Anúncios de vendas: estratégias para impulsionar seu alcance

Já pensou em alcançar novas pessoas para o seu comércio? Veja como fazer isso com anúncios de vendas!

Acompanhe todas as novidades. Assine nossa newsletter!

Inscreva-se

O que você vai ver nesse texto:

O mundo inteiro está conectado e os anúncios de vendas estão por toda parte. Eles são como se fossem os novos panfletos, propagandas virtuais que utilizam da internet para divulgar seu produto ou marca.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Electronics Hub, o Brasil está em segundo lugar no ranking de países que passam mais tempo em redes sociais, o que cria uma excelente oportunidade para você inserir o seu comércio na rotina dos seus potenciais clientes.

 Se você acha que investir em mídia paga é uma estratégia de marketing apenas para grandes empresas, você está muito enganado. Diferente do que parece, qualquer um pode criar um anúncio e é mais fácil do que você imagina!

Hoje quem não investe em mídia paga está perdendo uma boa parcela de oportunidades de vendas, e, para que as campanhas sejam bem sucedidas e tenham o menor custo por veiculação, é importante desenvolver uma boa estratégia. Um investimento em mídia paga pode começar com apenas 5 reais dependendo da rede utilizada.

Aperte bem o cinto que hoje vamos falar sobre anúncios de vendas, seus benefícios e como utilizar desta estratégia para gerar maior alcance da sua marca ou produto.

Direcione seus anúncios para um catálogo online e facilite suas vendas! Acesse o catálogo online do Nex e monte sua vitrine virtual.

O que é e como funciona a mídia paga?

Mídia paga é uma estratégia de investimento em plataformas de anúncio, em que você impulsiona o seu conteúdo em texto, imagem ou vídeo, para alcançar novos clientes, com o perfil que você determina previamente. 

Os resultados variam proporcionalmente de acordo com o valor investido, mas o que vai impactar em bons resultados são as segmentações ou escolhas certeiras de palavras-chave. 

A maior vantagem do investimento em mídia paga é que o resultado é imediato. Você consegue acompanhar, em tempo real, quantas pessoas estão interagindo e curtindo o seu anúncio. 

Consegue, também, formar um perfil de público e assim, ter novas ideias para produção de conteúdo orgânico. Ou seja, o investimento em mídia também vai ajudar a produzir melhores conteúdos sem custo, com foco em um público que você já conhece.

Anúncios de vendas: o que são e qual a sua importância

A mídia paga como mencionado acima, se refere ao todo, incluindo o anúncio de vendas que é a propaganda em si.

Os anúncios de vendas utilizam uma linguagem direta com o cliente e são objetivos e claros na sua propaganda.

Essa linguagem direta facilita na hora de apresentar seu produto ou marca como atrativo de compra para o usuário que possui interesse pelo assunto.

Como fazer anúncios de vendas atrativos: passo a passo

Para fazer um anúncio de venda atrativo, você deve se basear na análise de como o seu público interage em cada plataforma, como por exemplo Instagram, Facebook e suas pesquisas no Google. 

Use as informações analisadas para determinar as principais plataformas para uma campanha, visando o volume, assim como as características demográficas e interesses do seu público alvo e o custo benefício.

Ao desenvolver o seu planejamento de mídia, alguns pontos importantes precisam ser abordados. Veja no tópico seguinte.

1. Defina o objetivo da campanha

O objetivo da campanha é a razão pela qual você está criando ela. 

É para promover um produto específico? Divulgar sua marca? Anunciar uma novidade no mercado?

Sua intenção deve ser levada em conta na hora de fazer uma campanha, pois é ela que vai definir seu público específico, linguagem e tipo apropriado de campanha.

2. Tenha uma identidade visual própria

A sua identidade visual vai determinar como você será lembrado pelas pessoas que visualizarem o seu anúncio. Por isso é importante que ela esteja em harmonia com a sua marca e seu público.

Para saber mais sobre o assunto, visite o texto “Identidade visual: aprenda como criar uma para sua marca”

3. Crie um tom e voz para sua marca

Não tenha medo de desenvolver uma personalidade para a sua marca, comunique-se dentro da linguagem e tom escolhidos, influenciando para que seu público alvo se engaje com as suas publicações. Manter uma personalidade próxima aos seus clientes ajuda que eles se identifiquem cada vez mais, considerando sempre seu negócio como uma solução.

4. Estabeleça um orçamento

Anunciar online não precisa ser uma estratégia de venda cara, mas sim bem distribuída e organizada.

Para que isso aconteça, é preciso estabelecer um orçamento para a campanha e distribuir este valor entre os dias que este anúncio permanecerá rodando (é muito comum anúncios serem debitados por dia).

