Controle sua Loja com NEX. É Grátis!

Voltar ao Início do Blog
Gestão

Como vender pelo Uber Eats

Um dos mais conhecidos aplicativos de delivery no Brasil

Uber Eats é uma plataforma digital que conecta restaurantes e clientes através de um aplicativo para celulares. A empresa, que terceiriza a entrega de refeições, faz parte do conjunto de negócios da Uber, cujo foco é o transporte público.

O serviço está disponível desde o final de 2016, em São Paulo, mas agora atua em dez cidades brasileiras. No entanto, apesar da presença já estabelecida no Brasil, muito material informativo da Uber Eats se encontra disponível apenas em inglês.

Portanto, além de traduzir as principais informações, eu busquei detalhes sobre como funciona o cadastro de restaurantes, para que a parceria com a Uber Eats seja vantajosa para o seu negócio. Sites e outros links importantes estarão disponíveis ao final do texto!

Cadastro Uber Eats para Restaurantes

Para realizar o cadastro de um restaurante na Uber Eats, você acessa o site da empresa e preenche um formulário on-line. Após enviar o formulário de interesse, a equipe da Uber Eats entrará em contato para ajustar a parceria. Essas são as informações que você precisa, por enquanto:

  • Cidade.
  • Nome do restaurante.
  • CEP.
  • Nome e sobrenome.
  • Cargo.
  • Telefone.
  • E-mail.
  • Número de filiais.
  • Tipo de culinária.
  • Estimativa de pedidos por semana.

Os consultores analisam as redes sociais da sua empresa, cardápio, fachada, estabelecimento e o total de pedidos na região do seu restaurante. O objetivo dessa análise é manter a qualidade do aplicativo e montar parcerias apenas com os restaurantes mais bem avaliados, o que significa que se você oferece qualidade, não importa o tamanho do seu negócio, você ainda pode ser associado à plataforma.

Taxas e Serviços Uber Eats para Restaurantes

Caso seu restaurante esteja de acordo com as diretrizes da Uber Eats, você será informado sobre as taxas e serviços oferecidos, a fim de concluir a parceria.

Tudo pode variar, principalmente de acordo com a localidade. Em São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, há uma taxa fixa de R$7,90 por entrega, que é repassada ao cliente final.

De modo geral, a Uber Eats não cobra taxa de adesão, somente a taxa de serviço por venda, um valor que a Uber cobra dos restaurantes para cobrir custos de taxas de cartão de crédito e suporte. A comissão chega a 30% do valor de cada pedido.

Outras cobranças e valores vão de acordo com a sua adesão a alguns serviços não obrigatórios, como sessão de fotos. Parte das ações de marketing para associados Uber Eats é disponibilizar um fotógrafo profissional para fazer as fotos dos produtos que serão expostos no aplicativo. O pacote com dez fotos profissionais, que você pode usar para divulgar nas redes sociais da sua marca, custa em média R$500,00 e pode ser dividido em parcelas semanais de até R$9. O mesmo pacote inclui duzentas sacolas de papel personalizadas com a marca Uber Eats.

Conforme a necessidade do seu restaurante, as taxas de assessoria não obrigatórias chegam a custar R$1500,00.

Porque devo colocar meu restaurante no Uber Eats?

Ter um restaurante cadastrado no Uber Eats pode aumentar muito o número de vendas. Mas a principal vantagem é diminuição dos gastos de contratação e outras despesas de logística referentes à frota de entregadores, inclusive tendo disponibilidade a qualquer horário do dia.

Quando você começa a vender pelo Uber Eats, a equipe da plataforma presta uma consultoria a fim de agilizar todo o funcionamento das entregas, ajudando a escolher os pratos com preparo rápido e que chegam com qualidade até o cliente. Os profissionais também podem ajudar com a descrição do cardápio e treinar a equipe do restaurante sobre como usar a plataforma do app e controlar as vendas online.

O aplicativo também está convidando restaurantes a deixar de enviar descartáveis a clientes que não pedirem. Será exibida a opção "quero ajudar a reduzir o consumo de plástico" durante o pedido do cliente, que também servirá de filtro para busca de restaurantes associados à iniciativa. O que pode servir de estratégia para você reduzir o gasto fixo com descartáveis.

Além disso, como mencionei no tópico anterior, você tem acesso a serviços exclusivos da empresa, como sessão de fotos e assessoria, com condições de parcelamento amigáveis.

Como Uber Eats repassa o dinheiro?

Quando você fecha a parceria com a Uber Eats, você informa seus dados bancários. Dessa forma, semanalmente, a empresa repassa a quantia referente aos seus ganhos. Nesse valor já está descontada a comissão por venda.

Se um pedido for cancelado pelo cliente, o suporte entrará em contato com você para verificar se o pedido já tinha sido preparado. Caso sim, você recebe o repasse de ganhos normalmente. A Uber Eats também tem uma política de reembolso para erros em pedidos. Ou seja, o montante que você recebe pode incluir o valor em prejuízo por erros e cancelamentos de pedidos. Quando isso acontece, você é informado no resumo de ganhos semanal.

