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Financeiro / Gestão

Como cobrar dívidas de clientes sem perder a boa relação

5 dicas para receber seu dinheiro sem estresse

No pequeno comércio existe algo que dá mais medo do que deixar uma venda pendurada: ter que cobrar um cliente. Se você tem uma relação próxima com ele, essa pode ser uma tarefa ainda mais desafiadora.

Infelizmente, ainda não há um protocolo que garanta o sucesso de uma cobrança, mas temos várias formas de diminuir o transtorno que essa situação provoca. É melhor respirar fundo, pensar que o cliente também pode estar passando por dificuldades, exercitar a compreensão e, com muita calma, partir para o primeiro passo!

Como fazer uma cobrança gentil

Ao cobrar um cliente, seja discreto, atencioso e respeitoso. O cuidado na cobrança deve estar no tom de voz e na escolha das palavras. Por exemplo, no lugar da palavra “dívida”, que tal a expressão “valor em débito”? Tentar receber o pagamento na base da ameaça só vai complicar, pois essa é uma prática proibida pelo Código de Defesa do Consumidor. Conforme Art. 71, do Capítulo VII:

“Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas, incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer”.

E ainda está sujeito à detenção de três meses a um ano, além de multa. Ou seja, o melhor jeito é entrar em contato amigavelmente para tentar resolver a situação com um acordo.

O que causou o atraso no pagamento?

Entre em contato com o cliente, mas no primeiro momento, procure entender a causa do atraso. Sabendo o motivo, fica mais fácil de ajudá-lo a entender que você não está só cobrando, mas também o auxiliando na solução do problema. Lembre-se que essa delonga pode ser o jeito do cliente mostrar insatisfação com a entrega do serviço ou de um produto com defeito. Além disso, você pode se surpreender com o que o levou a adiar o pagamento.

Negocie a dívida

Agora que você já sabe o motivo do atraso, é preciso oferecer alternativas que deixem o cliente confortável. Se o consumidor atrasou por insatisfação com o serviço prestado, por que não se desculpar e oferecer um desconto? E se o valor da dívida estiver acima do que o freguês pode pagar, ofereça um parcelamento. Esse tipo de iniciativa vai aumentar as suas chances de receber e faz com que o cliente se interesse por uma negociação. Considere fazer um acordo, sem envolvimento judicial, para obter pelo menos parte do dinheiro de negociações que já aconteceram há muito tempo.

Envie lembretes

Manter contato com o cliente devedor é indispensável. Uma tática de pós-venda é continuar avisando o cliente via sms, e-mail, ou até mesmo WhatsApp sobre as novidades de produtos e promoções. Aproveite esse contato para avisar a data do vencimento do prazo combinado para pagamento. O cliente não verá como cobrança, verá como bom atendimento! E no caso do prazo já ter vencido, estimule o cliente a entrar em contato se estiver com alguma dificuldade.

É importante que essas mensagens sejam enviadas dentro do horário comercial e com certa moderação. Punição por excesso de cobrança também está prevista pelo Código de Defesa do Consumidor. E lembre-se que o cliente pode se sentir desconfortável dependendo da forma que você entrar em contato, portanto ao fazer o cadastro, pergunte como ele prefere ser contatado e deixe isso bem claro no registro.

Aceite cartão de crédito

Uma alternativa interessante para evitar problemas com recebimento, inclusive de dívidas antigas, é aceitar pagamentos no cartão de crédito. Um conforto para você e seu cliente, já que você tem garantia de que vai receber o valor e o cliente tem mais controle sobre o vencimento. Apesar do fiado ser mais interessante para o consumidor, por não ter anuidade e nem juros, procure permitir a pendura somente para os bons pagadores, acompanhando o histórico de compras dos seus clientes e focando em promoções, descontos e vantagens para quem acertar o débito em dia. Para saber mais sobre como aceitar pagamentos no cartão de crédito é só clicar aqui.

E por fim, mantenha em mente que ser cobrado é um direito do cliente! Isso pode ajudar a perder o medo de fazer aquela ligação ou mandar aquele e-mail. ;)

Edson

Oi, eu sou o Edson Macari! Estou aqui para ajudar a simplificar a gestão de seu pequeno comércio. Vou escrever sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante. Ficarei feliz em receber suas sugestões!

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