20 dicas para montar uma loja de cosméticos lucrativa

Quer abrir uma loja de cosméticos e não sabe como? Confira essas 20 dicas no Blog do Nex para montar um negócio de sucesso!

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O que você vai ver nesse texto:

O mercado de cosméticos é um dos que mais cresce no Brasil. A cada dia mais pessoas são estimuladas a procurarem mais produtos e procedimentos estéticos pelas mídias que consomem, sendo assim, surgem produtos de beleza para suprir essas necessidades.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), com dados atualizados do mercado de beleza e estética no Brasil houve um crescimento de 5,4% no setor no ano de 2021 e no 1° semestre de 2022. Esses e outros dados atualizados mensalmente estão disponíveis no site do ABIHPEC.

Sendo assim, se você está pensando em abrir o seu próprio negócio, vale a pena levar em consideração uma loja de cosméticos que, for muito bem planejada, pode trazer um bom retorno financeiro!

Neste texto, vou compartilhar 20 dicas para montar uma loja de cosméticos lucrativa e de sucesso, para você conseguir se destacar no mercado. Confira!

Que tal facilitar a gestão da sua loja de cosméticos? Com o Nex você tem todos os recursos necessários para a gestão eficiente de todas as áreas da sua perfumaria, loja de maquiagem e produtos de beleza, conte com: PDV, Controle de Vendas, Controle de Estoque, Cadastro de Produtos e Fornecedores, Nota fiscal e muito mais. Conheça todos os recursos!

20 dicas para abrir uma loja de cosméticos e perfumaria

1. Escolha o modelo de negócio que deseja investir

Depois de saber um pouco sobre o mercado e como esse setor vem crescendo cada vez mais, é importante ter um planejamento para o seu negócio. Ao realizar o processo de como montar uma loja de cosméticos, é necessário saber que existem diversas formas de estabelecimentos comerciais que você pode investir, são eles:

  • Loja Multimarcas
  • Quiosque de maquiagem
  • Franquia de cosméticos
  • Marca própria

Uma ótima ideia é apostar na franquia de cosméticos, pois você terá uma estrutura de apoio, onde não precisará se preocupar com estoque, por exemplo. Além disso, há uma força por trás do nome da marca que você irá franquear, o que é um ótimo motivo para as pessoas confiarem na sua loja.

Uma outra ideia de negócio é investir na marca própria, mas lembre-se que você precisará de mais esforço para divulgar a sua marca. Além desses recursos financeiros, esse processo demanda tempo. Se essas condições não forem limitadoras, vale a pena investir em um negócio próprio.

Você pode saber um pouco mais sobre Franquia e Marca própria no texto sobre o tema, confira Franquia x Marca própria: qual o melhor negócio?

2. Esteja por dentro das exigências legais

Assim como é importante saber qual modelo de negócio investir, também é fundamental saber e estudar sobre as normas e exigências legais para abrir a sua loja de maneira formal.

Para abertura e registro de uma empresa é necessário realizar os seguintes passos:

  • Contrato Social
  • Registro do Contrato Social
  • Registro na Secretaria da Receita Federal
  • Registro na Secretaria Estadual da Fazenda
  • Registro na Prefeitura Municipal
  • Registro no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS)
  • Registro no Sindicato Patronal
  • Alvará de Funcionamento

Além disso, veja se a sua cidade exige procedimentos específicos para abertura de novos estabelecimentos e consulte mais informações no Código de Defesa do Consumidor e no site do Sebrae.

Para saber um pouco mais sobre esse tema, é necessário olhar no site da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), pois são eles que conseguem verificar se os produtos estão sendo registrados de maneira legal e se estão dentro da validade, visto que a Anvisa informa o contato para a Vigilância Sanitária.

3. Faça o plano de negócios da sua loja

Planejar-se para abrir uma loja de cosméticos é muito importante, para isso, você deve criar um plano de negócios. Esse documento irá te ajudar a ter uma visão mais ampla do seu comércio, e é por isso que ele deve ser um dos primeiros passos para ter uma loja de sucesso.

Afinal, é aqui que você irá definir os pontos significativos como público alvo, estoque de produtos, investimento inicial, estratégia de marketing, entre outros.  

Quanto mais detalhado for o plano de negócios, mais ampla será a sua visão e mais consistentes serão seus dados na hora de tomar decisões importantes. Sendo que, um plano detalhado também diminui as chances de riscos no seu negócio. Você pode saber como desenvolver cada um desses itens em outro texto sobre o tema, veja como fazer um plano de negócios.

