Controle sua Loja com NEX. É Grátis!

Voltar ao Início do Blog
Começando

Diferença entre chefe e líder: qual deles você quer ser?

Entenda qual é a diferença entre chefe e líder e aprenda a desenvolver sua capacidade de liderança para alcançar resultados mais positivos no seu negócio!

Embora possuam a mesma posição na escala hierárquica, chefe e líder possuem significados bastante diferentes. 

Ocupar uma posição de chefia dentro de uma empresa não transforma a pessoa escolhida para o cargo automaticamente em um líder.

É por isso que entender as principais diferenças entre ambos e escolher qual deles você quer ser ou qual deles você deseja que esteja à frente do seu negócio é essencial para o sucesso de sua empresa.

Neste texto você vai conhecer as características de um chefe e de um líder, além de aprender a desenvolver sua capacidade de liderança.

Afinal, todo chefe é um líder?

Há muitas pessoas que acreditam que chefe e líder são sinônimos, mas a realidade é que nem todo chefe é um líder. 

Ainda que possuam funções semelhantes, são o comportamento e as atitudes que diferem ambos. 

O filósofo brasileiro Mario Sergio Cortella disse uma frase que mostra de maneira ampla a diferença entre os dois: “A um chefe você obedece, um líder você segue, procura e admira”.

Apesar de existirem pessoas com a habilidade natural de liderança, mesmo sem ocupar um cargo de chefia, saiba que é possível aprimorar suas habilidades e mudar a maneira como gerencia sua empresa e equipe. 

Aprenda agora como se tornar um líder e destacar-se dentro da empresa:

- O que é ser um chefe

Quando falamos em chefe nos referimos a aquele que comanda as pessoas por meio de ordens de maneira autoritária e autocrática. 

O chefe possui uma visão mais estratégica focada apenas nos resultados e lucros do negócio, sendo uma pessoa mais inflexível e rígida, gerando a fama de “durão”. 

Essa postura pode causar um certo medo em seus funcionários pela ausência de diálogo que resulta em insegurança. 

Esse controle absoluto causa temor entre a equipe e influencia negativamente no ambiente de trabalho.

- O que é ser um líder

Por outro lado, um líder é aquele que é seguido pelo seu espírito empreendedor e pela sua forma de motivar e valorizar as pessoas do seu ambiente de trabalho. 

Costuma utilizar a forma democrática ou consensual para administrar a equipe de forma participativa, na qual todos opinam e se comprometem com suas tarefa.

Assim, sua visão humanizada o permite conduzir, inspirar e ajudar os outros para atingirem seus objetivos com entusiasmo e determinação, sendo admirado por todos.

Qual a diferença entre chefe e líder

Qual a diferença entre chefe e líder

Na prática fica mais fácil identificar um chefe de um líder, basta analisar suas atitudes frente a algumas situações no ambiente de trabalho, conheça algumas:

  • Poder: O chefe acredita que o poder que ele possui é centralizado e exclusivo, o líder acredita que o poder é uma responsabilidade que deve ser dividida. 
  • Autoridade: Enquanto o chefe se aproveita de sua posição para ditar regras e passar ordens para os outros, o líder mostra a direção que sua equipe deve seguir através do exemplo, ajudando todos a atingirem seus objetivos.
  • Exigência: Se por um lado o chefe faz cobranças excessivas à equipe, impondo metas mais difíceis de atingir, o líder entende as limitações de cada membro da equipe e adapta as metas e objetivos de acordo com suas capacidades.
  • Motivação: O chefe não se importa com a motivação de sua equipe, pois ele acha que o trabalho é a obrigação dos funcionários, independente de qualquer coisa. Já o líder entende a importância da motivação e incentiva seu time constantemente, pois sabe que esse fator impacta diretamente na qualidade do trabalho.

Você é chefe ou líder? 5 principais características de um líder

principais características de um líder

1. Dialoga

O diálogo é algo essencial aos olhos do líder. 

Saber ouvir seus colaboradores mostra como todos os membros da equipe são valorizados no ambiente de trabalho. Dar e receber feedbacks de maneira construtiva também é muito importante, tal como aprender a receber comentários a respeito de sua postura e comportamento como líder. 

Dessa maneira pode melhorar seu comportamento e liderar uma equipe cada vez mais unida.

Além de poder motivar a equipe através do diálogo, conversar com seu time ajuda a desenvolver estratégias e caminhos alternativos para aqueles que não estão obtendo o desempenho desejado.

2. Valoriza a equipe

O líder procura conhecer sua equipe além do essencial para exercer sua função. 

Ele não se conforma apenas com resultados satisfatórios, pois entende que a inovação é algo importante que impede a desmotivação dos colaboradores. 

