Controle sua Loja com NEX. É Grátis!

Voltar ao Início do Blog
Marketing

Dia dos Namorados: o que os consumidores esperam do comércio

E como atender a esta demanda

Considerada a terceira data comercial mais importante, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães, o Dia dos Namorados fecha o primeiro semestre movimentando todo tipo de comércio e público.

Segundo a Fecomércio, os brasileiros gastam, em média, até R$140 nesta data. O público,  composto por pessoas de todas as idades, se divide entre os que preferem pagamento à vista e os que pretendem parcelar as compras, mas todos têm algo em comum: esperam preços baixos, sorteios, serviços exclusivos para a data e decoração temática dos ambientes (este último vale principalmente para o ramo da alimentação).

É preciso criatividade para mostrar vantagens, sair do óbvio e fazer o cliente pensar em novos produtos como possíveis presentes, mas você vai ver como é possível lucrar nesta data, sendo de qualquer segmento!

Campanha nas Redes Sociais e Sorteios

Mude a foto de perfil da sua loja nas redes sociais: adicione ao seu logo algum elemento associado ao amor. Uma ideia simples que mostra que você e sua loja estão atentos à data e faz com que os seguidores e clientes se procurem saber mais sobre possíveis promoções.

Distribua brindes temáticos através de sorteios: doces, chocolates e até produtos eróticos podem chamar a atenção, mas procure sortear um item que o cliente encontrará na sua loja mesmo em outras épocas. O legal é enviar dois brindes, um para o cliente e outro para seu companheiro ou companheira. Peça que cada participante curta uma foto, marque quantas pessoas quiser, sem contar perfis de empresas ou de famosos, e utilize um sorteador online. O sorteio é interessante, principalmente porque seu negócio despende de uma quantia única, convertida em novos seguidores e visitantes interessados no que você vende.

Assim você agrada aos consumidores procurando por sorteios e ainda marca presença online!

Promoção de Dia dos Namorados

Depois de calcular seu ticket médio, a tarefa mais importante ao fazer uma promoção é determinar o período válido. O ideal é que este período não seja muito longo e que o cliente saiba que o prazo para comprar com desconto está acabando.

Favoreça a compra à vista! Além de oferecer parcelamentos no cartão e aceitar outras formas de pagamento, conceda um desconto para compras pagas à vista, em dinheiro. Essa é a melhor forma de dar desconto com a segurança de que não vai prejudicar seu caixa.

Avalie seu estoque e pense de que forma poderia organizar sua mercadoria em kits de até cinco itens a preço promocional. Este tipo de promoção costuma funcionar bem em outras datas, mas o interessante aqui é vender produtos que possam ser usados a dois.

Venda de Kits

É interessante mostrar ao consumidor que existem alternativas aos presentes tradicionais, como flores e chocolates. Mas atenção ao montar kits, os vistos nessa época precisam ser diferentes dos vistos no Dia das Mães, por exemplo.

Se você trabalha com alimentação, além da tradicional cesta de vinhos com chocolate, procure oferecer um kit de cervejas artesanais ou de utensílios para cozinhar a dois. Lembre-se que o dia dos namorados é na época mais fria do ano, monte um kit com cachecol, meias, luvas e aquecedores de orelha ou toucas e brinque combinando pijamas e pantufas. Na era do “Netflix & Chill” (casais que se juntam para assistir filmes e séries), monte um kit de cinema, com apoio para pipoca e refri, guloseimas e cobertor! Essa pode ser um ótima oportunidade para fazer uma parceria entre lojas de roupa e lojas de produtos para casa.

Agora se você quer realmente se destacar, pense também nos solteiros! Brinque com a coisa de “odiar o Dia dos Namorados” e monte um kit de bebidas alcoólicas ou de aperitivos para um!

Decoração para o Dia dos Namorados

A dica mais importante de decoração em qualquer época do ano é de que o ponto focal, o que mais chama atenção, é o mais importante da sua vitrine e, então, deve ser reservado para  exibir um produto mais apelativo e com ótimo preço.

O objetivo é chamar atenção, mas cuide para não exagerar. A quantidade exagerada de elementos pode fazer uma bagunça visual e acabar passando uma impressão de mau gosto para os clientes, sem contar que não permite que seus produtos tenham efeito de destaque.

Não é obrigatório usar vermelho, nem corações na vitrine, mas com certeza ajuda. Nunca é demais lembrar o brasileiro que uma data importante está chegando!

Para mais dicas de como montar uma vitrine vendedora, clique aqui.

Personalização do Serviço

Busque oferecer serviços exclusivos para esta época do ano. A ideia de que oferta foi pensada especialmente para esta ocasião ajuda a construir o momento que os seus clientes tanto procuram. Se você tem um bar ou restaurante, monte um menu exclusivo para o dia dos namorados, com drinks e refeições especiais. Caso seja muito arriscado mudar os pratos e drinks, confeccione cardápios alterando os nomes dos itens para nomes de filmes românticos!

NEX SESSIONS Vol. II | @Spotify

Som ambiente: já é comprovado que quando a música é boa, o cliente fica mais tempo na loja. Pensando nisso, eu montei mais uma playlist para aquecer os corações e as vendas. A seleção especial de Dia dos Namorados está disponível no Spotify e é só escanear o QR Code à direita ou acessar: https://goo.gl/STZEbJ.

Edson

Oi, eu sou o Edson Macari! Estou aqui para ajudar a simplificar a gestão de seu pequeno comércio. Vou escrever sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante. Ficarei feliz em receber suas sugestões!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja!

Download Grátis

Deixe seu comentário!

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

COMPARTILHE

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja! Fácil de implantar, Simples de Usar e com todo o Suporte que você precisar.

Download Grátis
Central de Ajuda

Para dúvidas sobre o Programa NEX ou Suporte Online...

Acesse a Central de Ajuda
Veja também:

Veja mais sobre

"Marketing / Vendas"
Voltar ao Início do Blog

Simplificando a vida de mais de 50 mil lojas em todo Brasil

O Programa NEX é um sistema de gestão comercial que vai facilitar a rotina da sua Loja. Com ele você pode controlar seu estoque, registrar suas vendas, controlar o caixa, emitir nota fiscal, fazer orçamentos, imprimir recibos e etiquetas, cadastrar clientes, produtos, fornecedores, controlar as contas a pagar e muito mais!

Baixe agora mesmo. É fácil!

Você já está sendo redirecionado...

Oops! Algo deu errado, por favor tente novamente!   :(

Procurando um app de Vendas para Celular?

Conheça o Kyte, o aplicativo de Vendas da NEXTAR criado especificamente para os celulares Android ou iPhone.

OBS: o Kyte não funciona integrado ao NEX.

Nós pedimos o seu e-mail para ajudá-lo durante o processo de implantação do NEX; para mantê-lo atualizado sobre as novidades do sistema; ou com conteúdo relevante sobre comércio.

Nós não vamos vender ou disponibilizar o seu endereço para terceiros. Você poderá cancelar o recebimento de nossos e-mails a qualquer momento, diretamente de todas as nossas comunicações.

Ao baixar e instalar o Programa NEX você concorda com os Termos de Serviço do Software

A Nextar é uma empresa especializada em desenvolvimento de software para comércio, com 16 anos de experiência, presente em mais de 50 mil estabelecimentos em todo Brasil.

Criadora do Programa NEX, para lojas e comércios de todos os tipos e também do gerenciador de Lan Houses NexCafé, possui conhecimento profundo do dia a dia de seus clientes e oferece soluções de qualidade para transformar o gerenciamento de um comércio em uma tarefa simples, fácil e segura.

Conheça melhor a Nextar