Controle sua Loja com NEX. É Grátis!

Voltar ao Início do Blog
Começando

Como montar uma pizzaria com pouco dinheiro [Passo a Passo]

Já pensou em como montar uma pizzaria e transformá-la em um negócio de sucesso? Agora, você vai saber tudo o que você precisa para abrir uma pizzaria.

Já pensou em como montar uma pizzaria e transformá-la em um negócio super lucrativo?

A pizza é um dos alimentos mais consumidos do mundo, afinal, quem não gosta de pizza? Além disso, é um dos mais lucrativos do ramo culinário. 

O Brasil é o segundo país que mais consome pizzas por dia, perdendo apenas para os Estados Unidos!

Neste artigo vamos te ensinar tudo o que você precisa para abrir uma pizzaria de sucesso com pouco dinheiro.

É muito complicado montar uma pizzaria?

montar uma pizzaria

Montar uma pizzaria não é uma tarefa simples, pois esse é um dos ramos mais competitivos do universo do empreendedorismo gastronômico. 

Por outro lado, a pizza é um dos alimentos mais consumidos em todas as classes sociais.

Com um bom planejamento e organização é possível abrir uma pizzaria de sucesso sem complicação. 

O Programa NEX, é um sistema de gestão completo para restaurantes! Com ele você tem: Controle de Vendas, Controle de Estoque, Controle de Pedidos, Emissão de Notas Fiscais, Relatórios de Faturamento e muito mais! Baixe grátis e simplifique sua rotina!

Continue lendo e tire suas principais dúvidas quando o assunto é como montar uma pizzaria:

Tipos de pizzaria

  • Pizzaria fast food: Por se tratar de comida rápida, esse tipo de pizzaria costuma comercializar apenas pedaços de pizza para consumo imediato.
  • Pizzaria rodízio: Esse tipo de negócio trabalha com preço fixo e oferece uma grande variedade de sabores para seus clientes.
  • Pizzaria à la carte: É o modelo mais tradicional, aqui o cliente escolhe a pizza a partir do cardápio e consome no local.
  • Pizzaria delivery: Trabalha com entregas à domicílio, qualquer outro tipo de pizzaria pode oferecer esse tipo de serviço.

O que é necessário para abrir uma pizzaria?

- Documentação

Os documentos necessários para abrir uma pizzaria são:

  • CNPJ.
  • Cópia autenticada de RG e CPF.
  • Registro de compra dos alimentos.
  • Cópia do contrato de locação ou compra e venda.
  • IPTU do imóvel.
  • Folha espelho do IRPF.
  • Alvará de funcionamento.
  • Entre outros documentos específicos da região no qual seu negócio irá funcionar.

- Estrutura e equipamentos

A área mínima recomendada para montar uma pizzaria é de aproximadamente 80m2, porém, se o seu estabelecimento estiver localizado em shoppings a área pode ser ainda menor, uma vez que espaços como banheiros para clientes e espaço próprio para mesas e cadeiras não serão necessários.

Para outros casos, a estrutura mínima sugerida é: cozinha semi-industrial, espaço para o estoque de alimentos e embalagens, um escritório administrativo pequeno (para 1 pessoa), banheiros e um salão para receber seus clientes (opcional, a depender do tipo de pizzaria).

A respeito dos equipamentos, os básicos são:

  • Forno (a gás, elétrico ou a lenha).
  • Fogão (industrial ou doméstico).
  • Geladeira (de preferência industrial).
  • Freezer (acima de 400 litros).
  • Utensílios de cozinha (formas de pizza, espátulas, facas, tábuas de corte, panelas, liquidificador, recipientes de plástico, bandejas de pizza, etc).
  • Cortador de frios.
  • Embalagens de pizza.
  • Masseira.
  • Máquina de rolamento.
  • Processador de alimentos (agiliza o trabalho e diminui mão-de-obra).
  • Mesas e cadeiras (se tiver atendimento no local para clientes).

Além disso, também são necessários equipamentos para o caixa e o escritório do seu negócio:

- Perfil dos clientes

É muito importante definir qual é o perfil de cliente que você deseja para seu negócio, conhecer suas necessidades e preferências, faixa etária, renda, entre outros fatores é essencial para decidir coisas como preço, decoração e localização.

