Como montar um pet shop lucrativo [Passo a Passo]

Confira o guia completo para abrir seu pet shop pequeno e lucrativo: vantagens, ideias de serviços, investimento e 14 passos para ter sucesso!

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O que você vai ver nesse texto:

Se você deseja ser dono do seu próprio negócio e tem paixão por animais, por que não juntar as duas coisas e investir no segmento de pet shop?

A verdade é que, quando bem planejado e administrado, esse tipo de negócio tem um alto potencial de lucro e você pode abrir a sua loja para animais com baixo a médio investimento.

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, Abinpet, o Brasil é o terceiro maior país em população total de animais de estimação. Esse dado mostra o grande potencial do setor na economia brasileira.

Quer aprender como montar um pet shop de sucesso? Então confira todas as dicas que preparei para quem deseja investir no segmento:

O Nex é um Sistema para Controle e Gestão de Pet Shop! Tenha acesso a todas as ferramentas necessárias para administrar a sua loja de maneira segura e prática: Controle de Pedidos (Venda Balcão), PDV, Controle de Caixa, Controle de Estoque e Validade, Relatórios Financeiros, Orçamentos Profissionais e muito mais. Saiba mais e baixe grátis!

Vantagens de abrir um pet shop

Existem diversas vantagens em montar um pet shop, como você viu na introdução, a população de animais de estimação no Brasil é uma das maiores do mundo, e esse número só cresce, portanto, a primeira vantagem de empreender nesse ramo é que você vai estar dentro de um mercado em expansão.

Outra coisa que as pesquisas da Abinpet não deixam dúvidas, é que não faltam clientes para esse tipo de negócio. Isso quer dizer que, mesmo começando com um pet shop pequeno, se atender de maneira satisfatória as demandas dos seus clientes, é possível ganhar destaque rapidamente e crescer.

Além disso, você pode começar com baixo investimento dependendo do modelo de negócio que deseja e formalizar-se como MEI (Microempreendedor Individual), a maneira mais simples de abrir uma empresa no país.

Serviços que podem ser oferecidos

Um pet shop é uma loja com foco em atender as necessidades dos animais de estimação, o que engloba produtos e serviços diversos. Confira algumas ideias:

  • Serviços estéticos e de bem-estar animal (banho, tosa, saúde bucal, hidratação, unhas, etc).
  • Montar uma farmácia para pets e oferecer serviços de atendimento veterinário, seguindo a regulamentação da vigilância sanitária e outros órgãos responsáveis da região.
  • Montar uma casa de ração e especializar-se em nichos pouco explorados ainda, como produtos 100% naturais, funcionais, desidratados, orgânicos ou ainda aqueles para necessidades clínicas.
  • Serviço de cuidadores de pets estão cada vez mais requisitados e existe uma necessidade por mais profissionais capacitados no mercado.
  • Trabalhar com educação animal oferecendo serviços de adestramento.

Quanto custa para abrir um pet shop

O valor de investimento necessário para montar sua loja vai depender da sua ideia de negócio.

Isso significa que se você quer saber quanto custa para abrir um pet shop, terá que levar em consideração diversos fatores como: serviços e produtos oferecidos, localização, porte do empreendimento, tamanho da equipe, entre outros.

De acordo com a estimativa do SEBRAE, uma loja de animais de pequeno porte, com uma área de 60 m2, vai demandar um investimento inicial de R$ 43.760, considerando os equipamentos da área operacional (para a prestação de serviços) e os materiais para a área administrativa (mobiliários e equipamentos), sem contar com gastos relativos à aquisição ou reforma do imóvel.

Além desse valor, também deve-se prever o capital necessário para a aquisição do estoque inicial de mercadorias.

Pense também nos funcionários do seu pet shop e os respectivos salários, em negócios pequenos, a estrutura de equipe pode ser composta por:

  • responsável técnico/veterinário
  • administrador
  • atendente
  • tosadores e banhistas

Como abrir um pet shop em 14 passos

Confira agora tudo o que precisa para abrir um pet shop pequeno:

1. Faça um plano de negócios para o seu pet shop

A falta de planejamento é uma das principais causas de fechamento de negócios, por isso, para aumentar suas chances de sucesso e começar da maneira certa, faça um plano de negócios antes de montar seu pet shop.