4. Aposte em um nome inovador para sua loja de cosméticos e perfumaria

Essa etapa é muito importante no processo de abertura da sua loja de cosméticos. Afinal, ter um nome que chame a atenção é algo essencial, porque sempre que o consumidor pensar em cosméticos, vai lembrar do nome do comércio.

Então, provavelmente, você precisará se dedicar e analisar ideias de nomes para colocar na sua loja. Também é importante verificar se existem outras lojas usando o nome que você escolheu, caso isso não tenha ocorrido, você poderá mandar confeccionar a fachada para sua nova loja.

No texto “Nomes de lojas: como escolher um nome para a sua [+EXEMPLOS]” a Camila dá ótimas dicas para você encontrar o nome perfeito para a sua loja. Confira!

5. Escolha a localização do seu ponto comercial

O próximo passo para ter uma loja de cosméticos de sucesso é escolher a localização e o custo. Se você tiver condições de comprar o seu ponto comercial e possuir um espaço próprio, essa é uma das opções mais favoráveis, pois assim não irá precisar se preocupar em pagar o aluguel todos os meses.

Entretanto, se você não pode ainda ter o seu próprio estabelecimento, pode optar por alugar um local para começar a sua loja. Além disso, existe uma parte importante desse processo: onde alugar?

O ideal é procurar por pontos comerciais com grande fluxo de pessoas, sempre buscando regiões estratégicas, próximas a pontos de ônibus, escolas, praças ou ainda em shoppings ou centros comerciais.

Uma boa dica é pesquisar bastante até encontrar o melhor local, priorizando uma boa localização, acessível e sem grandes concorrências ao redor do seu estabelecimento.  

6. Invista na estrutura da sua loja de cosméticos

Depois de escolher o local para montar a sua loja de cosméticos e ter feito todo o processo legal da empresa, está na hora de montar o seu estabelecimento. O próximo passo é comprar os móveis necessários de acordo com o tamanho do seu estabelecimento. Você precisará de:

  • Caixas
  • Prateleiras
  • Vitrine
  • Computadores
  • Espelhos
  • Impressora de nota fiscal
  • Cadeiras/Poltronas
  • Cestas
  • Máquinas de cartão
  • Balcões e mesas

Além disso, é importante saber as mercadorias que irão ser vendidas na sua loja, pois o setor de cosméticos possui uma grande variedade de produtos. Por isso, é preciso conhecer bem cada um deles para saber o que não pode faltar no seu estabelecimento.

Esses são os produtos essenciais que uma loja de cosméticos e perfumaria deve ter nas prateleiras:  

  • Higiene: sabonetes, desodorantes, sais de banho, talcos, lenços, escovas, buchas, toucas.
  • Manicure: esmaltes, bases, removedores, alicates, palitos, algodão, lixas
  • Cuidados com a pele: cremes hidratantes, esfoliantes, depilatórios, de massagem, ceras para depilação
  • Cabelos:  shampoos, condicionadores, óleos, cremes de hidratação, reparadores, tinturas
  • Maquiagem: bases, pó compacto, corretivos, rímel, sombras, delineador, batom, demaquilante, lápis
  • Perfumaria: marcas nacionais conhecidas e estrangeiras, por exemplo, Carolina Herrera, Natura, O Boticário, entre outras

Agora que você já sabe quais móveis são necessários e os produtos que não podem faltar na estante do seu comércio, o importante nesse momento é atrair os futuros clientes para sua loja. Mas como fazer isso?

A sua loja deve ser convidativa, e para isso acontecer é importante que você tenha uma fachada de loja, essa etapa do processo tem que ser muito bem planejada, pois os sentimentos que o seu negócio deve passar ao consumidor, são: bem estar e confiança.

E para isso ocorrer, vou te dar algumas dicas para ter uma fachada de sucesso:

  • Escolha o local: a fachada deve destacar a porta de entrada do seu estabelecimento.
  • Utilize cores marcantes ou da sua marca: tons mais quentes, por exemplo, vermelho e laranja chamam bastante atenção. Portanto, dê preferência para essas cores.
  • Seja criativo: além das cores que você optar para sua loja, utilize outros elementos para captar o interesse de quem passar na frente do seu negócio. Cartazes e placas são ótimos complementos e não pesam muito no orçamento.  
  • Cuidado com a poluição visual.
  • Contrate um profissional especializado: tenha em mente que a fachada da sua loja é um convite ao consumidor, então pesquise e contrate bons profissionais.
  • Cuidado com as leis locais: procure a prefeitura da sua cidade e informe-se sobre as possíveis restrições de materiais que podem ser utilizados, propagandas que podem ser feitas, qual o tamanho mínimo e máximo, o que deve ser evitado e letreiros que podem ser usados.

