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Marketing

Como conseguir mais clientes para seu comércio usando SMS marketing

Atualmente, o Brasil tem mais de 230 milhões de smartphones em circulação, número superior ao de habitantes.Isso significa que há uma oportunidade enorme para quem souber usar o SMS Marketing.

Essa técnica consiste em abrir um canal de comunicação com o cliente via SMS. Ela é útil tanto para conseguir aumentar o número de consumidores no seu comércio,como também para fidelizá-los.

Se você quer explorar ao máximo o SMS Marketing, precisa ler o artigo de hoje com muita atenção. Nele, ensinaremos como usar a ferramenta para conseguir mais clientes.

Ficou interessado? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Use o SMS Marketing como ferramenta de retargeting

Você sabia que, de acordo com uma pesquisa americana, 90% dos consumidores abrem as SMS recebidas em até 3 minutos depois do envio? Pois é! Nenhuma outra via de comunicação digital tem essa taxa de abertura, nem mesmo o e-mail (média de22%).

Por isso, o SMS é uma ferramenta muito poderosa para fazer retargeting,caso você tenha um e-commerce.

Por exemplo, suponha que você tenha uma loja online onde vende os seus produtos e conseguiu capturar o celular de vários clientes anteriormente.

Assim, caso um desses clientes tente comprar algum produto, mas abandone o carrinho, você pode automatizar o envio de um SMS para fazer ação de retargeting.

Nesse envio, você pode adicionar um frete grátis, talvez um desconto ou simplesmente lembrar o cliente de que ele começou a comprar um produto e não finalizou.

Dessa forma, você recupera um cliente “perdido” e aumenta o seu número de vendas.

Mande mensagens somente no horário comercial

Você já parou para pensar por que as pessoas odeiam receber mensagens publicitárias? Normalmente, uma mensagem publicitária é uma oportunidade de um bom negócio. Por isso, as pessoas deveriam gostar de recebê-las.

Na verdade, a principal razão pela qual as pessoas não gostam de receber mensagens publicitárias é a inconveniência. É o sentimento de representar apenas “uma oportunidade de negócio” para a empresa e não uma “pessoa”.

Isso acontece porque muitas empresas não sabem como enviar SMS, mandam mensagens fora do horário comercial e seus vendedores são inconvenientes, sem aceitar um “não”como resposta.

Portanto, se você quer ter sucesso na sua estratégia de SMS Marketing,não envie mensagens fora do horário comercial. Definitivamente, não envie mensagens à noite e nem de madrugada. Isso despertaria a raiva do seu consumidor.

Ative o senso de oportunidade dos seus consumidores

Lembra que nós dissemos que 90% dos SMS são abertos em até 3 minutos?Isso significa que a ferramenta é uma ótima oportunidade de ativar o senso de oportunidade do seu consumidor.

Envie mensagens com “promoções-relâmpago” em horários específicos do dia.Isso fará com que a pessoa perceba que a promoção está “acontecendo agora”. No mínimo, ela vai querer saber mais sobre o assunto e como ela pode participar.

É o que nos ensina a neurociência, que revela que existem certos gatilhos que são fortes demais para negar. Por exemplo, o sentimento de poder se aproveitar de algo ou de ter medo de ficar de fora de uma promoção são muito fortes.

Portanto, no mínimo o seu consumidor vai querer saber mais sobre o assunto e, talvez, comprar o produto caso seja relevante para ele.

Tenha um calendário de datas especiais para os seus clientes

Existem vários feriados em que as pessoas precisam comprar algum presente para a mãe, para o pai, para o cônjuge, para os filhos e por aí vai.

No entanto, é comum que as pessoas esqueçam desses eventos. O pior ainda é quando elas querem comprar pela Internet, mas o prazo do frete é longo demais.

Nesse caso, você pode usar o SMS Marketing de maneira estratégica para conseguir bons resultados.

Caso você tenha uma lista de números e a localização dessas pessoas,consulte no site da sua transportadora ou dos Correios o prazo para a entregados produtos. Então, monte listas específicas com base nisso e envie mensagens como “Não se esqueça que o Dia das Mães está chegando. O nosso prazo de frete para o seu destino é de 5 dias úteis, então o melhor dia para comprar é no dia X”.

Já para contatos da sua cidade, mande duas mensagens diferentes. A primeira delas é lembrando que o feriado está chegando e que sua loja terá promoções. Já a segunda deve ser 3 dias antes do feriado dizendo “Esqueceu de comprar um presente para o Dia dos Pais? Então venha na nossa loja”.

Monte ofertas exclusivas para o público da sua lista de SMS

O público consumidor é um pouco resistente a oferecer o número de telefone para lojistas pois temem receber muito SPAM.

Por isso, você pode ter alguma dificuldade para conseguir uma lista robusta de números para fazer o SMS Marketing.

No entanto, isso pode ser contornado com uma boa oferta de conteúdo. Por exemplo, ofereça promoções incríveis na sua loja e coloque um cartaz dizendo“50% OFF só para quem tem o código enviado via SMS”.

As pessoas vão querer saber do que se trata e explique que é uma ação só para quem participa da lista SMS.

Sempre que as pessoas verem isso, elas vão sentir que estão perdendo uma boa oportunidade e vão querer participar da sua lista para não ficar de fora das próximas.

E aí, aprendeu como usar o SMS Marketing para conseguir mais clientes para o seu comércio? Então não esqueça de deixar um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Este texto foi escrito pelo analista de conteúdo Diego Andrade.

Autor Convidado

Este artigo foi escrito por um de nossos parceiros especialistas no assunto. Para mais informações sobre guest posts e demais estratégias de conteúdo, entre em contato através do e-mail (conteudo@nextar.com.br).

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