Como demitir um funcionário: motivos, dicas e o que não fazer

Demitir um funcionário nunca é fácil, mas com algumas dicas o momento pode se tornar menos desconfortável. Saiba mais:

Acompanhe todas as novidades. Assine nossa newsletter!

Inscreva-se

O que você vai ver nesse texto:

Independente do motivo, demitir um funcionário nunca é uma tarefa fácil, especialmente para pequenos empreendedores que talvez nunca tenham enfrentado essa situação. 

O momento é desagradável tanto para quem está demitindo quanto para o colaborador que está prestes a ser dispensado.

É importante manter profissionalismo e sensibilidade na hora de dar a notícia para o funcionário em questão. 

Neste texto, separamos 5 dicas valiosas sobre como demitir um funcionário da forma correta e tornar o momento menos desconfortável para todos. Confira a seguir! 

Como demitir um funcionário: tenha os motivos certos

Como demitir um funcionário: tenha os motivos certos

Antes de pensar em como demitir um funcionário, é preciso avaliar diversos fatores para ter certeza de sua decisão e não se arrepender no futuro. 

Como líder, você não deve mandar um colaborador embora apenas porque ele tem uma opinião forte, por exemplo, essa característica pode tornar sua equipe mais forte e com novas perspectivas.

Por isso, é importante encontrar os motivos certos para demitir alguém. Em negócios de menor porte, torna-se ainda mais difícil tomar essa decisão, uma vez que a relação com os funcionários costuma ser mais próxima. 

Os motivos mais comuns que levam à demissão de um funcionário são:  

  • Baixa produtividade.
  • Inadequado para a função.
  • Falta de alinhamento com a empresa.
  • Pouca motivação.
  • Corte de custos.

5 Dicas de como demitir um funcionário

5 Dicas de como demitir um funcionário

Conheça algumas dicas que vão ajudar a deixar o momento da demissão menos desconfortável para você e o funcionário:

1. Planeje-se antecipadamente

Planejar com antecedência como será realizada a demissão ajuda a evitar que essa experiência seja ainda mais desagradável.

Antes de falar com seu funcionário, estruture como a conversa será conduzida, separe todas as informações que precisam ser ditas durante o processo, organize a documentação necessária para efetuar o desligamento do funcionário e escolha a data e o local mais adequados para conversar com ele.

2. Faça uma reunião presencial - com testemunhas

Evite comunicar a demissão para seu funcionário através de e-mails, ligações ou similares.

O ideal é que você escolha um lugar reservado para encontrar-se com o funcionário pessoalmente e informar sobre a rescisão.

A reunião deve ser o mais particular possível, procure chamar apenas o funcionário que será demitido e outro colaborador para servir de testemunha. 

Se no seu negócio houver um responsável pelas partes mais burocráticas que possa prestar esclarecimentos sobre o processo de demissão, é indicado que essa pessoa seja sua testemunha. 

Caso contrário, apenas chame um funcionário de sua confiança para estar presente durante o processo, pois isso traz maior segurança e ajuda a proteger o negócio e o funcionário de futuros problemas.

3. Registre tudo por escrito

Para muitas pessoas, receber o comunicado de desligamento do seu trabalho é bastante impactante, e pode gerar falta de atenção ou esquecimento dos detalhes da conversa, como motivos da demissão e valores a serem pagos.

Após dar a notícia, envie um e-mail reforçando as informações mais importantes abordadas na reunião. Para facilitar a compreensão, você pode pontuar os detalhes em forma de lista.

4. Seja rápido e objetivo

Evite enrolar o funcionário, vá direto ao ponto e explique que o motivo da reunião é para comunicar sua demissão. Se prolongar demais, você pode causar uma angústia desnecessária.

Esclareça os motivos que levaram à demissão de maneira clara e breve, procure manter a conversa em um tom de diálogo desde o início, reconheça as contribuições positivas do funcionário, evitando excessos para não transparecer contradição, e esteja aberto para ouvi-lo  e esclarecer suas dúvidas.

5. Seja cordial e mantenha o respeito

Por causa da grande carga emocional que este momento pode gerar no colaborador, você deve ser ainda mais cordial, respeitoso e gentil.

