Controle sua Loja com NEX. É Grátis!

Voltar ao Início do Blog
Marketing

Decoração de loja: 5 ideias criativas para te inspirar

Destaque a decoração de loja e saia na frente dos seus concorrentes chamando ainda mais atenção dos clientes. Veja exemplos e inspire-se para montar a sua!

Se você é um comerciante que deseja aumentar o fluxo de clientes em sua loja ou está pensando em abrir seu próprio negócio, saiba que a decoração do ambiente tem um papel muito importante na hora de atrair a atenção do seu público-alvo.

A decoração do ambiente não precisa ser nada exagerada. 

Afinal, são os seus produtos que precisam ficar em destaque, mas com alguns detalhes você pode dar um ar mais moderno e único para sua loja. 

Isso pode atrair mais clientes e aumentar suas vendas.

Por que é importante pensar bem na decoração da sua loja

A decoração de sua loja é a principal responsável por atrair a atenção dos clientes e despertar o desejo de conhecer melhor seu estabelecimento.

Investir em decoração pode ser um diferencial em seu negócio e alavancar suas vendas.

Neste texto você vai descobrir mais sobre o que levar em consideração antes de começar a decorar sua loja e vamos te dar 5 ideias criativas para inspirar a decoração do seu comércio!

Continue lendo para aprender tudo:

Decoração de loja: o que levar em consideração antes de começar

- Características da sua marca

A decoração de sua loja precisa fazer sentido com a sua marca

Se você está apenas começando e sua loja ainda não possui uma identidade visual própria, saiba que esse é um passo importante para destacar sua loja das demais. 

Cores, iluminação e decoração própria fazem com que seu negócio seja lembrado pelos clientes, principalmente se você está em um local com concorrentes próximos, pense o que pode tornar sua loja única e diferente das outras.

- Persona

Uma persona é a representação do cliente ideal para o seu negócio, para criar uma persona você precisa se basear no perfil e características de clientes reais: idade, gênero, comportamento, renda, etc.

Essa tarefa irá auxiliar você a entender melhor seu cliente e usar as estratégias mais adequadas para atraí-lo até seu comércio.

- Planeje

Agora que você já sabe quais são as características de sua marca e conhece seu público-alvo, chegou a hora de planejar a decoração de sua loja. 

Não comece a comprar itens de decoração sem antes analisar o espaço de sua loja. 

É importante que você saiba como deixar o seu espaço atraente, mas ainda assim com boa circulação para os clientes e facilitar a visualização dos produtos, principalmente se você tem um ponto comercial pequeno. 

Ademais, organizar o que você deseja em sua loja permite que toda sua decoração faça sentido entre si e crie um ambiente harmonioso e agradável para seus consumidores, inovação e criatividade fazem toda a diferença.

Adaptar a decoração de sua loja para épocas do ano específicas como carnaval, dia das mães e natal é outra maneira de estar sempre inovando. 

- Priorize o cliente

Mesmo que você tenha seus gostos pessoais, na hora de pensar na decoração de sua loja a prioridade deve ser o gosto e o conforto do seu cliente. 

Quando você cria um ambiente aconchegante e acolhedor para seu consumidor, as chances dele retornar até sua loja e indicar para outras pessoas aumenta.

Como decorar sua loja gastando pouco: 5 ideias para te inspirar

Acompanhe alguns exemplos de decoração de diferentes tipos de lojas e inspire-se:

- Decoração de loja de roupas simples

-- Vitrine

Decoração de loja de roupas vitrine

A vitrine da loja é o primeiro contato que o cliente tem com seus produtos, por isso capriche no visual merchandising

Estar por dentro das tendências do seu segmento ajuda a manter uma vitrine sempre atualizada com o estilo de roupa que mais atrai seu público.

Para destacar sua loja ainda mais, você pode utilizar uma iluminação mais forte na sua vitrine para ganhar mais atenção, além disso, elementos únicos e diferentes também irão atrair o interesse das pessoas, deixe sua imaginação fluir na hora de criar uma vitrine original.

