Soluções para manter o giro ativo mesmo fora da época favorável para seus produtos sazonais
Quem trabalha com produto sazonal ou típico sabe o quanto é difícil manter a regularidade nas vendas.
O sucesso do seu negócio está diretamente ligado a fatores externos, como concorrência e mudanças climáticas.
Fatores que nem mesmo com uma excelente gestão você terá total controle, mas consegue se preparar para os períodos mais complicados.
A solução é, ao invés de simplesmente deixar o seu negócio exposto a essas causas determinantes, usá-las como combustível para crescer ou inovar completamente.
A sazonalidade, um desses fatores que mencionei é: a temporada de alta ou baixa nas vendas causadas pelo clima ou por datas específicas, como o início das aulas ou o Natal.
Neste texto, vamos conversar sobre o que é um produto sazonal, como enfrentar o período da sazonalidade não favorável de um produto e como inovar no período em que as vendas sofrem uma baixa.
Produtos sazonais são as mercadorias consumidas em períodos específicos do ano.
Por exemplo, quando pensamos em lojas de roupa, o conceito de sazonalidade fica ainda mais evidente: roupas de lã, casacos e blusas de manga comprida vendem expressivamente mais em épocas frias.
Mas quando o final do ano se aproxima, por exemplo, todas as peças na cor branca acabam tendo uma procura maior.
Leia também: 4 dicas para lojas de roupas venderem mais, atraindo e fidelizando seus clientes
Na alimentação, a procura por panetones, ovos de Páscoa e carnes de aves encontram um pico nos períodos festivos de Natal e Páscoa.
E assim por diante!
Todo comércio tem algum produto mais exposto à sazonalidade.
Este tema foi assunto da nossa live "Papo de Balcão". Dá uma olhada no que conversamos sobre o assunto:
Todo segmento de mercado enfrenta quedas na procura por determinados produtos, porém, é possível se manter lucrativo com estes produtos o ano todo seguindo algumas dicas:
Um bom planejamento é a maneira mais efetiva de garantir o lucro com a venda de produtos sazonais.
Você precisa saber exatamente em que períodos do ano esses produtos terão maior saída e em que momento a procura será reduzida.
Garantindo isso, você consegue ter um bom giro no seu estoque o ano todo.
Aproveite a baixa temporada para atrair clientes com descontos!
Esta é uma prática muito comum em lojas de roupa, e você, como consumidor, já se aproveitou dela em alguma oportunidade!
Isso porque as lojas de vestuário costumam fazer um saldão das peças da estação que passou.
É uma ótima oportunidade de aumentar as vendas e, de quebra, não correr o risco de ficar com o estoque encalhado.
Outro segmento muito afetado pela sazonalidade é o das papelarias.
O volume de vendas no início do ano letivo, responsável por grande parte do faturamento anual, exige uma boa dose de planejamento e investimento em produtos que possam ser vendidos o ano todo.
A Carol do NEX escreveu um texto especialmente para este segmento que vale a leitura, seja qual for seu tipo de comércio: 7 dicas para sua papelaria vender mais o ano todo.
A precificação correta dos produtos sazonais é, talvez, a parte mais importante para a lucratividade da sua loja durante esses períodos.
Para oferecer preços atrativos em épocas de sazonalidade e ainda conseguir um bom lucro, é necessário calcular o preço de compra de cada mercadoria, incluindo impostos e gastos com divulgação e até mesmo frete, se for o caso.
Você pode aprender mais sobre precificação!
E lembre-se que produtos sazonais perdem valor em períodos de baixa temporada.
Portanto, antes de definir seus preços, certifique-se de que eles possam ser reduzidos gradualmente sem prejuízos.
Toda data comemorativa tem uma cor, um ícone e diversos elementos visuais muito simbólicos.
Na hora de expor as suas promoções, muitas vezes são esses os recursos que fazem o consumidor se dar conta que certa data está chegando, o que o deixa estimulado a consumir os produtos típicos da época.
Ao promover essas mercadorias fora da época, procure um jeito criativo de usar os mesmos elementos, símbolos e recursos visuais mais características do momento de maior procura.
Investindo em recursos visuais, as promoções têm mais sucesso.
Pense em produtos que complementam o seu mix e que podem agradar seu público, mas ainda sem se distanciar muito do seu produto principal.
Precisa de um exemplo? Você pode apostar numa abordagem diferente para o seu restaurante na beira da praia para deixar de ser dependente dos dias quentes do verão: pode servir um buffet ou um rodízio de sopas nos meses mais frios.
