Como montar uma loja de maquiagem: 17 dicas de sucesso

Pensando em abrir uma loja de maquiagem? Confira essas 17 dicas para você ter sucesso no seu negócio!

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O que você vai ver nesse texto:

O setor de maquiagem e cosméticos no Brasil tem movimentado milhões de dólares, em 2022, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Fact.MR a expectativa é que esse mercado ultrapasse o marco de 80 bilhões de dólares.

Segundo o Desenvolvimento da Indústria Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) houve um crescimento médio de 10% nos investimentos de produtos de maquiagem.

Esse aumento está sendo impulsionado pela divulgação de influenciadores digitais em suas redes sociais. As blogueiras e influencers de beleza estão movimentando o uso de marcas e fazendo com que cada vez mais as espectadoras desses conteúdos desejem consumir novos produtos.

Que tal facilitar a gestão da sua loja de maquiagem pequena? Com o Nex você tem todos os recursos necessários para a gestão eficiente de todas as áreas da sua loja de cosméticos, conte com: PDV, Controle de Vendas, Controle de Estoque, Cadastro de Produtos e Fornecedores, Nota fiscal e muito mais. Conheça todos os recursos!

Franquia de maquiagem ou loja própria: qual o melhor investimento?

Antes de começar a montar a sua loja de maquiagem é importante escolher o modelo de negócio e qual melhor se encaixa no seu perfil de empreendedor. E para te ajudar nesse processo, selecionei prós e contras de cada modelo que devem ser avaliados antes de começar os investimentos.

Criar uma marca própria necessita de mais esforço para a divulgação da sua loja, mas lembre-se que esse processo leva tempo e um pouco mais de investimento. Se esses fatores não forem limitadores, ter um negócio próprio acaba sendo mais vantajoso e dando mais autonomia ao empreendedor.

Ser franqueado de uma marca muito reconhecida no setor de maquiagem e pelo público, reduz gastos com divulgação, pois nesse tipo de negócio, essas grandes empresas replicam os seus produtos, e o empreendedor não contém uma marca nova.

Caso queira saber mais sobre esse assunto, recomendo ler o texto “Franquia x Marca própria: qual o melhor negócio?” Escrito pela equipe do Nex, confira!

Lista de produtos para loja de maquiagem

Uma das partes fundamentais para montar a sua loja de maquiagem é saber quais produtos que irão ser vendidos no seu comércio. E para te auxiliar, preparei uma lista de produtos básicos que não podem faltar no seu comércio:

  • Base, pó compacto, corretivo e blush.
  • Pincéis e esponjas para maquiagem.
  • Iluminadores, paletas de sombras e delineadores com cores diversas.
  • Lápis de olhos e sobrancelhas.
  • Cílios postiços.
  • Batons, gloss, lip tints e batons hidratantes.
  • Espelhos e necessaire (bolsa de maquiagem).
  • Água micelares, serúns, máscaras e hidratantes.

17 dicas para você abrir sua loja de maquiagem e ganhar dinheiro

Descubra em 17 passos o que é preciso para montar uma loja de maquiagem de sucesso:

1. Estude sobre o mercado de maquiagens

Se você vai abrir uma loja de maquiagem é preciso conhecer sobre o mercado que você quer atuar. Os clientes que consomem esses produtos são diversos, porém o público principal é feminino e não tem uma faixa etária de idade definida, isso é positivo, pois você terá mais potencial de clientes.

Outro dado importante é que de acordo com uma pesquisa feita pelo Sebrae, o Brasil ocupa o 3° lugar no setor de cosméticos e maquiagem, com esse dado pode-se afirmar que é possível ter um negócio lucrativo no ramo de maquiagens.

2. Monte um plano de negócios para sua loja de maquiagem

Para que a sua loja de maquiagem mantenha sucesso é necessário fazer um planejamento do seu comércio.

Ter um plano de negócio é ter uma visão mais ampla de todas as áreas da sua loja. Com essas informações coletadas neste documento é possível ter uma clareza de todos os processos da empresa e ter uma gestão mais eficiente e preparada.