-- Espaço Interno

Decoração de loja de roupas espaço interno

Como falamos anteriormente, sua decoração não pode atrapalhar os clientes na hora de se movimentar pela sua loja. 

O espaço interno precisa ser bem iluminado, organizado e criativo, use elementos que agradem seu público-alvo.

Se seu ambiente é um brechó, o exemplo da foto acima é uma ótima ideia, já que boa parte das pessoas que frequentam esse tipo de loja estão atrás de produtos mais orgânicos e naturais, incentivados muitas vezes por questões de sustentabilidade, portanto têm uma relação próxima com a natureza. 

Além disso, a maneira como estão colocados os itens decorativos é criativa e não interfere no espaço físico da loja, perfeito para ambientes pequenos.

- Decoração de loja pequena rústica

-- Móveis

Decoração de loja pequena rústica

Uma das principais características da decoração rústica são os móveis com texturas e acabamentos imperfeitos. 

Procure objetos com as mesmas características para ter um ambiente harmonioso.

Aposte também nos artesanatos! 

Para deixar sua loja com um ar ainda mais moderno, procure colocar alguns acessórios e objetos decorativos de um estilo diferente para contrastar com o ambiente rústico. 

Lojas de produtos naturais e roupas são bastante adeptos a esse estilo de decoração.

-- Iluminação

Decoração de loja pequena rústica iluminação

Para destacar a decoração tão característica de ambientes rústicos, a iluminação possui um papel muito importante.

Coloque focos de luz em pontos estratégicos que destaquem seus produtos, ambientes com luzes mais fracas e em tons amarelados são ideais para realçar esse tipo de decoração.

- Decoração de lojas pequenas de variedades

Decoração de lojas pequenas de variedades

-- Fachada

A fachada de sua loja deve ser atrativa e se destacar em meio a outros comércios, para isso um nome criativo para sua loja em destaque e cores vivas na fachada podem atrair a atenção desejada. 

Deixe próximo à entrada alguns dos produtos mais procurados para que sejam visíveis mesmo fora da loja. 

Mencionar alguns dos produtos mais procurados por clientes ainda na entrada de sua loja é uma estratégia para atrair clientes com as mesmas necessidades. 

Você pode fazer isso escrevendo ou desenhando na própria fachada, ou colocando alguns produtos em destaque na vitrine, caso você tenha essa opção.

-- Organização

Por ser uma loja com uma grande variedade de produtos sua decoração não pode ser muito exagerada, pois são os produtos que merecem maior atenção dos clientes, e não a decoração. 

A organização dos corredores e produtos da loja são muito importantes. 

Use sinalização apontando em qual parte da loja é possível encontrar determinados tipos de produtos. 

Você pode separá-los por setores, para isso use placas criativas que atraiam a atenção, a iluminação também é importante, deixe seu ambiente o mais agradável possível.

- Decoração de loja infantil pequena

-- Organização

Decoração de loja infantil pequena

A organização de uma loja infantil deve ser diferente da organização de uma loja para adultos. 

Crianças são curiosas e ativas, organize seus produtos de uma maneira que as crianças possam interagir com seus produtos, lembre-se que elas são mais baixas, então seu ambiente precisa ser acessível para elas também.

Coloque alguns produtos na altura das crianças, mas tome cuidado para não colocar produtos delicados ou de maior valor próximos a elas, crianças são imprevisíveis e é preciso garantir sua segurança.

Um bom exemplo é a loja Algodão Doce Teens & Kids, que trabalha no segmento de vestuário infantil. 

A Kelyane, proprietária da loja e nossa cliente Nex, tem uma loja moderna, atrativa e cheia de criatividade, perfeita para inspirar você. 

Para conhecer mais sobre sua loja, acesse seu Instagram: Algodão Doce Teens & Kids.

-- Criatividade

Decoração de loja infantil pequena criatividade

Trabalhar com o público infantil permite uma maior liberdade na decoração de sua loja.

Diferentes de outro tipo de espaço, as cores fortes e vibrantes são recomendadas para as lojas deste nicho, afinal atraem mais a atenção das crianças. 