Em lojas de moda praia, uma boa alternativa é investir em moda fitness, que é uma maneira de oferecer um produto diferente, mas de acordo com o que o cliente procura em seu comércio.
Neste caso: moda, beleza e estética.
O importante é encontrar outros produtos que podem ser integrados à estrutura do seu negócio sem modificar a imagem do seu comércio.
Conhecer o perfil dos seus consumidores é a chave para gerar mais vendas dos seus produtos sazonais.
Afinal, quando você sabe bem quem é seu público, consegue criar estratégias mais eficientes para atingir quem realmente tem interesse em comprar de você.
Atualmente, a melhor forma de divulgar seus produtos sazonais e seu comércio como um todo é através das redes sociais.
No próprio Instagram, por exemplo, você consegue descobrir quais são os horários de maior acesso dos usuários, em que cidade estão e os mais diversos tipos de segmentação.
Você pode ler mais sobre como usar o Instagram a favor do seu pequeno comércio.
Caso você decida comercializar apenas produtos sazonais, o controle das finanças precisa ser minucioso.
Acompanhe de perto a situação financeira do seu negócio e distribua com cuidado o seu orçamento.
Caso a sua empresa não precise de colaboradores no ano todo, uma alternativa é contratar profissionais por temporada ou freelancers apenas nos períodos de maior movimento, por exemplo.
Mas isso se estende a qualquer tipo de gasto.
Mantenha somente os custos necessários para o pleno funcionamento da sua loja.
Com o catálogo digital do NEX seu cliente pode fazer pedidos online direto no site do seu negócio, usando esse recurso você expande a sua base de clientes para além das redondezas de sua loja.
Além do momento aquecido para vendas no ambiente digital, você alcança clientes em localidades com o clima diferente da sua região, por exemplo, abrindo oportunidade para vendas fora da estação.
É muito comum que pequenas empresas contratem funcionários apenas para a alta temporada .
Os negócios sazonais de sucesso treinam os funcionários durante o período de menor movimento, para servirem clientes com eficiência e apoiarem áreas do negócio que estiverem sob maior demanda na temporada de movimento intenso.
Se sua empresa tem mais demanda no verão, por exemplo, você tem de seis a oito meses no ano para preparar sua equipe.
Em condições normais, o ideal é que você faça o controle de estoque com base no consumo recorrente, repondo suas mercadorias de acordo com a demanda.
Na prática, quando se trabalha com produtos sazonais, ao invés de identificar no dia-a-dia o momento de reposição, você já sabe de antemão que precisará de uma grande quantidade de determinados produtos nos períodos mais favoráveis ao consumo.
Portanto, aproveite a baixa procura para negociar com o seu fornecedor e comprar seus principais produtos por um preço menor, utilizando os ganhos da alta temporada.
Quando um comércio trabalha exclusivamente com produtos sazonais, fica bem mais fácil identificar os períodos de baixa no giro.
Porém, se o fluxo de vendas da sua loja for um pouco menos evidente, você precisa acompanhar de perto o desempenho de cada produto.
Eu recomendo que você utilize os diversos relatórios que o NEX oferece.
Registrando tudo certinho, o NEX consegue elaborar relatórios de venda por categoria e produto, por produto, por marca, por cliente, por fornecedores e mais. Para conhecer mais este recurso, clique aqui.
Porém, se você chegou à conclusão de que a sazonalidade afeta muito as suas vendas, você pode procurar investir numa nova linha de negócio que esteja de acordo com a estação.
Planeje e pesquise muito!
Se o público dessa nova abordagem for semelhante ao que você já tem, você pode até unir ideias de negócios que são bem distintas sem colocar em risco o investimento que será necessário fazer em relação à estrutura.
Do contrário, continue focando apenas no crescimento do seu negócio principal.
Controle suas vendas com um sistema de gestão completo. Conheça o NEX!
Ao colocar essas dicas em prática e torná-las parte da rotina operacional do seu negócio, a gestão dos seus produtos sazonais se tornará uma estratégia muito mais eficiente, tranquila e lucrativa.
Caso tenha ficado com alguma dúvida ou tenha alguma sugestão sobre o assunto, compartilhe nos comentários.
Boas vendas! ;)
Edson
Oi, eu sou o Edson Macari! Estou aqui para ajudar a simplificar a gestão de seu pequeno comércio. Vou escrever sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante. Ficarei feliz em receber suas sugestões!