A reação de cada pessoa é imprevisível, independente se o funcionário ficar triste ou irritado com a notícia, mantenha a postura e o profissionalismo.

Lembre-se que o momento é delicado e, se é difícil para você, imagine como é para o funcionário demitido. Se for necessário repetir alguma informação já dita, faça-o pacientemente.

Como demitir um funcionário: o que NÃO fazer

Como demitir um funcionário: o que NÃO fazer

Agora que você já conferiu nossas dicas para tornar o momento da demissão menos difícil, chegou a hora de descobrir como NÃO demitir um funcionário. Veja os principais erros: 

  • Não esclarecer os motivos: seu funcionário tem o direito de saber os motivos que ocasionaram sua demissão, seja claro em sua explicação para evitar discussões ou conflitos desnecessários.
  • Delegar a tarefa a outro que não o líder: em negócios menores, normalmente é função do próprio dono comunicar a notícia. Mas se você tem uma quantidade maior de funcionários, é papel do supervisor direto daquele funcionário informá-lo sobre a decisão.  
  • Desconhecer os direitos trabalhistas: nem todo colaborador sabe quais são seus direitos trabalhistas, o que pode assustá-lo ainda mais ao receber a notícia. Cabe a você informar os direitos trabalhistas do funcionário e o passo a passo da rescisão.
  • Não realizar o desligamento em particular: esse erro pode provocar um grande constrangimento para o funcionário. Evite falar sobre o assunto com mais pessoas além das necessárias e lembre-se de que a conversa deve ocorrer em um ambiente reservado.
  • Não fazer avaliações periódicas: a demissão não pode ser uma total surpresa para o funcionário. Procure fazer avaliações de desempenho periódicas de cada colaborador, já que por meio delas é possível indicar os pontos a serem melhorados e dar a chance para que o funcionário corrija possíveis falhas. 

Os próximos passos após informar o funcionário

Os próximos passos após informar o funcionário

Após a demissão, a primeira coisa que deve ser feita é comunicar a equipe de trabalho da qual o funcionário fazia parte.

Não é necessário entrar em detalhes, fale com clareza e objetividade. Seja cuidadoso com suas palavras para não gerar a sensação de insegurança e medo nos demais colegas.

Outro passo importante é desvincular completamente o acesso físico e eletrônico do funcionário. 

Peça ao funcionário cópias de chaves, aparelhos eletrônicos fornecidos no trabalho, as senhas de acesso a computadores, programas e softwares

Também é importante retirar o nome do funcionário das listas de e-mails e sites corporativos.

Por fim, uma das partes mais importantes é o cálculo do acerto da demissão. Essa tarefa exige alguns cuidados e procedimentos a serem seguidos.

Em empresas maiores, o profissional encarregado do RH cuida desse passo. Mas em comércios pequenos a realidade é outra, e muitos empreendedores não têm conhecimento detalhado para realizar essa função.

Recomendamos que conte com a ajuda de um contador que possa auxiliar você a realizar o cálculo da rescisão corretamente e evitar possíveis erros. 

O Nex é um sistema completo de gestão da sua loja. Com ele você controla a comissão de seus vendedores e ainda conta com recursos como Controle Vendas, Cadastro do Clientes, PDV, Controle Financeiro, Controle de Caixa e mais! Baixe Grátis aqui.

Conclusão

Essas foram algumas dicas sobre como demitir um funcionário da forma certa! Esperamos que depois desse texto você se sinta mais preparado para passar por esse momento. 

Lembre-se de colocar nossas dicas em prática quando precisar passar por essa situação. Com elas, a situação será mais tranquila para você e para o funcionário.

Você já precisou demitir alguém? Conte-nos a sua experiência nos comentários!

Receba conteúdos pensados exclusivamente para a gestão da sua loja!

Inscreva-se
Camila Upegui

Olá! Por aqui compartilho dicas para ajudar você, pequeno comerciante, na gestão da sua loja. Confira o conteúdo e otimize sua rotina!

No items found.

Fique de olho 👀

Heading

Heading

Heading

Acompanhe todas as novidades!

Nosso foco é ajudar pessoas a simplificarem a gestão das suas lojas. Seja avisado sobre nossas postagens clicando abaixo.

Inscreva-se