Um plano de ação bem estruturado possibilita testar a viabilidade do seu negócio e planejar todas as áreas da sua loja para animais.

Alguns pontos essenciais definidos durante esse planejamento são: missão do negócio, análise sobre o mercado atual envolvendo clientes, fornecedores e concorrentes, estrutura física necessária, quais serão as atividades operacionais realizadas, estratégias de marketing, equipamentos, orçamentos inicial e investimento necessário.

Com o projeto do pet shop finalizado, você conseguirá ter uma visão ampla do seu negócio e preparar-se para contornar os desafios que possam surgir durante toda a jornada.

2. Esteja por dentro das exigências legais, normas e decretos

Cumprir com a parte burocrática na hora de montar um pet shop é indispensável para atuar de forma legal no mercado, mesmo no caso de um pet shop pequeno.

É possível optar por adquirir seu registro de maneira individual ou em um dos enquadramentos jurídicos de sociedade. Avalie todas as opções e veja qual atende melhor suas necessidades e o perfil da sua loja para animais.

Confira uma lista em relação à papelada e os principais procedimentos necessários para montar um pet shop:

  • Junta Comercial para a validação do Contrato Social.
  • Emissão do CNPJ na Secretaria da Receita Federal.
  • Inscrição Estadual na Secretaria Estadual da Fazenda.
  • Registro na prefeitura municipal para a obtenção do Alvará de Funcionamento
  • Registro no Corpo de Bombeiros Militar.
  • Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”.
  • Registro no Departamento de Defesa Animal em caso de comercialização de produtos veterinários.

Além de cada atividade comercial exigir uma documentação específica, as prefeituras também apresentam suas particularidades, é por isso que recomendo procurar os órgãos responsáveis da sua cidade e consultar todos os processos necessários para a abertura na sua região.

Se quiser saber mais sobre o processo de abertura de um negócio, confira o post com o passo a passo para abrir uma empresa do zero.

3. Escolha a localização ideal

Estar atento às exigências legais serve não apenas para saber qual é a documentação necessária para abrir seu pet shop pequeno, também é importante para conhecer como deve ser o estabelecimento do negócio.

O espaço utilizado para banho e tosa, por exemplo, deve ter uma área mínima de dois metros, com piso e paredes impermeáveis, além disso o chão precisa ser liso e resistente a desinfetantes.

Além das normas mais técnicas que devem ser cumpridas, os aspectos estratégicos devem ser considerados também na hora de escolher seu ponto comercial. Uma boa localização pode ser um diferencial para aumentar as chances de sucesso do seu pet shop.

Um pet shop não precisa necessariamente estar localizado em regiões centrais, o melhor é próximo a áreas residenciais, com maior número de bichinhos domésticos por perto. Fique atento à concorrência, não é interessante em nenhum negócio ter um número elevado de concorrentes tão próximos.

Sua loja deve ser espaçosa e de fácil acesso para humanos e pets, caso não possua estacionamento próprio, certifique-se se há estacionamentos ou ruas que permitam estacionar um veículo por perto, é comum que donos levem seus animais de estimação de carro até o pet shop.

Cuida também da visibilidade da sua loja, ficar escondido em ruas sem circulação de pessoas ou atrás de placas e paradas de ônibus farão com que seu pet shop não seja visto pelo número de pessoas desejado.

Outro fator indispensável é a segurança da região, ao trabalhar com pets é preciso lembrar que eles são considerados por muitos como seus “filhos”, sendo uma responsabilidade muito grande cuidar deles em seu empreendimento.

Veja outros aspectos sobre como escolher o melhor ponto comercial em nosso texto sobre o tema.

4. Conheça seu público-alvo e necessidades

Você pode pensar que por tratar-se de um negócio para pets seu público-alvo já está definido: animais de estimação, certo? Errado!

A verdade é que existem muitos tipos de animais de estimação, de diferentes espécies e raças, é por isso que essa segmentação ainda continua sendo ampla demais e você precisa ser mais específico na sua definição.

Para escolher seu público-alvo pense no seguinte: Quais espécies você deseja atender? Qual o porte dos animais? Quais serviços serão oferecidos? Planeja vender produtos também?

