Balanço financeiro: o que é e como analisar o da sua loja

Analisar o balanço financeiro de um comércio é muito importante para entender o que causou lucros e prejuízos e como tomar melhores decisões no futuro!

Acompanhe todas as novidades. Assine nossa newsletter!

Inscreva-se

O que você vai ver nesse texto:

Encerramentos de ano sempre marcam um ritmo de retrospectiva, reflexão e avaliações. 

É de costume fazermos um balanço geral da nossa vida, avaliando ações e sentimentos, perdas e conquistas. 

Para um comércio não é muito diferente. 

Precisamos constatar o que nos trouxe lucros ou prejuízos e, assim, ter uma postura mais sábia diante de nossos próximos passos.

Seguindo esta linha, se você é dono ou gerente de loja, já deve estar acostumado a fazer o balanço financeiro anual do seu comércio. 

E caso você ainda não tenha adotado essa prática, está na hora de colocar como prioridade em suas tarefas anuais. 

Que tal começar agora?

A partir da leitura desse texto, você vai aprender o que é um balanço financeiro, a sua importância e como fazê-lo, além de identificar o momento ideal para começar o balanço e as melhores ferramentas disponíveis.

O Nex é um programa de gestão comercial com recursos que te ajudam na hora de calcular o balanço financeiro. Para saber mais sobre todos os recursos disponíveis, clique aqui.

O que é o balanço financeiro?

O que é o balanço financeiro

O balanço financeiro é um indicador do patrimônio e das dívidas de uma empresa. 

A sua prática ajuda no planejamento para concretizar todos os objetivos do negócio sem grandes obstáculos.

O balanço financeiro também é conhecido como balanço patrimonial e deve ser acompanhado com certa frequência para garantir a eficiência das finanças. 

Além disso, é obrigatório que toda a empresa tenha um registro contábil para anotar as movimentações relacionadas às suas atividades, incluindo bens, direitos e obrigações.

Qual a importância de fazer o balanço financeiro do seu negócio?

Através do balanço financeiro é possível analisar a real situação financeira do seu negócio, além de colaborar na hora de tomar decisões mais seguras.

A partir do balanço financeiro, você consegue controlar se é o momento de considerar uma expansão, ou se é melhor segurar um pouco as contas pensando na rentabilidade da sua loja.

Como e quando fazer o balanço financeiro da empresa?

Como e quando fazer o balanço financeiro da empresa

O balanço financeiro da empresa é composto por ativos (bens e direitos), passivos (obrigações ou dívidas) e patrimônio líquido (diferença entre o valor do passivo e do ativo).

Para a análise, você precisa definir quais são valores que entram como ativos e quais entram como passivos:

Ativos

- Ativos circulantes

Os ativos circulantes se referem aos recursos da empresa que podem ser convertidos em um curto prazo, de até 12 meses. 

Alguns exemplos são mercadorias, matéria-prima, aplicações financeiras e dinheiro em caixa.

- Ativos não circulantes

Os ativos não circulantes são bens e recursos que só poderão ser colocados em caixa após médio ou longo prazo. 

Exemplos: investimentos financeiros de longo prazo, recuperação de impostos, patentes e marcas, além de veículos, terrenos, etc.

Passivos

- Passivos circulantes

Passivo circulante são as obrigações que normalmente são pagas dentro do período de um ano: contas a pagar, dívidas com fornecedores de mercadoria ou matéria-prima, impostos a serem recolhidos, empréstimos bancários com vencimento próximo, assim como salários e décimo-terceiro.

- Passivos não circulantes

Os passivos não circulantes representam todas as contas a pagar a longo prazo. 

Como por exemplo: empréstimos, dividendos e impostos a serem pagos nos próximos exercícios, além de financiamentos a longo prazo e empréstimos de instituições financeiras.

Patrimônio líquido

Patrimônio líquido

O patrimônio líquido que mencionei mais acima é a diferença entre os ativos e passivos, em que o resultado é o capital disponível para a empresa.

Quanto à recorrência desse cálculo, o ideal é que no final de cada mês seja feita uma conferência breve, também chamada de balancete.

 Assim fica mais fácil fazer o balanço anual.

Mas esses dados devem ser acompanhados e atualizados constantemente, para que a gestão do seu negócio evite problemas futuros e esteja sempre à frente de eventuais falhas.

Como analisar o balanço financeiro?

A soma do patrimônio líquido e dos passivos deve chegar no mesmo resultado dos ativos e o ideal é que os ativos e os patrimônios passivos estejam sempre equilibrados, para que a empresa funcione de maneira eficiente e saudável.

Porém, um detalhe importante é que esse cálculo pode se complicar bastante quando a finalidade é comprovação de qualificação econômica financeira para os órgãos oficiais.