Então se você tem 35 reais para criar um anúncio no Facebook, por exemplo, isso significa que você pode manter durante 7 dias um anúncio de 5 reais diários.

Reprodução | Tela de Anúncios do Facebook

5. Use CTAs estratégicos

Call to Action (CTA) é a “Chamada para Ação”, o momento em que você convida o leitor para realizar uma ação de seguir, assinar, comprar, etc.

Você deve utilizar essas chamadas em momentos estratégicos, certifique-se de que sua mensagem foi passada com clareza, utilizando gatilhos mentais, gatilhos de venda e despertando curiosidade no leitor para então adicionar uma chamada para ação.

6. Seja direto

Ninguém para pra ler um anúncio comprido, isso é fato. Por isso, na hora de escrever a mensagem, pense em palavras que resumem o melhor possível a sua proposta!

7. Utilize imagens cativantes

Antes mesmo que o seu público leia algo a imagem já roubou a cena, por isso é importante apostar em imagens cativantes e bem feitas.

8. Acompanhe as métricas

As métricas são indicativos de como o seu anúncio vem se desempenhando desde a publicação. 

É através de impressões, alcance, engajamento e outras métricas que você terá uma ideia do que está dando certo dentro da estratégia do seu anúncio e poderá considerar mudanças ou potencializar pontos fortes.

Como usar o Google Ads na sua estratégia de anúncios de vendas

No Google Ads temos a opção de fazer anúncios em texto, vídeo ou imagem. Entenda melhor:

Anúncios em texto

Os anúncios em texto têm como objetivo levar o seu conteúdo para as primeiras posições do buscador, de onde geralmente vem a maior quantidade de cliques. 

A escolha das palavras chave que melhor definem o seu negócio é o ponto mais importante para fazer um bom anúncio de texto, assim como a segmentação de localização e perfil do público alvo. Além de aparecerem nas pesquisas Google, o Google ads dá a opção de inserir os anúncios nos buscadores parceiros.

É importante que você se atente à quantidade de caracteres utilizados, pois de acordo com a explicação do próprio Google Ads, o anúncio de texto é composto por três títulos. Em cada um deles, você pode inserir até 30 caracteres para promover seu produto ou serviço.

Você pode utilizar a ajuda da ferramenta Chat-GPT que consegue, dentro de diversas atividades, otimizar frases e textos em uma quantidade determinada de caracteres. 

Anúncios em vídeo

O YouTube é a grande aposta, atualmente, e sua forma de anúncio é em vídeo. Além da produção do conteúdo visual, é muito importante para o sucesso da campanha de vídeo a segmentação do seu público alvo, sendo a única maneira de definir em qual tipo de conteúdo e canais seus anúncios serão inseridos.

Anúncios em imagem e vídeo

Para o Google Display podemos usar imagem e vídeo de curta duração que serão inseridos em sites parceiros no formato de banners que serão exibidos nas páginas com assuntos pré determinados na segmentação escolhida. 

Se o seu negócio é um e-commerce, o Google Ads também conta com a opção shopping, onde seus anúncios serão exibidos no topo da pesquisa com a foto do produto anunciado e o preço, onde os cliques serão direcionados para a página daquele produto.

Criar uma postagem no Perfil de empresa no Google

Para manter a sua presença digital sempre ativa e atualizada, há a opção de fazer postagens dentro do Perfil de Empresa no Google.

 Essas postagens aparecerão no seu painel quando procurarem sobre o seu negócio e o ideal é postar conteúdo com regularidade.

Criando as postagens 

Veja como criar uma postagem pela Pesquisa Google:

  1. Acesse seu Perfil da Empresa no Google.
  2. Clique em adicionar atualização.
  3. Escolha o seu tipo de postagem.
  4. Preencha os detalhes na caixa de diálogo.
  5. Escolha entre publicar ou visualizar a postagem.
  6. Verifique o status da postagem.

Depois de publicar a postagem, o Google analisa se ela atende à política de conteúdo de postagens. O status de postagem aparecerá como ativa, pendente ou não aprovada.

Tipos de postagem

O Google suporta vários formatos de postagem como texto, imagem e vídeo, permitindo que você interaja com o seu público de maneira assertiva e diversificada.

Como criar anúncios de vendas nas redes sociais

Na ferramenta do Facebook também é possível fazer anúncios para o Instagram, contando com uma série de formatos para imagens e vídeos, e a possibilidade de realizar impulsionamento de postagens que sejam relevantes. 

Como sempre é importante se atentar nas segmentações e objetivo da campanha, escolhendo o público-alvo de maneira assertiva.