Lembre-se que seu público-alvo presta atenção em tudo e tem uma perspectiva diferente dos adultos, use cores no chão, no teto, nos móveis e outros itens decorativos, mas mantenha o equilíbrio e harmonia entre as cores no ambiente.

Para atrair ainda mais a atenção das crianças você pode fazer como a Kelyane e optar por colocar imagens de alguns dos personagens ou imagens que chamem a atenção das crianças, mas sem tirar o destaque dos produtos. 

Uma ótima forma de fazer isso é separando um espaço próprio para a recreação das crianças, criando um ambiente familiar que faça os pais se sentirem à vontade também.

- Decoração de loja pequena masculina

-- Cores

Decoração de loja pequena masculina

O ambiente de uma loja masculina costuma ser mais discreto que outros tipos de lojas, use cores mais neutras que deixem o ambiente com um aspecto mais elegante, para deixar um ambiente mais moderno você pode ousar um pouco nas figuras geométricas, como na imagem acima.

-- Vitrine

Decoração de loja pequena masculina vitrine

Os homens são muito visuais, por isso você precisa conquistar a atenção do seu cliente antes mesmo dele entrar no seu comércio. 

Uma vitrine com os produtos mais procurados e modernos irão atrair a atenção, não se esqueça também da rotatividade dos produtos anunciados siga as tendências das estações do ano ou de datas comemorativas.

Sua vitrine precisa ser discreta, sem exageros e que reflita o estilo dos seus clientes, por isso é importante entender o perfil do cliente de sua loja. 

Para ajudar você com essa tarefa, um sistema de gestão pode ser uma ótima alternativa.

O Programa Nex é um sistema de gestão completo para lojas, com recursos como: cadastro de produtos, cadastro de clientes, controle de vendas, controle de caixa e relatórios personalizados para facilitar sua rotina como comerciante!

Baixe gratuitamente clicando aqui.

Conclusão

Lojas modernas e diferentes atraem muito a atenção dos clientes, pois se destacam em meio a tantas outras lojas. 

Por isso não tenha medo de ousar e investir na decoração de sua loja, seus clientes irão prestar mais atenção em seu comércio e aos poucos você ganha mais espaço no mercado.

Não se esqueça de estudar seu público e estar por dentro das tendências, se o seu cliente se sentir acolhido em seu ambiente e for bem atendido, a probabilidade dele retornar e você aumentar seu número de clientes fidelizados é muito maior!

E você, tem mais alguma dica sobre decoração? Deixe nos comentários!

Camila

Olá, meu nome é Camila Upegui! Estou aqui para ajudar você, pequeno comerciante, na gestão de seu negócio. Minha missão é escrever sobre suas principais necessidades e ajudar seu comércio a crescer. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, não deixe de me enviar!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja!

Download Grátis

Deixe seu comentário!

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

COMPARTILHE

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja! Fácil de implantar, Simples de Usar e com todo o Suporte que você precisar.

Download Grátis
Central de Ajuda

Para dúvidas sobre o Programa NEX ou Suporte Online...

Acesse a Central de Ajuda
Veja também:

Simplificando a vida de mais de 50 mil lojas em todo Brasil

O Programa NEX é um sistema de gestão comercial que vai facilitar a rotina da sua Loja. Com ele você pode controlar seu estoque, registrar suas vendas, controlar o caixa, emitir nota fiscal, fazer orçamentos, imprimir recibos e etiquetas, cadastrar clientes, produtos, fornecedores, controlar as contas a pagar e muito mais!

Baixe grátis agora mesmo. É fácil!

Baixe Grátis
Ao baixar e instalar o Programa NEX você concorda com os Termos de Serviço do Software

A Nextar é uma empresa especializada em desenvolvimento de software para comércio, com 16 anos de experiência, presente em mais de 50 mil estabelecimentos em todo Brasil.

Criadora do Programa NEX, para lojas e comércios de todos os tipos, possui conhecimento profundo do dia a dia de seus clientes e oferece soluções de qualidade para transformar o gerenciamento de um comércio em uma tarefa simples, fácil e segura.

Conheça melhor a Nextar