Controle sua Loja com NEX. É Grátis!

Voltar ao Início do Blog
Financeiro / Gestão

Como prevenir furtos em sua loja, sem gastar um centavo

Hoje quero conversar sobre um dos grandes problemas para os comerciantes: os pequenos furtos. Em qualquer região do país enfrentamos uma onda crescente de criminalidade. É a triste realidade do Brasil.

Sempre pensando em melhorar a vida dos pequenos comerciantes, sai em buscas de soluções e encontrei algumas cartilhas produzidas por conselhos de segurança estaduais. Todas são bem abrangentes. Após extensa pesquisa nos locais onde mais ocorriam furtos a polícia militar detectou que os locais mais vulneráveis apresentavam características muito semelhantes.

Este texto é um resumo baseado em algumas dessas cartilhas. As dicas são todas possíveis de realizar sem custo algum, somente com uma mudança física do estabelecimento e de uma cultura preventiva. Eles chamam a isso de “Arquitetura Ambiental”, um nome cheio de pompa, mas muito simples de ser colocado em prática.

Então vamos lá? É importante saber que a maioria das dicas estão relacionadas a melhorar a visibilidade do interior da loja. Ao contrário do que muitos podem pensar, se esconder não é a melhor opção. Uma loja visível para a rua inibe muito a ação de criminosos.

CUIDE DE SEU ENTORNO

Acho que este é, pelo menos, o terceiro texto em que se envolver e cuidar do entorno de seu estabelecimento é citado como uma vantagem para seu negócio. No caso da segurança, detectaram que comércios com calçada suja, iluminação precária e ruas de difícil tráfego são as grandes vítimas dos furtos. Isso porque um ambiente mal cuidado tem a visibilidade ruim, além de atrair menos clientes e gerar menos tráfego saudável, de consumidores ou simplesmente, passantes.

Para isso, mantenha a calçada, não só em frente ao seu estabelecimento, limpa e desimpedida de obstáculos como grandes lixeiras e expositores de produtos. Que tal conversar com os vizinhos e combinar uma escala de limpeza do entorno, e, se possível, manter muros e fachadas com pintura renovada? Escolham um representante para exigir das entidade públicas uma manutenção contínua das ruas, postes e tudo o que possa impedir um tráfego tranquilo para veículos e pedestres.

MANTENHA SUA FACHADA VISÍVEL

Como falei no início do texto, o ponto chave da segurança é a boa visibilidade. Por exemplo, se for possível ter uma vitrine de vidro para a rua, tenha. Mas não encha o interior da loja próximo a vitrine, de produtos. O ideal é utilizar esse espaço com balcões ou exposição até um metro de altura. Dessa forma, é possível ver as pessoas que estão passando pela calçada.

Se não for possível ter uma vitrine, mantenha a entrada da loja livre de produtos ou qualquer tipo de objeto que obstrua o caminho ou prejudique a visibilidade. Se possível, instale aquele sensor de presença que toca uma campainha toda vez que alguém entra no estabelecimento.

Eu já citei isso na primeira dica, mas vou insistir: não exponha produtos na calçada ou na porta da loja. Muitos comerciantes não resistem a tentação de expor produtos na calçada ou muito próximos a entrada da loja. Concordo que isso é um chamativo para seu cliente, mas da mesma forma, atrai os ladrões pela facilidade em pegar e esconder os produtos.

Outra indicação importante é a localização do espaço no terreno. Estacionamentos na frente das lojas são ruins para a segurança. Isso porque o comércio vai ficar mais ao fundo, prejudicando a visão externa do local. Lembre-se de que ver e ser visto vai ajudar a prevenir e combater ações criminosas.

LOCALIZAÇÃO DO CAIXA E BALCÕES

Outro fator importante para manter a segurança é a localização do caixa. Não o esconda nos fundos, mas também não o deixe muito próximo da entrada. Escolha um local com boa visibilidade da porta e para quem está do lado de fora. É importante que quem esteja no caixa tenha total controle visual dos clientes. O local indicado como melhor opção é na parede lateral mais próxima da entrada.

É importante também que o balcão do caixa não tenha muitos expositores atrapalhando a visibilidade. A melhor opção são aqueles balcões vitrine. Dessa forma, o cliente vê os produtos e o caixa consegue ver os clientes e todos os que entram e saem do local.

