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Marketing / Vendas

“Black Friday” para o pequeno comércio

No próximo mês ocorre uma oportunidade única para que sua loja participe de um evento mundial do comércio: o “Black Friday”. Essa promoção é tradição nos Estados Unidos e antecede as compras de natal. No Brasil, a moda pegou. Inúmeras lojas virtuais e, mais recentemente, lojas físicas, aderiram a esse grande movimento.

Que tal pegar carona nessa divulgação internacional e atrair clientes para o seu Black Friday?

Como a maioria das dicas são voltadas para lojas virtuais, eu resolvi pesquisar e adaptar algumas ações para o pequeno comércio de lojas físicas. Há várias formas de aproveitar esse momento para aumentar as vendas e atrair novos clientes. Mas primeiro, vamos analisar a principal questão: o melhor dia para realizar seu Black Friday pode não ser a última sexta-feira de novembro, dia oficial da promoção nos Estados Unidos e no Brasil. Isso porque essa ação acontece mais fortemente na internet e a maioria das pessoas ficam totalmente focadas em pesquisar e comprar virtualmente. Será difícil desviar a atenção do cliente para sua loja neste dia. Além disso, sexta é um dia útil e muitas dessas pessoas estarão trabalhando e não poderão ir em uma loja física. Então, que tal sua promoção de Black Friday ser uma espécie de “segunda chance” que acontecerá no sábado seguinte à promoção oficial?

Veja o que você não pode deixar de fazer para criar sua própria promoção no “Black Friday”.

Estenda essa ideia para todos os comércios do seu bairro

Muitos comerciantes, por receio da concorrência, não gostam muito de realizar parcerias com outras lojas. Mas este é um bom exemplo de que criar algo em conjunto será vantajoso para todos. Como o Black Friday tornou-se uma espécie de movimento de compra e venda, quanto mais barulho, mais os clientes entram no clima. Unindo os comerciantes do bairro para uma divulgação conjunta será possível dividir custos e aumentar a presença por meio de outdoor, folhetos e carros de som. Com uma boa organização é possível até gerar uma página no facebook especialmente para a promoção da “segunda chance da Black Friday”. Crie suspense para gerar curiosidade e despertar expectativas possíveis de serem cumpridas.

Esse último ponto é muito importante, o Black Friday é conhecido pelos altos descontos, aqueles que o cliente encontrará somente neste dia especial, mas ofereça somente descontos reais.

Ofereça descontos reais e expressivos

O que mais chama a atenção dos clientes nesta promoção são os descontos. A competição da loja que oferece maior desconto é o que favorece e empolga o cliente. Em alguns produtos, os descontos alcançam até 70%. E esse é o primeiro ponto para garantir sucesso em sua promoção: ofereça descontos expressivos e reais.

No início do Black Friday no Brasil, algumas das mais conhecidas lojas virtuais realizaram uma manobra que irritou e espantou os clientes. Alguns dias antes da promoção, eles elevaram os valores dos produtos para que no Black Friday o desconto parecesse maior. Ou seja, em muitos casos não havia desconto real, somente uma maquiagem.

Mas como o cliente não é ingênuo, a desconfiança e decepção gerou um impacto negativo muito grande e a promoção perdeu sua força. Para resgatar essa confiança foi preciso que a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico criasse o “Selo Black Friday Legal”, uma espécie de compromisso da loja em oferecer descontos reais, entregar no prazo e realizar um bom pós-venda.

Então, atenção ao compromisso com o cliente. Não tente maquiar o preço, foque no que é realmente possível oferecer, seja claro e muito honesto. Todos os conceitos e ética que envolvem essa promoção podem ser adaptados para sua loja, não importa o tamanho ou segmento.

O primeiro a fazer é selecionar quais produtos terão esse desconto. Há dois grupos: os produtos mais desejados pelos clientes e aqueles que estão acumulando em seu estoque.

Esse último é mais simples de detectar e definir o desconto. Se você utiliza o Programa NEX, utilize o “Relatório de Curva ABC” para saber quais são esses produtos que estão há muito tempo parados em seu estoque. Eles já foram pagos ao fornecedor? Se for este o caso, então você está com dinheiro parado e precisa movimentá-lo o quanto antes. Defina uma margem de desconto que seja atraente ao cliente e que te dê um retorno do valor investido nesses produtos.

O outro grupo, de produtos “desejo” dos clientes, requer uma boa negociação com o fornecedor para que o desconto seja o maior possível. Não foque em produtos que serão oferecidos pelos grandes varejistas na internet a não ser que consiga atingir, pelo menos, o mesmo desconto que o cliente conseguiria na loja virtual. Se não for este o caso, analise aqueles produtos que os clientes “visitam” em sua loja, mas acabam não levando por causa do preço. E valorize o fato de que o cliente sai da loja com o produto em mãos ou com entrega mais ágil. O que não ocorre nas compras pela internet.

Prepare sua equipe

Em qualquer promoção é importante que sua equipe saiba orientar os clientes e entendam que aquele desconto vale somente naquele único dia. Afinal, essa é uma promoção especial de Black Friday e para chama-la assim é importante ser coerente com o conceito da data. Essa atitude vai demonstrar a seriedade de sua loja e trazer o cliente novamente no próximo ano.

Defina quais as formas de pagamento aceitas e a possibilidade de parcelamento em cartão, por exemplo. E oriente bem a equipe sobre toda informação de pós-venda como canais de contato e políticas de troca.

Sobre políticas de troca é importante saber quais são os direitos do cliente e da loja. Neste link, você encontrará um arquivo com 17 direitos relativos a troca, pouco conhecidos tanto para clientes como para o lojista. Se preferir, faça o download e deixe impresso em local visível.

E não se esqueça de manter uma cópia do Código do Consumidor sempre disponível. Esse é o direito primário do consumidor e, por outro lado, pode ser uma boa ferramenta para esclarecer os casos em que a loja está com a razão.

Aproveite para fidelizar clientes

Além de aumentar seu faturamento, outra grande vantagem dessa promoção é trazer novos clientes para seu comércio. Não desperdice essa oportunidade e aproveite para fidelizar o cliente. O Programa NEX possui um recurso próprio para isso, o Sistema de Fidelidade. Nele, você cadastra seu cliente e ainda transforma a compra em pontos que podem gerar benefícios futuros determinados pela loja.

Conheça o Sistema de Fidelidade do Programa NEX, clicando aqui.

Saiba como um empreendedor baiano fidelizou mais de 100 clientes em pouco mais de um mês, neste post.

Divulgue, divulgue, divulgue

E não se esqueça, se você optou por fazer essa uma promoção em parceria ou de forma independente, divulgue muito este dia especial.

Comece a divulgar hoje mesmo e boas vendas!

Carol

Oi! Eu sou a Carol, do Nex. Estou aqui para ajudar aos pequenos comerciantes como você, a desenvolver todo potencial de seu negócio. Toda semana escrevo sobre algum assunto relacionado ao pequeno comércio: são dicas de gestão financeira, controle de estoque, marketing e vendas. Envie suas sugestões!

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