Como Gerir uma Empresa? 10 dicas para garantir uma boa gestão

Tocar um negócio nem sempre é fácil, mas separamos 10 dicas de como gerenciar uma empresa da melhor maneira.

Acompanhe todas as novidades. Assine nossa newsletter!

Inscreva-se

O que você vai ver nesse texto:

Saber como gerir uma empresa não é mais uma preocupação somente dos grandes empresários há muito tempo!

Já faz algum tempo que se vê o crescimento significativo do pequeno empreendedorismo no Brasil, causado em grande parte pela crise sanitária e pelo aumento do desemprego, com pessoas das mais diversas áreas se desdobrando a encontrar maneiras de driblar a crise

Segundo pesquisa do Sebrae, estima-se que existam um total de 53,4 milhões de brasileiros à frente de alguma atividade empreendedora.

Quem tem o próprio negócio ou está iniciando uma empreitada empresarial já deve ter notado a dificuldade de gerir as inúmeras responsabilidades que caem no seu colo. 

De acordo com o IBGE, 21% dos negócios acabam falindo antes mesmo de completar um ano, devido a fatores externos ou a erros no gerenciamento.

No entanto, se você está aqui é porque não quer fazer parte dessa estatística e, unindo valores como perseverança e esforço a algumas dicas práticas sobre comportamento e gestão, é possível prosperar no mercado atual e ver o seu sonho se tornar realidade.

Se você procura saber como administrar uma empresa MEI, como administrar uma pequena empresa, ou até mesmo como administrar uma empresa do zero, este artigo é para você!

Então, venha comigo! Durante o texto vou te mostrar algumas características do perfil de um bom empreendedor, e conselhos úteis para uma gestão eficiente. Boa leitura!

Como gerir uma empresa: o que é necessário para fazer um bom trabalho?

Para entender o que significa administrar uma empresa, é preciso recordar que determinadas características são imprescindíveis quando se trata de alavancar o negócio e garantir o seu bom funcionamento. 

Então, abaixo eu listarei alguns atributos que um bom empresário deve ter:

Organização

organização como gerir uma empresa

Caso seja um frequentador assíduo do blog, aposto que já deve estar careca de saber que a organização é importante, certo? 

Bom, reforçar essa competência nunca é demais, já que a falta dela pode fazer você se perder em coisas simples e criar uma bola de neve de problemas gerenciais. 

Por isso, é necessário estar sempre a par dos diversos compromissos estipulados, como as contas a pagar, os prazos com os fornecedores e as datas de reuniões. 

Além disso, é primordial estar sempre atualizado acerca dos relatórios que avaliam o status e potencial de crescimento da empresa, para não perder o comando da situação e poder nortear suas próximas ações. 

Liderança

Estar à frente de um negócio exige uma personalidade firme e assertiva, por se tratar de um projeto com tantas responsabilidades, mas não é apenas isso que constitui o perfil de um líder: é preciso cobrar e chamar à atenção quando for necessário, e também elogiar e reconhecer as contribuições nos momentos oportunos. 

Afinal, é balanceando esses dois lados que você conseguirá motivar a sua equipe e construir um ambiente de trabalho produtivo, mas ao mesmo tempo saudável.

Além disso, um bom líder estará sempre presente nos mais diversos momentos da empresa - tanto nas tomadas de decisões cruciais, quanto em assuntos cotidianos de menor amplitude. 

Delegar tarefas para os funcionários é sem dúvidas importante e por muitas vezes necessário, mas não esqueça que é você quem está no comando e, portanto, precisa estar por dentro de tudo que acontece na empresa.

Por último, eu ressalto a coragem necessária para assumir riscos no empreendimento, como parte fundamental de uma liderança eficiente. 

Se você já se aventurou nos primeiros passos e embarcou nessa jornada abrindo uma empresa, sua coragem já é admirável e desejo todo o sucesso nas próximas etapas. 

Porém, saiba que essa é uma responsabilidade contínua, pois sabemos que no início empreender pode gerar frustrações, e riscos terão que ser enfrentados para que no futuro venham recompensas prósperas e gratificantes.

Boa Comunicação

As habilidades comunicativas, embora sejam muitas vezes subestimadas por empresários mais reservados, são primordiais para tocar um negócio de maneira exemplar. 

Pense só: como é que será possível fazer boas negociações com os fornecedores, ou elevados números de conversão de clientes, se a principal figura da empresa não se comunica de maneira efetiva? 

Então, dá para perceber que a comunicação não é somente importante no marketing, por exemplo, mas em qualquer aspecto da administração que tenha como objetivo o bom funcionamento do negócio.

