Encontre todas as informações fundamentais para abrir uma distribuidora de bebidas e começar a vender e fornecer bebidas na sua região. Veja o guia completo!
Encontre todas as informações fundamentais para abrir uma distribuidora de bebidas e começar a vender.
As distribuidoras de bebidas se tornaram uma alternativa às novas restrições ao público de bares e restaurantes.
Um negócio que já era viável ganhou ainda mais potência com o distanciamento social.
Saiba tudo sobre como montar uma distribuidora de bebidas, qual o lucro de uma distribuidora de cerveja e como avaliar os resultados do seu negócio a seguir!
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O mercado de bebidas no Brasil tem se mostrado cada vez mais favorável e à prova de recessões econômicas.
Em pesquisa recente feita pela Ideal Consulting, o comércio de vinhos teve alta de 31% em 2020, por exemplo. Ou seja, enquanto diversos outros setores enfrentavam uma grande queda, a busca por bebidas alcoólicas aumentou durante o mesmo período.
Porém, mesmo que o isolamento social tenha mostrado uma preferência pelo consumo de bebidas alcoólicas nos momentos de lazer em casa, o brasileiro também vem revendo os hábitos alimentares, diminuindo o consumo de açúcar, sal e gordura, optando por bebidas mais saudáveis.
Ou seja, mesmo com certa queda no consumo de refrigerantes, a procura por sucos e chás naturais aumentou por reflexo, consolidando o mercado de bebidas no Brasil como uma área segura para investir.
Eu dividi em 4 tópicos principais o que precisa para abrir uma distribuidora de bebidas. Confira:
A escolha da localização ideal para o seu negócio precisa levar em consideração alguns fatores:
Ao procurar um local, também pesquise sobre os hábitos de consumo dos moradores da região, os concorrentes diretos e indiretos, além do preço e da qualidade dos produtos comercializados na região.
Outra dica é observar o caminho até o local, analisar a qualidade das vias, como espaço das ruas, presença de túneis, espaço para manobra, etc.
Também procure se informar se a área concorda com a logística dos fornecedores.
É difícil chegar num valor ideal de investimento, mesmo para efeito de exemplo, porque é algo que varia muito de acordo com a localização e o contexto socioeconômico da localidade onde se pretende abrir um negócio.
O investimento necessário já muda muito se você pretende vender para outras empresas ou diretamente para o consumidor final, por exemplo.
Porém, considere os custos fixos e variáveis, os valores gastos com matéria-prima/ insumos/mercadorias, impostos, divulgação, quadro de funcionários, equipamentos, móveis e possíveis reformas.
Além das despesas administrativas como aluguel, água, luz, telefone e internet.
Considere a infraestrutura mínima necessária para uma distribuidora de pequeno porte:
Para distribuidoras de porte maior, inclua empilhadeiras, carrinhos de carga e veículo de carga para entregas.
Para formalizar o seu negócio, comece criando um contrato social com o tipo de sociedade da empresa e em seguida:
Além disso, procure informações sobre os registros necessários e avalie as opções que melhor atendem ao perfil do seu negócio.
Conte com a ajuda de um contador para elaborar os atos constitutivos da sua empresa e se informar sobre a legislação tributária.
O Sebrae separou o mix de produtos de uma distribuidora de bebidas em bebidas alcoólicas e não alcoólicas.
Bebidas com álcool:
Bebidas sem álcool:
Além de produtos complementares como copos, canudos, gelo, petiscos, chicletes e cigarros, a sugestão é aproveitar o embalo de outro mercado promissor, o de bebidas especiais como cervejas e cachaças artesanais.
Como mencionei anteriormente, o investimento necessário depende muito do seu contexto e da capacidade de comprar e vender bebidas na sua região.
Em centros maiores, com maior demanda, o dinheiro necessário deverá ser maior, mas com retorno igualmente maior.
Atenção: eu montei uma tabela muito simples, a caráter de exemplificação, com os valores mínimos que encontrei para montar uma pequena distribuidora nos arredores da cidade de Florianópolis, nos bairros comerciais de movimento médio a alto.
O objetivo é que você preencha com os valores ideais que encontrar na sua região:
Necessidades
Valor
Aluguel, condomínio e segurança
R$ 2.200,00
Água, luz, telefone e internet
R$ 500,00
Material de limpeza, higiene e escritório
R$ 300,00
Assessoria contábil
R$ 500,00
Matéria prima/Mercadoria
R$ 8.000,00
R$ 11.500,00
Este valor já mudaria drasticamente se você pretende utilizar veículos próprios para fazer entregas, por exemplo. Mas também deve diminuir no caso de ter um espaço próprio.
