Voltar ao Início do Blog
Gestão

Etiqueta de preço: como fazer, dicas e modelos para sua loja

Uma etiquetagem de produtos correta te ajuda na otimização do tempo e no controle de estoque. Veja dicas infalíveis de como etiquetar produtos de forma eficiente.

O texto de hoje é curto, porém objetivo. Sabe aquelas atitudes simples, mas que fazem muita diferença? Sentimos isso na vida: nas relações, na forma de trabalhar, nos afazeres do dia a dia… Na maioria das vezes, as questões que nos tomam muita energia e tempo são as mais simples de solucionar.

Hoje vou te falar sobre uma solução assim, simples e eficiente: o uso do recurso de impressão de etiquetas do Nex. Acredite, este recurso vai economizar algumas horas de trabalho dos seus funcionários e  tornar os expedientes mais produtivos.

Além disso, as etiquetas te ajudarão a ter um controle mais preciso sobre os produtos da loja, vão auxiliar no seu controle de estoque, deixar o processo de vendas mais eficiente, e evitar confusões ou insatisfações dos clientes. O que acha de entender um pouco mais sobre essa ferramenta e aprender na prática como ela pode ajudar no dia a dia do seu comércio? Boa leitura e vamos lá!

O que são etiquetas?

Existem vários tipos de etiquetas com que nos deparamos no cotidiano e que possuem várias funções: etiquetas adesivas, etiqueta para crochê, e até aquelas que usávamos no tempo de escola para identificar nossos materiais. Mas é importante esclarecer que durante esse texto eu falarei sobre as etiquetas de preço, aquelas que vemos penduradas nas peças de roupa ou fixadas nas gôndolas do supermercado, contendo informações como preço, código de barras e descrição do produto. 

Elas podem variar de acordo com o código (EAN13 ou INT 2_5), o tipo de papel (A4, A5, papel carta, etc), o modelo de impressora (folha ou bobina) e as próprias dimensões da etiqueta em si. Então, qualquer pequeno empresário que estiver tocando um estabelecimento comercial deve ter em mente que as etiquetas são importantíssimas para a organização do negócio, e que é importante contar com ferramentas tecnológicas para ajudar a colocá-las em prática no dia a dia da gestão. Quer saber um pouco mais sobre a importância da etiqueta de preço e alguns modelos da vida real? Continue lendo!
A solução tecnológica que te ajudará a gerar e a imprimir etiquetas sem dor de cabeça é o Nex! Um sistema de gestão completo e integrado, que te oferece modelos de etiqueta para as mais diversas necessidades (etiqueta para gôndola, loja de roupa, bijuterias ou peças pequenas, supermercado, etc). Além disso, conte com os diversos outros recursos do Nex, como PDV Grátis, Catálogo de Produtos com Pedido Online, Controle de Estoque, e mais! Clique aqui para baixar gratuitamente.

Qual a importância do uso de etiquetas?

Como eu já te adiantei antes, um bom exercício para se lembrar da importância do uso de etiquetas é se colocar na posição de consumidor - afinal, ninguém gosta de encontrar vários produtos legais em uma loja mas não poder ver o preço, não é mesmo? Então não subestime a etiqueta na sua loja, pois ela fará um importante papel ao mostrar para o seu consumidor o preço das mercadorias e suas especificações, evitando confusão e a insatisfação dos clientes com o seu comércio. 

Mas não é só na experiência do cliente que podemos ver os benefícios do uso de etiquetas: com elas você também poderá ter um controle de estoque mais organizado, já que ficará mais fácil registrar as entradas e saídas do negócio com o sistema de etiquetas e haverá menor chance de erros. Além disso, o processo de vendas no caixa fica mais otimizado e ágil, e você poderá ter uma visão mais ampla e assertiva de todos os produtos que estão sob o seu controle.