Fazer uma pesquisa de mercado prévia na região que você deseja empreender pode ajudar na hora de definir seu público, afinal, não adianta querer atender pets do tipo A em uma região na qual prevalecem aqueles do tipo B ou C.

Além disso, não se esqueça que quem vai decidir levar o pet até a sua loja ou não são seus donos, portanto, também se faz necessário estudar as características e comportamentos dos “pais de pets” para atendê-los da melhor maneira possível.

Reúna informações como faixa etária, hábitos de consumo, renda média e demais dados que possam ser relevantes para criar estratégias mais eficientes. Para isso, aposte em pesquisas com os clientes, afinal, nada melhor do que conversar diretamente com quem você está interessado em agradar, não é mesmo?

No post sobre público-alvo é possível encontrar uma explicação detalhada de qual a melhor maneira de aplicar essas pesquisas, recomendo a leitura!

5. Acompanhe as tendências do mercado

Ao ir até o pet shop, opções tradicionais como o serviço de banho e tosa e a venda de produtos alimentícios são mais do que esperados neste tipo de negócio.

Agora, imagine como seu mini pet shop pode ficar ainda mais atrativo para os consumidores ao oferecer novos produtos e serviços.

O processo de inovação está ao alcance de todos, não sendo exclusivo apenas de grandes empresas.

Algumas ideias para o seu pet shop são a hospedagem para animais de estimação, tratamento de saúde, monitoramento 24 horas, serviço de spa, vendas online, oferta de alimentos especiais.

Para isso, é necessário ficar de olho nas tendências do mercado e ampliar sua rede de contatos participando de eventos, lendo jornais e revistas sobre o assunto, assistindo vídeos e entrevistas, e marcando presença em feiras e grupos de discussão.

6. Encontre bons fornecedores

A hora de encontrar os fornecedores da sua loja é uma das mais importantes.

Faça uma boa pesquisa antes de definir os parceiros do seu pet shop, visite pet shops próximos e converse com os donos, também aproveite eventos e feiras para fazer contato com possíveis parceiros. Não deixe de analisar as preferências dos clientes, você pode aproveitar para questioná-los sobre seus gostos na pesquisa de público-alvo que mencionei anteriormente.

Encontrar bons fornecedores, mesmo que para uma loja de ração pequena, não é uma tarefa simples e exige muita responsabilidade, isso porque os alimentos afetam diretamente a saúde dos pets.

Por isso você deve priorizar não apenas quem oferece os preços mais baixos do mercado, mas também garantir parceiros confiáveis que trabalhem com produtos de boa qualidade, tenham um prazo de entrega adequado para o ritmo da sua loja e ofereçam boas condições de pagamento.

Aprenda sobre como investir na relação com seus fornecedores lendo o texto: Gestão de compras: Como negociar com fornecedores.

7. Treine seus funcionários para um bom atendimento

É preciso muita atenção na hora de escolher quem fará parte da equipe do seu pet shop, afinal, o resultado do seu trabalho vai impactar diretamente no sucesso da loja.

Uma coisa é certa: seus funcionários devem ter amor por animais e gostar de trabalhar com eles.

Mas é claro que não apenas de amor se faz uma boa equipe, procure também profissionais qualificados, atenciosos, ágeis, organizados e respeitosos que ofereçam um bom atendimento para seus clientes e prezem pelo bem-estar dos animais.

Mesmo contando com os serviços de um profissional mais experiente, é importante oferecer treinamentos periódicos para todos seus colaboradores.

Os treinamentos servem para estabelecer o padrão de qualidade esperado por você em relação a todos no pet shop, melhorando a experiência do cliente e garantindo a sua satisfação; além de manter o time atualizado sobre novidades do mercado.

Hoje em dia é possível encontrar conteúdo de qualidade de forma gratuita na internet e treinar a equipe sem interromper seu trabalho utilizando vídeos, cartazes e livros, por exemplo.

A realização de cursos e a participação em palestras e feiras do segmento também são muito úteis para aprimorar o seu trabalho. Se não for possível que toda a equipe faça um curso, por exemplo, faça-o você mesmo e depois repasse todo o conhecimento adquirido para o time.

8. Organize estrategicamente seus produtos

O pet shop é um tipo de negócio que costuma trabalhar com uma grande variedade de produtos para venda, sendo desafiador manter todos eles em ordem, ainda mais em um espaço pequeno, porém, é essencial manter sua loja organizada.

