Como motivar uma equipe? O guia completo com 23 dicas para você!

Veja nossas dicas para manter sua equipe motivada, sem aumento de salário!

Acompanhe todas as novidades. Assine nossa newsletter!

Inscreva-se

O que você vai ver nesse texto:

A ideia de que a equipe motivada é o principal ativo de uma empresa já é discutida e bem aceita há muito. 

No comércio não é diferente, como uma boa parte da equipe de uma loja é formada por "vendedores", a performance desta equipe tem impacto direto no resultado financeiro do comércio. 

Por isso, é preciso que ações práticas sejam promovidas para que todos os funcionários sejam motivados

Pense: um produto ou serviço só pode ser vendido se um profissional altamente competente e satisfeito estiver por trás do balcão de atendimento ou do caixa do negócio.

 Logo, mais do que uma simples medida de gestão de pessoas, a promoção de ações motivacionais visa melhorar a produtividade da equipe, aumentar a rentabilidade do comércio e, principalmente, alavancar o seu crescimento no mercado. 

Mas vale lembrar que estas ações não precisam girar apenas em torno dos aumentos salariais. 

Abaixo, preparamos algumas dicas que você pode seguir para motivar sua equipe e garantir o seu engajamento. Confira:

Qual a importância de motivar a equipe?

equipe comemorando


Colaboradores desmotivados possuem um baixo desempenho na sua função, baixa produtividade e a redução dos alcances desejados são alguns dos problemas que o gestor pode enfrentar ao ter uma equipe sem motivação.

Saber como motivar uma equipe é um passo importante para o sucesso e crescimento de qualquer negócio, a motivação pode acontecer de várias maneiras, ações simples podem impactar consideravelmente o nível de motivação de sua equipe e melhorar seu desempenho.

Qual o papel do líder na motivação da equipe?

Diferente dos chefes, os líderes são reconhecidos pela sua visão humanizada da equipe e é uma de suas tarefas mais importantes e desafiadoras manter a motivação de sua equipe sempre elevada.

Eles são os responsáveis por encontrar as diferentes maneiras de motivar os colaboradores e proporcionar um espaço de valorização e reconhecimento para todos, com o objetivo de melhorar a produtividade da equipe e, consequentemente, os resultados da empresa.

Como motivar uma equipe? Confira dicas infalíveis!

dicas de como motivar uma equipe

Agora, vou explicar cada uma dessas dicas detalhadamente.

1- Conheça as necessidades e desafios da equipe

Conhecer as características de cada colaborador da equipe é importante, mas também é necessário entender as necessidades e desafios do coletivo. 

Dessa maneira é possível adotar as estratégias mais adequadas para motivar sua equipe.

Reúna sua equipe para conversar e descobrir suas principais dificuldades.

2 - Promova treinamentos periódicos

Ao contrário do que muitos comerciantes pensam, a promoção de treinamentos é uma ótima forma de motivar a equipe

Afinal, a empresa acaba demonstrando que deposita confiança e acredita plenamente em seus funcionários, a ponto de investir recursos financeiros neles. 

Além disso, o oferecimento de treinamentos periódicos é uma ótima maneira de todos do time ampliarem seus conhecimentos e reduzirem o número de falhas. 

3 - Procure dar feedbacks construtivos

O oferecimento de críticas construtivas e simples elogios também é uma ótima forma de motivar cada membro da equipe. 

Isso porque sem feedbacks, o colaborador pode achar que seu trabalho é igual ao dos demais ou até mesmo presumir que não está desempenhando um bom papel. 

Por isso, a importância dos gestores darem sempre feedbacks construtivos, para que assim o funcionário evolua com novas competências e desafios.

4 - Crie uma comunicação transparente

Em época de crise, muitos gestores retêm informações sobre o desempenho do comércio visando poupar a equipe de más notícias. Mas esta atitude só tende a prejudicar o ambiente de trabalho. 

É importante que os gestores comentem o quadro geral do negócio para que todos saibam o que está acontecendo. Assim, eles passarão a confiar mais na empresa e até se dedicar mais ao trabalho para ajudá-la a contornar os problemas financeiros. 

5 - Abra espaço para sugestões

As sugestões, assim como as críticas e reclamações, inclusive a respeito dos próprios gestores do comércio, devem ser estimuladas. 

Mas é importante não somente ouvi-las, como também compreendê-las para tentar descobrir os problemas que impedem os funcionários de serem engajados no seu trabalho.

A abertura desse espaço também é importante para o time dar sugestões de como o ambiente em que elas trabalham pode ser melhorado.  

6 - Ofereça recompensas pelo esforço

Um dos principais motivos que levam um funcionário a ficar frustrado é a falta de reconhecimento por uma meta cumprida. 

