Controle sua Loja com NEX. É Grátis!

Voltar ao Início do Blog
Marketing / Vendas

Como planejar uma promoção de sucesso

Em determinadas épocas do ano, é difícil passarmos por uma vitrine em uma rua comercial e não visualizarmos uma placa anunciando um incrível desconto em um determinado produto. Afinal, é realizando promoções que o pequeno empreendedor terá a oportunidade de divulgar novas mercadorias, atrair mais clientes, fidelizar os antigos e, acima de tudo, alavancar suas vendas. Porém, reduzir aleatoriamente o preço dos produtos sem planejamento, apenas para copiar as ações dos concorrentes, é uma estratégia que pode levar a empreitada ao fracasso. 

Porém, muitos empreendedores não fazem a conta antes de colocar os produtos em oferta, o que pode resultar em grandes prejuízos financeiros para a empresa. Para que uma promoção gere resultados positivos, o responsável precisa saber, antes de tudo, qual o seu principal propósito e que impactos financeiros ela trará para o negócio. E pensando em ajuda-lo nesta questão, resolvemos preparar algumas dicas que você deve seguir para planejar uma promoção eficiente e obter ótimos resultados com ela. Acompanhe:

Defina o objetivo da promoção

Para fazer uma promoção, você precisará primeiramente analisar o cenário econômico do seu comércio. Uma empresa pode criar uma campanha visando vender mais e atrair novos consumidores, trazendo assim mais dinheiro para o caixa, ou fidelizar clientes e apresentar novas mercadorias, mas sem contar com o retorno financeiro imediato. Há ainda situações em que os empreendedores vendem o produto pelo preço de custo, visando conseguir apenas um capital de giro, seja para renovar o estoque, seja para pagar despesas. 

O grande problema é que muitos não fazem as contas antes de promover promoções, o que resulta em prejuízos para o setor financeiro da empresa. Para que a promoção realmente gere lucros, você deve dividir os produtos que terão o preço reduzido em dois tipos: os vendáveis, que têm uma maior saída e são mais baratos que a média do estoque, e os rentáveis, que não vendidos com frequência e têm uma margem de lucro maior. 

Se você quiser aumentar as vendas, os produtos vendáveis são os mais adequados para entrar na promoção. Eles ajudarão não apenas a aumentar o fluxo de clientes no comércio, como também alavancar as vendas dos itens com desconto. Mas se o propósito for conquistar novos clientes, os produtos que devem ter seu preço reduzido são os rentáveis, já que eles custam mais caro e têm uma margem de lucro maior. Ao colocá-los em promoção, seu comércio chamará a atenção e atrairá consumidores que não costumam visita-lo. 

Calcule o valor do desconto a ser oferecido

Para que a promoção gere lucros, basta que o comércio ofereça um desconto que seja menor que a margem de lucro do produto. Mas para isso, você deve levantar os preços de compra e revenda do produto, para que o lucro seja evidenciado e o desconto calculado. Mas cuidado com as porcentagens de descontos atrativas, como as de 50 e 70%. Apesar de tentadoras, o negócio pode sofrer muito com elas, caso o responsável não faça uma detalhada avaliação dos custos. Tenha em mente que a promoção deve gerar benefícios, e não prejuízos. 

Atente-se a percepção de valor do cliente

Se um dos produtos sem giro do seu estoque tiver uma grande margem de lucro, é normal você pensar que poderá oferecer um desconto ainda maior e, assim, atrair o público com mais facilidade. Mas é importante que você atente-se a percepção de valor do cliente e dimensione a percentagem de desconto de acordo com este valor. Caso contrário, o consumidor ficará desconfiado do desconto elevado e poderá achar que a promoção é apenas uma estratégia da empresa para, por exemplo, se livrar de um produto defeituoso.

Aliás, este é um erro bastante comum, promocionar produtos com defeitos e avarias sem comunicar isto corretamente. É um tiro no pé, já que cedo ou tarde o cliente irá perceber e falará mal da sua loja, já que pensou estar adquirindo um produto em perfeito estado, independentemente de ter pago menos por ele. Se for o caso, comunique bem claramente, em uma seção específica da sua loja para isto.

Defina o início e o fim da promoção

O empreendedor também deve definir o tempo de duração da promoção, que pode durar horas ou até meses. Vale lembrar que, quando o objetivo da campanha é conquistar mais clientes para a empresa e alavancar suas vendas, ela deve durar no máximo um mês, dependendo dos resultados alcançados.

Isso porque, quando a promoção é longa demais, ela passa a ser percebida pelo público como preço fixo. Isso acaba desvalorizando bastante o produto e dificultando as vendas após o término promoção. Por outro lado, um prazo muito curto deixará os clientes fiéis frustrados por não aproveitarem os descontos. 

Crie estratégias de divulgação

De nada adianta fazer uma promoção, se nenhum cliente souber que ela existe, não é verdade? Por isso, a última etapa consiste em planejar as ações de marketing para divulgar a campanha. Existem muitas opções a serem exploradas, como anúncios em rádios ou jornais locais, links patrocinados em buscadores, redes sociais, e-mail marketing e panfletos. 

O responsável precisa escolher quais são os canais mais adequados para a promoção, bem como para o caixa da empresa, e fazer planos individuais para cada um. Após divulga-la, é só preparar o estabelecimento para receber um maior volume de clientes e atender bem todos eles. Depois de tudo isso, é hora de colher os frutos gerados pela empreitada. 

Acompanhou todas as nossas dicas? Agora é hora de coloca-las em prática e fazer uma incrível promoção em seu comércio! Caso tenha alguma dúvida, deixe-a para a gente nos comentários!

Equipe NEX

Olá, somos a equipe NEX e estamos aqui para ajudá-lo a obter sucesso em seu negócio. Semanalmente traremos conteúdos relevantes para você, dono de um pequeno comércio que sonha grande. Cadastre-se aqui no nosso site para receber todas as nossas atualizações!

Deixe seu comentário!

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

COMPARTILHE

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja!

Download Grátis

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja! Fácil de implantar, Simples de Usar e com todo o Suporte que você precisar.

Download Grátis
Central de Ajuda

Para dúvidas sobre o Programa NEX ou Suporte Online...

Acesse a Central de Ajuda
Veja também:

Veja mais sobre

"Marketing / Vendas"
Voltar ao Início do Blog

Simplificando a vida de mais de 46 mil lojas em todo Brasil

O Programa NEX é um sistema de gestão comercial grátis e completo para sua Loja. Com ele você pode controlar seu estoque, registrar suas vendas e fluxo de caixa, emitir Nota Fiscal, fazer orçamentos, imprimir recibos e etiquetas, cadastrar clientes, produtos, fornecedores e muito mais!

Baixe agora mesmo. É grátis!

Você já está sendo redirecionado...

Oops! Algo deu errado, por favor tente novamente!   :(

Nós pedimos o seu e-mail para ajudá-lo durante o processo de implantação do NEX; para mantê-lo atualizado sobre as novidades do sistema; ou com conteúdo relevante sobre a indústria do comércio.

Nós não vamos vender ou disponibilizar o seu endereço para terceiros. Você poderá cancelar o recebimento de nossos e-mails a qualquer momento, diretamente de todas as nossas comunicações.

Ao baixar e instalar o Programa NEX você concorda com os Termos de Serviço do Software