Existem inúmeras vantagens em investir em anúncios no Facebook, e as principais são a possibilidade de atingir seu público de maneira assertiva e a flexibilidade no custo de investimento. Como é possível segmentar o público de acordo com cada conteúdo que você deseja impulsionar, você pode criar anúncios que sejam atraentes e específicos para essas pessoas. 

Para começar a investir em anúncios no Facebook e Instagram é importante que você tenha uma página em ambas as plataformas. Nesse texto ensinamos 3 dicas para criar sua fan page no Facebook.

Anunciando pelo Instagram

O Instagram é uma rede social mundialmente conhecida e com mais de 113 milhões de usuários, com gostos, comportamentos e interesses diferentes. Isso por si só é suficiente para percebermos que esta rede é uma mina de ouro para potenciais anúncios.

Então para facilitar, separei passos importantes de como anunciar no Instagram! Veja:

Crie uma conta profissional

Para se cadastrar e criar um perfil profissional no Instagram, siga os passos indicados na Central de Ajuda do próprio aplicativo:

  1.  Baixe o aplicativo do Instagram da App Store (iOS) ou da Google Play Store (Android). 
  2. Depois de instalar o aplicativo, toque na imagem/ícone do Instagram para abrí-lo. 
  3. Toque em “Cadastrar-se com email ou número de telefone” e, em seguida, insira seu endereço de e-mail ou número de telefone (que exigirá um código de confirmação), toque em Avançar. Também é possível tocar em Entrar com o Facebook para se cadastrar com sua conta do Facebook. 
  4. Se você se cadastrar com o e-mail ou número de telefone, crie um nome de usuário e uma senha, preencha as informações do perfil e toque em Concluir

Se você se cadastrar com o Facebook, será necessário entrar na conta do Facebook, caso tenha saído dela. Uma vez que os passos acima foram concluídos, você pode preencher o perfil para ter foco comercial. 

  1. Nome: neste campo é bacana colocar o segmento, produto ou serviço que você vai oferecer. Por exemplo: “acessórios para informática”, “móveis e decoração” ou o que você fizer! É bacana também colocar um emoji relacionado ao nome. Fica mais simpático! 
  1. Nome de usuário: é o que vem seguido do @. Precisa ser fácil para as pessoas encontrarem, quanto mais simples e objetivo for, melhor. No caso de já ter um grande número de amigos, você pode colocar seu próprio nome.
  1. Site: se você não tem um site, não tem problema! Coloque um link para outra rede social, como o Facebook, por exemplo. Apesar do Instagram só permitir um link, você pode incluir mais de um ao usar um aplicativo como o Linktree.
  1. Bio: a descrição do perfil no Instagram é a biografia do seu comércio, popularmente chamada de “bio”. Nesta seção, descreva brevemente a sua loja ou produto. O espaço é pequeno, mas é o ideal, o melhor é que essa descrição seja a mais direta possível. Seguindo um dos exemplos acima, se o ramo é de móveis e decoração, descreva seu comércio falando um pouquinho do diferencial que ele tem, “produtos conscientes: madeira ecológica e material reciclado”. Algo que define, mas não conta tudo. Você precisa deixar a pessoa interessada em passear pelo seu perfil.

Crie sua conta de anúncios

Com a sua página no ar, agora é necessário que você crie uma conta de anúncios no Facebook para poder veicular seus ads, pois tudo é controlado pelo Facebook Ads;

  1.  Acesse o link: facebook.com/ads/manager 
  2. Insira o CPF ou CNPJ da empresa.
  3. Preencha o campo do nome com o nome da sua empresa e o CEP onde ela se encontra.
  4. Siga as instruções para preencher todas as suas informações pessoais. 

Antes de se aventurar na criação dos seus anúncios é importante inserir uma forma de pagamento, para isso siga o passo a passo:

  1. Na barra do canto esquerdo da página de Gerenciador de Anúncios há o símbolo de três linhas.
  2. Após clicar no símbolo, selecione a opção “Cobranças” no painel que aparecerá.
  3. Em seguida clique em “Configurações de pagamento” e adicione a sua forma de pagamento.

Anunciando pelo Facebook

Você também pode anunciar diretamente pelo Facebook as campanhas dessa própria rede. 

Criando anúncios no Gerenciador de Anúncio

Veja agora os passos de como fazer um anúncio no Facebook:

1. Acesse o seu gerenciador de anúncios.

2. Clique no botão verde Criar na aba de campanhas.

3. Escolha qual é o nome da sua campanha, o seu objetivo e qual será o seu orçamento. É muito importante prestar atenção ao selecionar se o valor investido é para gasto diário ou vitalício (duração total da campanha).