Estude os concorrentes próximos a seu negócio e procure inovar com sabores ou preços diferenciados para se destacar no mercado.

- Fornecedores

Ter bons fornecedores é fundamental para destacar seu produto da concorrência. 

Afinal, são eles que irão fornecer para você os ingredientes necessários para criar suas pizzas, escolha fornecedores que ofereçam produtos frescos e de qualidade.

Além disso, seus fornecedores também influenciam diretamente no valor do seu produto. 

Então procure por fornecedores com preços mais baixos ou mais flexíveis quanto à forma pagamento, assim seu produto pode ter um valor final mais baixo e se tornar um diferencial competitivo.

- Localização

Para escolher um bom ponto comercial para sua pizzaria, o primeiro passo é decidir qual será o tipo de pizza que você irá oferecer.

Caso você opte apenas pela pizzaria delivery, você pode montar o seu negócio em casa, desde que consiga adequar o ambiente às regras da vigilância sanitária

Neste caso, o mais importante deixa de ser a localização e passa a ser o marketing do seu produto.

Se você optar por outro tipo de pizzaria, a localização passa a ser um fator vital para o sucesso do negócio. 

Opte por lugares estratégicos que tenham um fluxo alto de pessoas, como praça de alimentação de shoppings ou ruas movimentadas. 

Para aprender mais sobre como escolher o melhor ponto comercial, recomendamos esse artigo!

Quanto custa abrir uma pizzaria

O valor que você precisa para montar uma pizzaria vai variar de acordo com o tamanho do negócio e o tipo de pizza comercializada. 

Outros fatores como valor do aluguel, equipamentos, custos fixos, e mão de obra interferem também no valor final.

Se você deseja abrir uma pizzaria gastando pouco, opte pelo tipo de pizzaria delivery. 

Você pode trabalhar em estruturas menores, gastando menos com aluguel, a quantidade de insumos e o desperdício são mais baixos e você pode trabalhar com menos mão de obra.

Para saber quanto vai custar abrir seu negócio recomendamos que faça uma lista prévia com todo o necessário para começar a trabalhar e coloque uma média de valor após fazer uma pesquisa de mercado. 

Sua lista deve conter: equipamentos, insumos, gastos com mão de obra, aluguel, fornecedores, outros gastos fixos como luz, água, telefone e internet e outras coisas que você julgar necessárias.

Como abrir uma pizzaria com pouco dinheiro [Passo a Passo]

abrir uma pizzaria com pouco dinheiro
  1. Planeje: Fazer um planejamento estratégico e financeiro para o seu negócio vai possibilitar uma visão geral da sua pizzaria e uma melhor organização. É aqui que você deve decidir também qual será o tipo de pizzaria.
  2. Analise: Estude o mercado em geral e seus concorrentes, conhecer seus pontos fortes e fracos vai ajudar você a encontrar um diferencial.
  3. Localização: Escolha um ponto comercial estratégico, ele impacta diretamente o sucesso de sua pizzaria.
  4. Equipamentos: Agora que você já sabe o espaço que tem disponível, organize seu ambiente de trabalho e compre todos os equipamentos necessários para abrir sua pizzaria.
  5. Fornecedores: Escolha bons fornecedores, atente-se à qualidade de seus produtos, eles vão afetar diretamente no sabor do produto e na satisfação dos clientes.
  6. Funcionários: A equipe é muito importante para um negócio, o tempo de preparo, o sabor das pizzas e o tempo de entrega são alguns fatores que dependem deles, procure pessoas experientes e qualificadas.
  7. Divulgue: O marketing de um negócio é fundamental para ganhar espaço no mercado, invista em publicidade e propaganda para atrair mais clientes.

Perguntas frequentes sobre como montar uma pizzaria

Perguntas frequentes como montar uma pizzaria

Qual é o lucro de uma pizzaria?

O lucro de uma pizzaria varia de acordo com cada negócio. 

Se você está apenas começando, saiba que irá demorar um pouco até o seu negócio começar a gerar lucro, pois primeiro você precisa recuperar o dinheiro investido.