Além do melhor preparo da gestão do seu negócio, outros pontos importantes podem ser colocados, como estratégias de divulgação e venda, decoração e fornecedores.

3. Escolha uma localização estratégica

Escolher um bom local para montar a sua loja de maquiagem é um dos principais pontos para o seu negócio ter sucesso.  

É importante escolher um ponto comercial que tenha grande fluxo de pessoas, para que possam surgir clientes e novos consumidores.

Prefira lugares com boa visibilidade e fácil acesso a sua loja, escolha lugares perto de pontos de ônibus, academias e que não tenha muitos concorrentes na redondeza.

O setor de maquiagem está ligado à estética, portanto uma boa alternativa é optar por centros comerciais, a vantagem é que normalmente eles já possuem um grande fluxo de pessoas, mas lembre-se de ficar atento ao preço desses locais, procure por algo que esteja dentro do seu orçamento.

4. Conheça seu público alvo e os produtos mais comprados

Conhecer os consumidores do seu negócio é essencial, pois isso irá te auxiliar nas vendas, quais produtos mais vendidos e na estratégia de marketing do seu comércio.

Público-alvo é um grupo específico de consumidores com características particulares e que mais combinam com os produtos que você oferece.

Basicamente, você irá fazer uma pesquisa com a faixa etária, local onde essas pessoas moram e gênero. Essas informações gerais, vão te ajudar a ter uma maior clareza sobre os prováveis consumidores e quais produtos serão mais vendidos.

Um exemplo de produtos que foram muito utilizados em 2021 e 2022, é o BB Cream. Essa maquiagem é um protetor solar com pigmentação dos tons da pele e que se torna uma base mais natural e ao mesmo tempo protege dos raios solares.

Fonte: Ousada make e acessórios

5. Busque por bons fornecedores de maquiagens para revenda

Para abrir uma loja de maquiagem é necessário ter bons fornecedores, é essencial pensar no melhor custo benefício e qualidade.

Além disso, pesquise sobre os produtos, se a entrega é rápida e se cumprem prazos.  

Procure fornecedores que ofereçam produtos com durabilidade e que forneçam marcas e itens que os consumidores mais utilizam.  

Agora que você já sabe o que é necessário para ter um bom fornecedor, é preciso encontrá-lo. Você pode buscar pela Internet, indicações de outros empreendedores, revistas especializadas e feiras de maquiagem e cosméticos.

6. Precifique suas maquiagens corretamente

Precificação significa definir o valor monetário a ser cobrado do cliente por um produto ou serviço.

A precificação deve ser realizada de forma que proporcione um retorno positivo para o empreendedor, outro lado importante é estar à frente dos seus concorrentes e a satisfação do seu cliente.

E para não ter prejuízos, você deve considerar alguns aspectos:

  • Custo da mercadoria.
  • Gastos fixos e variáveis.
  • Despesas administrativas.
  • Impostos.
  • Concorrências.
  • Regimes tributários.

Lembre-se de definir esses custos para que você consiga calcular uma margem de lucro.

7. Preze pela qualidade dos seus produtos

É importante prezar a qualidade dos produtos que são fornecidos na sua loja de maquiagem.

Além de impactar positivamente nas suas vendas, esses produtos estão relacionados à reputação do seu negócio, que vai proporcionar uma experiência benéfica ao público. Para ter uma mercadoria de qualidade, existem alguns critérios que precisam ser ressaltados:

  • A importância e confiabilidade de escolher bons fornecedores.
  • Durabilidade do produto.
  • Aparência das mercadorias.

8. Pense estrategicamente na decoração e organização da sua loja

Pensar em uma boa decoração e organização do seu negócio é essencial para te ajudar nas horas das vendas.

