Controle sua Loja com NEX. É Grátis!

Voltar ao Início do Blog
Financeiro / Gestão

Com analisar o balanço financeiro de 2016

O pequeno comerciante diante do acúmulo de tarefas e da agitação do fim de ano acaba não fazendo seu balanço financeiro. Mas esse é um importante passo para saúde financeira de seu negócio em 2017.

Chegamos ao final de 2016. Encerramentos de ano sempre marcam um ritmo de retrospectiva, reflexão e avaliações. É de costume fazermos um balanço geral da nossa vida, avaliando ações e sentimentos, perdas e conquistas. Para, ao final, constatarmos o que nos causou lucros ou prejuízos e, assim, ter uma postura mais sábia diante de nossos próximos passos. Seguindo esta linha, se você é dono ou gerente de loja, já deve estar acostumado a fazer o balanço financeiro anual do seu comércio.

Caso você ainda não tenha adotado essa prática, está na hora de colocar como prioridade em suas tarefas anuais. Que tal começar agora?

Mesmo que você já tenha o hábito de efetuar balanços anuais, continue a leitura até o final. Nunca é demais aprender novas maneiras ágeis e eficazes de realizar tarefas.

Fechado para balanço financeiro

É bastante comum comerciantes fecharem as portas durante um curto período de tempo para verificar saldo de caixa, estoque, acertar contas e planejar o que fazer dali para frente.  Esse processo determina a situação em que a loja se encontra, avalia sua saúde financeira e coloca a casa em ordem para iniciar suas atividades comerciais no ano seguinte.

Neste cenário, você não deve apenas estar a par das operações da sua loja, mas também bem informado sobre o que está acontecendo no seu nicho de atuação. Assim, na hora de avaliar seu patrimônio, é possível ter uma visão geral de mercado e uma análise mais fiel da situação atual do seu comércio.

Como será o seu 2017?

Se a sua loja costuma fazer recesso entre Natal e Ano Novo, aproveite esses dias que seu estabelecimento já estará fechado para realizar o seu balanço. Caso contrário, na primeira semana de janeiro, escolha um dia com menos movimento e selecione uma equipe para ajudá-lo a realizar a sua análise patrimonial. Dessa forma, você evita que o seu comércio reinicie as atividades em 2017 vulnerável.

Para você calcular a situação financeira do seu último ano de atividades, reúna os seguintes dados para compor o seu balanço:

  • O que sua loja possui? caixa, vendas a receber, estoque, matéria prima, frota etc. Chamamos estes dados de "ativos";
  • Quais as obrigações financeiras do seu comércio? pagamento de fornecedores, obrigações trabalhistas e tributárias, provisões etc. Dados que denominados como "passivos";
  • Qual a diferença entre seus lucros e prejuízos? O resultado deste cálculo define o capital social da sua loja. O que chamamos de "patrimônio líquido".

Com o seu patrimônio líquido calculado, fica mais fácil planejar ações de crescimento para o próximo ano.

Como o NEX te ajuda nessa?

O Programa NEX disponibiliza alguns relatórios que serão satisfatórios na hora de colocar sua contabilidade em dia e tomar decisões em relação a 2017. Veja a seguir alguns:

  • Visão geral de caixas: escolha o período que deseja analisar e, em instantes, visualize na tela ou impresso uma visão geral dos seus últimos caixas;
  • Totalização de caixas no excel: caso prefira manter seu controle de vendas e lucro no computador, exporte qualquer tipo de tabela para o formato .xml;
  • Localização de caixas anteriores: essa opção permite que você visualize de forma instantânea informações como data de abertura e fechamento, sangrias, suprimentos, saldos inicial e final, bem como, quebra de caixa - caso houver;
  • Relatórios de sangrias: selecione o período e obtenha um relatório com todas as saídas de dinheiro feitas no caixa do seu estabelecimento;
  • Configurar e visualizar lucros: configure produtos para obter toda informação financeira que você precisa, por período ou na lista de produtos;
  • Ajustando preço dos produtos por percentual(%): caso sua análise aponte o reajuste de valor de mais de produto ou serviço da sua loja, utilizar essa ferramenta no seu programa irá facilitar bastante o seu trabalho;
  • Quanto vale seu estoque: saiba exatamente qual o valor que você tem em estoque (dado fundamental para o seu balanço);
  • Relatório de estoque e vendas: as informações aqui obtidas - comissão, valor pago, custo e lucro - permitirão insights estratégicos como a capacidade de lucro de uma promoção, por exemplo.

Estes recursos servem tanto para este momento, como para manter seu balanço atualizado. Se você adquirir este hábito mensalmente, facilitará o controle da sua situação contábil, financeira e econômica. E, obviamente, a análise geral ao final do próximo ano - otimizando tempo e evitando possíveis dores de cabeça.

Mesmo que seja um processo trabalhoso fazer a contabilidade de tudo, é indispensável que você inicie o ano com seu balanço financeiro em dia se quiser ter um desempenho econômico favorável, evitando endividamento.  

Então, se você ainda não realizou o seu balanço financeiro anual, peça ajuda a um contador de confiança e mãos a massa!

Equipe NEX

Olá, somos a equipe NEX e estamos aqui para ajudá-lo a obter sucesso em seu negócio. Semanalmente traremos conteúdos relevantes para você, dono de um pequeno comércio que sonha grande. Cadastre-se aqui no nosso site para receber todas as nossas atualizações!

Deixe seu comentário!

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

COMPARTILHE

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja!

Download Grátis

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja! Fácil de implantar, Simples de Usar e com todo o Suporte que você precisar.

Download Grátis
Central de Ajuda

Para dúvidas sobre o Programa NEX ou Suporte Online...

Acesse a Central de Ajuda
Veja também:

Veja mais sobre

"Financeiro"
Voltar ao Início do Blog

Simplificando a vida de mais de 46 mil lojas em todo Brasil

O Programa NEX é um sistema de gestão comercial grátis e completo para sua Loja. Com ele você pode controlar seu estoque, registrar suas vendas e fluxo de caixa, emitir Nota Fiscal, fazer orçamentos, imprimir recibos e etiquetas, cadastrar clientes, produtos, fornecedores e muito mais!

Baixe agora mesmo. É grátis!

Você já está sendo redirecionado...

Oops! Algo deu errado, por favor tente novamente!   :(

Nós pedimos o seu e-mail para ajudá-lo durante o processo de implantação do NEX; para mantê-lo atualizado sobre as novidades do sistema; ou com conteúdo relevante sobre a indústria do comércio.

Nós não vamos vender ou disponibilizar o seu endereço para terceiros. Você poderá cancelar o recebimento de nossos e-mails a qualquer momento, diretamente de todas as nossas comunicações.

Ao baixar e instalar o Programa NEX você concorda com os Termos de Serviço do Software

A Nextar é uma empresa especializada em desenvolvimento de software para comércio, com 16 anos de experiência, presente em mais de 46 mil estabelecimentos em todo Brasil.

Criadora do Programa NEX, para lojas e comércios de todos os tipos e também do gerenciador de Lan Houses NexCafé, possui conhecimento profundo do dia-a-dia de seus clientes e oferece soluções de qualidade para transformar o gerenciamento de um comércio em uma tarefa simples, fácil e segura.

Conheça melhor a Nextar