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Coronavírus

Coronavírus: Como fazer anúncios e impulsionar suas vendas

Já pensou em alcançar novas pessoas para o seu comércio?

O mundo inteiro está conectado. De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa GlobalWebIndex, o Brasil está em segundo lugar no ranking de países que passam mais tempo em redes sociais, o que cria uma excelente oportunidade para você inserir o seu comércio na rotina dos seus potenciais clientes.

Se você acha que investir em mídia paga é uma estratégia de marketing apenas para empresas grandes, você está muito enganado. Um investimento em mídia paga pode começar com apenas 10 reais, funcionando por meio de custo por clique, conhecido como CPC, que define o quanto você gasta para cada clique no seu anúncio.

Impulsione suas vendas com anúncios

Hoje quem não investe em mídia paga está perdendo uma boa parcela de oportunidades de vendas, e, para que as campanhas sejam bem sucedidas e tenham o menor custo por veiculação, é importante desenvolver uma boa estratégia. Estar presente em todas as plataformas não basta para atingir de maneira efetiva o seu público alvo.

Mas afinal, o que é mídia paga?

Mídia paga é uma estratégia de investimento em plataformas de anúncio, em que você impulsiona o seu conteúdo em texto, imagem ou vídeo, para alcançar novos clientes, com o perfil que você determina previamente.

Os resultados variam proporcionalmente de acordo com o valor investido, mas o que vai impactar em bons resultados são as segmentações ou escolhas certeiras de palavras-chave.

A maior vantagem do investimento em mídia paga é que o resultado é imediato. Você consegue acompanhar, em tempo real, quantas pessoas estão interagindo e curtindo o seu anúncio. Consegue, também, formar um perfil de público e assim, ter novas novas ideias para produção de conteúdo orgânico. Ou seja, o investimento em mídia também vai ajudar a produzir melhores conteúdos sem custo, com foco em um público que você já conhece.

Como fazer um Planejamento de Mídia

O planejamento de Mídia se baseia na análise de como o seu público interage em cada plataforma, como por exemplo Instagram, Facebook e suas pesquisas no Google. Use as informações analisadas para determinar as principais plataformas para uma campanha, visando o volume, assim como as características demográficas e interesses do seu público alvo e o custo benefício.

Ao desenvolver o seu planejamento de mídia, alguns pontos importantes precisam ser abordados:

  1. A definição de objetivos da sua campanha: cada negócio tem a sua especificidade, mas é essencial identificar esse objetivo para traçar metas e saber se futuramente foi conquista.
  2. Valide o seu orçamento, tenha essa valor pré-definido, usando-o como base para calcular o melhor custo benefício para investir nas plataformas. 
  3. Não deixe de analisar o mercado em que a sua empresa está inserida, avaliando como seus concorrentes se comportam em cada plataforma, e como se destacar. 
  4. Escolha o seu público alvo, pense em quem o seu negócio deseja atingir, quem é o seu principal consumidor, qual a sua idade, classe social, gênero, que atividades exerce e, principalmente, como o seu produto ou serviço consegue ajudar a melhorar a vida dessa pessoa.

Como usar o Google Ads na sua estratégia de mídia

Fonte Google Ads ProgramaNex


No Google ads temos a opção de fazer anúncios em texto, vídeo ou imagem. Entenda melhor:

Anúncios em texto

Os anúncios em texto têm como objetivo levar o seu conteúdo para as primeiras posições do buscador, de onde geralmente vem a maior quantidade de cliques. A escolha das palavras chave que melhor definem o seu negócio é o ponto mais importante para fazer um bom anúncio de texto, assim como a segmentação de localização e perfil do público alvo. Além de aparecerem nas pesquisas Google, o Google ads dá a opção de inserir os anúncios nos buscadores parceiros.

Anúncios em vídeo

O YouTube é a grande aposta, atualmente, e sua forma de anúncio é em vídeo. Além da produção do conteúdo visual, é muito importante para o sucesso da campanha de vídeo a segmentação do seu público alvo, sendo a única maneira de definir em qual tipo de conteúdo e canais seus anúncios serão inseridos.

Anúncios em imagem e vídeo

Foto do Suporte Google


Para o Google Display podemos usar imagem e vídeo de curta duração que serão inseridos em sites parceiros no formato de banners que serão exibidos nas páginas com assuntos pré determinados na segmentação escolhida.

Se o seu negócio é um e-commerce, o Google Ads também conta com a opção shopping, onde seus anúncios serão exibidos no topo da pesquisa com a foto do produto anunciado e o preço, onde os cliques serão direcionados para a página daquele produto.


