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Marketing / Vendas

Crie um Clube de Assinatura e aumente seu faturamento

Você já ouviu falar dos Clubes de Assinatura? Eles são mais comuns no e-commerce, mas como sempre, seu conceito pode ser adaptado à realidade dos pequenos comércios físicos. É mais uma forma de atrair e fidelizar clientes e ainda garantir uma projeção mais segura de uma parte de seu faturamento.

Resumidamente, os clubes de assinatura de produtos cobram um valor mensal para que o cliente receba em casa produtos selecionados como: cosméticos, livros, sex shop, alimentos específicos, vinhos e até itens de higiene masculina.

Estrutura básica

Para oferecer essa mistura de produtos e serviço, você precisa estar seguro de que conseguirá honrar o que a assinatura vai oferecer. Basicamente, você precisará entregar o kit no prazo proposto e fazer uma boa seleção de produtos de acordo com o tipo de assinatura.

Essa definição dos tipos de assinaturas leva em consideração diferentes públicos que serão definidos por interesse e valor que o cliente deseja investir.

Por exemplo, uma empresa que oferece um Clube de Degustadores de vinho pela internet, definiu diferentes valores que vão desde 66 a 780 reais. Assim, um especialista em vinhos define qual será o kit recebido para cada tipo de assinante, dependendo do valor investido.

Calma, não se assuste com a palavra “especialista”. Como disse, esse é um conceito que pode ser adaptado ao seu tipo e tamanho de negócio. Continue lendo que eu explico melhor.

O que oferecer

O interessante é criar kits ou combos de produtos que podem ou não variar a cada entrega. Por exemplo, uma padaria pode enviar, todos os dias, uma quantidade predeterminada com o cliente, de pães especiais ou um kit com pão + leite + queijo.

Outro exemplo: um clube bem bacana que existe na internet é o de produtos de higiene masculina. Todo mês, o cliente recebe lâmina de barbear, shampoo, camisinha, pasta de dente, enfim, todos aqueles itens que ele usa com frequência, mas esquece de comprar. Neste caso, eles foram direto na necessidade de seu público: entregar em casa produtos que ele esqueceria de comprar.

Pense então, nos clientes mais idosos, que possuem dificuldade de locomoção e não tem alguém que possa comprar por eles. Geralmente, é um público que consome de forma mais previsível e facilita a criação dos combos de produtos que serão entregues.

Quanto cobrar

Para chegar a um valor que seja interessante para seu comércio e seu cliente é preciso definir o que vai oferecer de produto e serviço.

Há dois grupos que podemos definir com mais chances de acerto:

1 Clientes que procuram por facilidade.

Esses clientes, geralmente, consomem de forma mais previsível, como os idosos ou os homens do exemplo que citei anteriormente. Neste caso, será mais fácil definir o valor e os produtos e a grande vantagem será a entrega programada e até uma organização financeira para o cliente. Ele paga uma vez por mês, de preferência, antecipadamente. Assim, a entrega não dependerá da presença dele e poderá ser recebida na portaria do prédio ou na recepção da empresa, por exemplo.

Não cobre a mais pelos produtos. No máximo, uma taxa de entrega que seja mais enxuta possível. Pense que você poderá economizar com essas vendas predefinidas porque poderá traçar um trajeto de entrega. Além disso, a assinatura mensal será uma garantia de parte de seu faturamento para aquele período.

Neste caso, você vai oferecer os produtos predefinidos pelo cliente + a entrega em domicílio.

2 Clientes de nicho e que gostam de ser surpreendidos.

Esses clientes procuram por produtos diferenciados e gostam de ser surpreendidos. Uma loja de produtos mineiros do Rio de Janeiro, faz uma seleção especial todo mês de produtos típicos como: cachaça, doces, comidas. Gostei desse exemplo porque esclarece bem o que quero dizer e porque amo as comidas mineiras. Eu seria uma assinante, com certeza, e aguardaria com expectativa cada nova entrega. Esse é o tipo de serviço baseado num sentimento mais subjetivo do cliente como gostar de sentir essa expectativa.

Neste caso, o serviço engloba não só a entrega, mas a escolha dos produtos. Uma espécie de curadoria, em que o kit é escolhido por alguém mais entendido do assunto. Geralmente, quem abre uma loja de nicho ou produtos típicos, possui um conhecimento maior dos produtos e desejos dos clientes. Então, se é este seu caso, o especialista pode ser você, porque não? Aqui, cabe a cobrança de um percentual pelo serviço de seleção dos produtos, além da taxa de entrega. Mas se for vantajoso para a loja, porque não oferecer a curadoria sem cobrar nada?

Neste segundo perfil, você oferecerá os produtos + a seleção qualificada (curadoria) + a entrega em domicílio.

Algumas ideias

Vou compartilhar aqui algumas ideias, mas são apenas algumas. Como uma ideia puxa a outra, mesmo que eu não fale sobre seu segmento, é só colocar a criatividade para funcionar. Tenho certeza de que você vai criar seu Clube de Assinaturas com sucesso.

Então vamos lá! Pensando em nichos, loja de alimentos naturais tem todo o perfil para oferecer kits para cada tipo de cliente. Relembrando o exemplo de nosso cliente, Wilde Robert, que tem uma loja neste segmento, em Salvador, ele separou os clientes por tipos e criou um combo de produtos para cada um. Criar o Clube de Assinaturas, nesse caso, é uma continuação natural.

Outros segmentos seriam tabacarias, lojas de produtos “Nerd”, livrarias, alimentos orgânicos, pet shop oferecendo mimos para os tão queridos pets e tantos outros.

Em mercadinhos e farmácias, um público que pode ser bem certeiro são os idosos, que já exemplifiquei antes. Eles consomem produtos básicos e utilizam remédios contínuos, então, oferecer esse serviço de compra antecipada e entrega programada vai de encontro a necessidade deles.

Outro bom segmento é o de cosméticos. Ofereça um kit com produtos que os clientes utilizam diariamente e outro que pode ser composto por esses produtos diários mais um lançamento, algo especial. Além disso, tem aquela excelente ideia de produtos de higiene e cuidado masculino.

Enfim, ofereça comodidade, pontualidade, segurança e boas surpresas aos seus clientes e boas vendas!

Como divulgar

Como a ideia é oferecer um diferencial para quem já compra em sua loja, divulgue em suas redes sociais, whatsapp  e naquela conversa habitual durante o atendimento.

Com certeza você conquistará não só quem frequenta seu comércio, mas novos clientes interessados na novidade.

Alguns bons exemplos que encontrei na internet:

http://www.taglivros.com/

http://www.leiturinha.com.br/

http://bistrobox.com.br/

http://www.ohminas.com.br/

Carol

Oi! Eu sou a Carol, do Nex. Estou aqui para ajudar aos pequenos comerciantes como você, a desenvolver todo potencial de seu negócio. Toda semana escrevo sobre algum assunto relacionado ao pequeno comércio: são dicas de gestão financeira, controle de estoque, marketing e vendas. Envie suas sugestões!

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