Na tabela acima, eu priorizei valores mínimos. Porém, dependendo das oportunidades que você encontrar, talvez seja uma boa opção investir um pouco mais em uma localização mais adequada, por exemplo.
Considere também a possibilidade de obter recursos externos para alavancar os negócios, como empréstimos, pesquisando todas as opções disponíveis, é claro.
Além das exigências fiscais e tributárias, das quais eu recomendo recorrer a um contador, fique atento às normas impostas pelo Corpo de Bombeiros, como segurança mínima e proteção contra incêndio, por exemplo.
Outro ponto importante é a comercialização de produtos restritos a maiores de idade. Você precisa se informar sobre os pormenores com os órgãos responsáveis pela regularização na sua cidade.
Recomendo também se informar sobre as leis de zoneamento da sua região antes mesmo de fechar qualquer contrato: existem particularidades para regiões escolares, proximidade a rodovias federais e mais.
Além disso, é primordial que você se informe sobre as regras de proteção ao consumidor, estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor.
Estudar seus concorrentes é um exercício que deve ser de rotina. Procure se informar e até visitar as distribuidoras de bebidas localizadas da sua região. Observe a organização, o espaço, o atendimento e os preços.
Inspire-se nos pontos fortes e melhore os pontos fracos e pense como você poderá oferecer um preço competitivo que fidelize clientes e ainda seja lucrativo para o seu negócio.
Como em qualquer outro comércio, se você deseja ter uma distribuidora de bebidas de sucesso, estabelecer uma boa relação com fornecedores é fundamental.
Fornecedores são uma peça chave para o sucesso de qualquer negócio. Um bom relacionamento pode gerar benefícios como prazos mais favoráveis, descontos, saber de novidades com antecedência e mais.
Esse assunto, inclusive, já foi tema de outra publicação aqui no blog. Para saber mais sobre uma gestão de compras eficiente, leia nosso texto sobre negociação com fornecedores clicando aqui.
É muito comum que em pequenos negócios o dono trabalhe em todas as frentes: comandando a área de vendas, acumulando responsabilidades administrativas, cuidando da manutenção, da limpeza e do estoque.
Esse método pode funcionar por bastante tempo, mas o objetivo de todo negócio é expandir. E conforme a demanda aumente, considere montar um quadro de funcionários que atenda principalmente a essas áreas da sua distribuidora de bebidas:
No segmento de bebidas, a margem de lucro aplicada é considerada baixa, em torno de 16%. Porém, o giro de mercadorias costuma ser alto. O que pode tornar o negócio lucrativo.
Além disso, ao se perguntar o quanto ganha um dono de distribuidora, mantenha em mente que o patrimônio da empresa não deve se misturar ao do proprietário.
Evite ao máximo suprir a conta empresarial com a pessoal e vice-versa, assim você não compromete as suas métricas, como margem de lucro, e não coloca em risco a saúde financeira do seu negócio.
A rentabilidade de um negócio está exposta a centenas de variáveis. O que se pode dizer sobre a lucratividade de uma distribuidora de bebidas é que o mercado vem se mostrando seguro e propenso nos últimos anos.
Divulgue bem o seu negócio e invista na sua presença online para garantir o movimento na sua loja. Precifique seus produtos corretamente para garantir lucro e continue se mantendo atualizado sobre o mercado para não perder oportunidades.
Procure por fornecedores confiáveis na sua região. Considere acordos de exclusividade com determinadas marcas para ganhar descontos nos preços e prazos melhores.
Entre em contato com fabricantes locais para estudar a possibilidade de revender produtos artesanais, como mencionei anteriormente.
No tópico sobre os funcionários necessários para uma distribuidora de bebidas, eu foquei nos setores primordiais do comércio de bebidas: administração financeira, vendas, distribuição, gestão do estoque e limpeza.
Com atenção para essas áreas, fica mais fácil avaliar os indicadores de desempenho do seu negócio:
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Agora que passamos por todos os pontos para a abertura de uma distribuidora de bebidas, desde a abertura até a análise dos resultados, você se sente mais preparado para investir na área?
Lembre-se que o valor que você terá que desembolsar para montar o negócio vai variar de acordo com o tamanho, da variedade bebidas e, principalmente, da localização.
Um negócio menor não significa que seja menos lucrativo. Avalie todas as oportunidades com atenção e conte com o espaço dos comentários para tirar suas dúvidas.
Bons negócios!
Edson
Oi, eu sou o Edson Macari! Estou aqui para ajudar a simplificar a gestão de seu pequeno comércio. Vou escrever sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante. Ficarei feliz em receber suas sugestões!