Entretanto, a maneira e o local onde cada mercadoria vai estar localizada deve ter uma estratégia por trás.

A disposição dos produtos dentro da sua loja deve ser pensada cuidadosamente porque ela estimula seu cliente a permanecer mais tempo no pet shop e a comprar mais produtos.

Próximo à entrada da loja coloque os produtos com mais apelo e que trazem mais lucro, aproveite também para exibir produtos especiais e diferenciados que podem atrair a atenção dos consumidores e convencê-los a conhecer seu estabelecimento.

Na parte de dentro, aos fundos do pet shop, organize os produtos básicos, aqueles mais procurados de forma geral. Isso porque aquela área pode acabar ficando esquecida, então, colocando os produtos mais procurados você faz com que o cliente entre e circule pelo interior da sua loja, passando por várias tentações até chegar ao produto desejado.

9. Divulgue seu pet shop

Existem incontáveis maneiras de divulgar um negócio, mas nem todas funcionam para qualquer tipo de loja.

Divulgar seu pet shop é uma etapa básica para construir sua reputação e consolidar-se no mercado. Mas para ter o resultado desejado, o mais importante é saber quais estratégias de divulgação conversam melhor com seu tipo de negócio e o perfil de público-alvo,

As lojas para animais ou de ração pequenas costumam atender principalmente os pets da própria vizinhança. Nesses casos, é importante investir em técnicas tradicionais de divulgação como a distribuição de panfletos, por exemplo.

Criar estratégias de marketing digital é também uma maneira muito eficiente de divulgação que podem (e devem) ser utilizadas por todos os pet shops, independente do seu porte e localização, explore o máximo de canais possíveis para a propaganda da sua loja.

Perfis profissionais nas principais redes sociais, como Facebook e Instagram, promovem uma grande visibilidade para o seu pet shop e aumentam a sua credibilidade, portanto, tire proveito disso e divulgue pela internet também.

O perfil de Instagram da Petz, uma rede brasileira de pet shops, é um ótimo exemplo de como utilizar as redes sociais para produzir conteúdo de qualidade e engajar seu público. Dê uma olhada e inspire-se:

Fonte: Petz

Além disso, recomendo a realização de parcerias com clínicas veterinárias, fornecedores e empresas do ramo.

A realização de eventos periódicos, concursos e palestras também podem ser uma ótima propaganda para atrair novos consumidores e uma maneira de fidelizar os clientes atuais.

10. Invista na fidelização dos seus clientes

Investir em boas estratégias de divulgação para atrair novos clientes é importantíssimo, mas manter uma ligação com aqueles que já escolheram o seu serviço é mais vantajoso do que você imagina.

A verdade é que convencer um cliente que já entrou no seu pet shop pelo menos uma vez a retornar, é muito mais fácil do que fazer alguém que não conhece a sua marca a dar uma chance para ela.

Clientes fidelizados compram até 10 vezes mais que novos consumidores, aumentando os ganhos do seu negócio. Também vale ressaltar que clientes fidelizados são clientes satisfeitos, e clientes satisfeitos vão recomendar seus serviços a amigos e parentes, fazendo-o economizar gastos com divulgação e aumentando sua base de clientes!

Experimente criar um sistema de fidelidade, essa é uma excelente maneira de focar no seu relacionamento com o cliente e incentivá-lo a comprar mais vezes ou em maior quantidade.

Programas de fidelidade costumam funcionar de forma bastante simples: toda nova compra de um cliente cadastrado deve ser recompensada com algo, seja com descontos, pontos de troca por produtos ou até prêmios exclusivos.  

O Nex conta com um Sistema de Fidelidade muito fácil de configurar. Você só precisa cadastrar seu cliente e vincular cada venda ao seu nome, dessa maneira ele irá pontuar automaticamente, sem complicar a sua rotina. Confira mais detalhes aqui!

11. Cuide da gestão financeira do seu pet shop

Montar um negócio é algo que costuma envolver um grande investimento financeiro, e não dá para começar a gastar o capital disponível sem um bom planejamento.

Saber quanto você tem de recurso e onde ele será aplicado no seu pet shop é crucial para manter a saúde financeira em dia. Esse cuidado deve estar presente desde seu plano de negócios e mantê-lo por toda sua jornada empreendedora.