Nesse caso, o mais responsável é consultar um profissional de contabilidade especialista no assunto, para cumprir com todas as exigências da própria lei.

Fechado para balanço financeiro

Fechado para balanço financeiro

É bastante comum comerciantes fecharem as portas durante um curto período de tempo para verificar saldo de caixa, estoque, acertar contas e planejar o que fazer dali para frente.  

Esse processo determina a situação em que a loja se encontra, avalia sua saúde financeira e coloca a casa em ordem para iniciar suas atividades comerciais no ano seguinte.

Neste cenário, você não deve apenas estar a par das operações da sua loja, mas também bem informado sobre o que está acontecendo no seu nicho de atuação. 

Assim, na hora de avaliar seu patrimônio, é possível ter uma visão geral de mercado e uma análise mais fiel da situação atual do seu comércio.

Como será o seu próximo ano?

Se a sua loja costuma fazer recesso entre Natal e Ano Novo, aproveite esses dias que seu estabelecimento já estará fechado para realizar o seu balanço. 

Caso contrário, na primeira semana de janeiro, escolha um dia com menos movimento e selecione uma equipe para ajudá-lo a realizar a sua análise patrimonial. 

Dessa forma, você evita que o seu comércio reinicie as atividades do próximo ano, vulnerável.

Para você calcular a situação financeira do seu último ano de atividades, reúna os seguintes dados para compor o seu balanço:

  • O que sua loja possui? caixa, vendas a receber, estoque, matéria prima, frota etc. Chamamos estes dados de "ativos";
  • Quais as obrigações financeiras do seu comércio? pagamento de fornecedores, obrigações trabalhistas e tributárias, provisões etc. Dados denominados como "passivos";
  • Qual a diferença entre seus lucros e prejuízos? O resultado deste cálculo define o capital social da sua loja. O que chamamos de "patrimônio líquido".

Com o seu patrimônio líquido calculado, fica mais fácil planejar ações de crescimento para o próximo ano.

Como o Nex te ajuda nessa?

Como o NEX te ajuda nessa

O Nex disponibiliza relatórios que facilitam muito na hora de colocar sua contabilidade em dia e tomar decisões em relação ao próximo ano.

 Veja a seguir quais são:

  • Visão geral de caixas: escolha o período que deseja analisar e, em instantes, visualize na tela ou impresso uma visão geral dos seus últimos caixas;
  • Totalização de caixas no excel: caso prefira manter seu controle de vendas e lucro no computador, exporte qualquer tipo de tabela para o formato .xml;
  • Localização de caixas anteriores: essa opção permite que você visualize de forma instantânea informações como data de abertura e fechamento, sangrias, suprimentos, saldos inicial e final, bem como, quebra de caixa - caso houver;
  • Relatórios de sangrias: selecione o período e obtenha um relatório com todas as saídas de dinheiro feitas no caixa do seu estabelecimento;
  • Configurar e visualizar lucros: configure produtos para obter toda informação financeira que você precisa, por período ou na lista de produtos;
  • Ajustando preço dos produtos por percentual(%): caso sua análise aponte o reajuste de valor de mais de um produto ou serviço da sua loja, utilizar essa ferramenta no seu programa irá facilitar bastante o seu trabalho;
  • Quanto vale seu estoque: saiba exatamente qual o valor que você tem em estoque (dado fundamental para o seu balanço);
  • Relatório de estoque e vendas: as informações aqui obtidas - comissão, valor pago, custo e lucro - permitirão insights estratégicos como a capacidade de lucro de uma promoção, por exemplo.
  • Contas a Pagar: este recurso gera relatórios de Contas a Vencer ou Contas Pagas por período. Isso facilita muito na hora de identificar os passivos do seu negócio.

Estes recursos servem tanto para este momento, como para manter seu balanço atualizado.

Se você adquirir este hábito mensalmente, facilitará o controle da sua situação contábil, financeira e econômica. 

E, obviamente, a análise geral ao final do próximo ano - otimizando tempo e evitando possíveis dores de cabeça.

Para conhecer todos esses recursos e fazer download, clique aqui.

Conclusão

conclusão balanço financeiro

Mesmo que seja um processo trabalhoso fazer a contabilidade de tudo, é indispensável que você inicie o ano com seu balanço financeiro em dia se quiser ter um desempenho econômico favorável, evitando endividamento.  

Então, se você ainda não realizou o seu balanço financeiro anual, peça ajuda a um contador de confiança e mãos à massa!


Receba conteúdos pensados exclusivamente para a gestão da sua loja!

Inscreva-se
Edson Macari

Escrevo sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante.

No items found.

Fique de olho 👀

Heading

Heading

Heading

Acompanhe todas as novidades!

Nosso foco é ajudar pessoas a simplificarem a gestão das suas lojas. Seja avisado sobre nossas postagens clicando abaixo.

Inscreva-se