Controle sua Loja com NEX. É Grátis!

Voltar ao Início do Blog
Marketing

Como fazer parcerias com microinfluenciadores

Uma das estratégias de marketing digital que se tornou muito efetiva nos últimos anos é a parceria com microinfluenciadores, usuários ativos das redes sociais que apresentam bastante relevância entre seus públicos-alvo. Compartilhando novidades sobre algo que se interessa ou consome muito, o microinfluenciador naturalmente atrai pessoas com o mesmo gosto e que passam a acompanhar o conteúdo, criando uma proximidade muito maior com o usuário do que as celebridades nas redes sociais, permitindo um nível de aproximação que as marcas não conseguem organicamente.

Qual é a diferença entre um microinfluenciador e um influenciador?

Basicamente, enquanto um influenciador atinge um número expressivamente maior, seu público é muito menos segmentado. Influenciador pode ser qualquer pessoa com notória presença na internet, com a fama adquirida dentro ou fora dela e geralmente é associado a grandes marcas. Enquanto os microinfluenciadores atingem um público menor, conversam mais de perto com seus seguidores e costumam falar para públicos mais específicos, representando marcas menores. Ambos apresentam um enorme potencial dentro do perfil que pretendem atingir. 

Quais são as vantagens de fechar parcerias com microinfluenciadores?

Elaborando bem uma estratégia e encontrando o microinfluenciador mais adequado para o seu negócio, você tem a chance de levar seu produto ou serviço diretamente para o seu público-alvo. Dentre as principais vantagens de montar parcerias com microinfluenciadores que encontrei, destaquei cinco no infográfico a seguir:


Cuidado com os mimos!

As parcerias com pequenos comércios podem não ser a principal fonte de renda do microinfluenciador e, sendo assim, é bem comum que divulguem um comércio em troca de produtos ou serviços, popularmente conhecidos como “mimos”. Alguns perfis entram nessa onda de receber itens de graça e acabam desvalorizando o trabalho de profissionais sérios. Então, muito cuidado na hora de fazer parcerias e fique atento a alguns detalhes. Eu conversei com a Paulinha, do @eatfloripa, e ela me dividiu algumas de suas práticas para deixar seus parceiros seguros da colaboração e continuar como a microinfluenciadora mais popular do segmento na região de Florianópolis:


  1. Todos os seus seguidores foram adquiridos de maneira orgânica, nenhum foi comprado.
  2. Todo conteúdo postado é de sua criação, incluindo fotos e vídeos.
  3. Em sua página, só compartilha produtos que conhece a procedência e que realmente consome.
  4. Quando produto, serviço ou atendimento não são bons, ela não divulga. 


A postura adotada no perfil EAT Floripa reflete o trabalho intenso dos últimos anos, e o conselho que fica para quem está procurando anunciar com microinfluenciadores é que dêem uma olhada na própria base de seguidores dos seus comércios e procurem por algum perfil que já interaja com a marca.

Como medir o trabalho de um influenciador com o fim das curtidas no Instagram?

A plataforma mais usada entre os influenciadores é o Instagram. Após mudança recente, o usuário não consegue mais acompanhar o número de curtidas de uma postagem, o que costumava ser o termômetro das marcas. Um perfil que compra seguidores não tem a mesma interação que um usuário que adquiriu seus seguidores de forma orgânica. Mesmo que você não consiga ver o número de curtidas em uma foto de outro perfil, você pode acompanhar os comentários de uma postagem, o que é um excelente indicador de que um perfil é honesto. Caso ainda não se sinta seguro em fechar a parceria, o dono do perfil pode dividir com você as estatísticas de interação. 

É importante entender que, ao apostar em microinfluenciadores, será muito difícil metrificar os resultado. Eles não podem ser considerados como canal de vendas! Os microinfluenciadores ajudam a criar percepção de marca. A conversão direta será, na maioria das vezes, nula, mas se a parceria atingir o público certo, a chance de fidelização é gigantesca.

Como encontrar um microinfluenciador?

Promover seu negócio por meio de alguém que já tenha o interesse pelo seu produto ou serviço será mais efetivo, portanto, como falei anteriormente, o ideal é que você encontre um microinfluenciador na sua própria base de seguidores. É comum que muitos deles façam um contato ativo com as marcas, oferecendo seus serviços de divulgação. Também há plataformas especializadas em encontrar o influenciador certo para cada segmento, mas isso pode refletir significativamente no investimento necessário. 

E para finalizar, gostaria de deixar claro que essa é uma estratégia de marketing para qualquer segmento e tamanho. Se você oferece um produto ou serviço de qualidade, com certeza tem alguém querendo divulgá-lo!


Edson

Oi, eu sou o Edson Macari! Estou aqui para ajudar a simplificar a gestão de seu pequeno comércio. Vou escrever sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante. Ficarei feliz em receber suas sugestões!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja!

Download Grátis

Deixe seu comentário!

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

COMPARTILHE

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja! Fácil de implantar, Simples de Usar e com todo o Suporte que você precisar.

Download Grátis
Central de Ajuda

Para dúvidas sobre o Programa NEX ou Suporte Online...

Acesse a Central de Ajuda
Veja também:

Veja mais sobre

"Marketing / Vendas"
Voltar ao Início do Blog

Simplificando a vida de mais de 50 mil lojas em todo Brasil

O Programa NEX é um sistema de gestão comercial que vai facilitar a rotina da sua Loja. Com ele você pode controlar seu estoque, registrar suas vendas, controlar o caixa, emitir nota fiscal, fazer orçamentos, imprimir recibos e etiquetas, cadastrar clientes, produtos, fornecedores, controlar as contas a pagar e muito mais!

Baixe agora mesmo. É fácil!

Você já está sendo redirecionado...

Oops! Algo deu errado, por favor tente novamente!   :(

Procurando um app de Vendas para Celular?

Conheça o Kyte, o aplicativo de Vendas da NEXTAR criado especificamente para os celulares Android ou iPhone.

OBS: o Kyte não funciona integrado ao NEX.

Nós pedimos o seu e-mail para ajudá-lo durante o processo de implantação do NEX; para mantê-lo atualizado sobre as novidades do sistema; ou com conteúdo relevante sobre comércio.

Nós não vamos vender ou disponibilizar o seu endereço para terceiros. Você poderá cancelar o recebimento de nossos e-mails a qualquer momento, diretamente de todas as nossas comunicações.

Ao baixar e instalar o Programa NEX você concorda com os Termos de Serviço do Software

A Nextar é uma empresa especializada em desenvolvimento de software para comércio, com 16 anos de experiência, presente em mais de 50 mil estabelecimentos em todo Brasil.

Criadora do Programa NEX, para lojas e comércios de todos os tipos e também do gerenciador de Lan Houses NexCafé, possui conhecimento profundo do dia a dia de seus clientes e oferece soluções de qualidade para transformar o gerenciamento de um comércio em uma tarefa simples, fácil e segura.

Conheça melhor a Nextar