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Gestão

Como vender pelo iFood

Aprenda como fazer vendas pela plataforma que já tem mais de quarenta mil restaurantes conveniados e lucrar mais.

Não importa se há um fortalecimento econômico ou uma crise generalizada, o setor alimentício costuma ser bastante seguro e chega a apontar crescimento mesmo em períodos de adversidade. Isso se deve a um princípio muito básico: todo mundo precisa comer. Mas como é possível lucrar em um segmento que diariamente apresenta um novo concorrente?

Para se destacar, muitos restaurantes procuram novas maneiras de expandir seu alcance e se tornar a opção mais conveniente para os possíveis clientes. E, do ponto de vista do consumidor, o que é mais conveniente do que comida pronta e quentinha a dois toques na tela do celular?  

Aplicativos de entrega vêm crescendo muito e sugerem um novo futuro para quem trabalha com refeições. Pensando nesta tendência, preparei uma trilha completa para falar sobre essas ferramentas, começando por uma das primeiras a se afirmar no mercado: o iFood.

O que é iFood?

iFood é uma das maiores empresas brasileiras de tecnologia do ramo alimentício. O seu aplicativo, que leva o mesmo nome, oferece um serviço para pedidos de refeições através de smartphones, tablets, ou pelo seu site oficial.

A ferramenta permite que o cliente vá ao que a empresa chama de “praça de alimentação online” e avalie suas opções entre os cardápios dos restaurantes cadastrados. Além disso, o cliente tem uma previsão do tempo de entrega com base na própria localização, ele pode escolher entre diferentes opções de pagamento (incluindo pagamento online) e confirmar o pedido sem precisar ligar para o restaurante ou se deslocar até ele.

O iFood facilita, em média, cinquenta pedidos por segundo, em horários de pico, e conta com mais de 40.000 estabelecimentos vinculados.

Por que eu devo colocar meu restaurante no iFood?

  • São mais de 5 milhões de usuários ativos na plataforma.
  • A divulgação do seu restaurante no aplicativo é orgânica, ou seja, o seu alcance vem de pesquisas ou procuras diretas feitas pelo próprio cliente.

Ao tornar seu restaurante um parceiro do iFood, você garante um lugar no “catálogo de restaurantes” mais baixado do Brasil, mas atenção com a qualidade! O catálogo prioriza as avaliações de clientes satisfeitos: quanto maior for sua classificação entre seus clientes, mais destaque o seu restaurante receberá no aplicativo. O estabelecimento mais bem avaliado pelos consumidores ganha o topo da lista vertical em que são exibidas as opções de restaurantes.

As avaliações vão de uma a cinco estrelas e podem incluir comentários que ajudam outros usuários a tomar decisões sobre um novo lugar para fazer seus pedidos. O caráter positivo ou negativo é fator decisivo no desempenho que um estabelecimento tem no aplicativo, pois a maioria dos consumidores opta por consultar a opinião de outros consumidores antes de fazer um pedido pela primeira vez em um estabelecimento que ainda não conhece. Os usuários estão tão atentos aos comentários dessas avaliações que é muito fácil encontrar páginas de humor dedicadas somente a eles nas redes sociais.

Um comentário negativo influencia a decisão de compra de outro cliente, mas é possível contorná-lo. Ao fim deste texto, indico outra publicação que ensina a lidar especificamente com reclamações e avaliações negativas, mas o que posso adiantar é que o produto que você entrega é o conjunto do sabor da comida, da honestidade com as porções, do cuidado na embalagem, do tempo de entrega e do bom atendimento, sendo que não é de responsabilidade do iFood garantir a qualidade de todos esses quesitos.

O que é preciso para eu cadastrar meu restaurante no iFood?

Recentemente o iFood passou a aceitar estabelecimentos que oferecem entrega de comidas congeladas, mas é importante que as refeições não exijam preparo e o ideal é que estejam prontas para consumo imediato. Porém, para cadastrar um restaurante na plataforma não existe pré-requisito, no que se trata de tamanho ou alcance do seu negócio. Só é preciso atender a algumas demandas básicas:

  • Ter um computador com Windows*, uma impressora não-fiscal e acesso à Internet.
  • Possuir um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas).
  • Contar com uma equipe eficiente de entregadores.


Se o seu estabelecimento já cumpre esses pré-requisitos, vá até o site oficial (disponível ao final do texto), preencha o formulário no menu de cadastro, envie os seus dados para a análise e aguarde o contato da equipe do iFood. Se a resposta for positiva, você assina um contrato on-line e já começa a configurar o seu cardápio. O contrato não tem fidelidade e pode ser cancelado assim que for necessário.

*Para utilizar o iFood no seu estabelecimento você vai precisar do Iconnect, o gestor de pedidos da plataforma. Uma ferramenta cuja finalidade é receber, confirmar e despachar encomendas feitas através do iFood. É responsabilidade do operador atualizar as situações dos pedidos e informar em que etapa estão: pendente, em preparo, saiu para a entrega e entregue.

É possível cadastrar meu restaurante no iFood sem ter uma equipe de entregadores?

É possível, sim! Atualmente, o iFood oferece a possibilidade de um serviço que inclui a contratação de entregadores. Assim, você não se preocupa com a burocracia envolvida na admissão de funcionários, compra e aluguel de automóveis ou gastos com manutenção, mas paga uma taxa de terceirização de serviços.