Todas essas instruções podem ser empregadas nos balcões. O funcionário que está atendendo no balcão também deve ter uma boa visibilidade do local como um todo.

GÔNDOLAS E EXPOSITORES QUE MELHORAM A SEGURANÇA

Escolha gôndolas e prateleiras com até um metro de altura e encoste nas paredes os expositores mais altos. Se o expositor for maior, deixe espaços entre as prateleiras que permitam a visibilidade dos corredores. Para isso, não adianta tampar esse espaço com produtos, claro.

ATITUDES PREVENTIVAS DOS FUNCIONÁRIOS

Tanto os donos quanto os funcionários da loja, devem adotar pequenas atitudes para intimidar a ação dos criminosos. É importante cumprimentar qualquer pessoa, assim que ela entra no estabelecimento. Cumprimente e diga que está a disposição. Isso vai mostrar que você está atento a movimentação. Se possível, esteja por perto durante a permanência do cliente. A mesma atitude pode ser tomada pelos funcionários que atendem em balcões. Assim que avistar o cliente cumprimente com um “bom dia, posso ajudar?”.

E SE, MESMO ASSIM, OCORRER O FURTO OU ROUBO?

Espero que a prevenção seja o bastante. Porém, em caso de furto ou roubo, siga essas instruções da cartilha elaborada no estado de Santa Catarina:

- evite movimentos bruscos e verbalize suas ações;

- procure controlar o pânico interno;

- busque identificar características físicas dos criminosos e a direção tomada na fuga. Características importantes são: tatuagens, cicatrizes, tom de voz, sotaques, gestos e formas de se comportar durante a ação criminosa, “modus operandi”;

- ligue 190 o mais breve possível, para acionar a Polícia Militar;

- registre sempre a ocorrência. Em caso de prisão em flagrante, acompanhe os policiais até a delegacia.

Essas são as principais dicas. Fiz um resumo neste texto, mas quando tiver um tempinho, dá uma lida na cartilha “Segurança no Comércio – prevenção ao crime por meio de um ambiente seguro”, produzida pelo Conselho Estadual de Segurança de Santa Catarina.

Divulgue essas informações ao máximo para que toda a vizinhança esteja envolvida na prevenção da criminalidade. E jamais tenha armas no estabelecimento. Elas tendem a aumentar o risco de feridos e até de morte.

Então vamos combinar uma atitude preventiva, mas sem valentia? Preserve sua vida e a de seus funcionários e clientes.

E como não quero ser acusada de furto, um aviso: todas as imagens que ilustram este texto foram retiradas da cartilha do Conselho de Segurança Pública de Santa Catarina.

Aproveitem as dicas e boas vendas!

Carol

Oi! Eu sou a Carol, do Nex. Estou aqui para ajudar aos pequenos comerciantes como você, a desenvolver todo potencial de seu negócio. Toda semana escrevo sobre algum assunto relacionado ao pequeno comércio: são dicas de gestão financeira, controle de estoque, marketing e vendas. Envie suas sugestões!

Deixe seu comentário!

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

COMPARTILHE

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja!

Download Grátis

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja! Fácil de implantar, Simples de Usar e com todo o Suporte que você precisar.

Download Grátis
Central de Ajuda

Para dúvidas sobre o Programa NEX ou Suporte Online...

Acesse a Central de Ajuda
Veja também:

Veja mais sobre

"Financeiro"
Voltar ao Início do Blog

Simplificando a vida de mais de 46 mil lojas em todo Brasil

O Programa NEX é um sistema de gestão comercial grátis e completo para sua Loja. Com ele você pode controlar seu estoque, registrar suas vendas e fluxo de caixa, emitir Nota Fiscal, fazer orçamentos, imprimir recibos e etiquetas, cadastrar clientes, produtos, fornecedores e muito mais!

Baixe agora mesmo. É grátis!

Você já está sendo redirecionado...

Oops! Algo deu errado, por favor tente novamente!   :(

Nós pedimos o seu e-mail para ajudá-lo durante o processo de implantação do NEX; para mantê-lo atualizado sobre as novidades do sistema; ou com conteúdo relevante sobre a indústria do comércio.

Nós não vamos vender ou disponibilizar o seu endereço para terceiros. Você poderá cancelar o recebimento de nossos e-mails a qualquer momento, diretamente de todas as nossas comunicações.

Ao baixar e instalar o Programa NEX você concorda com os Termos de Serviço do Software