Fatores como gastos com matéria-prima, aluguel, mão de obra e outras despesas, vão interferir diretamente no lucro do negócio. 

O ideal é que seu lucro seja de pelo menos 10% do faturamento total para poder reinvestir e crescer ainda mais.

Quanto uma pizzaria vende por dia?

Não existe um número exato para esta pergunta. 

O número de vendas varia de negócio para negócio e também conforme o dia da semana: sexta, sábado e domingo são os dias com maior número de vendas.

Quanto fatura uma pizzaria delivery?

É difícil estimar o faturamento de uma pizzaria, como falamos anteriormente, existem diversos fatores que influenciam no faturamento. 

O certo é que quanto mais clientes satisfeitos, mais vendas e, consequentemente, maior faturamento. 

Os clientes que pedem delivery esperam além de um sabor gostoso, um bom atendimento que seja rápido, invista em entregadores para reduzir o tempo de espera do cliente, faz toda a diferença.

Como montar uma pizzaria delivery?

Para montar uma pizzaria delivery você pode seguir nosso passo a passo anterior, ele se encaixa para todos os tipos de pizzaria. 

Se sua pizzaria for apenas de delivery, sua estrutura pode ser menor, apenas garanta que haja espaço suficiente para todos os equipamentos sem atrapalhar o fluxo dos funcionários. 

Outro ponto importante é sua localização, priorize locais com fácil acesso às principais vias, isso facilita a chegada dos clientes até seu negócio.

E você ainda pode aproveitar os apps de delivery para alavancar as vendas como Ifood, Uber Eats e Rappi.

Automatize sua gestão

Abrir uma pizzaria exige muita organização e agilidade por parte de todos os funcionários, por isso, ter um sistema para gerir o negócio é muito importante. 

Além de automatizar diversos processos, você vai economizar tempo e aumentar a eficiência.

O Programa NEX, é um sistema de gestão completo para restaurantes! Com ele você tem: Controle de Vendas, Controle de Estoque, Controle de Pedidos, Emissão de Notas Fiscais, Relatórios de Faturamento e muito mais! Baixe grátis e simplifique sua rotina!

Conclusão

Embora seja um mercado muito competitivo, o mercado de pizzas está em constante expansão. 

Não tenha medo de abrir seu próprio negócio, aqui no Blog do Nex temos conteúdos novos a cada semana para te ajudar a crescer.

Gostou de nossas dicas ou ficou com alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários!


Camila

Olá, meu nome é Camila Upegui! Estou aqui para ajudar você, pequeno comerciante, na gestão de seu negócio. Minha missão é escrever sobre suas principais necessidades e ajudar seu comércio a crescer. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, não deixe de me enviar!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja!

Download Grátis

Deixe seu comentário!

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

COMPARTILHE

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja! Fácil de implantar, Simples de Usar e com todo o Suporte que você precisar.

Download Grátis
Central de Ajuda

Para dúvidas sobre o Programa NEX ou Suporte Online...

Acesse a Central de Ajuda
Veja também:

Simplificando a vida de mais de 50 mil lojas em todo Brasil

O Programa NEX é um sistema de gestão comercial que vai facilitar a rotina da sua Loja. Com ele você pode controlar seu estoque, registrar suas vendas, controlar o caixa, emitir nota fiscal, fazer orçamentos, imprimir recibos e etiquetas, cadastrar clientes, produtos, fornecedores, controlar as contas a pagar e muito mais!

Baixe grátis agora mesmo. É fácil!

Baixe Grátis
Ao baixar e instalar o Programa NEX você concorda com os Termos de Serviço do Software

A Nextar é uma empresa especializada em desenvolvimento de software para comércio, com 16 anos de experiência, presente em mais de 50 mil estabelecimentos em todo Brasil.

Criadora do Programa NEX, para lojas e comércios de todos os tipos, possui conhecimento profundo do dia a dia de seus clientes e oferece soluções de qualidade para transformar o gerenciamento de um comércio em uma tarefa simples, fácil e segura.

Conheça melhor a Nextar