Antes de tudo, é importante que tenha noção do espaço que você irá precisar, caso o seu modelo de negócio seja franqueado de uma loja de maquiagem, demandará mais espaço do que montar uma loja de maquiagem pequena, em ambos casos, o seu negócio deve ser composto pelos seguintes itens:

  • Área de exposição dos produtos.
  • Balcões de atendimento.
  • Espelhos.
  • Cadeiras/poltronas.

É importante ter em mente que a sua loja de maquiagem deve ter uma boa iluminação para não alterar as cores dos produtos, ter uma boa ventilação e arrumação do estabelecimento.

Além da estrutura do seu negócio, a decoração da sua loja de maquiagem tem que transmitir conforto, bem estar e que seja agradável visualmente. E para você conseguir alcançar esse objetivo, confira algumas dicas abaixo:

  • Separe e organize seus produtos de acordo com categorias, como bases, cremes hidratantes faciais, sombras, etc.
  • Crie uma identidade visual para a sua loja escolhendo cores que os clientes possam associar a você, mas tome cuidado para não exagerar ou roubar a atenção dos produtos, prefira cores mais suaves e neutras.
  • Colocar expositores em locais estratégicos da sua loja, além de preencher espaços vazios, ajudam a promover produtos, causando destaque na percepção do cliente. Assim, você pode montar esses móveis com mercadorias em ofertas ou novidades do setor.

Caso você tenha se interessado sobre o assunto e quer saber um pouco mais sobre esse tema, confira o texto “Decoração de loja: 5 ideias criativas para te inspirar” no blog do Nex!

9. Aposte no mix de produtos

Fazer um mix de produtos dá maiores opções para o cliente escolher e conhecer produtos e gerar mais lucratividade para sua loja de maquiagem. O setor de maquiagem está sempre inovando e apresentando variedade de mercadorias, sendo assim, confira algumas ideias de mix de produtos:

  • Linha de maquiagem vegana.
  • Kit básico de maquiagem (base, pó, corretivo, blush, máscara de cílios, sombras e batons).
  • Kit de pincéis profissionais e básicos.
  • Kit de tratamento para o rosto (limpantes, hidratantes ou nutritivos).

10. Esteja por dentro de todas as novidades no mercado

Para abrir uma loja de maquiagem é necessário que esteja por dentro de todas as novidades no mercado de maquiagem e cosméticos. Afinal, aumentar as suas vendas e fidelizar os seus clientes são fatores importantes para um negócio de sucesso.  

Em 2022, houve um aumento de 10% nas vendas no setor de maquiagem, por conta desse crescimento novos hábitos de consumo têm sido explorados entre os consumidores de maquiagem e cosméticos.  

O mercado de cosméticos está sempre trazendo inovação, destaque, e referências ao longo do tempo. Por isso, trouxe algumas tendências que estão sendo promissoras para o futuro do setor de maquiagem:

  • Produtos naturais e orgânicos.
  • Cosméticos antienvelhecimento.
  • Produtos veganos.
  • Cosméticos multifuncionais.

11. Prepare um local para os clientes experimentarem as maquiagens

Ter um local na sua loja para que os clientes possam experimentar os produtos é importante, porque os consumidores querem ter certeza se o produto serve para o tom da pele, a qualidade e a embalagem se é funcional e simples.

Pense em um lugar com uma boa iluminação que não altere as cores do produto, confortável e com muitos espelhos. Ou você pode colocar expositores com amostra de produtos para que as pessoas possam experimentar.

12. Crie um catálogo online das suas maquiagens

Criar um catálogo online de mercadorias da sua loja de maquiagem online proporciona que o seu negócio tenha uma expansão de novos consumidores e expor todos os itens de maneira organizada, gerando um interesse do cliente pela facilidade de encontrar e comprar produtos.

Outra vantagem de montar uma loja de maquiagem online é o baixo custo que terá no seu orçamento e alta demanda das vendas pela internet, ou seja, menos gasto e mais lucro.

Reprodução | Arretadas Cosméticos Make

Acessando a página do Catálogo de Produtos do Nex, você confere como montar uma loja de maquiagem online barata em apenas 5 passos. Esse é um recurso gratuito que vai deixar a sua loja mais digital e alavancar as vendas do seu negócio.