4. Avance para o conjunto de anúncio:

a. Defina a data de início e término da veiculação do seu anúncio;

b. Escolha o público que deseja atingir, como a sua localização, idade, gênero e quais são os seus interesses;

c. Selecione onde você deseja veicular o seu anúncio, e nesse momento você pode escolher se deseja também impactar seu público no instagram.

5. Avance para as características do anúncio:

a. Escolha qual é a página do Facebook e Instagram que você deseja veicular com o seu anúncio;

b. Selecione o arquivo de imagem ou vídeo.

6. Com a sua campanha publicada, agora é só aguardar o Facebook aprovar para que comece a impactar o seu público.

Impulsionando publicações

Reprodução | Tela de Publicação do Nex no Facebook

A maneira mais simples e rápida de criar anúncios é promover o conteúdo postado em sua página do Facebook. 

  1. Acesse sua Página no Facebook.
  2. Selecione a postagem que deseja promover.
  3. Clique em “Turbinar/Impulsionar publicação”.
  4. Escolha o objetivo da campanha de acordo com a sua necessidade.
  5. Publique o botão que mais se encaixe no post que está sendo promovido.
  6.  Seu produto tem alcance nacional ou local? Escolha a localização de quem você pretende atingir.
  7. Escolha o público de maneira assertiva, adicionando todos os dados demográficos, interesses e comportamento do seu público alvo.
  8.  Selecione a duração da sua campanha e o orçamento que pretende investir nesse anúncio.
  9.  Adicione a conta de anúncio que foi criada previamente na área de pagamento. 
  10.  Escolha onde seu anúncio será exibido.
  11. Selecione a forma de pagamento.

E seu impulsionamento está pronto! Após o período de análise do Facebook a sua campanha já estará no ar.

Anunciando pelo TikTok

A rede social TikTok conta hoje com mais de 74,1 milhões de usuários ativos, e de acordo com uma pesquisa feita no Reino Unido pela Material, 52% dos usuários semanais do TikTok têm interesse em fazer uma compra no ou a partir do TikTok nos próximos 3 meses.

Essa é uma rede de entretenimento que vem também ganhando muito destaque pela grande influência de compra que gera aos usuários, que se sentem confortáveis em receber dicas e resenhas de produtos. Isso tudo gera um ecossistema muito favorável para criação de anúncios de vendas.

Criando os anúncios do TikTok

  1. Acesse o TikTok Ads Manager e clique em “começar”.
  2. Faça um cadastro ou seu login no site.
  3. Preencha sua meta de publicidade. 
Reprodução | Tela de Gerenciamento Ads no TikTok
  1. Defina dados da audiência como gênero, idade, idiomas e interesse de comportamento.
Reprodução | Tela de Gerenciamento Ads no TikTok
  1. Defina um intervalo de tempo para seu anúncio permanecer no ar (o campo de orçamento é um valor diário e será calculado no final).
Reprodução | Tela de Gerenciamento Ads no TikTok
  1. Caso seu perfil ainda não tenha nenhuma publicação, faça o upload de um vídeo ou imagens para seu anúncio, adicione a descrição dele e defina o botão de CTA.
Reprodução | Tela de Gerenciamento Ads no TikTok
Reprodução | Tela de Gerenciamento Ads no TikTok
  1. Preencha o valor sugerido que representa a soma de dias do anúncio vezes o valor diário.
Reprodução | Tela de Gerenciamento Ads no TikTok
  1. Realize o pagamento de acordo com o método de sua preferência.
Reprodução | Tela de Gerenciamento Ads no TikTok

Logo depois de publicado, você pode acessar a aba “painel” e acompanhar as métricas do seu anúncio!

Faça download do sistema de gestão Nex e tenha acesso a recursos de venda, estoque, relatórios e muito mais!

Conclusão

Vimos hoje a importância que pequenos investimentos em mídias pagas podem fazer uma grande diferença quando o assunto é visibilidade.

Diante de diversos canais e redes sociais, é normal ficar confuso sobre como planejar uma campanha de vendas, ou qual melhor lugar para publicar, por isso trouxemos esse material que une dicas importantes sobre os anúncios digitais e os passos a serem seguidos para que eles sejam devidamente publicados.

Siga nossas dicas e depois conte como foi sua experiência. Nos vemos por aí!

Receba conteúdos pensados exclusivamente para a gestão da sua loja!

Inscreva-se
Equipe Nex

Olá, somos a equipe Nex e estamos aqui para ajudá-lo a obter sucesso em seu negócio.

No items found.

Fique de olho 👀

Heading

Heading

Heading

Acompanhe todas as novidades!

Nosso foco é ajudar pessoas a simplificarem a gestão das suas lojas. Seja avisado sobre nossas postagens clicando abaixo.

Inscreva-se