Controle sua Loja com NEX. É Grátis!

Voltar ao Início do Blog
Marketing

Como criar orçamentos inesquecíveis e personalizados

Saiba como Tamires Gonçalves, proprietária da Marcenaria Jurerê, aumentou suas vendas com orçamentos inovadores.

Quer saber como uma dona de marcenaria deu a volta por cima com a ajuda do Instagram? A rede social não só a ajudou a divulgar seu comércio de forma mais eficiente, como serviu de inspiração para criar orçamentos inovadores e totalmente personalizados. Antes de criar o perfil da Marcenaria Jurerê no Instagram, Tamires Gonçalves entregava panfletos no sinal para divulgar o seu comércio. Hoje, com mais de 15 mil seguidores, 70% dos negócios são fechados através da rede social.

Antes de criar o perfil, Tamires viu o movimento do seu negócio cair drasticamente. Mesmo com as indicações de arquitetos e clientes parceiros, a empreendedora sabia que precisava mudar a forma de divulgar sua marcenaria para atrair mais clientes. Ela conta que a panfletagem sempre ajudou a marcenaria a se manter, porém, nos últimos anos, observou que seus consumidores não chegavam mais com recortes de revistas para mostrar o tipo de móvel que queriam. Passaram a levar prints do Instagram (reproduções de tela do celular). Foi quando percebeu que precisava fazer parte da rede em que seus clientes já estavam inseridos! “O Instagram, hoje, também funciona como uma ferramenta de busca: as pessoas procuram produtos e serviços por lá mesmo”, afirma.

Para criar o perfil na rede social, Tamires procurou ajuda profissional da especialista em novas mídias, Ana Tex, que trabalha como consultora de marketing, inovação e tecnologia, é professora universitária e ainda ministra cursos online e palestras em todo o Brasil.

Agora o Instagram da marcenaria de Tamires é referência para os clientes. E com muita generosidade, ela compartilhou com nossa equipe de conteúdo como esta rede social a ajudou a entender a relação do consumidor com tecnologia. Baseado em suas experiências com as novas tecnologias e ferramentas digitais, eu separei três ações que mostram como ela cria seus orçamentos e como isso mudou a forma dela de fechar negócios.  

Compreenda a necessidade do seu cliente

Antes de ir acrescentando produtos na aba de orçamentos do NEX, você tem que entender o que seu cliente precisa, o que ele espera obter, e acima de tudo: como você o atenderá com eficiência. Esses são passos básicos para oferecer um bom serviço e você verá como são essenciais para as dicas a seguir.

No caso de Tamires, cada vez que ela se encontrava com o cliente, precisava alterar algo no projeto. A solução que ela encontrou foi reunir todos os fatores que costumavam alterar um projeto de móveis (quantidade de roupas, calçados, etc.) em um questionário que o cliente preenche antes mesmo do primeiro contato. Para isso, ela usou os Formulários do Google.

Com esta ferramenta, você pode reunir todo tipo de informação a partir das perguntas que você mesmo elabora, de forma simples e rápida. Não esqueça de marcar a opção “Coletar endereços de e-mail”. E depois de disponibilizar o link na descrição do Instagram e nas suas outras redes sociais, é só conferir conforme seus fregueses vão preenchendo.

Por exemplo, se você trabalha com venda de doces e salgados para eventos, além das perguntas básicas de quantidade e sabor dos aperitivos, você pode incluir perguntas sobre o tipo de evento e o tema. Você também pode  separar um espaço para informar a quantidade que você acredita que o cliente deve pedir , baseada no número de convidados e na sua experiência.

Com base nessas informações, você já pode montar um orçamento no NEX e enviar por e-mail. Mas para aproveitar todas as sugestões, fique atento nas próximas dicas.

Orçamento por Vídeo

Inspirada pelo instagram e pelo quanto as novas mídias influenciam os consumidores, Tamires teve a ideia de fazer orçamentos em vídeos. Com o objetivo de aumentar a proximidade com o cliente, os vídeos são feitos com o seu próprio celular e funcionam como uma conversa, em que explica o projeto para o possível comprador.

Com o auxílio de um apoio para celular, ela aponta a câmera para o seu rosto, abre o projeto no computador e começa a gravar. Depois de explicar cada detalhe, envia o vídeo com o projeto digital e a planilha de orçamento ao cliente em questão.

A empreendedora acredita que esse primeiro contato pode ser a única oportunidade de cativar o consumidor. Fator decisivo na hora de fechar negócio! Quando você dinamiza o atendimento dessa forma, além de facilitar para o cliente que não pode visitar seu escritório, você mostra a sua dedicação.

