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Marketing

Como lucrar o ano todo com um negócio sazonal

Soluções para se manter ativo mesmo fora da época favorável para o seu comércio.

O sucesso da sua empresa está diretamente ligado a fatores externos, como concorrência e mudanças climáticas. Fatores que nem mesmo com uma excelente gestão você terá controle. A solução é, ao invés de simplesmente deixar o seu negócio exposto a estes determinantes, usá-los como combustível para crescer o seu negócio ou inová-lo completamente. Um desses fatores é a sazonalidade: a temporada de alta ou baixa nas vendas causadas pelo clima ou por datas específicas como o início das aulas ou o Natal.

Quem vive em locais turísticos deve estar bastante acostumado com estes conceitos de alta e baixa temporada. E ainda que parte do país não sofra mudanças extremas de temperatura, não quer dizer que seu comércio não está exposto a pequenas sazonalidades.

Neste texto, vamos conversar sobre como enfrentar o período da sazonalidade não favorável; como inovar no período em que as vendas sofrem uma baixa e até aproveitar este momento de menor movimento para investir na profissionalização e melhora em seu comércio.

Incentivando o cliente a consumir seu produto mesmo fora de época

Supondo que você tenha uma sorveteria,seu objetivo inicial deve ser vender, mesmo no inverno, sem se distanciar do sorvete. Você pode criar um Menu de Inverno com opções quentes e atrativas, mas que ainda levem sorvete no preparo. Fondue de Sorvete, Sorvete Assado e Milkshake Quente são ideias legais para  incluir no cardápio.

Coloquei de presente um vídeo do Panelaterapia. É o preparo de um sorvete assado super fácil e adaptável para você incorporar no cardápio de inverno. Os marshmallows você pode substituir por merengue, por exemplo ;)

Assista logo abaixo:

 

Além disso, aproveite a baixa temporada para atrair clientes com descontos! Esta  dica serve principalmente para as lojas de roupa. É uma prática comum fazer um saldão das peças da estação que passou, e não é por menos! É uma ótima oportunidade de aumentar as vendas e, de quebra, não correr o risco de ficar com o estoque encalhado. O objetivo nesse caso é fazer seu cliente repensar a ideia de que ele não deve comprar algo que não vai usar imediatamente.

Outro segmento muito afetado pela sazonalidade é o das papelarias. O volume de vendas no período do ano letivo, responsável por grande parte do faturamento anual, exige uma boa dose de planejamento e investimento em produtos que possam ser vendidos o ano todo. A Carol do NEX escreveu um texto especialmente para este segmento que vale a leitura, seja qual for seu tipo de comércio: 7 dicas para sua papelaria vender mais o ano todo. Quem sabe esta leitura desperte seu lado criativo para incrementar suas vendas?

Ofereça produtos alternativos

Você tentou as alternativas anteriores, mas ainda não tem o retorno que esperava? Pense em produtos que complementam o seu serviço e que podem agradar seu público, mas ainda sem se distanciar muito do seu produto principal. Precisa de um exemplo? Você pode apostar numa abordagem diferente para o seu restaurante na beira da praia para deixar de ser dependente dos dias quentes do verão: pode servir um buffet ou um rodízio de sopas nos meses mais frios.

Em lojas de biquínis, uma boa alternativa é investir em moda fitness: uma forma de oferecer um produto diferente, mas de acordo com o que o cliente procura em seu comércio. Neste caso: moda, beleza e estética.

O importante é encontrar outros produtos que podem ser integrados à estrutura do seu negócio sem modificar a imagem do seu comércio.

Encontrando outras fontes de receita

Inove! Você chegou à conclusão de que a sazonalidade afeta muito as suas vendas, mesmo colocando em prática as dicas anteriores? Você pode investir numa nova linha de negócio que esteja de acordo com a estação. Mas cuidado! Planeje e pesquise muito. Se o público dessa nova abordagem for semelhante ao que você já tem, você pode até unir ideias de negócios que são bem distintas sem colocar em risco o investimento que será necessário fazer em relação à estrutura. Do contrário, continue focando apenas no crescimento do seu negócio principal.

Aproveitando a baixa-temporada para melhorar seu negócio

Você, como dono de um comércio,  além de entender que a sazonalidade não significa apenas vender bem no momento em que a demanda está elevada, precisa tirar proveito também dos momentos de baixa procura, com estratégias direcionadas para aproveitar o que é específico de cada período.

Você pode aproveitar grandes oportunidades, mesmo lidando com as dificuldades ligadas à sazonalidade. Por isso eu destaquei alguns pontos com os quais você pode trabalhar nos períodos mais calmos do seu negócio:

Use a baixa-temporada para capacitar seus funcionários:

É muito comum que pequenas empresas contratem funcionários apenas para a alta temporada . Os negócios sazonais de sucesso treinam os funcionários durante o período de menor movimento, para servirem clientes com eficiência e apoiarem áreas do negócio que estiverem sob maior demanda na temporada de movimento intenso. Se sua empresa tem mais demanda no verão, por exemplo, você tem de seis a oito meses no ano para preparar sua equipe.

Estoque para o período de maior demanda:

Não basta o movimento da sua cidade aumentar e o clima ser perfeito para o seu negócio, você deve ter o que vender! Aproveite a baixa procura para negociar com o seu fornecedor e comprar seus principais produtos por um preço menor, utilizando o lucro da alta temporada .  

E agora? Está preparado para enfrentar as temporadas de baixa nas vendas? Para mais dicas como essas, continue acompanhando o Blog do Programa NEX!  

Este tema foi assunto de nossa live "Papo de Balcão". Se você não conseguiu acompanhar ao vivo, não se preocupe, esse e outros vídeos com dicas para o pequeno comércio estão disponíveis em nosso Canal do YouTube. E toda quinta, você pode participar do Papo de Balcão interagindo ao vivo em nossa fanpage, a partir das 15h30.

Vai ser bacana ver você por lá!

 

Edson

Oi, eu sou o Edson Macari! Estou aqui para ajudar a simplificar a gestão de seu pequeno comércio. Vou escrever sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante. Ficarei feliz em receber suas sugestões!

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