Como é organizada a ordem de exibição dos restaurantes no aplicativo

Os restaurantes que aparecem para os consumidores no aplicativo são classificados por um algoritmo automático que se baseia em fatores como: quantidade de clientes que visualizaram o estabelecimento, quantos fizeram pedidos, e também, a distância entre determinado cliente e o restaurante e os dados de preferência dos clientes.

Tempo de Entrega

Um dos diferenciais da Uber Eats é o tempo de entrega. O objetivo é manter inferior a trinta minutos. Por isso tanto cuidado com localização e disponibilidade de entregadores.

O tempo de entrega é calculado a partir de uma estimativa que leva em conta o tempo médio de preparo do produtos e o necessário para o entregador levar o pedido ao destino final, levando em consideração a quantidade de pedidos em andamento, a distância e o trânsito na região.

Gestão do Restaurante

O aplicativo disponibiliza um tablet para uso exclusivo dos aplicativos Uber, para que você possa controlar o fluxo de pedidos e entrar em contato com entregadores próximos.

Usando o aplicativo você obtém o resumo de ganhos semanal, um relatório que permite que você acompanhe o quanto tem lucrado com as vendas pelo Uber Eats. Você também pode consultar informações de desempenho, como: pedidos mais populares, dias mais movimentados e avaliações dos clientes.

Os relatórios são muito precisos e confiáveis, mas mostra apenas os resultados por vendas feitas pelo aplicativo, não contabilizando as vendas que você faz em loja, ou por outros aplicativos de delivery.

Para uma gestão completa do seu estabelecimento, considere o uso do Programa NEX. Combine todas as suas informações de vendas em um só lugar para ter acesso ao seu lucro total, fechamento de caixa, cadastro de clientes, produtos e fornecedores. Com o NEX você também pode controlar o seu estoque e garantir que o produto mais vendido nunca fique em falta.

Confira também o NEXapp, um recurso do Programa NEX em forma de aplicativo, que permite conferir o desempenho da sua loja em tempo real, de qualquer lugar. Para saber mais sobre o uso do Programa NEX em restaurantes e lanchonetes é só clicar aqui.

Links úteis:

Cadastro Uber Eats para Restaurantes: https://www.ubereats.com/restaurant/signup?lang=uk-UA

FAQ Uber Eats: https://help.uber.com/pt-BR/restaurants

Este texto faz parte de uma trilha sobre tecnologias voltadas para o ramo alimentício. Confira Como vender pelo iFood clicando aqui!

(Foto: Uber/Divulgação)


Edson

Oi, eu sou o Edson Macari! Estou aqui para ajudar a simplificar a gestão de seu pequeno comércio. Vou escrever sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante. Ficarei feliz em receber suas sugestões!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja!

Download Grátis

Deixe seu comentário!

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

COMPARTILHE

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja! Fácil de implantar, Simples de Usar e com todo o Suporte que você precisar.

Download Grátis
Central de Ajuda

Para dúvidas sobre o Programa NEX ou Suporte Online...

Acesse a Central de Ajuda
Veja também:

Veja mais sobre

"Financeiro"
Voltar ao Início do Blog

Simplificando a vida de mais de 50 mil lojas em todo Brasil

O Programa NEX é um sistema de gestão comercial que vai facilitar a rotina da sua Loja. Com ele você pode controlar seu estoque, registrar suas vendas, controlar o caixa, emitir nota fiscal, fazer orçamentos, imprimir recibos e etiquetas, cadastrar clientes, produtos, fornecedores, controlar as contas a pagar e muito mais!

Baixe agora mesmo. É fácil!

Você já está sendo redirecionado...

Oops! Algo deu errado, por favor tente novamente!   :(

Procurando um app de Vendas para Celular?

Conheça o Kyte, o aplicativo de Vendas da NEXTAR criado especificamente para os celulares Android ou iPhone.

OBS: o Kyte não funciona integrado ao NEX.

Nós pedimos o seu e-mail para ajudá-lo durante o processo de implantação do NEX; para mantê-lo atualizado sobre as novidades do sistema; ou com conteúdo relevante sobre comércio.

Nós não vamos vender ou disponibilizar o seu endereço para terceiros. Você poderá cancelar o recebimento de nossos e-mails a qualquer momento, diretamente de todas as nossas comunicações.

Ao baixar e instalar o Programa NEX você concorda com os Termos de Serviço do Software

A Nextar é uma empresa especializada em desenvolvimento de software para comércio, com 16 anos de experiência, presente em mais de 50 mil estabelecimentos em todo Brasil.

Criadora do Programa NEX, para lojas e comércios de todos os tipos e também do gerenciador de Lan Houses NexCafé, possui conhecimento profundo do dia a dia de seus clientes e oferece soluções de qualidade para transformar o gerenciamento de um comércio em uma tarefa simples, fácil e segura.

Conheça melhor a Nextar