Foto do Suporte Google


Criar uma postagem no Google Meu Negócio

Exemplo do Suporte Google


Para manter a sua presença digital sempre ativa e atualizada, há a opção de fazer postagens dentro do Google Meu Negócio. Essas postagens aparecerão no seu painel quando procurarem sobre o seu negócio, aparecendo as mais recentes primeiro, tendo uma duração de 7 dias, mas podem ser configuradas para que fiquem por até 14 dias. O ideal é postar conteúdo novo com regularidade.

Criando as postagens

  1. Entre na sua conta do Google Meu Negócio, e acesse: https://posts.google.com/author/;
  2. Clique na opção “Publicar no Google” e escolha o tipo de post seguindo as instruções que aparecem na tela;
  3. Não esqueça de pré-visualizar como o seu post aparecerá nas pesquisas clicando em “Visualizar” que se encontra na parte superior;
  4. Clique em “Criar” no topo para retornar ao editor e fazer os ajustes que julgar necessário;
  5. Com a postagem pronta, clique em “Publicar” e ela aparecerá na Pesquisa Google imediatamente.

Tipos de postagem

O Google suporta vários formatos de postagem como texto, imagem e vídeo, permitindo que você interaja com o seu público de maneira assertiva e diversificada. Todas as postagens permitem a criação de um tópico, permitindo que seu público também o encontre ao pesquisar sobre o tópico.

As redes sociais também são um canal muito importante de investimento

Na ferramenta do Facebook também é possível fazer anúncios para o Instagram, contando com uma série de formatos para imagens e vídeos, e a possibilidade de realizar impulsionamento de postagens que sejam relevantes.

Como sempre é importante se atentar nas segmentações e objetivo da campanha, escolhendo o público-alvo de maneira assertiva.

Como fazer um planejamento de mídia para as Redes Sociais

Esse planejamento se baseia na análise de como o seu público interage em cada plataforma, usando-a para determinar as principais plataformas para a campanha, visando o volume, assim como as características demográficas e interesses do seu público alvo e o custo benefício.

Ao desenvolver o seu planejamento de mídia, alguns pontos importantes precisam ser abordados:

  1. A definição de objetivos da sua campanha, cada negócio tem a sua especificidade, mas é essencial identificar esse objetivo para traçar metas e saber se futuramente foi conquista.
  2. Valide o seu orçamento, tenha essa valor pré-definido, usando-o como base para calcular o melhor custo benefício para investir nas plataformas. 
  3. Não deixe de analisar o mercado em que a sua empresa está inserida, avaliando como seus concorrentes se comportam em cada plataforma, e como se destacar.
  4. Escolha o seu público alvo, pense em quem o seu negócio deseja atingir, quem sãos os seus principais consumidores, qual a sua idade, classe social, gênero, atividades; e principalmente como o seu produto ou serviço consegue ajudar a melhorar a vida dessa pessoa.

E por fim, não tenha medo de desenvolver uma personalidade para a sua marca, comunique-se dentro da linguagem e tom escolhidos, influenciando para que seu público alvo se engaje com as suas publicações. Manter uma personalidade próxima aos seus clientes ajuda que eles se identifiquem cada vez mais, considerando sempre seu negócio como uma solução.

Investir em Facebook e Instagram

Existem inúmeras vantagens em investir em anúncios no Facebook, e as principais são a possibilidade de atingir seu público de maneira assertiva e a flexibilidade no custo de investimento. Como é possível segmentar o público de acordo com cada conteúdo que você deseja impulsionar, você pode criar anúncios que sejam atraentes e específicos para essas pessoas.

Para começar a investir em anúncio no Facebook e Instagram é importante que você tenha uma página em ambas as plataformas. Nesse texto ensinamos 3 dicas para criar sua fan page no facebook

Como criar um perfil profissional no Instagram

Para cadastrar um novo perfil no Instagram, siga os passos indicados na Central de Ajuda do próprio aplicativo:

  1. Baixe o aplicativo do Instagram da App Store (iOS) ou da Google Play Store (Android).
  2. Depois de instalar o aplicativo, toque na imagem/ícone do Instagram para abrí-lo.
  3. Toque em “Cadastrar-se com email ou número de telefone” e, em seguida, insira seu endereço de e-mail ou número de telefone (que exigirá um código de confirmação), toque em Avançar. Também é possível tocar em Entrar com o Facebook para se cadastrar com sua conta do Facebook.
  4. Se você se cadastrar com o e-mail ou número de telefone, crie um nome de usuário e uma senha, preencha as informações do perfil e toque em Concluir. Se você se cadastrar com o Facebook, será necessário entrar na conta do Facebook, caso tenha saído dela.

Uma vez que os passos acima foram concluídos, você pode preencher o perfil para ter foco comercial.