Também é válido mencionar que a importância de se comunicar bem, impacta na gestão interna da equipe, já que boa parte dos problemas de relacionamento são provocados por falhas comunicativas e informações desencontradas. 

Uma comunicação alinhada trará aos colaboradores uma noção maior de seu papel e importância na empresa, deixando o ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Conhecimento básico de finanças

Conhecimento básico de finanças

Ainda que muitos dos empresários de primeira viagem acabem aprendendo termos e conceitos financeiros na prática, ou, como se diz popularmente, “na marra”, é interessante se informar e conhecer um pouco esses temas específicos. 

Se um deles aparecer na sua vida e te pegar de surpresa, pode causar dor de cabeça!

Se estamos tratando de como administrar as finanças de uma empresa, um assunto essencial sobre o qual  você deve saber muito bem para garantir economias e manter o negócio nas conformidades com a lei, é o enquadramento tributário do qual ele faz parte, por exemplo.

Embora eu recomende fortemente que esse conhecimento não seja adquirido sozinho - pois você pode contar com a ajuda do seu contador ou de instituições especializadas como o SEBRAE - , é muito enriquecedor se aproveitar dos benefícios que a internet nos proporciona e pesquisar constantemente para fazer o negócio crescer. 

Com uma simples pesquisa do tipo “curso para administrar empresa”, já é possível ter acesso a uma série de conteúdos completos e úteis para o seu dia a dia.

Aqui no Blog do Nex, por exemplo, há uma grande variedade de textos para facilitar você, pequeno empreendedor, na gestão do seu negócio. 

Já que estamos falando de finanças, eu recomendo os seguintes: 

Cuide da gestão financeira da sua empresa com o Nex! Com ele, você tem acesso a recursos completos e integrados como PDV Grátis, Controle de Caixa, Cadastro de Clientes, Controle de Estoque e muito mais! Clique aqui para baixar gratuitamente.

10 dicas de como gerir uma empresa

Agora que você já sabe o que é necessário para gerir uma empresa em termos de características de um bom líder, vou dar algumas dicas de gestão na prática. 

Continue lendo para conferir:

1. Esteja preparado para surpresas

No mercado competitivo, não é novidade que os empresários estão a todo momento sujeitos a variações setoriais e a surpresas desagradáveis, que podem causar sérios prejuízos ao negócio se não houver preparo. 

Sejam atrasos de um fornecedor, inadimplências dos clientes, aumentos abruptos do dólar ou da inflação: não é possível prever nenhum desses fatores! 

A resposta, então, está no planejamento!

Se você souber as possíveis perturbações que podem ocorrer no seu comércio e estiver minimamente preparado para lidar com elas, garanto que o baque causado pelos imprevistos não será tão forte, e você poderá continuar tocando as tarefas cotidianas sem grandes interrupções.

2. Fique de olho na concorrência

Para mergulhar com sucesso no mundo empresarial, é claro que não basta apenas identificar um setor que está bombando no momento e pronto, está tudo certo! 

Na verdade, é preciso analisar cuidadosamente as opções antes de definir o seu ramo de atividade e, depois disso, o trabalho ainda não está pronto. 

Uma vez que você já está inserido no mercado, é muito importante estudar constantemente os concorrentes à sua volta sob diversos aspectos, como os preços, condições de pagamento oferecidas, atendimento, produtos com maior giro, fornecedores locais de qualidade, dentre outros. 

Avaliando o mercado sabiamente, será possível guiar suas futuras ações na empresa e apostar em um diferencial competitivo, ou seja, se aproveitar de uma falha que você perceber em um dos concorrentes e utilizá-la em seu benefício. 

No entanto, não é necessariamente de maneira competitiva que você deve encarar a concorrência. 

A depender da área e situação atual do negócio, pode ser interessante apostar em networking com outros empresários locais ou de campos semelhantes, estabelecendo contatos e se juntando a associações, por exemplo. 

Isso aumentará o seu conhecimento do mercado e trará mais visibilidade à empresa, sem falar nas possíveis ajudas ou facilidades que esses contatos poderão lhe proporcionar. 

3. Faça um planejamento anual

Faça um planejamento anual

Lá atrás eu já mencionei o quão imprescindível é o planejamento para manter o seu negócio funcionando, pois as surpresas podem chegar e é preciso estar preparado para lidar com elas.

Separando um tempo periodicamente e realizando um planejamento cuidadoso para o seu negócio, será possível não somente planejar suas futuras ações, mas também reduzir desperdícios, aumentar os lucros e estabelecer prioridades.