Por isso, é importante que os líderes do comércio criem uma política de meritocracia, por meio da qual eles possam acompanhar os trabalhos dos colaboradores e oferecer algum tipo de recompensa – não necessariamente um aumento salarial – aos que cumprirem suas metas em um prazo estipulado. 

Esta pode ser uma bonificação ao fim do cumprimento de um objetivo, um dia de folga do trabalho ou mesmo um evento de confraternização em comemoração ao alcance das metas. 

Lembre-se sempre de que, para se manter motivados e aceitar novos desafios, os funcionários precisam ser reconhecidos. Caso contrário, se sentirão injustiçados, o que acaba comprometendo a sua produtividade no comércio.

7 - Seja um exemplo a ser seguido

Quando os funcionários reconhecem que o gestor que lidera o comércio tem uma postura coerente entre discursos e ações e possui as competências e habilidades necessárias para conduzir o negócio, eles acabam espelhando seu comportamento nas ações do líder. 

Portanto, é preciso evitar maus exemplos e inspirar todos da equipe através de boas práticas, para que assim eles sejam motivados e gerem bons resultados.

8 - Esteja disponível para os colaboradores

Todas as áreas de um comércio precisam de tempo e atenção para elas, o mesmo acontece com seus colaboradores, afinal, eles também são uma das partes fundamentais para o sucesso do negócio.

Não há como motivar uma equipe sem estar disponível para seus colaboradores, e essa dedicação é especialmente importante em tempos de crise, quando muitas vezes é necessário adaptar as metas da equipe à realidade e reforçar a motivação. Esteja disponível para conhecer e ajudar sua equipe, trabalhando com eles lado a lado.

9 - Ouça sua equipe

Para estabelecer uma boa comunicação com sua equipe, não basta apenas falar as palavras corretas para motivá-los, também é preciso saber ouvir o que eles têm a dizer. Incentive a participação da equipe e escute suas sugestões e ideias, dessa forma, todos irão se sentir valorizados e parte das decisões da empresa.

10 - Estabeleça metas claras

Em um negócio é sempre importante ter objetivos em mente, para atingi-los é fundamental estabelecer metas de forma clara. As metas devem ser desafiadoras, mas não impossíveis, seja realista na hora de estabelecer as metas, caso contrário a equipe pode se sentir frustrada por não atingir os resultados esperados.

11 - Promova o Job Rotation

O Job Rotation ou rotação de trabalho em sua tradução, refere-se a uma espécie de rodízio de funcionários dentro das empresas, neste tipo de trabalho ocorre uma troca de setores e funções entre os funcionários de tempos em tempos.

Além de permitir que os funcionários conheçam melhor todos os processos envolvidos e desenvolvam novas habilidades, evita também que os colaboradores terminem em uma rotina repetitiva e cansativa.

12 - Valorize seus colaboradores

Qualquer pessoa gosta de se sentir valorizada e, embora a valorização financeira seja uma das primeiras coisas que surgem na mente quando pensamos nisso, existem outras maneiras de demonstrar que você valoriza e aprecia o trabalho de sua equipe.

Procure maneiras de demonstrar gratidão ao seus funcionários, pode ser com uma confraternização da equipe, oferecer desenvolvimento profissional dentro da empresa, folgas especiais, brindes, etc. Dessa maneira você terá funcionários comprometidos, motivados e engajados com seu trabalho.

13 - Seja otimista

Os líderes são os maiores exemplos para os colaboradores dentro da organização, por isso é necessário manter o otimismo mesmo nas situações mais difíceis. Permaneça com o pensamento positivo e demonstre isso para todos, a fim de incentivá-los a continuar com seu trabalho de forma empenhada.

14 - Estimule a competição saudável

A competição saudável pode ser um estímulo forte para motivar uma equipe, pode trazer alguns benefícios como aproximação das equipes e aumento da velocidade nas entregas, melhorando a produtividade geral.

É importante tomar cuidado no momento de implantar ações competitivas, quando são elaboradas de maneira saudável deixam o ambiente mais leve e descontraído, caso contrário pode se tornar tenso e cauteloso, faça uma análise prévia de sua equipe para descobrir se essa ideia não trará prejuízos para o ambiente de trabalho.

15 - Crie um ambiente de trabalho agradável

Quando estamos em um ambiente agradável, trabalhar torna-se uma tarefa mais satisfatória e aumenta a disposição dos colaboradores, por isso garanta que seu time terá a estrutura organizacional básica para trabalhar em boas condições como banheiros e cadeiras adequadas, você também pode adicionar alguns elementos extras como máquina de café, ar condicionado e decoração do ambiente diferenciada. 