  1. Nome: neste campo é bacana colocar o segmento, produto ou serviço que você vai oferecer. Por exemplo: “acessórios para informática”, “móveis e decoração” ou o que você fizer! É bacana também colocar um emoji relacionado ao nome. Fica mais simpático!
  2. Nome de usuário: é o que vem seguido do @. Precisa ser fácil para as pessoas encontrarem, quanto mais simples e objetivo for, melhor. No caso de já ter um grande número de amigos, você pode colocar seu próprio nome.
  3. Site: se você não tem um site, não tem problema! Coloque um link para outra rede social, como o Facebook, por exemplo. Apesar do Instagram só permitir um link, você pode incluir mais de um ao usar um aplicativo como o Linktree. 
  4. Bio: a descrição do perfil no Instagram é a biografia do seu comércio, popularmente chamada de “bio”. Nesta seção, descreva brevemente a sua loja ou produto. O espaço é pequeno, mas é o ideal, o melhor é que essa descrição seja a mais direta possível. Seguindo um dos exemplo acima, se o ramo é de móveis e decoração, descreva seu comércio falando um pouquinho do diferencial que ele tem, “produtos conscientes: madeira ecológica e material reciclado”. Algo que define, mas não conta tudo. Você precisa deixar a pessoa interessada em passear pelo seu perfil.

Criando sua conta de anúncios

Com a sua página no ar, agora é necessário que você crie uma conta de anúncios no facebook para poder veicular seus ads.

  1. Acesse o link: facebook.com/ads/manager
  2. Insira o CPF ou CNPJ da empresa;
  3. Preencha o campo do nome com o nome da sua empresa e o CEP onde ela se encontra;
  4. Siga as instruções para preencher todas as suas informações pessoais.

Antes de se aventurar na criação dos seus anúncios é importante inserir uma forma de pagamento, para isso siga o passo a passo:

  1. Na barra superior e no canto direito da página de Gerenciador de Anúncios há o símbolo de três linhas;
  2. Após clicar no símbolo, selecione a opção “Cobranças” no painel que aparecerá;
  3. Em seguida clique em “Configurações de pagamento” e adicione a sua forma de pagamento.

Criando os anúncios

Impulsionando Publicação

A maneira mais simples e rápida de criar anúncios é promover o conteúdo postado em sua página do Facebook.

  1. Acesse sua Página no Facebook;
  2. Selecione a postagem que deseja promover;
  3. Clique em “Impulsionar publicação”;
  4. Escolha o objetivo da campanha de acordo com a sua necessidade;
  5. Publique o botão que mais se encaixe no post que está sendo promovido;
  6. Seu produto tem alcance nacional ou local? Escolha a localização de quem você pretende atingir;
  7. Escolha o público de maneira assertiva, adicionando todos os dados demográficos, interesses e comportamento do seu público alvo;
  8. Selecione a duração da sua campanha e o orçamento que pretende investir nesse anúncio;
  9. Adicione a conta de anúncio que foi criada previamente na área de pagamento.

E seu impulsionamento está pronto! Após o período de análise do Facebook a sua campanha já estará no ar.

Criando anúncios no Gerenciador de Anúncio

1. Acesse o seu gerenciador de anúncios.

2. Clique no botão verde Criar na aba de campanhas.

3. Escolha qual é o nome da sua campanha, o seu objetivo e qual será o seu orçamento. É muito importante prestar atenção ao selecionar se o valor investido é para gasto diário ou vitalício (duração total da campanha).

4. Avance para o conjunto de anúncio:

a. Defina a data de início e término da veiculação do seu anúncio;

b. Escolha o público que deseja atingir, como a sua localização, idade, gênero e quais são os seus interesses;

c. Selecione onde você deseja veicular o seu anúncio, e nesse momento você pode escolher se deseja também impactar seu publico no instagram.

5. Avance para as características do anúncio:

a. Escolha qual é a página do Facebook e Instagram que você deseja veicular com o seu anúncio;

b. Selecione o arquivo de imagem ou vídeo.

6. Com a sua campanha publicada, agora é só aguardar o Facebook aprovar para que comece a impactar o seu público.

Investimento em Portais

Para os mais experientes, investir diretamente em portais mais direcionados para o seu público alvo pode trazer grandes resultados. Cada portal tem o seu modelo de anúncio e distribuição entre as páginas e o ideal é entrar em contato diretamente com cada um e definir o plano que mais satisfaça os seus objetivos. Os investimentos em portais costumam ter um preço mais elevado.

Avalie o engajamento

Se estão procurando pelo seu comércio, é bem provável que interajam com o seu conteúdo. É muito importante acompanhar a interação do seu público com as suas publicações, principalmente para ter ideia de quais conteúdos mais o atraem.

Você pode encontrar o número de visualizações e taxas de interações na parte inferior de cada publicação. Essas informações também são enviadas por e-mail semanalmente para a conta cadastrada.


Ivy

Olá, meu nome é Ivy Galindo! Eu sou especialista em Mídia: a área de anúncios no meio digital. Vou trazer dicas de como criar anúncios para atrair ainda mais clientes ao seu comércio!

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