Como criar um perfil comercial no Instagram [Passo a Passo]

Quer saber como criar Instagram comercial? Aprenda tudo o que você precisa saber para começar a vender online pelo Instagram agora mesmo. Confira o guia!

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O que você vai ver nesse texto:

O Instagram é uma poderosa ferramenta de Marketing Digital. Com conteúdo mais visual, a rede social segue sendo uma das que mais crescem e geram engajamento. 

Confira a seguir, como criar uma página de divulgação no Instagram e oferecer aos seus clientes mais informações sobre os seus produtos, seus serviços e sua empresa.

Como é o perfil comercial do Instagram?

Um perfil comercial no Instagram possui métricas que possibilitam ao administrador acompanhar dados valiosos sobre suas publicações.

Outro recurso disponível é a opção de colocar o contato do seu estabelecimento na própria biografia. 

Um botão que conecta os seus seguidores diretamente ao seu e-mail ou telefone comercial.

Além disso, ao criar um perfil para empresas no Instagram, você pode promover suas publicações diretamente do aplicativo através de anúncios pagos.

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Perfil pessoal x perfil profissional: qual a diferença no instagram

Visualmente, o Instagram não apresenta muitas diferenças entre um perfil pessoal e um perfil profissional. 

A ideia é justamente que as empresas se conectem com os seguidores de forma espontânea, gerando mais engajamento e proximidade com o público.

As maiores diferenças ficam por conta dos recursos e das métricas sobre o desempenho dos stories, das publicações e dos anúncios, tudo em tempo real. 

Além de obter informações detalhadas sobre seguidores e como as pessoas interagem com publicações de um perfil comercial.

Por que criar uma conta comercial no Instagram

Criar uma conta comercial no Instagram permite que suas estratégias de Marketing sejam muito mais assertivas, por conta das informações que você obtém ao utilizar o aplicativo. 

Uma publicação pode ser muito mais eficaz se você souber exatamente em que horário publicar, por exemplo. 

Com a porcentagem de gênero, a localização e a faixa etária dos seus seguidores, fica mais fácil direcionar seus esforços e obter melhores resultados através das suas postagens.

Além disso, os recursos exclusivos para empresas podem ajudar a criar um senso de comunidade em torno da sua marca. 

E isso é muito valioso. 

Quanto mais próximos os seguidores se sentirem à sua empresa, maiores são as chances de indicarem seus produtos ou serviços a um amigo.

Perfil comercial instagram: vantagens e desvantagens

Uma das maiores vantagens de ter um perfil comercial no Instagram é poder acompanhar de perto os resultados das suas postagens para entender e otimizar as suas estratégias. 

Além de conhecer seu público através de dados demográficos, o Instagram comercial permite que você conheça o comportamento dos seus seguidores: em que horários costumam interagir e quais formatos de publicações eles preferem.

A única possível desvantagem é em relação à dedicação de tempo para administrar a rede social

Criar um Instagram comercial para o seu negócio é absorver mais uma demanda. E para fazer algo que se destaque nas redes sociais você precisa se dedicar a isso. 

De preferência, exclusivamente. 

Mas sabemos que estar à frente de um negócio muitas vezes significa traçar estratégias, organizar estoque, vender, limpar e tudo mais sozinho. 

Essa é a realidade da maioria dos empreendedores no Brasil. 

Portanto, se a saúde financeira do seu negócio permite contratar um funcionário dedicado às redes sociais, contrate. 

As chances de obter um retorno positivo com alguém olhando exclusivamente para as informações que as redes sociais trazem são muito maiores.

Como faço para criar uma conta no Instagram 2021 [Passo a Passo]

Passo 1: Download

O Instagram permite a navegação pela Web, mas dá preferência ao uso do aplicativo, com alguns recursos exclusivos. 

Então, a primeira coisa que você precisa fazer é o download do aplicativo no seu smartphone:

Passo 2: Cadastro

Informe seus dados cadastrais: nome e e-mail. 

Você também pode fazer o login através do Facebook, tornando o processo mais rápido.

Passo 3: Nome de usuário

Chegou a hora de definir qual será o nome de usuário do seu perfil. 

Procure escolher o mais simples e objetivo possível, mas que tenha relação direta com o nome do seu negócio.

Passo 4: Imagem de perfil

Após confirmar seu nome de usuário, você deve subir uma imagem de perfil. O tamanho recomendado pelo Instagram é de 110×110 pixels

Se a sua empresa tem uma logo, use ela aqui.

Passo 5: Definindo a Bio

Para finalizar você deve escrever sua bio: um pequeno resumo que aparece no seu perfil. Nele deve conter o que sua empresa faz e qual a sua especialidade, de forma bem breve e clara.

Instagram comercial: 4 dicas para ter sucesso

Instagram comercial

- Usar hashtags

As hashtags têm muito potencial de aumentar a visualização das suas publicações, uma vez que elas são exibidas para toda a rede e não somente aos seus seguidores.

Hashtags destacam um determinado assunto, reunindo publicações com o mesmo tema, como #Empreendedorismo, por exemplo.

Você pode embarcar numa hashtag bastante usada, mas também pode criar uma exclusiva para as publicações da sua empresa ou das suas campanhas. 

Confira #ProgramaNEX e veja o que as pessoas estão publicando sobre o Nex no Instagram!

- Usar anúncios no Instagram

O Instagram é uma plataforma gratuita, porém, a visualização das publicações de forma orgânica é limitada. 

Ou seja, quando você publica algo, esse conteúdo será exibido apenas a uma parcela dos seus seguidores. 

Para alcançar um número maior de visualizações você precisa investir em anúncios e impulsionamentos.

Para garantir o sucesso dos seus anúncios, fique atento às informações do seu público alvo. 

