Controle sua Loja com NEX. É Grátis!

Voltar ao Início do Blog
Marketing

Como conseguir mais clientes para sua loja com marketing local

Se você deseja atrair mais clientes que residem ou transitam próximo ao seu negócio, então esse artigo é para você. Nele, você vai aprendera como usar o marketing local para conseguir alcançar esse objetivo.

De fato, o conceito de marketing local diz respeito às estratégias que podem ser usadas para fazer uma segmentação de clientes baseada na localização. O objetivo é alavancar as vendas do negócio, focando nos resultados.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, indicamos formas de utilizar o marketing local para dar maior visibilidade a uma loja na região em que ela atua. Acompanhe na leitura para saber mais!

O que é Marketing Digital Local?

De um jeito muito simples, é possível dizer que este marketing trabalha promoções do empreendimento, loja e negócio específico por meio de estratégias que têm como foco o segmento geográfico.

Quaisquer ações de comunicação necessitam considerar todos os informativos e dados relacionados a localização do público, mas dessa forma,o intuito é priorizar tudo o que auxilie a atrair aqueles que morem ou trabalhem perto do empreendimento.

Conseguindo mais clientes com anúncios na internet usando geotargeting

Geomarketing é um termo utilizado para se referir a um conjunto de estratégias voltadas para o entendimento do comportamento dos consumidores de determinado local.

 Entre essas estratégias, talvez a mais conhecida e utilizada seja a segmentação de públicos por localização, também conhecida como geotargeting.

 Com a utilização de ferramentas específicas, é possível direcionar os anúncios de uma campanha somente para pessoas que se encontram na região do negócio.

 Pode-se ainda segmentar públicos por cidades ou por áreas menores como bairros. Atualmente, a maioria das plataformas de anúncios pagos oferece essa possibilidade para facilitar as campanhas de marketing local.

 No que diz respeito ao rastreamento dos clientes, este é possível por conta do sistema de GPS presente nos smartphones.

Marketing local mais eficiente com geofencing

Quem é que nunca foi a um shopping e, logo, visualizou um monte de notificações no celular com ofertas e vários convites atrativos para determinadas lojas presentes lá? Isto é chamado de “geofencing”. Ele,literalmente, é capaz de monitorar todos os seus passos.

Para fazer uso dele a seu favor, enquanto empresário, é preciso distribuir um app aos clientes, através de anúncios em aplicativos de GPS, ou ainda, caso o público esteja com internet do estabelecimento específico. Isso é o que geralmente ocorre com shoppings que apresentam recursos maiores para o investimento desse tipo de software.

No mundo do marketing digital local, o geofencing (ou geocerca)é uma das ferramentas mais eficientes para atrair clientes. Basta que os clientes se aproximem da área em que a loja se encontra.

As notificações em questão, podem ser ofertas ou recompensas. Somente para exemplificar, é possível disparar mensagens de texto e anunciar de maneira mais direcionada nas mídias sociais.

A geocerca é também utilizada para conferir os comportamentos de compra dos consumidores e as visitas deles às lojas da concorrência.

Quanto à área delimitada pela “cerca”, esta pode ser definida pelo administrador. No entanto, os usuários têm a opção de recusar o rastreamento ao adentrarem a região selecionada.

Otimização de sites como estratégia de marketing local

Entre os exemplos de marketing local na internet está a construção de sites otimizados, que permitem entregar soluções personalizadas aos usuários. 

Mas como exatamente um site otimizado pode ser uma boa estratégia de marketing local?

Para exemplificar como isso é possível, um site profissional pode ser programado para pedir a localização do cliente para oferecer conteúdo sem seu idioma. 

Esse tipo de situação é muito comum em sites de notícias. No entanto, o mesmo é válido para e-commerces. 

Ao informar sua localização para o site, um usuário pode encontrar apenas as ofertas disponíveis em sua região.

Fortalecendo laços com a comunidade

No marketing local, é necessário considerar também as estratégias a serem desenvolvidas fora da internet. 

Uma delas é apoiar eventos realizados pela comunidade,oferecendo patrocínio para projetos sociais. Esse tipo de iniciativa tende afazer com que um negócio seja bem visto pelos moradores. 

É possível ainda fazer parcerias com outros negócios e profissionais localizados na mesma região. Dessa forma, é possível alcançar clientes que consomem em outros estabelecimentos.

Aproveitando os benefícios do marketing local

Com a utilização das estratégias que citamos aqui, você poderá atrair mais clientes para seu negócio. Isso porque elas permitem que sua marca apareça para as pessoas que moram ou transitam em sua região.

Entre essas estratégias, temos as ferramentas digitais de marketing local, que possibilitam a segmentação de público por localização. Não se deve esquecer também das estratégias de integração com a comunidade.

Você utiliza outras maneiras de realizar esse tipo de marketing? Quais as vantagens do marketing local para seu negócio?

Esse texto foi  desenvolvido pela equipe do blog UP Sites.

Autor Convidado

Este artigo foi escrito por um de nossos parceiros especialistas no assunto. Para mais informações sobre guest posts e demais estratégias de conteúdo, entre em contato através do e-mail (conteudo@nextar.com.br).

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja!

Download Grátis

Deixe seu comentário!

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

COMPARTILHE

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja! Fácil de implantar, Simples de Usar e com todo o Suporte que você precisar.

Download Grátis
Central de Ajuda

Para dúvidas sobre o Programa NEX ou Suporte Online...

Acesse a Central de Ajuda
Veja também:

Veja mais sobre

"Marketing / Vendas"
Voltar ao Início do Blog

Simplificando a vida de mais de 50 mil lojas em todo Brasil

O Programa NEX é um sistema de gestão comercial que vai facilitar a rotina da sua Loja. Com ele você pode controlar seu estoque, registrar suas vendas, controlar o caixa, emitir nota fiscal, fazer orçamentos, imprimir recibos e etiquetas, cadastrar clientes, produtos, fornecedores, controlar as contas a pagar e muito mais!

Baixe agora mesmo. É fácil!

Baixe Grátis
Ao baixar e instalar o Programa NEX você concorda com os Termos de Serviço do Software

A Nextar é uma empresa especializada em desenvolvimento de software para comércio, com 16 anos de experiência, presente em mais de 50 mil estabelecimentos em todo Brasil.

Criadora do Programa NEX, para lojas e comércios de todos os tipos, possui conhecimento profundo do dia a dia de seus clientes e oferece soluções de qualidade para transformar o gerenciamento de um comércio em uma tarefa simples, fácil e segura.

Conheça melhor a Nextar