Como e porquê realizar o backup diário no Nex

Neste post, falamos sobre a importância do backup e como salvar os dados diários no Nex.

Acompanhe todas as novidades. Assine nossa newsletter!

Inscreva-se

O que você vai ver nesse texto:

Um dia você chega em sua loja, liga o computador e ele não responde. A tela preta fica parada, inerte. Nada o faz funcionar. Aquele ícone tão conhecido e reconfortante não aparece. Você sente um vazio e bate aquele desespero. Rapidamente, você envia para uma assistência técnica e o atendente responde para que fique tranquilo, vai dar tudo certo. Ele vai formatar e tudo voltará ao normal.

Ufa! Você volta mais aliviado para a loja e faz tudo a papel e caneta. Tudo bem, é só por um dia. No começo é até divertido. Você pensa em como as pessoas viviam quando não existia computador, internet, smartphone e tudo o que faz parte de nossa vida digital. Chegando a hora do almoço, esse sistema manual já não está assim tão bacana. Mas tudo bem, é só por um dia. O técnico prometeu que amanhã entrega o computador tinindo, funcionando, aparecendo aquele ícone conhecido e reconfortante. Você não vê a hora de acessar o Nex e parar de anotar tudo num papel.

No outro dia, como combinado, o computador chega. Você liga e logo aparece aquela tela linda. Está até limpinha por conta da formatação. Você lembra do dia anterior, suspira e pensa: “ainda bem que passou”.

Agora é só clicar no ícone do Nex (que o técnico gentilmente reinstalou para você) e começar a usar. Está dando tudo certo, abre a tela de vendas e você vai conferir um produto que estava com estoque baixo e então, o pesadelo do dia anterior volta: cadê o produto? Não aparece mais! Nem esse produto, nem outro, nem nada! Não há mais nenhuma informação ali...

E você se lembra de que nunca fez backup dos dados cadastrados no Nex!

Lendo este texto, você sentiu seu coração acelerar ou deu uma zonzeira? Calma, é só um texto. Mas agora, depois desse susto de mentirinha, eu espero que você nunca mais se esqueça de fazer backup de suas tão preciosas informações. Elas valem ouro, acredite.

E para que você não fique perdido, vou passar algumas orientações de como realizar backup e restaurar os dados quando for preciso. Torcemos com todo nosso coração para que não ocorra nenhum dano ou perda de seu computador, mas acho que te convenci a nunca mais deixar de se prevenir.

Então vamos lá. É bem simples!

Como realizar o backup diário no Nex

Como disse, o backup precisa ser diário, ou seja, sempre que abrir sua loja, faça um backup ao final do dia. Caso você faça somente de dez em dez dias, por exemplo, se no 9º dia você perder seus dados, a restauração salvará somente até a data do último backup. Então, para recuperar o máximo de dados possíveis, ao final do funcionamento, logo após realizar o fechamento de caixa, siga esse passo a passo:

1.   Abra em sua tela o NexServ (Nex Servidor).

2.   Em seguida, clique na aba "1.Banco de Dados".

3.   Selecione a opção "Copiar (Backup)".

4.   Escolha a pasta destino.

Atenção, salve seus backups em um local fora do computador. Pode ser em *nuvem, hd externo ou pen drive. Se o backup é salvo em seu próprio computador, caso ocorra roubo ou dano irreversível, você perderá os dados da mesma forma.

*Mais adiante, vou colocar opções de nuvem disponíveis de forma gratuita.

5.   Clique em "Realizar Cópia".

6.   Aguarde o processo terminar por completo. Ao final clique em Ok para finalizar. O backup terá sido salvo no local onde você definiu como pasta destino.

Você encontra esse passo a passo ilustrado ou em vídeo, clicando aqui.

*A nuvem é um local fora de seu computador que guarda seus arquivos em um site específico. Portanto, deve ser acessada via internet, tanto para salvar ou restaurar seus arquivos.

Há algumas opções gratuitas oferecidas por sites como:  dropbox, google drive e one drive. Para baixar ou conhecer melhor cada opção é só clicar nos links acima.

O one drive é da Microsoft. Se você utiliza o Windows original, é possível que ele já esteja instalado em seu computador. O dropbox, dependendo da versão do Windows, também já vem instalado. De qualquer forma, caso ainda não tenha o aplicativo, é só baixar gratuitamente.

Tanto o one drive quanto o dropbox mantém uma pasta em seu computador. Isso vai facilitar o processo no momento de escolher a pasta destino para salvar seus backups (item 4 do passo a passo acima). ATENÇÃO: O Backup salva os dados inseridos no Nex, não o programa em si. Caso perca todos os dados de seu computador, é só realizar novo download e executar a instalação do Nex em um minuto. Para voltar a usar, utilize o mesmo login e senha e restaure os dados como explico a seguir. Faça novo download no site do Nex.

Como restaurar os dados de backup, caso ocorra algum problema com o computador

Você precisará utilizar o backup não só em caso de perda ou defeito do computador, mas para transferir seu Nex para outra máquina ou realizar uma reorganização de dados.

Para restaurar seu banco de dados no mesmo computador ou em um novo, realize o passo a passo descrito neste link.

Em alguns casos, como queda de energia, desligamento incorreto do computador, problemas com vírus, erros do Windows ou problemas no HD pode ocorrer um erro no banco de dados.

Neste caso, acesse este link para realizar a correção e voltar a utilizar o Nex normalmente.

Pronto! Você nunca vai precisar se desesperar caso ocorra algum imprevisto com seu computador. Esse procedimento é como uma mudança de hábito. No início, pode até ser difícil lembrar de realizar o backup todos os dias, mas depois vai ser como respirar e você nunca mais vai se esquecer.

Quer começar a usar o Nex e trazer seus dados de outros sistema? Nossa equipe técnica se compromete em tentar realizar a conversão do seu banco de dados para o Nex. Clique aqui para saber mais.

Receba conteúdos pensados exclusivamente para a gestão da sua loja!

Inscreva-se
Carol

Oi! Eu sou a Carol, do Nex. Estou aqui para ajudar aos pequenos comerciantes como você, a desenvolver todo potencial de seu negócio.

No items found.

Fique de olho 👀

Heading

Heading

Heading

Acompanhe todas as novidades!

Nosso foco é ajudar pessoas a simplificarem a gestão das suas lojas. Seja avisado sobre nossas postagens clicando abaixo.

Inscreva-se