Como aplicar descontos para incentivar compras

Aprenda o jeito mais seguro e lucrativo de oferecer descontos e fazer promoções

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Há diversas formas de dizer a mesma coisa, portanto, ao oferecer descontos, escolher a melhor maneira pode ser decisivo na hora de fechar uma venda. O fato de um produto estar em promoção pode não ser atrativo o suficiente: comprá-lo precisa parecer um ótimo negócio!

Grande parte dos consumidores consideram o preço baixo como fator principal na hora de comprar, mas antes de ir oferecendo descontos chamativos em todos os seus produtos, saiba que você pode trabalhar a percepção dos clientes para que as vantagens da compra de um produto variem somente conforme a promoção é exibida.

Saiba, a seguir, como fazer até os menores descontos parecerem uma oportunidade única!

Aplique descontos com facilidade e alavanque suas vendas com a ajuda do Nex! Ele é um sistema de gestão que te permite configurar um produto com preço promocional durante determinado período de tempo, ou somente aplicar os descontos na hora da venda. Além disso, o sistema conta com diversos outros recursos que te auxiliam

Aplicando descontos na prática

Imagine a seguinte situação: você vende um produto a R$40, mas a sua margem de lucro permite que você venda a R$30. Há duas maneiras de anunciar esse desconto. Uma é em forma de porcentagem: baixando o preço de R$40 para R$30, você concede um desconto de 25%. Ou então, você apresenta o desconto em valores: um abatimento total de R$10.

De forma geral, se você seguir o que é chamada de Regra dos 100, a percepção de vantagem é muito maior se utilizar a porcentagem para exibir o desconto. Afinal, 25 é maior do que 10.

Para o segundo exemplo, vamos usar valores menores:

  • um produto custa R$18;
  • sua margem de lucro permite que você dê um desconto de R$3,70;
  • o percentual do desconto é de 20%.

Coloque-se no lugar do consumidor: não é muito mais atrativo um desconto de 20% do que um abatimento de R$3,70? Enquanto estes dois números representam o mesmo valor economicamente, consumidores costumam ver uma enorme diferença psicologicamente.

E não descarte a opção de anunciar o desconto total em dinheiro, pois ele funciona muito bem para valores maiores!

Na sua loja há um produto que custa R$3.500, um valor alto. Nas compras à vista, você consegue deduzir até R$525, o equivalente a 15% de desconto. Neste caso, é mais interessante anunciar o valor bruto reduzido, pois ele tem um peso muito maior sobre a intuição do consumidor.

Por via de regra, caso um produto custe até R$ 100,00, opte por usar a porcentagem ao divulgar um desconto. Se o preço do produto for superior a cem reais, prefira anunciar a quantia bruta abatida.

Como funciona a Regra dos 100

Você já entendeu o efeito da Regra dos 100, mas como dono do próprio negócio, é interessante se aprofundar um pouquinho além do consumo. Como algo tão simples pode dar certo se entender e influenciar o comportamento do consumidor é um desafio para qualquer comerciante?

Dá certo, principalmente, porque a Regra dos 100 influencia uma série de comportamentos relacionados à informação numérica de forma geral, como por exemplo, reduzir o peso de um produto ou relatar o crescimento do negócio a um possível investidor. Uma diminuição de um quilo parece menor do que a diminuição de 10%, assim como um aumento de 50% no movimento da loja, parece maior do que um aumento de 10 clientes por semana.

Portanto essa dica não vale somente para quando estiver anunciando valores ou estiver tratando de vendas, vale também para quando estiver consumindo informações numéricas. A forma como as informações são apresentadas tem uma grande importância na forma como elas são entendidas.

Controlando o preço promocional

Você também deve se atentar à duração do preço promocional, que dependendo da sua estratégia e do seu objetivo, pode durar de dias a meses. Mas quando a promoção é longa demais, ela passa a ser percebida pelos clientes como o preço normal, o que acaba resultando na desvalorização do produto, dificultando as vendas após o período promocional.

Pensando nisso, foi desenvolvido o recurso de Preço Promocional no Nex. Quando você configura um preço promocional no Nex, você já configura o período de promoção de uma forma simples e prática. Ao fim deste período, o produto volta ao valor original automaticamente.

Para ativar um preço promocional: abra o Nex e através do menu lateral de Produtos, acesse o cadastro do Produto ao qual você quer colocar em Promoção. Na tela de cadastro, acesse a aba Opções e ative a opção Preço Promocional de Venda.

Após ativar, informe o período que você deseja vender o produto no preço promocional e o valor de venda em promoção e salve as informações. Atenção: o valor informado nesta tela deve ser o de venda já com desconto, não somente o valor que será abatido!

Como o ideal é se planejar com antecedência, as promoções não precisam entrar em vigor a partir do momento da configuração. Você pode programá-las para que se iniciem numa data específica, como a semana que antecede o Dia dos Pais, ou o Natal. As promoções vão iniciar e encerrar automaticamente de acordo com a configuração de período feita.

Na tela de Vendas, ao pesquisar um produto em período de Promoção, o sistema apontará com um aviso em vermelho que o Produto selecionado está na promoção, como na imagem a seguir:

E para finalizar, vender muito de um produto com preço errado pode ser muito mais prejudicial do que vender pouco. Definir um preço promocional aleatoriamente então… A precificação dos seus produtos é alterada por diversos fatores que muitas vezes não são levados em consideração, por isso, deixo aqui, links úteis sobre precificação e promoção:

Como fazer um Precificação Segura:

https://www.programanex.com.br/blog/gestao-financeira-como-fazer-um-precificacao-segura

Como planejar uma Promoção de Sucesso:

https://www.programanex.com.br/blog/como-planejar-uma-promocao-de-sucesso

Para fazer download do Nex:

programanex.com.br/obrigado

E você, utiliza qual tática de promoção?

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Edson Macari

Escrevo sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante.

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