7. Decore sua loja de maneira atrativa

A decoração de uma loja de cosméticos, sendo ela grande ou pequena, é um ponto muito importante, pois o seu comércio está ligado ao ramo da beleza e estética. Por isso, é viável investir em decorações que transmitam conforto, bem-estar e que sejam agradáveis visualmente. Assim, para atingir esses objetivos, confira algumas dicas a seguir:

  • Separe e organize seus produtos de acordo com categorias, como perfumes, cremes para o corpo, maquiagem, etc.
  • Crie uma identidade visual para a sua loja escolhendo cores que os clientes possam associar a você, mas tome cuidado para não exagerar ou roubar a atenção dos produtos, prefira cores mais suaves e neutras.
  • Colocar expositores em locais estratégicos da sua loja, além de preencher espaços vazios, ajudam a promover produtos, causando destaque na percepção do cliente. Assim, você pode montar esses móveis com mercadorias em ofertas ou novidades do mercado.  

Caso você tenha se interessado sobre o assunto e quer saber um pouco mais sobre esse tema, confira o texto “Decoração de loja: 5 ideias criativas para te inspirar” no blog do Nex!

8. Organize os produtos estrategicamente

Organizar os produtos de forma estratégica demanda tempo e não é uma operação tão fácil, mas vou te dar algumas dicas para você arrasar na organização das prateleiras e ter muito sucesso nas vendas. Confira!

  • Organize os produtos por semelhança: colocar produtos iguais nas prateleiras.
  • Organize os itens mais chamativos da sua loja perto da entrada, pois assim os clientes conseguirão ter uma maior visualização.
  • O espaço mais chamativo da estante é aquele que está na altura dos olhos, logo os produtos mais procurados devem ser expostos nessa parte.
  • Faça uma vitrine chamativa, você pode escolher um tema para ela e aproveitar as datas comemorativas também, não deixe de investir também em uma boa iluminação.

9. Aposte no mix de mercadorias

Trabalhar com um mix de produtos dá maiores opções para o cliente escolher e gerar maior lucratividade para sua loja de cosméticos. O setor de cosméticos e perfumaria está sempre inovando e apresentando variedades de mercadorias, sendo assim, confira alguns exemplos:

  • Linha de produtos veganos.
  • Cosméticos orgânicos e naturais.
  • Perfumaria em geral.
  • Sabonetes artesanais e industrializados.
  • Maquiagem em geral.
  • Kits de tratamento para o rosto.

10. Trabalhe com bons fornecedores

A escolha dos fornecedores é importante para a manutenção e reposição do estoque de produtos, priorizando a qualidade e variedade da mercadoria. Sendo assim, faça uma lista de bons fornecedores de diferentes marcas e comece a fazer filtros, que são:

  • Preço
  • Qualidade
  • Prazo de entrega
  • Formas de pagamento

Feito isso, negocie essas opções até que chegue no melhor fornecedor para a sua loja. Também é importante manter uma lista atualizada e sempre monitore seus fornecedores, avaliando os preços do mercado atual, prazo e capacidade de entrega.

Para saber um pouco mais sobre o assunto leia o texto “Gestão de compras: como negociar com fornecedores” da Carol. Confira!

11. Treine seus funcionários para um bom atendimento

Para abrir uma loja de cosméticos é necessário ter funcionários para atender o público, é importante que cada profissional seja escolhido de forma responsável, pois são eles que vão representar a loja e passar as primeiras impressões para o cliente.

É sempre importante treinar os funcionários, porque quanto mais preparados estiverem, melhores serão os resultados de vendas. Sendo assim, mostre técnicas de vendas ao time e de como fazer abordagem com os clientes.

Outro ponto importante é colocar metas e objetivos no seu time de vendas, assim eles irão aprender sobre as estratégias que deverão ser utilizadas para alcançá-las. Além disso, é essencial que o funcionário saiba sobre os produtos da loja, pois assim o consumidor se sente seguro e voltará mais vezes.  

