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Como criar um sistema de fidelidade que realmente fideliza

Quer saber como criar um sistema de fidelidade que realmente fideliza? Neste texto eu conto como você pode fazer com que seu cliente só queira comprar em sua loja!

Você já deve ter ouvido falar em “Fidelização de Clientes” algumas vezes. Essa é uma tendência de marketing que, a cada ano, fica ainda mais fortalecida. E sabe por quê? Porque funciona mesmo!

Entre as maiores qualidades dessa estratégia de marketing estão o baixo custo de investimento e a facilidade de implementação. Neste texto, vou te mostrar o que é um sistema de fidelidade, como criar um programa de benefícios por pontos e quais os prêmios certos para o seu cliente.


O que é um Sistema de Fidelidade

Um sistema de fidelidade é uma forma não só de manter seu cliente no seu comércio, mas de fazê-lo comprar cada vez mais. Para que ele funcione, é preciso manter um cadastro atualizado de seu cliente e associar todas as compras realizadas por ele num banco de dados para, assim, transformar todo valor gasto em pontos. São os pontos que vão definir o que o cliente ganha de benefício comprando na sua loja. Quanto mais compras realizar, ou quanto mais fiel seu cliente for, melhor o benefício que ele receberá como presente.

Esse controle de fidelidade precisa ser de fácil entendimento e simples de operar. Isso significa que todas as regras devem ser claras, tanto para a loja quanto para o cliente. Por outro lado, se ficar muito complicado de operar, pode ser que nem toda compra seja associada ao cliente, fazendo com que a pontuação não seja justa.

Se você já usa o Programa NEX, mas ainda não sabe como utilizar nosso sistema de fidelização, acesse o link com o passo a passo que vou deixar ao final do texto.
Se você ainda não instalou o NEX,  clique aqui e baixe grátis.

Como criar um programa de benefício por pontos

A parte operacional de se criar um Programa de Benefício é relativamente fácil. Tendo um software integrado com suas vendas e com seu estoque, o que você vai precisar fazer é cadastrar o cliente, associar as compras realizadas por ele e definir quantos reais vale um ponto, como eu disse no tópico anterior.

O cadastro em si é simples, mas o retorno que ele traz para o seu comércio é bem abrangente. Um bom cadastro de clientes será seu maior tesouro. Com ele você vai conseguir entender o que seus consumidores mais compram, criar promoções personalizadas e ter sempre à mão todos os dados dos seus clientes.

Mas fazer do consumidor um comprador fiel, vai além de oferecer prêmios. É importante demonstrar que você o conhece e sabe como facilitar sua vida. Recursos como entrega em domicílio, “CPF na nota”, controle de pais e identificação visual por foto, vão trazer uma série de pequenos confortos que terão um impacto muito positivo em quem compra no seu comércio.

Se, por exemplo, o comprador habitual for  uma criança que mora ao lado de sua loja e vai com frequência realizar compras solicitadas pelos pais, é bacana oferecer uma forma de controlar isso informando no cadastro quem é o pai e a mãe. Algo simples, mas que pode ser uma forma de mostrar que você está atento.

O importante é aproveitar a proximidade que você já tem naturalmente com seu cliente e transformar isso numa estratégia de marketing.

Quais prêmios oferecer para seu cliente

Se você quer ir além de oferecer facilidades e criar efetivamente um sistema de fidelidade, é importante oferecer um diferencial. Essa é a fase que mais vai precisar de sua dedicação, trazendo, portanto, mais fidelização e aumento de faturamento.

Criar um bom programa de premiação por fidelidade está intimamente ligado a conhecer bem seu cliente. O que ele mais compra? Do que ele sente falta? Qual a faixa etária e hábitos de seu cliente? Conhecendo-o bem, você vai premiá-lo com algo realmente relevante para ele. Por exemplo, se você tem uma loja de produtos destinados para terceira idade, não faz sentido dar como prêmio um par de patins. É um exemplo esdrúxulo, mas a ideia é essa. Você precisa entender o que tem a ver com seu cliente para mostrar primeiro que o conhece bem e, segundo, oferecer um benefício que seja realmente um prêmio e não um “presente de grego”, certo?

Esse prêmio pode ser um produto, um desconto, uma aula, uma consultoria, ou seja, há infinitas possibilidades. O importante é que o prêmio seja coerente com o que seu cliente deseja e com o que seu comércio oferece.

Para não ficar só na teoria, nada melhor do que uma experiência real para exemplificar o que pode ser um bom sistema de benefícios por pontos.

Eu contei aqui no blog a história de um cliente que, em apenas 63 dias de portas abertas, já havia fidelizado 109 clientes. Wilde Robert é dono do “Clube Deguste Saúde”, uma loja de alimentos naturais de Salvador que oferece não só alimentação, mas todo um estilo de vida. Em pouco tempo, ele conseguiu se tornar uma referência de saúde para seus clientes. Como ele conseguiu isso? Ele ouviu muito bem cada pessoa que entrava em sua loja e, baseado nas necessidades demonstradas numa conversa informal, ele criou um plano de benefícios que oferece serviços como massoterapia, descontos em academias e muitos prêmios ligados à saúde e bem estar.

Resumindo, para criar um bom sistema de fidelização, faça uma boa reflexão sobre quem é seu cliente e o que você pode oferecer para ele em troca da preferência por sua loja! Se quiser uma inspiração, que tal dar uma lida sobre a experiência do Wilde Robert e seu “Clube Deguste Saúde”? O link estará ao final do texto.

Agora é hora de criar seu próprio sistema de fidelidade.

É simples, não precisa de muito investimento e seu cliente vai adorar se sentir especial. Tanto que vai voltar e ainda comprar mais!

Os links que eu prometi estão aqui

Sistema de Fidelidade | passo a passo para configurar o Sistema de Fidelidade no Programa NEX.

Inspiração | Conheça a história de Wilde Robert, criador do Clube Deguste Saúde.

Este tema foi assunto de nossa live "Papo de Balcão". Se você não conseguiu acompanhar ao vivo, não se preocupe, esse e outros vídeos com dicas para o pequeno comércio estão disponíveis em nosso Canal do YouTube.

 

Carol

Oi! Eu sou a Carol, do Nex. Estou aqui para ajudar aos pequenos comerciantes como você, a desenvolver todo potencial de seu negócio. Toda semana escrevo sobre algum assunto relacionado ao pequeno comércio: são dicas de gestão financeira, controle de estoque, marketing e vendas. Envie suas sugestões!

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