16 - Celebre conquistas

Comemore as conquistas dos membros do time, não espere por grandes vitórias para reconhecer o esforço dos colaboradores, celebre também as pequenas conquistas.

Isso aumenta sua motivação para continuar indo atrás dos objetivos propostos. 

Você pode destacar durante a reunião da equipe os triunfos adquiridos ou fazer um cartaz comemorando as conquistas dos colaboradores, as pequenas coisas podem ser também muito animadoras!

17 - Aceite ideias e sugestões

Esteja aberto a ouvir as ideias do seu time e peça sugestões, dar lugar de fala aos seus colaboradores é uma das maneiras de motivá-los e reforçar a importância de todos. 

Ouvir atentamente pontos de vistas diferentes e colocar em prática algumas de suas ideias pode aumentar o desempenho da equipe e melhorar o funcionamento do comércio.

18 - Planeje a longo, médio e curto prazo

É necessário estabelecer metas e objetivos a serem alcançados pela equipe que estejam alinhados com os objetivos da empresa, para isso é essencial um bom planejamento. 

Defina a função de cada membro e as prioridades da equipe, o planejamento a longo prazo irá nortear todos sobre o objetivo maior, porém é importante que você também reveja esse planejamento periodicamente e realize adaptações caso necessário. 

Desenvolva um cronograma organizado com metas e prazos bem definidos a curto e médio prazo para acompanhar o desempenho da equipe. 

19 - Dê oportunidades de desenvolvimento

Oferecer oportunidades para o desenvolvimento profissional dos colaboradores e aprimoramento de suas habilidades dentro da empresa é uma maneira de incentivar sua equipe e aperfeiçoar os talentos individuais de cada um. 

Ofereça cursos, treinamentos, livros ou até mesmo mentorias com profissionais mais experientes de acordo com o perfil de cada profissional para aumentar sua motivação.

20 - Reconheça o trabalho da equipe

Em uma equipe, as funções desempenhadas por um dos membros pode ter impacto direto no trabalho de outro ou de todo o time. 

Quando existe uma equipe que traga bons resultados e trabalhe bem em conjunto deve ser reconhecida pelo líder, uma vez que nem todas as pessoas possuem um bom desempenho trabalhando em grupo.

Não deixe de parabenizar seu time pelo seu esforço diário e o alcance de metas desafiadoras, não há como motivar uma equipe sem reconhecer seu empenho, agradeça a entrega e trabalho de todos com feedbacks positivos.

21 - Ofereça reconhecimento além de remuneração para motivar

Como mencionei anteriormente, a remuneração não é o único fator que motiva uma equipe. Muitas vezes ações simples como o reconhecimento do trabalho e a valorização dos colaboradores causam um impacto muito positivo no nível de motivação de sua equipe. 

Crie um ambiente de trabalho dinâmico e evite aquela rotina desgastante que pode desanimar seus colaboradores, uma das maneiras de fazer isso é fazendo algumas dinâmicas para motivar sua equipe, ao final do texto você vai conhecer algumas opções.

22 - Adote a liberdade de trabalho

A liberdade de trabalho pode ser mais motivadora do que você imagina, rotinas muito rígidas tendem a desmotivar e cansar rapidamente, quando você conhece sua equipe e cria uma ligação mais próxima e de confiança entre as partes, é possível adotar a liberdade de trabalho.

Após estabelecer as metas individuais, dê autonomia suficiente para que os colaboradores delimitem suas próprias rotinas de trabalho, desde que cumpram os objetivos propostos, quando um funcionário possui maior flexibilidade para realizar suas tarefas, é possível se organizar de uma maneira mais confortável que aumente sua produtividade.

23 - Apresente os resultados

Depois de todo o trabalho feito, nada mais justo que mostrar os resultados do esforço da equipe e o impacto gerado por ele. 

Divida os resultados e relatórios mesmo se eles não forem os esperados, nesse caso, discutir em conjunto maneiras de melhorar o desempenho da equipe, pode servir como grande motivação para superar as dificuldades e atingir as metas propostas.

Como motivar uma equipe em tempos de crise?

A motivação é um fator muito importante para o desempenho da equipe e o crescimento de um negócio, porém quando nos referimos à motivação em tempos de crise torna-se um elemento fundamental.

É muito importante estabelecer um canal de comunicação acessível entre você e sua equipe, em momentos de incerteza a insegurança e a ansiedade podem surgir e desestabilizar a todos, por isso é importante reforçar que esse momento de crise é temporário e que logo o cenário irá melhorar. 

Lembre-se que o otimismo é uma das melhores maneiras de incentivar sua equipe a se empenhar e dar seu melhor. 

Além disso, não deixe de seguir nossas dicas anteriores, nosso guia pode ser aplicado em todos os cenários!