Você tem duas opções de planos:

  • Pagar uma comissão sobre todos pedidos que receber pelo iFood e todas as entregas passam a ser responsabilidade da plataforma. Assim é cobrada uma mensalidade somente quando o restaurante ultrapassa o valor estabelecido na contratação.
  • Ou pagar apenas pelos pedidos em que acionar os motoboys do iFood. É paga uma taxa fixa por pedido, tendo a opção de repassar integralmente ao cliente.

Quanto custa cadastrar meu restaurante no iFood?

O cadastro, propriamente, é gratuito. Porém, o iFood cobra comissões sobre o valor total dos pedidos, ou seja, o preço dos pratos somado à taxa de entrega. O cálculo da comissão é de acordo com o seu contrato vigente. Não há um tempo mínimo específico, mas depois de se tornar parceiro do iFood por algum tempo, você pode entrar em contato com a equipe e negociar novas condições.

A cobrança pode ser feita de duas maneiras diferentes: você pode optar por receber um boleto com o valor total das comissões ou abater do seu crédito de pagamentos on-line, que é o valor que o iFood tem acumulado para repassar a você.

É necessário avaliar todo o seu cardápio, item a item, para manter o preço atrativo de forma que não prejudique o seu faturamento. O aplicativo reverte uma parte da venda em comissão, mas também amplifica seu potencial de venda e lucro. Pense nessa estratégia como um investimento.

E como o dinheiro é repassado para mim?

A forma de pagamento escolhida pelo consumidor é que indica a forma como o iFood repassa o seu lucro.

Caso o seu cliente escolha pelo pagamento em dinheiro, convém ao próprio restaurante calcular o troco e realizar as transações.

Para os pagamentos on-line, o iFood repassa o montante duas vezes ao mês: todo dia 15 e 30. Todo o valor é armazenado, recalculado com taxas de conveniência e comissão, e então o dinheiro é transferido para a sua conta cadastrada.

O que preciso colocar no perfil do restaurante?

Através da plataforma, o consumidor pode navegar livremente pelos menus de todos os seus concorrentes. O cliente também pode filtrar os restaurantes por tipo de comida, tempo de entrega, faixa de preço, entrega gratuita, distância, tipo de pagamento e outras características, o que altera os restaurantes, mas não a ordem de preferência. Portanto, ao editar o perfil do seu restaurante, você não pode esquecer de:

  • Apontar o horário correto de atendimento.
  • Adicionar todas as formas de pagamento aceitas pelo seu restaurante.

Como cadastrar meu cardápio no IFood?

Quando você se torna um parceiro, o iFood mostra todos os tipos de cadastros de cardápio possíveis e te auxilia durante o processo. O interessante, aqui, é como tornar o seu cardápio atrativo o suficiente para que o cliente não procure outros restaurantes.

  1. Para fazer o cadastro adequadamente, organize seus pratos por categorias, ordene por complexidade e destaque os mais vendidos e procurados. Os possíveis clientes passam seu cardápio de cima para baixo, então você pode escolher o que eles vêem primeiro.
  2. Coloque descrições detalhadas sobre ingredientes ou modo de preparo de cada refeição. Clientes não conseguem fazer perguntas em tempo real, então, certifique-se de que não terão dúvidas a respeito do que está sendo oferecido. Esse é um aspecto definitivo para quem tem restrições alimentares.
  3. Coloque boas fotos de seus pratos ao lado de alguns dos itens do seu cardápio. Procure usar fotos realistas e, se possível, profissionais. Imagens da internet podem ilustrar o seu produto, caso não sejam tão conhecidos, mas não têm o mesmo efeito das imagens reais.

Qual impressora utilizar para pedidos no iFood?

Depois de assinar o contrato, cadastrar seu perfil e seus produtos adequadamente, você está a poucos passos de aceitar pedidos. Agora cabe organizar os processos de venda da forma que mais combina com o seu negócio. Em um dos primeiros tópicos, eu comentei que você precisaria de uma impressora não fiscal e o ideal é que ela seja compatível com o formato de impressão utilizado para a emissão de nota. A impressora vai possibilitar imprimir as informações de entrega para o motoboy, mas a utilidade dela não para por aí! Deixando uma impressora na cozinha, o operador de caixa pode poupar tempo organizando e imprimindo pedidos direto da sua área de operação. Assim, é possível controlar o fluxo de produção de entrega sem deixar o caixa.

Se quiser saber mais sobre impressoras, indico um outro artigo do blog, disponível ao final do texto.

Tenho outra alternativa além da impressora na cozinha?

Outra forma de controlar o fluxo de produção é utilizando um monitor de preparo na cozinha ou um terminal para consultas. Com o Programa NEX, você tem a possibilidade de utilizar quantos computadores quiser controlando os mesmos eventos e estoque. Além disso, você faz controle de caixa, controle de entregas, cadastro de clientes, envio de recibos por e-mail e tem acesso ao NEXapp, aplicativo que permite conferir o desempenho da sua loja em tempo real, de qualquer lugar. Para saber mais sobre o uso do Programa NEX em restaurantes e lanchonetes, clique aqui.

Links úteis:

Este texto é o primeiro de uma trilha sobre tecnologias voltadas para o ramo alimentício. Fique atento à sequência!



Edson

Oi, eu sou o Edson Macari! Estou aqui para ajudar a simplificar a gestão de seu pequeno comércio. Vou escrever sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante. Ficarei feliz em receber suas sugestões!

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