Controle sua Loja com NEX. É Grátis!

Voltar ao Início do Blog
Começando

Como escolher o ponto certo para uma loja?

A escolha do ponto comercial da loja muitas vezes é deixado para trás em relação a outras preocupações na hora da abertura de um novo comércio. Esse erro é bastante comum e pode ser crucial para o bom desenvolvimento do empreendimento. Afinal, o ponto representa o local onde as pessoas encontrarão você. Sem ter visão ou bom acesso ao local, você pode estar perdendo muito clientes sem nem mesmo perceber.

Muitos elementos devem ser considerados na escolha do ponto comercial ideal. Listaremos nesse post os principais fatores a serem levados em conta divididos em três grupos: estratégicos, físicos e financeiros. Confira.

Fatores estratégicos

São os fatores que mais precisam de cuidado e de tempo dedicado para serem bem definidos. Geralmente requerem uma pesquisa junto a moradores e um mapeamento da região.

Localização de negócios próximos

O ideal é a realização de um mapeamento da área, levantando informações sobre os empreendimentos que situam-se próximos ao ponto comercial, visto que, normalmente, quanto mais lojas próxima, maior a circulação de clientes. Deve-se ter atenção especial com potenciais concorrentes e também com negócios similares ao seu, que podem beneficiar um ao outro, como por exemplo uma clínica veterinária e um comércio de pet-shop na mesma quadra.

Circulação de pessoas

Pontos de ônibus, serviços essenciais ou lojas já consolidadas na cidade costumam trazer consigo uma grande circulação de pessoas. Atente também para novas construções ou até mesmo possibilidades a longo prazo que podem fazer com que o movimento de pessoas na região aumente. Quanto mais pessoas circulam perto de sua loja, mais clientes potenciais você tem por perto.

Perfil dos moradores da região

Analise com cuidado o perfil dos moradores da região. Não seria uma boa ideia abrir uma loja de luxo em um bairro de baixa renda ou uma loja de R$1,99 em um bairro de classe alta.

Fatores físicos

São aqueles fatores que são visíveis desde o momento em que você vai ao local pela primeira vez.

Acesso ao local

Hoje em dia qualquer lugar que possua estacionamento próprio ou que costume ter vagas de estacionamento nas ruas próximas sai na frente dos demais, já que temos cada vez mais carros circulando pelas cidades. Além disso, o bairro em que o negócio será localizado deve ser bem planejado. Apesar de não ser uma regra, geralmente o centro da cidade é a melhor opção por manter um grande fluxo de pessoas.

Visibilidade e fluxo

Uma dica importante é observar qual é a visibilidade do local. Quais são todos os pontos na rua de onde a faixada do seu comércio será visível? Isso pode fazer toda a diferença para o fluxo de pessoas que vão entrar em sua loja. Pontos em esquinas e cruzamentos costumam ser melhores (e mais caros) justamente porque oferecem mais opções de visibilidade.

Observe também o sentido do fluxo de carros e pedestres conforme o horário. É comum que o sentido seja alternado entre a manhã e o final de tarde, conforme as pessoas vão de casa para o trabalho e vice-versa. Dependendo do tipo de produto ou serviço pode ser mais vantajoso um local ou outro. Por exemplo, uma padaria pode se beneficiar se estiver do lado da rua onde o fluxo é mais intenso pela manhã.

Instalações do local

Além de instalações básicas em bom estado, é importante que o local escolhido tenha todas as instalações necessárias para o seu negócio. Se você deseja abrir um restaurante, terá que ter uma cozinha; se quiser abrir uma escola infantil terá que ter um grande espaço ao ar livre.

Aparência

A aparência do local também deve ser levada em conta na decisão final. A decisão de muitas pessoas entre entrar ou não em determinada loja passa pela fachada.

Fatores financeiros

São os fatores que trarão gastos para a sua empresa, e que, por isso, devem ser bem estudados para não comprometer as suas finanças.

Valor do aluguel

Achar um local bem localizado, bem cuidado e com um aluguel barato é uma missão quase impossível, mas tudo isso tem que ser equilibrado de forma que nenhum dos fatores fique desequilibrado. Mesmo que você encontre o ponto dos sonhos, se o aluguel for muito elevado isso poderá comprometer as suas finanças.

Gastos de reforma e manutenção

Pense também nos gastos que você terá com reforma e com a manutenção do local. É importante tomar nota de tudo isso antes de decidir o local para evitar gastos não esperados.

Conte-nos sua experiência!

Encontrar o ponto comercial ideal não é tarefa fácil, mas ponderando todos esses fatores você com certeza achará a melhor opção! Qual a sua estratégia na hora de encontrar o local ideal? Conte pra gente pelos comentários abaixo.

Equipe NEX

Olá, somos a equipe NEX e estamos aqui para ajudá-lo a obter sucesso em seu negócio. Semanalmente traremos conteúdos relevantes para você, dono de um pequeno comércio que sonha grande. Cadastre-se aqui no nosso site para receber todas as nossas atualizações!

Deixe seu comentário!

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

COMPARTILHE

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja!

Download Grátis

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja! Fácil de implantar, Simples de Usar e com todo o Suporte que você precisar.

Download Grátis
Central de Ajuda

Para dúvidas sobre o Programa NEX ou Suporte Online...

Acesse a Central de Ajuda
Veja também:

Veja mais sobre

"Começando"
Voltar ao Início do Blog

Simplificando a vida de mais de 46 mil lojas em todo Brasil

O Programa NEX é um sistema de gestão comercial grátis e completo para sua Loja. Com ele você pode controlar seu estoque, registrar suas vendas e fluxo de caixa, emitir Nota Fiscal, fazer orçamentos, imprimir recibos e etiquetas, cadastrar clientes, produtos, fornecedores e muito mais!

Baixe agora mesmo. É grátis!

Você já está sendo redirecionado...

Oops! Algo deu errado, por favor tente novamente!   :(

Nós pedimos o seu e-mail para ajudá-lo durante o processo de implantação do NEX; para mantê-lo atualizado sobre as novidades do sistema; ou com conteúdo relevante sobre a indústria do comércio.

Nós não vamos vender ou disponibilizar o seu endereço para terceiros. Você poderá cancelar o recebimento de nossos e-mails a qualquer momento, diretamente de todas as nossas comunicações.

Ao baixar e instalar o Programa NEX você concorda com os Termos de Serviço do Software