Como motivar uma equipe para atingir metas?

uma equipe motivada alcança mais objetivos


Até aqui você viu diversas formas de motivar uma equipe. 

Mas quando o assunto é meta, lembre-se que existem as metas pessoais e metas para a equipe. 

Ao conhecer melhor os colaboradores, é necessário estabelecer metas individuais para cada um, de acordo com sua função e habilidades, além das metas gerais para toda a equipe, que devem estar alinhadas com os objetivos da empresa. 

Um dos principais cuidados em relação às metas é que elas precisam ser alcançáveis, metas impossíveis levam ao esgotamento e à frustração. Por conta disso, tome cuidado ao decidir as metas da equipe e se for necessário, adapte-as.

O que falar para motivar uma equipe? Veja algumas frases de impacto!

frases de impacto para motivar equipe


Para motivar não são necessários longos discursos, com apenas algumas frases para motivar equipes você já pode fazer a diferença! Conheça algumas:

  • “Vocês estão fazendo um ótimo trabalho”.
  • “Obrigada pela dedicação de cada um de vocês”.
  • “Vamos dar o nosso melhor e ir atrás da nossa meta”.
  • “Quanto maior nosso esforço, mais longe chegaremos”.
  • “Dessa vez não conseguimos, mas na próxima vez vamos superar nossas metas”.
  • “Estamos passando por um momento delicado, mas é uma situação temporária, logo tudo vai melhorar, vamos trabalhar juntos para isso”.
  • “Vamos enfrentar cada desafio como uma oportunidade de crescimento”.
  • “Excelente sugestão, obrigada por compartilhá-la conosco!”.
  • “Estamos alcançando ótimos resultados, parabéns a todos”.

3 dinâmicas para motivar uma equipe

equipe motivada realizando dinâmicas

Quem sou eu?

Essa dinâmica possui como foco o autoconhecimento e ajuda os colaboradores a se conhecerem melhor entre si. 

Você pode realizar a dinâmica em círculo e consiste em responder até 10 perguntas, como: Como você se descreveria? Quais qualidades destacaria você? Qual é seu propósito? Quais pontos precisam ser melhorados?

As respostas devem ser ditas de forma intercalada, a fim de incentivar a participação e encorajamento de todos os membros da equipe.

Carta para você no futuro

Se você deseja aumentar a produtividade de sua equipe e motivá-los ao mesmo tempo, essa é a dinâmica certa. 

Nessa atividade cada colaborador deve ter uma folha de papel e uma caneta, a tarefa consiste em fazer uma reflexão sobre o momento atual de cada um e visualizar um cenário futuro. 

Você pode estabelecer prazos mais curtos, como 60 dias por exemplo, e escrever uma mensagem para si mesmo no futuro, todos devem colocar as metas que deseja alcançar e as habilidades que deseja desenvolver.

Depois que o período definido durante a dinâmica chegar ao fim, o líder deve devolver as cartas aos membros da equipe, que têm de analisar a carta e compartilhar seus resultados. Agora chegou o momento de celebrar as conquistas de todos e programar novas ações para melhorar os pontos que ainda precisam de atenção.

Vamos dar as mãos

Essa é uma dinâmica mais descontraída ideal para trabalho em equipe, liderança informal e motivação. 

A equipe forma um círculo de mãos dadas e todos os integrantes devem memorizar quem segura suas mãos esquerda e direita, em seguida, soltam as mãos e caminham livremente pela sala.

Para o próximo passo, o líder deve colocar uma cartolina no chão e pedir para que todos os membros da equipe se posicionem em cima dela, se apertando ao máximo. 

Agora todos devem tentar lembrar seus pares originais e buscar uns aos outros para dar as mãos novamente, sem sair da cartolina, o objetivo é formar novamente o círculo inicial.

Conclusão

Agora que você já conhece várias ações para motivar os seus funcionários, é hora de colocar todas elas em prática e melhorar o ambiente de trabalho do seu comércio. Você pode encontrar outros assuntos cheios de dicas para melhorar a gestão do seu negócio aqui no Blog do Nex, temos textos novos toda semana, não deixe de acompanhar.

Aproveite para nos contar nos comentários como você trabalha a gestão de pessoas na sua empresa!

Receba conteúdos pensados exclusivamente para a gestão da sua loja!

Inscreva-se
Camila Upegui

Olá! Por aqui compartilho dicas para ajudar você, pequeno comerciante, na gestão da sua loja. Confira o conteúdo e otimize sua rotina!

Fique de olho 👀

Heading

Heading

Heading

Acompanhe todas as novidades!

Nosso foco é ajudar pessoas a simplificarem a gestão das suas lojas. Seja avisado sobre nossas postagens clicando abaixo.

Inscreva-se