13. Invista em marketing de influência e use as redes sociais para divulgar sua loja

Nos dias atuais, a divulgação em redes sociais se tornou uma necessidade para lojas e empresas, trazendo um público maior para o seu negócio.

No setor de maquiagem e cosméticos, há uma grande vantagem, o fato de terem produtos chamativos e influenciadores utilizando essas mercadorias possibilita várias estratégias para atrair o consumidor.

Instagram

Saber utilizar o Instagram para vender e divulgar é um passo muito importante para o seu negócio. A sua loja de maquiagem online pode ser um complemento do empreendimento físico.

Uma loja dentro do Instagram é uma opção barata e segura de vender mais, não importa o modelo do seu negócio ou os seus anos de experiência.

Contudo, existem passos para começar essa jornada de vendas nessa rede social:

  • Confira os requisitos do perfil comercial: utilize a versão mais atualizada do aplicativo, tenha uma conta no gerenciador de negócios do Facebook e demonstre confiabilidade.
  • Vincule a sua página e catálogo no Facebook: é importante que vincule a sua página e catálogo do Instagram com o Facebook, pois a divulgação será maior e tem menos chances de perder a sua loja online.

Facebook

O Facebook é uma das maiores redes sociais do mundo, com mais de 2,6 bilhões de usuários ativos. A rede social se tornou além de um espaço de comunicação entre amigos, a plataforma também serve para a divulgação de produtos e serviços, e desenvolve um relacionamento positivo com o seu público-alvo.

Divulgar nesta rede social é muito importante para ganhar visibilidade e atrair mais clientes. Mas, afinal, como divulgar no Facebook?

Para te ajudar a responder essa dúvida, elaborei algumas dicas práticas que você pode adotar na divulgação da sua loja online:  

  • Determine o seu público alvo.
  • Faça planejamento de posts.
  • Crie uma identidade visual para o perfil da sua loja no Facebook.
  • Utilize as ferramentas de divulgação (Marketplace) do Facebook.
  • Também comunique-se pelo Facebook Messenger.

Youtube

Ter um canal, site ou loja online e quer começar a divulgar no Youtube precisa se atentar com algumas questões para garantir sucesso desse empreendimento.

Portanto, é importante que você conheça as principais estratégias de divulgação de vídeos e coloque em prática no negócio. Confira as dicas abaixo:

  • Divulgue os vídeos em seu site ou blog.
  • Use suas redes sociais para divulgação.
  • Faça parcerias de divulgação.
  • Procure por comunidades relacionadas ao mundo da maquiagem e cosméticos.
  • Procure por sites que falam do mesmo assunto que você.
  • Procure por influenciadores e celebridades da internet.
  • Invista em anúncios no Instagram.
  • Faça anúncios no YouTube.

WhatsApp

É possível fazer divulgação de eventos ou serviços no WhatsApp. Independente de você utilizar Android ou Iphone (IOS), com algumas funções do seu celular, você já pode começar a divulgar a sua loja de maquiagem.

É necessário seguir algumas dicas para ter sucesso nesse aplicativo, por isso fiz uma lista de estratégias que você pode utilizar no seu negócio:

  • Faça uma lista de transmissão
  • Configure respostas automáticas
  • Encaminhe a mensagem de divulgação para grupos
  • Publique a divulgação no Status

TikTok

O TikTok é a rede social que mais cresce no mundo atualmente. Sendo uma plataforma voltada mais para o público jovem, o aplicativo passou a ter acesso de mais de 1 bilhão de usuários em 2021. E para atrair esses jovens existem algumas estratégias diferentes comparada às outras redes sociais:

  • Faça vídeos criativos e curtos.
  • Faça lives na plataforma e interaja com o público-alvo.
  • Crie anúncios diferenciados: faça músicas, dancinhas ou vídeos cómicos.
  • Tenha uma meta diária de postagens para aumentar a divulgação.

