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Marketing

Como criar um calendário de postagens para as redes sociais do seu comércio

Planejar posts de redes sociais garantirá que você sempre tenha conteúdo de qualidade para compartilhar com os seus seguidores!

Com o alto fluxo de conteúdos novos nas redes sociais, destacar-se é um desafio cada vez maior. Gerenciar diversas redes sociais não é um trabalho fácil, principalmente para você que, além de cuidar das mídias sociais do seu negócio, ainda possui diversas outras atribuições dentro do seu comércio.

As redes sociais possuem uma grande influência, através de suas postagens você pode melhorar o engajamento do seu público e aumentar seu número de seguidores, fazendo com que o seu comércio seja mais conhecido. 

Por esse motivo vamos ensinar como criar um calendário de postagens para sua redes sociais, otimizando o seu tempo e aumentando a qualidade de seu conteúdo!

O que é um calendário de postagens para redes sociais?

De forma simplificada, um calendário de postagens é como uma agenda, nela você pode organizar quais publicações você realizará em suas redes sociais e sobre qual assunto. Ela pode ser feita de forma mais simples, com o tema e o dia de sua publicação, ou mais complexa, detalhando o formato das artes que serão utilizadas, horário das postagens e até mesmo qual é o público-alvo que se pretende atingir. Quem decide o melhor modelo de calendário para o seu negócio é você, o importante é criar um modelo de fácil entendimento e que você consiga cumpri-lo.

A criação de um calendário de postagens permite uma maior organização para você, podendo programar com antecedência até meses de postagens. Dessa forma, terá mais tempo para cuidar de outras funções em seu comércio. 

Lembre-se de revisar sua programação periodicamente, estar por dentro das tendências é essencial, fique atento aos novos assuntos e, caso necessário, atualize o seu calendário de postagens.

Como criar um calendário de postagens

Existem vários modelos de calendário, ele poderá ser criado seguindo o formato de um “calendário real”, se você optar por um modelo visualmente mais agradável, mas caso prefira algo mais simples, um documento no Word ou uma planilha no Excel contendo uma lista com as datas e as informações sobre as postagens já basta.

Existem algumas ferramentas online que podem ajudar você a criar o seu calendário de postagens. Uma delas é o Google Calendar, também conhecido como Google Agenda. Você pode acessá-lo por um computador, ou baixar o aplicativo através da Google Play ou da App Store, para manter o seu calendário disponível no celular.

O comerciante que comanda uma loja de roupas, por exemplo, poderia organizar o seu calendário de postagens da seguinte maneira:


Google Calendar (Google Agenda) - Calendário de Postagens

No Google Calendar é possível realizar  detalhamento de suas tarefas, como no exemplo acima, além de determinar qual é o horário desejado. Essa plataforma permite uma organização rápida, com um visual simples e é totalmente gratuita.

Não se esqueça que seu calendário de postagens é uma estratégia de marketing, por isso, dê uma olhada nas datas comemorativas fixas do ano que deseja aplicar a sua nova estratégia e use-as a seu favor. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, como no exemplo anterior, não deixe de fazer postagens estratégicas relacionadas a datas como o Dia Internacional da Mulher, Dia do Consumidor, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e tantas outras datas que podem favorecer o seu negócio.

Saiba que interagir com seu público pode ajudá-lo a aumentar seu engajamento nas redes sociais. Curtir comentários, responder dúvidas, tudo isso cria uma sensação de proximidade de seus seguidores com o seu negócio, se possível, separe uma parte do seu tempo, em seus dias de trabalho, para interagir com seu público.

No começo criar seu calendário de postagens e cumpri-lo pode ser complicado, saiba que até mesmo empresas maiores levam um tempo até definir qual é o fluxo de postagens ideal para eles. O importante é você começar a se planejar e aprimorar cada vez mais a qualidade do seu conteúdo.

Agora que você já sabe como criar seu calendário de postagens para redes sociais, confira algumas dicas para deixar seu calendário ainda melhor:

Saiba quais são as melhores redes sociais para você

Para fazer um calendário mais direcionado para as redes sociais do seu comércio, você precisa entender onde está o seu público-alvo. O perfil de cliente que você deseja para o seu negócio usa mais o Instagram, Facebook ou outra rede social? Analise os dados demográficos de suas redes sociais e, caso necessário, acompanhe as pesquisas e relatórios externos realizados por instituições confiáveis. 

Você sabia que cada rede social tem um tipo de conteúdo que funciona melhor para ela? Veja alguns exemplos:

  • O Facebook abrange todas as formas de mídia, mas tem uma forte inclinação para vídeos;
  • O Instagram é uma plataforma predominantemente de fotografia;
  • O Twitter é uma plataforma baseada em texto e focada em informações rápidas.

