Como planejar uma promoção de sucesso

Veja nossas dicas para você planejar uma promoção bem sucedida e aumentar suas vendas com o auxílio de um programa completo de gestão empresarial!

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Em determinadas épocas do ano, é difícil passarmos por uma vitrine em uma rua comercial e não visualizarmos uma placa anunciando um incrível desconto em um produto. Afinal, é realizando promoções que o pequeno empreendedor terá a oportunidade de divulgar novas mercadorias, atrair mais clientes, fidelizar os antigos e, acima de tudo, alavancar suas vendas. Porém, reduzir aleatoriamente o preço dos produtos sem planejamento, apenas para copiar as ações dos concorrentes, é uma estratégia que pode levar a empreitada ao fracasso.

Para que uma promoção gere resultados positivos, o responsável precisa saber, antes de tudo, qual o seu principal propósito e quais os impactos financeiros que ela trará para o negócio. E pensando em ajudá-lo nesta questão, resolvemos preparar algumas dicas que você deve seguir para planejar uma promoção eficiente e obter ótimos resultados com ela. Acompanhe:

Defina o objetivo da promoção

Para fazer uma promoção, você precisará primeiramente analisar o cenário econômico do seu comércio. Uma empresa pode criar uma campanha visando vender mais e atrair novos consumidores, trazendo assim mais dinheiro para o caixa, ou fidelizar clientes e apresentar novas mercadorias, mas sem contar com o retorno financeiro imediato. Há ainda situações em que os empreendedores vendem o produto pelo preço de custo, visando conseguir apenas um capital de giro, seja para renovar o estoque, seja para pagar despesas.

Para gerar lucro com uma promoção, você deve dividir os produtos que terão o preço reduzido em dois tipos: os vendáveis, que têm uma maior saída e são mais baratos que a média do estoque, e os rentáveis, que não são vendidos com frequência e têm uma margem de lucro maior.

Se você quiser aumentar as vendas, os produtos vendáveis são os mais adequados para entrar na promoção. Eles ajudarão não apenas a aumentar o fluxo de clientes no comércio, como também alavancar as vendas dos itens com desconto. Mas se o propósito for conquistar novos clientes, os produtos que devem ter seu preço reduzido são os rentáveis, já que eles custam mais caro e têm uma margem de lucro maior. Ao colocá-los em promoção, seu comércio chamará a atenção e atrairá consumidores que não costumam visitá-lo.

Calcule o valor do desconto a ser oferecido

Para que a promoção gere lucro, basta que o comércio ofereça um desconto que seja menor do que a margem de lucro do produto. Mas para isso, você deve levantar os preços de compra e revenda, para que o retorno seja evidenciado e o desconto calculado. Mas cuidado com as porcentagens de descontos atrativas, como as de 50 e 70%. Apesar de tentadoras, o negócio pode sofrer muito com elas, caso o responsável não faça uma detalhada avaliação dos custos. Tenha em mente que a promoção deve gerar benefícios, não prejuízos.

Atente-se à percepção de valor do cliente

Se um dos produtos sem giro do seu estoque tiver uma grande margem de lucro, é normal você pensar que poderá oferecer um desconto ainda maior e, assim, atrair o público com mais facilidade. Mas é importante que você atente-se à percepção de valor do cliente e dimensione a percentagem de desconto de acordo com este valor. Caso contrário, o consumidor ficará desconfiado do desconto elevado e poderá achar que a promoção é apenas uma estratégia da empresa para, por exemplo, se livrar de um produto defeituoso.

Aliás, este é um erro bastante comum, promociona produtos com defeitos e avarias sem comunicar isto corretamente. É um tiro no pé, já que cedo ou tarde o cliente irá perceber e falará mal da sua loja, já que pensou estar adquirindo um produto em perfeito estado, independentemente de ter pagado menos por ele. Se for o caso, comunique bem claramente, em uma seção específica da sua loja para isto.

Vou deixar ao final do texto uma sugestão de leitura que mostra como divulgar seus descontos de uma forma que pareça mais vantajosa para seu cliente.

Defina o início e o fim da promoção

O empreendedor também deve definir o tempo de duração da promoção, que pode durar horas ou até meses. Vale lembrar que, quando o objetivo da campanha é conquistar mais clientes para a empresa e alavancar suas vendas, ela deve durar no máximo um mês, dependendo dos resultados alcançados.

Isso porque, quando a promoção é longa demais, ela passa a ser percebida pelo público como preço fixo. Isso acaba desvalorizando bastante o produto e dificultando as vendas após o término promoção. Por outro lado, um prazo muito curto deixará os clientes fiéis frustrados por não aproveitarem os descontos.

Crie estratégias de divulgação

De nada adianta fazer uma promoção se nenhum cliente souber que ela existe, não é verdade? Por isso, a última etapa consiste em planejar as ações de marketing para divulgar a campanha. Existem muitas opções a serem exploradas, como anúncios em rádios ou jornais locais, links patrocinados em buscadores, redes sociais, e-mail de marketing e panfletos.

O responsável precisa escolher quais são os canais mais adequados para a promoção, bem como para o caixa da empresa, e fazer planos individuais para cada um. Após divulgá-la, é só preparar o estabelecimento para receber um maior volume de clientes e atender bem todos eles. Depois de tudo isso, é hora de colher os frutos gerados pela empreitada.

Sugestão de Leitura

“Como aplicar descontos para incentivar compras”

Acompanhou todas as nossas dicas? Agora é hora de colocá-las em prática e fazer uma incrível promoção no seu comércio! Caso tenha alguma dúvida, deixe-a para a gente nos comentários!

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