12. Fique de olho nas novidades e tendências do mercado

O mercado de beleza e estética vem crescendo nos últimos dois anos. Segundo o site e-commerce Brasil, o setor teve um crescimento de 15,2% no total em 2021. Por isso é importante você estar sempre acompanhando as tendências e mudanças no mercado.

Por conta desse crescimento, novos hábitos de consumo têm tido crescimento. De acordo com a ABIHPEC, a prioridade dos consumidores passou a ser cuidados com os cabelos de e com a pele, ambos com crescimento de 37%.

Sendo assim, é importante estar antenado nesses dois tipos de produtos, sempre pensando em formas diferenciadas de vendas e experiências.

13. Estude as lojas de cosméticos concorrentes

Antes de montar a sua loja de cosméticos, analise e estude os concorrentes diretos (lojas de cosméticos e perfumarias) e indiretos (farmácias, mercados, butiques) na região escolhida.

Um dos primeiros passos é começar a fazer um mapeamento de negócios locais utilizando o Google Maps, basta acessar o site e escrever algo assim: “loja de cosméticos X”. Depois de mapear todos os concorrentes, organize-se para realizar visitas presenciais.

Durante as visitas é importante focar em seguintes pontos:

  • Disposição de prateleiras
  • Decoração
  • Atendimento
  • Produtos
  • localização
  • Tendências novas no mercado

Quanto mais informações, mais conhecimento você terá para montar a estratégia da sua loja de cosméticos e encontrar o seu diferencial no mercado.

14. Acompanhe os cosméticos mais vendidos

Não é de hoje que os cosméticos entraram na rotina de autocuidado de homens e mulheres. São inúmeras as funcionalidades e benefícios que esses produtos oferecem, mas todos têm algo em comum como melhorar os aspectos da pele, cabelo, etc.

Por isso, é importante saber as tendências dos produtos durante o ano. Sendo assim, separei 6 cosméticos que foram campeões de venda no site da Amazon, no ano de 2021 e no 1° semestre de 2022. São eles:  

  • Hidratante facial à base de água
  • Creme Leave-in
  • Sérum facial vitaminado
  • Vitamina C
  • Óleo finalizador de cabelo
  • Máscaras super hidratantes

15. Divulgue sua loja

Principalmente no estágio inicial da sua loja, uma boa divulgação é essencial para o sucesso de sua loja de cosméticos. Aqui vão algumas estratégias eficientes de divulgação que custam pouco ou nada:

  • Inauguração: panfletagem, carros de som e anúncios patrocinados nas redes sociais (Instagram, Facebook, Linkedin, entre outros).
  • Outra opção é manter os anúncios nas redes sociais, isso ajuda a chamar clientes,  gerando um menor número de gastos.
  • Usar o WhatsApp Business para divulgar promoções ou produtos novos.
  • Ofereça produtos que vem com brindes.
  • Crie um site para divulgar seus produtos.

16. Monte um catálogo virtual e venda online

Seu objetivo é montar uma loja virtual ou um catálogo online? Se a sua resposta for sim, vou falar um pouco sobre essa possibilidade.

Devido à Internet e às tendências que influencers de beleza criam durante as divulgações e criações desses produtos, novas demandas de mercado surgem a cada dia e você deve acompanhá-las.

Isso também é vantajoso, por conta do baixo custo e a facilidade de atrair clientes e atingir novos consumidores, as lojas de cosméticos online estão mais frequentes. Sendo assim, você pode aumentar a sua base de clientes expondo seus produtos em uma vitrine virtual.

Crie seu Catálogo Online grátis com o Nex! Um site com domínio próprio e hospedagem totalmente gratuita. Com ele você pode divulgar os produtos da sua loja de cosméticos nas redes sociais e WhatsApp e receber pedidos diretamente pelo catálogo! Aproveite para conferir tudo clicando aqui.

Um catálogo online é uma ótima maneira de organizar suas mercadorias para que seus consumidores consigam procurar com facilidade em poucos cliques.

Para saber mais sobre este recurso, acesse esse texto: “6 dicas de como vender cosméticos pela internet ou loja física”.

17. Crie kit/combos promocionais

Criar Kit/combos promocionais é uma ótima estratégia de marketing para aumentar o seu faturamento. Porém, não se engane! Esse artifício não é apenas juntar os produtos e anunciar. É necessário estar atento a alguns pontos para criar kits estratégicos.

Um kit de produtos pode ser composto por itens diferentes que sejam complementares no uso, como por exemplo um kit de cosméticos, que podem ser montados produtos de cabelo, pele, corpo, entre outros.