Pense e sinalize em seu planejamento todos os custos que você vai ter antes de montar seu pet shop e os gastos fixos e variáveis que haverá depois da inauguração da loja, como: equipamentos, aluguel, salário de funcionários, impostos, fornecedores, etc.

Além disso, realizar seu controle de caixa diário ou por turno, ter uma quantia disponível para servir como capital de giro e uma reserva de segurança vão possibilitar uma gestão financeira adequada.

Caso sinta a necessidade, não deixe de procurar a ajuda de um contador para auxiliá-lo no seu planejamento financeiro e direcioná-lo ao longo da jornada.

12. Ofereça um diferencial em comparação aos concorrentes

Ter um diferencial em seu negócio vai ajudá-lo a destacar-se dos concorrentes, algo muito importante para quem está começando.

Por isso, vou dar algumas ideias de diferenciais que podem ajudar seu pet shop pequeno:

  • serviço de transporte de animais (leva e traz).
  • ter um pet shop móvel (atendimento em domicílio).
  • concursos de beleza para pets.
  • alimentos variados: rações com ingredientes light, alimentos naturais, etc.
  • serviços de festas de aniversário para pets.
  • aceitar diversos tipos de pagamento.
  • daycare - uma creche para bichinhos em um espaço próprio para o seu lazer.

13. Aposte em vender online

Nos dias atuais, vender pela internet tornou-se essencial para sobreviver em meio a tanta concorrência.

Montar um pet shop online é um ótimo negócio porque possibilita que a sua loja tenha um alcance ainda maior, chegando a regiões além da sua vizinhança, tornando-se um nicho bastante rentável que o ajudará a atingir suas metas.

Com o Catálogo de Produtos Digital do Nex você pode começar a vender pela internet em poucos minutos. Veja como montar uma loja virtual de pet shop:

Reprodução | Patrulha Canina Pet Shop

Depois de ter o Nex baixado em seu computador e cadastrar os produtos comercializados em seu negócio, basta clicar em “ligar catálogo” que seu site será publicado automaticamente. Aproveite para divulgar seu site nas redes sociais e WhatsApp.

Um recurso gratuito e intuitivo para tornar sua loja ainda mais digital! Clique para saber mais e começar a vender online ainda hoje.

14. Use um programa para pet shop

Você pode ter o ambiente mais convidativo, produtos de ótima qualidade e ideias inovadoras para o seu pet shop, se não souber como administrar tudo isso corretamente a sua loja ainda pode fechar as portas.

A boa administração é um dos principais fatores para que o seu pet shop seja bem sucedido.

Usar um sistema para pet shop vai otimizar a sua rotina, facilitando tarefas que, quando realizadas manualmente, demandam muito mais tempo e atenção da sua parte, algo que na correria do dia a dia de um pet shop não é sempre possível.

Conheça o Nex, um Sistema de Gestão para Pet Shop! Com ele você tem todos os recursos necessários para uma administração completa da sua loja, conte com: Controle de Pedidos, Venda Direta no Caixa (PDV), Controle de Estoque, Controle de Caixa, Cadastro de Fornecedores e muito mais. Confira todos os recursos e baixe grátis!

Conclusão

Que atender às exigências legais e ter uma boa estrutura física é fundamental para abrir um pet shop, você devia imaginar antes mesmo de ler as dicas.

Entretanto, não subestime o impacto positivo que os outros pontos abordados aqui podem gerar: atendimento, divulgação, conhecimento do público-alvo e gestão correta, por exemplo.

Montar um pet shop vai exigir bastante planejamento, organização e dedicação da sua parte, mas seguindo todas essas dicas esse processo deve ficar mais descomplicado e você estará mais perto de alcançar seu objetivo.

Lembre-se que do outro lado existe uma pessoa apaixonada pelo seu bichinho e o mais importante para ela é ter certeza que seu filhote está sendo bem tratado e que vai comprar produtos confiáveis.

Espero que você consiga tirar seu sonho do papel o quanto antes e que tenha muito sucesso! Pode deixar suas dúvidas ou sugestões nos comentários, ficarei feliz em ajudar.

Até a próxima e boas vendas.

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Camila Upegui

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