Investir em uma esmalteria é uma ótima solução para quem quer empreender. O investimento é baixo, sua montagem é simples e pode te trazer muito lucro.
Conforme a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, Abihpec, o mercado da beleza cresce cerca de 10% ao ano, mesmo em meio à crise. Entre os segmentos deste ramo, a esmalteria tem se revelado um dos mais inovadores e lucrativos, principalmente por conta do baixo investimento necessário em espaço e mercadoria, já que a compra de esmaltes diretamente com fornecedores costuma ser barata e pode ser convertida em até 250% de lucro.
Além disso, esmalterias possuem baixa concorrência direta, já que a principal concorrência desses empreendimentos vem dos salões de beleza, cujo foco está nos cabelos. Sendo assim, o serviço especializado pode ser um grande diferencial competitivo.
Confira abaixo como montar uma esmalteria com pouco dinheiro, em um espaço pequeno.
A depender do espaço disponível para atendimentos múltiplos, será necessário ao menos uma profissional para o atendimento aos clientes (manicure e pedicure) e venda de produtos, mas que também pode ficar responsável por agendamentos e atender ao telefone.
Quanto à estrutura interna, é essencial possuir móveis específicos para manicure/pedicure e este mobiliário deve ser escolhido com cuidado, pois não pode prejudicar a saúde postural dos funcionários. Inclua uma cadeira confortável para os clientes, além de expositores para esmaltes. Também será necessário um sofá para a sala de espera e um balcão para a recepção.
Equipamentos básicos para os serviços de manicures e pedicures são alicates e palitos em inox, espátulas, cortadores de unha, além de esterilizadores, toalhas, luvas e lixas descartáveis, pinças e tesouras. É interessante também pensar em incluir uma lixadeira profissional para unhas em fibra de vidro, caso você ou sua funcionária tenha experiência com este método, pois é um serviço muito procurado e que chega a custar R$250, mas tem o preço de custo muito mais baixo.
Dos gastos fixos mensais, leve em consideração energia, telefone e aluguel do espaço, no caso de não possuir um local próprio. Levando em conta todos os itens anteriores, o investimento inicial gira em torno R$5.000, para uma estrutura básica de operação, incluindo o gasto com os esmaltes para uso e venda, além da lixadeira com motor, com valor médio de R$180 (pesquisa de preço feita em FEV/20 no Mercado Livre). A este valor, recomendo acrescentar um percentual de 20% para arcar com gastos variáveis, como eventuais reparos na estrutura e equipamentos, reposição de estoque e outros gastos imprevistos.
Existe no mercado uma grande variedade de marcas de esmaltes e acessórios para unhas, como lixas, pincéis, removedores, etc. e a moda dita que tudo seja renovado com rapidez, por isso é interessante manter uma ótima relação com seus fornecedores.
Escolha fornecedores de produtos com qualidade a preços justos, que oferecem agilidade de entrega e flexibilidade nas negociações. Assim, sua esmalteria não fica por fora das novidades, mas para aproveitar ainda mais essa parceria, sugiro a leitura do texto Gestão de compras: Como negociar com fornecedores.
Sua esmalteria precisa estar no Instagram, pois esta é provavelmente a rede social com mais conteúdo voltado para beleza, o que gera essa necessidade entre as usuárias. Crie conteúdo próprio a partir dos seus serviços e atraia pessoas da sua região. Estimule que suas clientes postem as unhas estilizadas em suas próprias páginas e que marquem a esmalteria. Assim, seu público se torna cada vez mais qualificado e você pode começar a pensar em promoções e conteúdo exclusivo para quem segue o perfil da esmalteria. Não descarte o uso do Facebook com as mesmas finalidades, ainda que o Instagram seja mais adequado, o Facebook segue sendo a maior rede social em uso no Brasil.
O WhatsApp é outra poderosa ferramenta de divulgação, pois além de possibilitar a comunicação direta e em massa entre suas clientes, pode facilitar muito no atendimento. Já foi falado sobre o WhatsApp para pequenas empresas aqui no Blog, basta ler o texto WhatsApp Business - Aplicativo para pequenas empresas e ficar por dentro de tudo que a plataforma tem a oferecer para a sua esmalteria.
Mesmo com boa localização, profissionais experientes e baixo custo de manutenção, uma esmalteria não garante lucro sem uma boa administração. Independente do tamanho do empreendimento, sempre é necessário uma boa ferramenta para administrar vendas, clientes e fornecedores. Com o Programa NEX, você faz tudo isso e ainda tem acesso a relatórios fundamentais para analisar o progresso da sua esmalteria.
Além disso, o Programa NEX serve como uma eficiente ferramenta de fidelização, pois, com facilidade, você mantém atualizado o cadastro de clientes de sua esmalteria, inclui data de aniversário para campanhas de marketing e promoções especiais para as clientes aniversariantes, além de controle de débito e extrato de pontos de fidelidade. Para saber mais, clique aqui.
Você não precisa ser profissional da área para abrir uma esmalteria, mas é muito importante que além de ter interesse no ramo, contrate uma profissional experiente. Alguém que além de oferecer um serviço de qualidade, esteja sempre atenta às novidades e gostos da sua clientela.
Edson
Oi, eu sou o Edson Macari! Estou aqui para ajudar a simplificar a gestão de seu pequeno comércio. Vou escrever sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante. Ficarei feliz em receber suas sugestões!
Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!
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