Também pode ser um kit de produtos formados pelo mesmo produto que normalmente são comprados em maiores quantidades, como por exemplo, um kit de protetores solares, hidratantes labiais, entre outros.

Fonte: anúncio da L’Occitane Au Brésil

Os kits geralmente recebem desconto para tornar a venda mais atrativa e rentável, pois para o cliente é mais econômico e vantajoso adquirir os produtos juntos do que comprar os itens separados.

Essa ação também precisa beneficiar o vendedor, por isso irei dar algumas dicas para você entender o porquê criar um kit no seu comércio é importante, são elas:

  • Analise os produtos complementares.
  • Venda kit de produtos que possuem recorrência na compra.
  • Monte um kit com seu produto mais vendido e seus complementos.
  • Estude seus produtos e ofereça novas formas de consumo ao montar kits.
  • Ofereça descontos reais e vantajosos.

18. Adote um sistema de fidelidade

Você já ouviu falar de Sistema de Fidelidade? E a importância que ele tem no seu negócio?

Um Sistema de fidelidade é uma forma de manter seus clientes no seu comércio, e também fazê-los comprarem cada vez mais.  

Para que ele funcione de maneira adequada e qualificada, é preciso manter um cadastro atualizado dos seus clientes e associá-los a todas as compras realizadas por eles em um banco de dados para, assim, transformar todos os valores de gastos em pontos.

São esses pontos que vão definir os benefícios que o seu cliente pode ganhar comprando na loja.

Além disso, tem outras vantagens de criar um programa de fidelidade. Sendo elas:

  • Fidelização de cliente.
  • Aumento das vendas e do ticket médio.
  • Reaproveitamento de estoque.
  • Economia de gastos com divulgação.

19. Faça a gestão financeira corretamente

Além de todo o investimento em decoração, móveis e estrutura física, você também deverá montar uma gestão financeira, pois terão gastos fixos, como por exemplo a folha de pagamento dos funcionários, água, luz e telefone.

Como qualquer outro comércio, uma loja de cosméticos deve ter um controle de forma precisa. E existem alguns métodos para realizá-lo, como cadernos, planilha de fluxo de caixa ou uma ferramenta de gestão comercial.

Assim, veja a seguir, como a gestão comercial é útil nessa jornada de abrir uma loja de cosméticos.

  • Faça controle de estoque.
  • Tenha um controle financeiro detalhado.
  • Cadastro de clientes.
  • Custo médio.
  • Folha de pagamento.

20. Use um sistema para loja de cosméticos e perfumaria

Como visto no tópico anterior, existem vários métodos para fazer a gestão do seu negócio, mas será que você daria conta de gestão financeira, do caixa, estoque e todas as áreas apenas utilizando um caderno, planilhas e caneta?

Desse modo, a melhor maneira de administrar a sua loja de cosméticos é com um sistema de gestão, pois ele permite que você tenha um controle total do seu negócio com acesso às principais informações de um modo mais simples.

Utilizar a tecnologia ao seu favor pode aumentar notavelmente os seus lucros. Usando um software de gestão é possível automatizar e facilitar diversos processos do seu negócio, economizando tempo e energia para focar-se em outras funções.

Que tal facilitar a gestão da sua loja de cosméticos? Com o Nex você tem todos os recursos necessários para a gestão eficiente de todas as áreas da sua perfumaria, conte com: PDV, Controle de Vendas, Controle de Estoque, Cadastro de Produtos e Fornecedores, Nota fiscal e muito mais. Conheça todos os recursos!

Conclusão

Como você pode observar, o setor de cosméticos e perfumaria tem um grande potencial no mercado, consequentemente tem muita concorrência e mudanças rápidas de produtos, e isso serve como pontos de atenção.

Contudo, lembre-se que isso é contornável com uma boa gestão e estratégias de marketing e ampliando o mix de produtos.

Não esqueça de manter-se por dentro das tendências do mercado, sempre tendo em mente que o cliente está procurando novidades e isso te ajuda, pois você passará na frente dos seus concorrentes.

Mesmo em um setor tão amplo, seja criativo e monte sua loja de cosméticos, prestando sempre atenção em um ótimo atendimento e que ofereça variedade de produtos aos consumidores.

Estou disposta a tirar quaisquer dúvidas e a ouvir sugestões.

Desejo muito sucesso nessa nova jornada!

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Laura Vasconcelos

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