Como sobreviver à alta do dólar e se manter competitivo?

Veja as dicas do Nex para se manter competitivo em tempos de alta do dólar.

Acompanhe todas as novidades. Assine nossa newsletter!

Inscreva-se

O que você vai ver nesse texto:

Mesmo com tantos episódios traumáticos na sua formação política e econômica, nunca antes estivemos a ponto de vivenciar uma inflação com quase dois dígitos, recessão aguda e contas públicas descontroladas, além de uma forte crise política que vem impondo ao país uma pauta insana de reformas que visam aumentar a arrecadação dos cofres públicos.

Para piorar ainda mais esta situação, recentemente o dólar ultrapassou a sua máxima histórica de R$ 4,00 – a cotação mais alta já registrada desde a criação do real, representando, para os especialistas, uma extensão dos estragos provocados pelo modelo econômico adotado nos últimos anos.

Diferente do que muitos imaginam, a alta do dólar impacta em praticamente tudo o que consumimos, ou seja, para o dono de um comércio, a alta nos preços de produtos e serviços é quase que uma certeza.

Veja abaixo algumas iniciativas que você deve implementar para assegurar um bom controle dos preços de produtos e das contas do seu comércio, e assim dar continuidade aos negócios e manter sua competitividade no mercado. Confira.

Procure fornecedores nacionais

Com a disparada do dólar muitos fabricantes nacionais passaram a ter um preço mais competitivo que os importados. Um exemplo emblemático é a indústria têxtil, que nos últimos anos quase foi extinta com a invasão dos chineses, mas agora voltou a ser uma boa opção. Aproveite este momento e estabeleça parcerias locais. É sempre muito mais fácil desenvolver um produto com o fornecedor próximo.

Além disso, muitos produtos que já são fabricados no Brasil possuem materiais importados, o que acaba pressionando o preço destes produtos para cima. Converse com o seu fornecedor, busque alternativas que sofram o menor impacto possível com a alta do dólar.

Renegocie prazos de pagamentos

Com a demanda em baixa, muitos fornecedores estão mais flexíveis em relação ao prazo de pagamento. Aproveite para renegociar os seus prazos. Mesmo que não tenha desconto, um prazo maior para pagamento dá um ótimo fôlego para o seu fluxo de caixa.

Uma vez negociado, não deixe de pagar as parcelas em dia. Alguns fornecedores vão cobrar juros diários e esse pequeno valor incremental pode fazer grande diferença se somado ao longo do tempo, principalmente para uma atividade de margem tão baixa como o comércio.

Outra possibilidade, se o seu caixa permitir, é negociar descontos para pagamento à vista. Muitos fornecedores também estão com problemas de caixa e podem fornecer descontos expressivos diante de uma proposta de pagamento à vista.

Aumente o preço, mas agregue mais valor ao seu comércio

Num mercado competitivo, em que o consumidor tem cada vez mais poder de escolha, as pessoas costumam apontar uma marca como favorita não levando em consideração os preços baixos que ela pratica, mas sim os diferenciais que ela lhes oferece. Os gestores precisam entender que a marca é um recurso que, quanto mais fortalecido, mais o comércio fica preparado para enfrentar a crise econômica e a alta do dólar.

No cenário atual, os gestores podem aumentar o preço dos seus produtos, desde que incluam serviços que agregam diferenciais e conferem status e confiança aos consumidores àquilo que eles têm a oferecer. Ações como criar uma cultura de qualidade em todos os setores da empresa, arquitetar uma relação coerente com os clientes, disponibilizar diversos canais de atendimento, descomplicar métodos de pagamento e expor produtos novos, podem ajudar a fortalecer e blindar a sua marca.

Agora que você já conhece as iniciativas a serem tomadas durante a alta do dólar, comente aqui e nos conte quais estratégias está adotando para superar esta crise! Adoraríamos conhecer suas experiências e questionamentos!

Receba conteúdos pensados exclusivamente para a gestão da sua loja!

Inscreva-se
Equipe Nex

Olá, somos a equipe Nex e estamos aqui para ajudá-lo a obter sucesso em seu negócio.

No items found.

Fique de olho 👀

Heading

Heading

Heading

Acompanhe todas as novidades!

Nosso foco é ajudar pessoas a simplificarem a gestão das suas lojas. Seja avisado sobre nossas postagens clicando abaixo.

Inscreva-se