No planejamento anual de uma pequena empresa, vários tópicos podem ser considerados. 

Além dos fatores que eu já apontei sobre o estudo pontual do mercado e a listagem de possíveis imprevistos que possam ocorrer, outros devem ser levados em conta na elaboração do planejamento.

São eles: a definição do orçamento da empresa com gastos fixos e variáveis, a antecipação de ações e previsão das datas comemorativas, e o estabelecimento de metas e objetivos a serem atingidos durante o ano.

Se quiser saber mais sobre como montar um planejamento anual para o seu pequeno negócio, clique aqui

4. Não se esqueça dos funcionários

Não se esqueça dos funcionários

A não ser que você seja um microempreendedor individual, os funcionários são uma parte primordial do seu negócio, e seu crescimento deve estar alinhado com a evolução da equipe

É por isso que, antes de mais nada, é necessário saber como contratar pessoas que realmente agreguem à empresa: baseie-se em bons currículos, experiências profissionais enriquecedoras, e alinhamento com os valores da sua marca.

Uma vez que a equipe já está formada, é recomendável continuar investindo no seu desenvolvimento, através das ações de treinamento e qualificação dos funcionários, por exemplo. Elas podem ser desde um acompanhamento dos processos da empresa por parte do administrador, até indicações de cursos ou palestras que contribuam para a formação daquela pessoa como profissional. 

Afinal, investir em capital humano é aumentar a capacidade produtiva, já que melhora a qualidade do seu produto ou serviço e agrega credibilidade ao negócio.

5. Saiba gerenciar o tempo

Todos sabem que o dia a dia dos pequenos empreendedores no Brasil não é fácil: muitas vezes a vida pessoal se mistura com as obrigações do negócio, e o administrador acaba ficando sobrecarregado por, normalmente, não contar com muitos funcionários e ter de lidar com muitos afazeres ao mesmo tempo. 

Se esse é o seu caso, saiba que uma eficiente gestão de tempo pode fazer pequenos ajustes para aliviar a sua rotina agitada e facilitar a sua vida em algumas tarefas.

Nesse processo, a tecnologia é a principal aliada, já que graças a ela podemos automatizar uma série de procedimentos ou fazê-los em menos tempo com o auxílio de ferramentas úteis. 

Com um Sistema de Gestão como o Nex, por exemplo, você tem acesso a recursos que te ajudam no dia a dia e economizam tempo, como tutoriais de ajuda simples e completos, cadastro rápido de produtos, entrada de estoque via XML, emissão de nota fiscal e outros! Quer entender melhor como o Nex pode ajudar na sua gestão de tempo? 

Clique aqui.

6. Atente-se à gestão financeira

Ao fim e ao cabo, todas as áreas de uma empresa se resumem a uma boa gestão financeira e dela dependem, pois se você não conhece a sua realidade financeira, pode se amparar em resultados enganosos e tomar decisões erradas. 

Quando se trata de como administrar uma empresa financeiramente, uma série de ações é necessária: 

Separar bem as contas empresariais das pessoais, definir um orçamento anual, fazer boas cotações de preço e monitorar regularmente o fluxo de caixa são apenas algumas delas. 

Bom, o tema da gestão financeira é bastante amplo e há muitos aspectos para se levar em conta, mas o Blog do Nex nunca te deixa na mão e oferece diversos conteúdos para te ajudar nessa tarefa. 

Eu recomendo os seguintes: 

  1. Como montar um planejamento financeiro para o seu negócio
  2. Controle financeiro empresarial: como fazer e ferramentas úteis
  3. Como analisar o balanço financeiro de sua loja

Outro fator que precisa estar afiado se você quiser gerir as finanças de maneira eficiente é o controle de estoque, que nos leva ao próximo tópico:

7. Dê atenção ao gerenciamento do estoque

Dê atenção ao gerenciamento do estoque

Se você costuma ler os textos aqui do blog, provavelmente já sabe que este é outro pilar para uma boa gestão: sem um bom controle de estoque, não há sucesso no negócio. 

Um erro muito comum de quem está começando é estocar enormes quantidades de um produto apenas porque ele estava em promoção, e não analisar se ele apresenta alto giro nas vendas. 

Uma atitude como essa resultará em consequências desagradáveis para o empreendimento como aquisição de dívidas, custos adicionais, baixo faturamento e perda de produto.

Para evitar tudo isso, não deixe de monitorar frequentemente a entrada e saída das mercadorias e constatar aquelas que não têm giro, além de sempre estar no controle das datas de validade e próximos pedidos com os fornecedores. 