Conhecer qual rede social é a mais utilizada pelo tipo de cliente que deseja atrair para o seu negócio, assegura que você utilize a melhor estratégia de comunicação de acordo com cada mídia social. Você pode se aprofundar um pouco mais sobre o assunto e destacar quais são as principais características de cada rede social.

Outra boa estratégia é analisar em qual rede social os seus concorrentes estão conseguindo maiores resultados, isso pode trazer novas ideias para você!

Descubra que tipo de conteúdo repercute mais

Para se destacar nas redes sociais você precisa ter um bom engajamento de seus seguidores, uma maneira de conseguir isso é entender qual tipo de conteúdo chama mais a atenção deles, o que eles mais gostam de consumir em suas redes sociais. Uma boa técnica para descobrir isso é revisar seus posts antigos e observar quais tiveram um sucesso maior. 

Uma excelente ferramenta para ter acesso a informações sobre o seu conteúdo e seu público é o Estúdio de Criação do Facebook. Nele você pode vincular múltiplas contas do Facebook e do Instagram e ter acesso às métricas de visualização e engajamento para todas as publicações feitas no últimos 7 dias!

Veja como você pode acessar essas informações:

O primeiro passo é entrar na página, fazer o login com sua conta do Facebook e vincular as contas que você deseja acompanhar. O exemplo a seguir mostra a página principal de uma conta do Instagram vinculada:

Estúdio de Criação (Publicações) - Calendário de Postagens

Depois disso, basta clicar em sua publicação desejada e analisar as informações exibidas do lado direito da tela:

Estúdio de Criação (Detalhes da publicação) - Calendário de Postagens

Agora você pode descobrir qual tipo de conteúdo o seu público mais gosta e focar em novos conteúdos semelhantes, aumentando suas chances de ter um engajamento cada vez maior!

Escolha a frequência de suas postagens

Essa é uma etapa muito importante e que depende de diversos fatores. A frequência de postagens irá variar dependendo de seu tipo de comércio, seu público-alvo e as redes sociais que serão utilizadas.

Veja a seguir algumas sugestões baseadas nas pesquisas mais atualizadas de frequência para postagens em cada rede social para maximizar sua visibilidade:

  • Instagram: 1 a 3 vezes por dia.
  • Páginas do Facebook: 1 a 2 vezes por dia.
  • Twitter: 3 a 10 vezes por dia.
  • LinkedIn: 1 a 2 vezes por semana.

Lembre-se que esses números são apenas sugestões e não uma regra, encontre a frequência ideal para a realidade do seu comércio. Saiba que não basta apenas ter uma boa frequência, o conteúdo também precisa ser relevante e significativo para o seu público-alvo, caso contrário, seu engajamento não será melhor apenas porque sua frequência de postagens aumentou nas redes sociais.

É nesse momento que você irá determinar o fluxo de postagens de suas mídias sociais, alguns optam também por incluir horários fixos, uma vez que, após uma análise mais aprofundada sobre o tipo de seguidores de suas redes sociais, é possível determinar também qual é o horário que a maioria deles estão online, aumentando assim as chances de seus posts estarem à frente de outros, quando postados em horários estratégicos.

Compartilhe conteúdo de qualidade

Como dito anteriormente, a frequência não basta para obter melhores resultados em suas redes sociais, é preciso oferecer para seus seguidores conteúdos atraentes, que despertem sua curiosidade e o faça permanecer mais tempo em seu perfil consumindo o seu conteúdo.

Agora que você já usou recursos para saber qual tipo conteúdo atrai mais o seu público, é necessário começar a pensar em novas ideias relacionadas a esses assuntos para criar seus próximos posts.

É claro que, manter um fluxo constante de postagens com conteúdo de qualidade em suas redes sociais, nem sempre é uma tarefa fácil. É por isso que abaixo seguem algumas ferramentas que podem ajudar você nessa missão.

Scoop.it

É uma ferramenta fantástica para encontrar conteúdo relevante e compartilhar em todas suas redes sociais! Existe uma versão completamente gratuita que permite seguir os tópicos mais pertinentes à sua marca, facilitando o planejamento até mesmo de semanas de conteúdo para seus perfis sociais.

Buzzsumo

Essa plataforma permite que você insira qualquer domínio de site ou cadeia de palavras-chave e ela retorna para você o conteúdo mais socialmente compartilhado em torno desse assunto. A ferramenta permite a procura em diferentes idiomas e possui uma versão gratuita.

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Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Não deixe de comentar.

Camila

Olá, meu nome é Camila Upegui! Estou aqui para ajudar você, pequeno comerciante, na gestão de seu negócio. Minha missão é escrever sobre suas principais necessidades e ajudar seu comércio a crescer. Caso tenha alguma sugestão, não deixe de me enviar!

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