Caso queira entender mais sobre o assunto, confira o texto “Como vender pelas Redes Sociais e driblar a crise” no blog do Nex!

14. Legalize sua loja de maquiagem

Para abrir uma loja é essencial a legalização do seu negócio. O empreendedor poderá ter seu registro de forma individual ou em um dos enquadramentos jurídicos de sociedade.

Você pode avaliar a melhor opção e que atende às suas expectativas. Para abertura e registro da empresa é necessário ter as seguintes documentações:

  • Documentação na Junta Comercial.
  • CNPJ.
  • Cópia autenticada do RG e CPF.
  • Secretaria Estadual da Fazenda.
  • IPTU do imóvel.
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda.
  • Alvará de funcionamento.
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

15. Fique de olho na concorrência e se destaque

Para te ajudar a montar uma loja de maquiagem pequena, analise os concorrentes diretos (perfumarias e loja de cosméticos) e indiretos (farmácias, mercados e boutiques) na região que você escolheu para abrir o seu negócio.  

Uma das estratégias mais utilizadas é mapear negócios locais utilizando o Google Maps, basta acessar o site e escrever algo que seja relacionado a sua pesquisa, por exemplo, “loja de maquiagens perto de mim”. Depois de mapear todos os concorrentes, organize-se para realizar visitas presenciais.

Durantes as visitas preste atenção nos seguintes pontos:

  • Decoração.
  • Disposição dos produtos.
  • Atendimento.
  • Produtos mais vendidos ou que estão em alta.
  • Localização.

Realizando essa prática, você conseguirá visualizar os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes. Além disso, consegue analisar o que não fazer no seu negócio, pontos de melhorias e traços fortes que pode manter na sua loja.

16. Cuide do controle do seu estoque com atenção

Ter um controle de estoque é essencial, pois ele facilita a conferência da entrada e saída de produtos ou se está com alguma mercadoria em falta.

Se você está iniciando agora no mundo do comércio ou está a muito tempo no mercado e tem dúvidas de como funciona o controle de estoque, em ambos casos, uma boa estratégia que pode te ajudar é fazer uma pesquisa de mercado e observar quais são os produtos mais utilizados e com maior aceitação do cliente.

É importante que o seu estoque comece com uma quantidade pequena de produtos, e que vá aumentando conforme a rotatividade de clientes na sua loja e conhecer a real necessidade dos consumidores. Inicialmente, compre produtos mais básicos: bases, pincéis, hidrantes e máscara de cílios.

Essa prática pode garantir um maior lucro e menor necessidade de capital.

Com o Nex, você consegue controlar o estoque e compras de produtos, você fica sabendo em tempo real, quais produtos estão se esgotando e que precisam ser reabastecidos. Além disso, você pode ter menos gastos e comprar só o necessário. Confira!

17. Gerencie seu negócio com um Sistema para Loja de Maquiagem

Agora que você possui todas as informações necessárias para abrir a sua loja de maquiagem, durante esse processo é importante ter uma gestão que te ajude.

Uma boa administração é um dos principais pilares para que a sua loja de maquiagem seja bem sucedida.

Usar um sistema para loja de maquiagem vai otimizar a sua rotina, facilitando tarefas que seriam realizadas manualmente e que demandam muito tempo e dedicação, ocupando muito tempo do seu dia a dia que poderia ser utilizado em outras áreas do seu negócio.

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Conclusão

Atender as exigências legais e ter uma boa estrutura física é essencial para abrir uma loja de maquiagem.

Entretanto, existem outros fatores que devem ter atenção: público-alvo, tipos de produto e divulgação são importantes para o seu negócio ter sucesso.  

Lembre-se que o seu cliente espera produtos inovadores, bons preços e itens que estejam em alta.

Espero que a sua tão sonhada loja de maquiagem se torne realidade e te desejo uma boa jornada! Fico à disposição para tirar qualquer dúvida.

Até a próxima e bom negócio!

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Laura Vasconcelos

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