Planeje bem suas postagens pagas e dê preferência ao conteúdo que vai gerar algum tipo de retorno. 

Além de segmentar para que tipo de público o post será mostrado, observe os dados de acesso e relatórios de cada post patrocinado para melhorar os anúncios futuros.

- Engajar com seguidores

Engajamento é uma via de mão dupla. Da mesma forma que você espera que seus seguidores interajam com suas publicações, mostre que sua empresa está atenta e se importa com toda interação.

Curta as postagens que mencionem seu perfil, comente os posts dos seus clientes, principalmente os posts sobre os seus produtos, e use as hashtags mais relevantes e populares sobre o seu segmento.

Faça postagens sobre os eventos importantes do seu nicho e crie um senso de comunidade com a marca. 

Estabelecer um local livre para diálogo pode ser o destaque dos seus concorrentes.

- Usar todos os recursos disponíveis

Publique fotos, vídeos, stories e reels, e observe quais geram mais interação. Utilize os filtros e efeitos mais populares, tudo em caráter de teste. 

Em pouco tempo você consegue definir quais tipos de publicação geram mais valor para a sua marca com menos esforço, sem deixar de dinamizar seu conteúdo sempre que possível.

Além disso, não deixe de conhecer o blog oficial Instagram for Business, que além de soluções de análise de dados para o seu negócio, também compartilha as tendências entre os usuários e anunciantes.

5 métricas que você deve acompanhar no Instagram

- Impressões

As impressões do Instagram são o número de vezes que um post ou perfil apareceu na tela dos usuários, mesmo que um único usuário tenha visualizado a publicação diversas vezes. Todas essas exibições são contabilizadas como impressões. 

Impressões são uma métrica importante para quem investe em branding, ou reconhecimento de marca

Porém, as impressões precisam ser combinadas a outros dados para serem assertivas. 

- Alcance

O alcance é delimitado pelo número de contas únicas que visualizaram uma publicação.  

É uma métrica mais precisa e ajuda a otimizar o quanto de investimento em tempo ou dinheiro deve ser direcionado a uma postagem.

Somente o alcance pode não traduzir o impacto das suas ações no Instagram. Por isso é sempre importante combinar esses dados às Impressões. 

Afinal, o sucesso de uma publicação é definido principalmente pelo seu objetivo. 

Por exemplo: você esperava alcançar mais pessoas ou gerar mais engajamento com uma determinada publicação? 

- Dados demográficos

Com uma conta comercial no Instagram, você tem acesso às informações demográficas dos seus seguidores: como gênero, idade, país e cidade.

Além de medir a faixa etária predominante, se tem mais seguidores homens ou mulheres e as principais cidades do seu público, você também consegue definir quais publicações fazem mais sucesso entre esses recortes.

Isso possibilita que você planeje conteúdos mais direcionados e segmente melhor os seus anúncios.

- Cliques

Os cliques traduzem o número de usuários que acessaram o link da sua bio. 

Com essa informação você consegue entender o quanto o Instagram direciona clientes para seu site ou catálogo digital, e quantos deles se revertem em pedidos online. 

Sabendo bem o real potencial de gerar clientes através do Instagram, você consegue definir o quanto deve investir em esforços para essa rede.

- Atividades dos seguidores

Através da ferramenta de análise do Instagram, você consegue conferir a média de vezes que seus seguidores acessam a rede social por dia.

E além de medir o número de visualizações no seu perfil, nas suas fotos e nos seus vídeos, também é possível determinar o horário ideal de postagem.

Assim fica muito mais fácil entender qual é o tipo de conteúdo que mais agrada seu público e com que frequência postá-los. 

Postar no horário certo pode ser determinante para o engajamento.

Perguntas frequentes sobre criar instagram comercial

O que colocar na bio do Instagram comercial?

A bio do Instagram tem uma peculiaridade muito importante: ali é o único lugar no seu perfil que permite inserir um link clicável. 

Portanto, é importante colocar o link com maior relevância para a sua estratégia.

Além disso, não esqueça de incluir uma frase objetiva que resume a sua área de especialidade. 

Seja breve e definitivo.

Como criar uma segunda conta comercial no Instagram?

Você pode criar e acessar uma segunda conta comercial no Instagram e 4 passos:

  1. Abra o aplicativo e acesse o seu perfil. Em seguida, toque no botão Menu > Configurações.
  2. Na opção “Login em várias contas”, toque em “Adicionar conta” logo abaixo.
  3. Toque em “Cadastre-se”: você pode escolher entre fazer login com o perfil do Facebook ou fazer o cadastro com um e-mail ou número de telefone.
  4. Informe seu nome completo e uma senha de acesso. E pronto!

Você pode alternar entre as contas clicando no seu Perfil.

Como criar uma página de divulgação no Instagram

Para criar uma página de divulgação, você pode criar uma nova conta normalmente e seguir estes passos:

  1. Acesse a aba “Configurações” do seu perfil.
  2. Toque em “Conta”.
  3. Selecione “Mudar para conta profissional”.
  4. Escolha a opção que melhor descreve seu negócio: “Criador de conteúdo” ou “Empresa”.
  5. Selecione uma categoria para descrever o seu ramo de atividade.
  6. Escolha as opções de exibição do perfil > Se o perfil estiver privado, autorize a conta para se tornar pública.

Conclusão

Através deste texto você como o Instagram pode ajudar a gerar clientes para o seu negócio. Viu dicas sobre postagens e principalmente sobre os recursos exclusivos do Instagram para empresas. 

Não deixe de conferir o material exclusivo do Nex sobre como vender online com o Instagram, o link para o e-book gratuito está disponível logo abaixo!


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Edson Macari

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