Por isso procura beneficiar o negócio com as habilidades de cada membro da equipe, permitindo a evolução e o aperfeiçoamento de todos, criando planos de carreira, novos projetos e oportunidades.

3. Assume a responsabilidade

O líder procura sempre inovar e por isso assume riscos, diferente do chefe que prefere ficar em um caminho conhecido e seguro para eles. 

Por conta disso, é claro que nem sempre os resultados esperados pelo líder são os resultados obtidos pela equipe, porém o que destaca o líder do chefe é que eles assumem a responsabilidade junto com a sua equipe pelos resultados negativos. 

Da mesma maneira que divide as conquistas entre todos quando o resultado é positivo, valorizando o esforço dos colaboradores.

4. Resolve conflitos internos

O líder sabe que uma equipe unida e em harmonia faz toda a diferença para o resultado final. 

Por isso, ao perceber a existência de conflitos ou desentendimentos internos ele procura solucioná-los por meio dos diálogos entre as partes envolvidas, com reuniões, por exemplo.

5. Promove a cooperação

O líder entende que para chegar mais longe é necessário percorrer o caminho unidos, por isso no ambiente de trabalho procura promover a cooperação entre todos os membros da equipe ao invés da competição. 

A união de todos fortalece a equipe e gera resultados melhores para todos.

Como desenvolver sua capacidade de liderança

Como desenvolver sua capacidade de liderança

Aprender como se tornar um líder não é uma tarefa complicada, o primeiro passo é fazer uma autoanálise e identificar o que está faltando para se tornar um verdadeiro líder.

O primeiro passo que você deve fazer é se mostrar alguém mais aberto, a melhor maneira de fazer isso é escutando mais: converse com sua equipe, pergunte quais são suas maiores dificuldades e o que você poderia fazer para ajudá-lo, com isso você já vai saber quais mudanças precisa fazer em seu ambiente de trabalho.

Na hora de tomar uma decisão não se esqueça de incluir sua equipe, ouvir diferentes opiniões e debater entre a equipe pode ajudá-lo a tomar decisões melhores para todos. 

Além de mostrar que você valoriza a opinião de todos, cria um ambiente organizacional mais harmonioso, mostrando que o diálogo é sempre um canal aberto para todos. 

Lembre-se que um líder guia sua equipe, se você deseja que alguma mudança seja feita por todos comece dando o exemplo. 

Converse sempre com respeito e procure maneiras de motivar a sua equipe, mostre que cada um é importante para o resultado final e reconheça o trabalho de todos.

Para saber mais leia nosso texto sobre: Como deixar a equipe motivada a fazer sua empresa crescer.

Conclusão

Como vimos líder e chefe possuem posturas diferentes em aspectos que vão além do ambiente de trabalho, o líder valoriza as relações interpessoais entre todos os membros e sabe que isso impacta diretamente na produtividade e qualidade do trabalho de todos.

Então, já decidiu qual deles você quer ser? Conta para a gente nos comentários!


Camila

Olá, meu nome é Camila Upegui! Estou aqui para ajudar você, pequeno comerciante, na gestão de seu negócio. Minha missão é escrever sobre suas principais necessidades e ajudar seu comércio a crescer. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, não deixe de me enviar!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja!

Download Grátis

Deixe seu comentário!

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

COMPARTILHE

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja! Fácil de implantar, Simples de Usar e com todo o Suporte que você precisar.

Download Grátis
Central de Ajuda

Para dúvidas sobre o Programa NEX ou Suporte Online...

Acesse a Central de Ajuda
Veja também:

Veja mais sobre

"Começando"
Voltar ao Início do Blog

Simplificando a vida de mais de 50 mil lojas em todo Brasil

O Programa NEX é um sistema de gestão comercial que vai facilitar a rotina da sua Loja. Com ele você pode controlar seu estoque, registrar suas vendas, controlar o caixa, emitir nota fiscal, fazer orçamentos, imprimir recibos e etiquetas, cadastrar clientes, produtos, fornecedores, controlar as contas a pagar e muito mais!

Baixe grátis agora mesmo. É fácil!

Baixe Grátis
Ao baixar e instalar o Programa NEX você concorda com os Termos de Serviço do Software

A Nextar é uma empresa especializada em desenvolvimento de software para comércio, com 16 anos de experiência, presente em mais de 50 mil estabelecimentos em todo Brasil.

Criadora do Programa NEX, para lojas e comércios de todos os tipos, possui conhecimento profundo do dia a dia de seus clientes e oferece soluções de qualidade para transformar o gerenciamento de um comércio em uma tarefa simples, fácil e segura.

Conheça melhor a Nextar