Você sabia que no blog temos uma categoria inteira destinada a ajudar você, pequeno empresário, no controle do estoque? Clique aqui para saber mais.

8. Entenda o seu público-alvo e invista em marketing

Entenda o seu público-alvo e invista em marketing

Se o seu negócio anda tendo problemas significativos de vendas e perdas de produto, é possível que você esteja falhando em entender o perfil do seu cliente. 

Afinal, ele tem demandas específicas, que precisam ser detectadas e compreendidas para se ter um elevado número nas vendas. 

Para isso, realize pesquisas de persona, converse com os seus clientes para perguntar os pontos fortes e fracos do produto/serviço que você está oferecendo, e separe em grupos os principais tipos de consumidor da empresa. 

Conhecendo o seu público, será possível nortear suas estratégias e ações de marketing

Embora seja subestimado por alguns pequenos empreendedores, hoje em dia o marketing é imprescindível para o crescimento da empresa, e não é mais restrito aos grandes conglomerados: até mesmo as mercearias e negócios em casa podem se beneficiar - e muito! - das ações de marketing.

As técnicas tradicionais de divulgação por meio de panfletos e do investimento em artifícios visuais para atrair clientes ainda valem. 

Mas agora é interessante apostar na nova moda do marketing digital e fortalecer a sua presença online para aumentar a clientela. 

Isso pode ser feito por meio de ações nas redes sociais, do cadastro noPerfil da empresa no Google, ou da criação de um catálogo digital para receber pedidos online, por exemplo.

Qualquer que seja o tipo de ação que mais se adeque à sua realidade e aos seus objetivos, nunca subestime a importância do marketing para atrair e fidelizar clientes!

9. Profissionalize-se e busque conhecimento

No começo do texto eu comentei sobre o valor de permanecer investindo na evolução dos funcionários para que eles contribuam com o crescimento da empresa, mas com você isso não é diferente! 

Em um mundo tão conectado e com uma enorme quantidade de informações disponíveis, é papel de um bom líder estar sempre buscando o aprendizado e o crescimento.

Se você chegou até aqui, já é um bom sinal! 

Mas procure continuar visitando o Blog do Nex para se atualizar sobre as informações do seu mercado e do comércio como um todo. 

Essa aprendizagem também pode ser feita por vias práticas: procure saber se a prefeitura da sua cidade organiza centros de desenvolvimento a pequenos negócios, e busque por cursos, palestras e consultorias como as oferecidas pelo SEBRAE.

10. Tenha os processos integrados

Por último, eu gostaria de reforçar que a tecnologia será uma de suas principais parceiras no caminho para uma boa gestão, já que ela te auxilia em diversas áreas e engloba múltiplos tópicos mencionados anteriormente. 

Com um sistema de gestão eficiente, por exemplo, você tem tudo em uma coisa só: um controle de estoque completo, uma boa gestão financeira, dados e relatórios que te auxiliam no bom planejamento, e ferramentas que otimizam a sua gestão do tempo!  

Como o Nex pode te ajudar a gerir uma empresa?

Agora que você viu a necessidade de investir em ferramentas tecnológicas que façam sua empresa crescer, é hora de conhecer o Nex! 

Ele é um software de gestão completo e integrado, que te ajuda a cuidar de todas as partes do negócio e colocar essas dicas em prática!

Encontre todos os recursos que precisa para a gestão da sua empresa. Conheça nossos planos! Conte com Controle de Estoque, Contas a Pagar, Relatórios de Faturamento, Controle de Caixa, e muitos outros! Clique aqui para saber mais. 

Conclusão

Durante a leitura, eu te mostrei as principais características que um empresário deve ter para gerir o negócio de maneira eficiente, e alguns conselhos de gestão para você não se perder e garantir o crescimento. 

Dedicação, planejamento e tecnologia são 3 palavras-chave presentes nessas dicas; não se esqueça da importância de cada uma delas.

É bastante informação, então se necessário volte neste texto e leia novamente para começar a aplicar as dicas no seu dia a dia! 

Lembrando que se tiver qualquer dúvida ou sugestão, pode deixar nos comentários! 

Ficarei feliz em ajudar!

Receba conteúdos pensados exclusivamente para a gestão da sua loja!

Inscreva-se
Bruno Silva

Oi, meu nome é Bruno! Estou aqui para facilitar o modo como você comerciante gere o seu negócio.

Fique de olho 👀

Heading

Heading

Heading

Acompanhe todas as novidades!

Nosso foco é ajudar pessoas a simplificarem a gestão das suas lojas. Seja avisado sobre nossas postagens clicando abaixo.

Inscreva-se