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Gestão

Dia das Crianças no comércio: veja 5 dicas para alavancar suas vendas

Você sabia que esta data é a 3ª mais importante para o varejo? Descubra aqui algumas ideias para o Dia das Crianças que farão seu negócio bombar!

Perdendo somente para o Natal e para o Dia das Mães, o dia 12 de Outubro é muito importante para os varejistas de todo o país, por impulsionar fortemente as vendas no segmento infantil. Depois de um ano de quedas significativas provocadas pela pandemia, as expectativas para Outubro de 2021 são bem mais animadoras: de acordo com a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), o crescimento do comércio varejista no Dia das Crianças deverá ser o maior desde 2013.

Dentro do segmento voltado para a criançada, aqueles que prometem se destacar são os setores de vestuário e calçados, além das lojas de brinquedos e eletrônicos. Mas é claro que qualquer tipo de comércio pode, de alguma maneira, se beneficiar desta data, e é por isso que trouxemos algumas dicas para aproveitá-la da melhor forma! 

1. Aposte na decoração e atrações

Você provavelmente já estava passeando no shopping e se deparou com os olhinhos de uma criança brilhando em frente à vitrine de sua loja predileta. Isso mostra que elas, ainda mais que nós adultos, são intensamente visuais, e é aí que uma vitrine caprichada e atrativa faz a diferença na sua loja! 

Neste Dia das Crianças, aposte em cores fortes e chamativas, e insira elementos como balões, animais de pelúcia e confete, mas sempre lembrando que o exagero de informações nunca é bem-vindo, e que a criança não é a única que deve se interessar pela sua vitrine; afinal, são os pais que comprarão os produtos. Se quiser saber ainda mais sobre como montar uma vitrine vendedora, clique aqui.

Para além da fachada da loja, é importante que você consiga manter a atenção e interesse do cliente em seu interior, e já que estamos falando do público infantil, nada melhor do que fazer isso de uma maneira interativa e empolgante. Assim, excelentes ideias são a degustação de alimentos infantis como algodão-doce, balas ou pipoca e, a depender do custo, pode valer a pena montar serviços como pintura de rosto e contratar a presença de animadores fantasiados dos personagens que a garotada ama.

2. Promoções e Brindes

Quando se trata de datas comemorativas, iniciativas que engajam o consumidor são sempre bem-vindas. Nesse caso, vai depender da sua criatividade a escolha das melhores formas de levar os pais, tios ou avós, ao produto desejado.

 Por exemplo, pense que é muito comum a necessidade de comprar mais de um presente, nos casos de padrinhos com mais de um afilhado ou famílias numerosas; então, faça descontos especiais do tipo pague 1 leve 2, seleções de brinquedos para gêmeos, e qualquer outra ação que faça o cliente adquirir tudo no mesmo local, facilitando o processo e o estimulando a retornar à sua loja em ocasiões futuras.

Apesar de não repercutir imediatamente no aumento das vendas, o sorteio também é uma excelente opção para interagir com o  público e manter sua fidelidade. Então, monte um kit bem especial de dia das crianças com os seus produtos mais vendidos, e registre cada compra concluída no andamento do sorteio!

Além disso, lembre-se de que o interesse com essas iniciativas não se restringe aos pequenos, afinal, quem não gosta de uma promoçãozinha ou um brinde, não é mesmo? Considere, por exemplo, oferecer uma lembrança a cada pai que comprar um presente para o filho pela primeira vez, e as chances de ele escolher o seu produto novamente serão maiores!

3. Facilite a forma de pagamento

Pagemento em Cartão | Arquivo: Unsplash


Embora o cenário seja mais positivo que o do ano passado, aliviar o bolso do consumidor com a facilidade de pagamento deve sempre ser uma estratégia a se levar em conta quando o objetivo é vender mais, já que não é apenas o preço que importa. 

Pensando nisso, ofereça as praticidades que hoje em dia todo mundo procura no ato da compra, como o parcelamento, boleto bancário e desconto à vista. É claro que isso deve ser feito de acordo com a sua situação financeira atual, então avalie as possibilidades e tente aplicar aquilo que melhor se encaixa para você. 

Com um software para a gestão do seu negócio, você terá não somente esse controle financeiro, mas também poderá facilitar as vendas para ambas as partes através de um sistema PDV gratuito.

Clique para saber mais e experimentar o programa NEX gratuitamente.

4. Propagandas e campanhas digitais

Se você ainda está pensando em aderir ao meio digital como forma de promover o seu estabelecimento, as datas comemorativas são uma ótima oportunidade para aliar a loja física à sua presença na web! 

Aproveite a atmosfera alegre e o ânimo nostálgico dos consumidores nesta época do ano, e seja criativo com os posts nas redes sociais e nas campanhas de marketing digital por outras plataformas. Você pode, por exemplo, incentivar os usuários a contarem uma história saudosa de sua infância, ou lhes pedir para reviver uma foto das antigas. Por mais que isso não reflita diretamente no aumento das vendas, é um ótimo jeito de criar uma identificação especial com o seu cliente.

Além das redes sociais, é interessante divulgar aquelas promoções e brindes que já mencionamos através de um catálogo online, por exemplo. As estratégias de marketing digital são inúmeras, e é importante se manter atualizado e aproveitá-las para alavancar seu negócio. Para saber mais sobre marketing digital no pequeno comércio, clique aqui.

5. Cuidado com a falta de estoque

Agora que você já sabe algumas ações inteligentes que vão te ajudar a lucrar no Dia das Crianças, a última dica de ouro que separamos se assemelha ao famoso ditado “é melhor prevenir do que remediar”. Afinal, de que adianta ter uma decoração linda para a criançada, oferecer promoções atrativas e facilitar o processo de vendas, se não há mais produtos para o consumidor adquirir? 

De acordo com uma pesquisa feita pelo Senac de Minas Gerais, mais de 75% dos consumidores optam por fazer as compras do Dia das Crianças apenas na semana do dia 12 de Outubro. É pensando nisso que você deve se preparar antecipadamente para não correr o risco de deixar o seu cliente na mão, então entre em contato com os seus fornecedores e certifique-se de que seus pedidos chegarão a tempo e serão suficientes para suprir a alta demanda.

Uma opção interessante para contornar esse problema é negociar com os fornecedores a troca da mercadoria que sobrar do Dia das Crianças, por outros produtos. Para evitar que o seu estoque esvazie na hora h, é essencial que você tenha um programa de gestão do seu comércio.

Com o programa NEX, você tem acesso a recursos que facilitam sua organização e te ajudam a preparar os próximos passos, como o monitoramento do estoque pelo celular, o controle da data de validade e a notificação de estoque mínimo. Faça seu download agora mesmo!

Conclusão

Neste texto nós vimos algumas ideias para aproveitar o Dia das Crianças e disparar suas vendas. Agora você já se sente preparado para enfrentar mais uma data comemorativa com o pé direito e trazer rentabilidade ao seu negócio?

Não se esqueça de seguir todas as dicas e, caso tenha ficado alguma dúvida, não deixe de escrever nos comentários ou entrar em contato conosco!

Bruno Silva

Oi, meu nome é Bruno Silva! Estou aqui para facilitar o modo como você, pequeno comerciante, gere o seu negócio. Vou escrever sobre suas principais necessidades e demais assuntos ligados ao seu cotidiano. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, pode enviar! Será um prazer receber seu comentário.

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