Alguns pontos são essenciais para que seu vídeo tenha o efeito esperado:

  • Fale o nome do seu cliente no vídeo. Mostre que esse vídeo foi exclusivamente gravado para ele.
  • Justifique seu preço de maneira sutil. Você pode falar da qualidade do seu material, ou de quanto tempo você precisará para executar o pedido.
  • Não esqueça de convidar o cliente para uma visita à sua loja! Apesar de ser uma ferramenta muito eficiente, o vídeo não dá a oportunidade do cliente interagir e é sempre mais fácil fechar negócio com o cliente por perto.
  • Se o arquivo de vídeo for muito extenso para anexar ao e-mail, utilize o Google Drive e envie o link junto do orçamento gerado no Programa NEX!

Orçamentos Personalizados

Tamires aproveitou que um de seus clientes gostava de futebol para incluir a imagem de uma partida na televisão de um dos projetos. A empreendedora não vende TV, mas detalhes como este fazem toda a diferença, pois demonstram a atenção que ela colocou naquele cliente.

Você não precisa conhecer profundamente o seu cliente, basta prestar atenção no que ele fala, mesmo que não pareça diretamente importante para a execução do serviço. As sugestões de pergunta no primeiro tópico podem ajudar muito na hora de conhecer quem está contratando o seu serviço! Além disso, as dicas da Tamires devem servir de inspiração e as possibilidades de personalizar um orçamento são infinitas. Se você trabalha com buffet, por exemplo, pode procurar por uma foto de alguma festa que você serviu com o mesmo tema!

Reaqueça a venda entrando em contato

Você elaborou o projeto, gravou o vídeo, fez o orçamento, enviou um e-mail e o cliente não respondeu? Algumas plataformas podem te confirmar que o cliente recebeu suas mensagens, mas não tem o mesmo efeito de você procurá-lo novamente.

Ligue para o cliente. Pergunte se ele teve chance de olhar seu orçamento e o que você pode fazer para fechá-lo. Apenas procurá-lo pode ter um efeito grandioso, imagine então oferecer um desconto!

Para saber tudo sobre gerar orçamentos pelo Programa NEX, clique aqui e acesse nosso tutorial.

Espero que essas dicas alavanquem o seu negócio, assim como fizeram com o da Tamires!

E para finalizar, Ana Tex, a tutora da Tamires Gonçalves, foi uma das palestrantes do RD Summit 2017, evento de marketing digital que aconteceu entre 19 e 21 de outubro. O tema da palestra foi Instagram e Whatsapp para pequenas empresas (assuntos que já falamos aqui e aqui). Eu e o Rodrigo Sá, da equipe de conteúdo do programa NEX, tivemos o prazer de assistir de pertinho e ainda entrevistar essas duas profissionais incríveis logo após à palestra. As dicas exclusivas estão no vídeo abaixo!

 

Edson

Oi, eu sou o Edson Macari! Estou aqui para ajudar a simplificar a gestão de seu pequeno comércio. Vou escrever sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante. Ficarei feliz em receber suas sugestões!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja!

Download Grátis

Deixe seu comentário!

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

COMPARTILHE

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja! Fácil de implantar, Simples de Usar e com todo o Suporte que você precisar.

Download Grátis
Central de Ajuda

Para dúvidas sobre o Programa NEX ou Suporte Online...

Acesse a Central de Ajuda
Veja também:

Veja mais sobre

"Marketing / Vendas"
Voltar ao Início do Blog

Simplificando a vida de mais de 50 mil lojas em todo Brasil

O Programa NEX é um sistema de gestão comercial que vai facilitar a rotina da sua Loja. Com ele você pode controlar seu estoque, registrar suas vendas, controlar o caixa, emitir nota fiscal, fazer orçamentos, imprimir recibos e etiquetas, cadastrar clientes, produtos, fornecedores, controlar as contas a pagar e muito mais!

Baixe agora mesmo. É fácil!

Você já está sendo redirecionado...

Oops! Algo deu errado, por favor tente novamente!   :(

Procurando um app de Vendas para Celular?

Conheça o Kyte, o aplicativo de Vendas da NEXTAR criado especificamente para os celulares Android ou iPhone.

OBS: o Kyte não funciona integrado ao NEX.

Nós pedimos o seu e-mail para ajudá-lo durante o processo de implantação do NEX; para mantê-lo atualizado sobre as novidades do sistema; ou com conteúdo relevante sobre comércio.

Nós não vamos vender ou disponibilizar o seu endereço para terceiros. Você poderá cancelar o recebimento de nossos e-mails a qualquer momento, diretamente de todas as nossas comunicações.

Ao baixar e instalar o Programa NEX você concorda com os Termos de Serviço do Software

A Nextar é uma empresa especializada em desenvolvimento de software para comércio, com 16 anos de experiência, presente em mais de 50 mil estabelecimentos em todo Brasil.

Criadora do Programa NEX, para lojas e comércios de todos os tipos e também do gerenciador de Lan Houses NexCafé, possui conhecimento profundo do dia a dia de seus clientes e oferece soluções de qualidade para transformar o gerenciamento de um comércio em uma tarefa simples, fácil e segura.

Conheça melhor a Nextar