos do cliente e da loja. 

Neste texto, você encontrará um arquivo com 17 direitos relativos à troca, pouco conhecidos tanto para clientes como para o lojista. Se preferir deixe impresso em local visível.

E não se esqueça de manter uma cópia do Código do Consumidor sempre disponível. 

Esse é o direito primário do consumidor e, por outro lado, pode ser uma boa ferramenta para esclarecer os casos em que a loja está com a razão.

9. Aproveite para fidelizar clientes

Seguindo as dicas anteriores que passei, tenho certeza de que você vai conseguir atrair novos clientes para o seu negócio. 

Mas como fazer com que eles retornem mesmo depois da época de Black Friday e indiquem seu comércio para amigos e conhecidos?

Tão importante quanto ações com foco em atrair novos clientes, são ações com foco em manter ativa sua relação com eles após a venda. 

A etapa de pós-venda tem como objetivo justamente estreitar a relação de um comércio com seus consumidores, gerando benefícios como: fidelização de clientes, aumento de vendas e redução de custos.

Para aprender mais sobre a importância de um pós-venda eficiente e as principais estratégias, recomendo a seguinte leitura:

Pós-venda: saiba o que fazer para encantar seus clientes

10. Mensure seus resultados

Acompanhar os resultados de suas ações é fundamental para otimizar suas estratégias nos próximos anos e entender qual é a melhor forma de atrair seu público-alvo.

Nos anúncios, por exemplo, é importante que você acompanhe o desempenho de suas campanhas diariamente para entender se elas estão trazendo resultados positivos ou não. 

E pensando nas parte financeira, é importante que você conte com uma ferramenta capaz de gerar relatórios detalhados sobre suas vendas, caixa e estoque para avaliar se, de fato, as ações criadas para a Black Friday aumentaram o número de vendas de seu comércio.

Como o programa NEX pode ajudar seu negócio?

Uma boa gestão é a alma de um negócio bem-sucedido. Já é uma tarefa desafiadora administrar todas as áreas de um comércio em qualquer época do ano, mas esse desafio torna-se ainda mais difícil em datas comemorativas ou datas promocionais, como a Black Friday.

A tecnologia surgiu como um grande aliado de todos os empreendedores e tornou muito mais fácil essa rotina dos donos e donas de pequenos negócios, e é isso que o Programa NEX tem como principal objetivo, facilitar seu dia a dia.

No NEX é possível integrar e centralizar todas as informações de seu comércio, como estoque de produtos, vendas, contato de fornecedores, clientes e ainda gerar relatórios automaticamente para que você avalie a saúde financeira de seu negócio com poucos cliques. 

Baixe o NEX de forma gratuita e tenha acesso a recursos como: PDV gratuito, Controle de Estoque e Vendas, Contas a Pagar, Emissão de Notas Fiscais, Comissão de Vendedores e muito mais! Conheça todos os recursos aqui.

Conclusão

Espero que as dicas que reuni possam contribuir na sua preparação para a Black Friday 2021. 

Não se esqueça de planejar suas estratégias com antecedência e colocar a mão na massa o quanto antes.

Desejo uma ótima Black Friday para seu negócio e boas vendas!

Carol

Oi! Eu sou a Carol, do Nex. Estou aqui para ajudar aos pequenos comerciantes como você, a desenvolver todo potencial de seu negócio. Toda semana escrevo sobre algum assunto relacionado ao pequeno comércio: são dicas de gestão financeira, controle de estoque, marketing e vendas. Envie suas sugestões!

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