Exemplos do uso de etiquetas no comércio

Você que trabalha com algum tipo de loja ou mercado deve saber que a etiqueta é praticamente obrigatória, e de uma forma ou de outra está presente na sua rotina de vendas. Vamos ver, então, alguns exemplos de sua importância com situações reais do comércio

Identificação de preço na gôndola

Esses dias vi a funcionária de um pequeno mercado usando aquela etiquetadora manual de preços. Pensei, “isso ainda existe”? Pois é, existe. E toma um tempo precioso que poderia ser usado de forma mais direcionada.

Usando o Nex, imprima uma etiqueta própria para gôndola e coloque próxima ao local onde está o produto. Capriche na descrição para que o cliente tenha certeza de que está olhando o preço correto do produto. Por exemplo, deixe claro, além do nome do produto, a marca, o tipo e o peso.

Exemplo 1 - Molho de Tomate Pomarola TRADICIONAL LATA | 340g | R$ 3,40

Exemplo 2 - Molho de Tomate Pomarola TIPO CASEIRO SACHÊ | 340g | R$ 4,20

Exemplo 3 - Molho de Tomate Pomarola TRADICIONAL SACHÊ | 340g | R$ 2,90

 

Além de uma aparência mais profissional e moderna, você só vai precisar colocar o preço na gôndola e não em cada lata de molho de tomate. É uma boa economia de tempo, concorda? Agora, imagine fazer isso com todos os produtos expostos. Vai sobrar tempo para atender seu cliente com ainda mais atenção!

Etiquetas para produtos em lojas de roupas, sapatos, bijuterias e similares

No caso de lojas de roupas, sapatos, bijuterias e similares, a etiqueta deve ser utilizada produto a produto. Isso porque eles são mais variados do que repetidos e ficam mais espalhados ou misturados pela loja.

Neste caso, é importante que o cliente consiga ver na própria peça sua identificação e preço.

O Nex tem opções interessantes para Loja de roupa e bijuterias. Para loja de roupas há a opção de tag destacável, que facilita muito na hora da troca, por exemplo:

Para bijuterias, é possível configurar etiquetas próprias para este tipo de produto:

Uso de etiquetas para produtos vendidos por peso ou fração

Em produtos fracionados, como legumes, carnes, enfim, todo produto vendido por quilo, o uso da etiqueta é fundamental. No Nex é possível configurar cada produto pelo código de barras gerado na própria balança. Dessa forma, tanto a venda como a saída de estoque podem ser feitas por fração.

O cliente compra 800g de uma carne que custa R$ 18,00 o quilo. O preço cobrado então é por grama: R$ 18,00 x 0,800 kg = R$ 14,40.

No controle de estoque, você deu entrada em 10 kg dessa carne, mas saiu somente 800 g. Então a saída será em gramas e não em quilos. E assim, sucessivamente, em cada venda. É preciso ter atenção para que o preço do quilo esteja igual na balança e no cadastro do produto no Nex.

Como fazer etiquetas de forma simples?

Agora que você já sabe a importância do uso de etiquetas e viu algumas situações em que ela é recomendada no dia a dia do comércio, o que acha de aprender na prática como gerar as suas etiquetas com o Nex? Confira o passo a passo e os modelos das etiquetas:

1.Abra o Nex na tela de “Produtos”

Assim que você baixar o Nex e cadastrar os seus produtos no sistema, a tela inicial vai ficar deste jeito, como descrito abaixo, e cada ícone do canto esquerdo te levará a uma página diferente. Clique, então, na parte de “Produtos” representada pelo ícone da caixa.


Agora, você vai poder selecionar os produtos para os quais deseja gerar etiqueta. Vamos ao próximo passo:

2.Clique em “Etiqueta” e selecione os produtos desejados

Uma vez na tela de “Produtos”, você consegue visualizar todas as mercadorias cadastradas no sistema e suas devidas informações, certo? Agora é preciso clicar no ícone “Etiquetas” na parte superior. 


Após o clique, aparecerá uma aba amarela com as opções “Gerar Etiqueta” ou “Gerar Etiqueta de todos os Produtos”. Caso você queira imprimir uma etiqueta para somente uma mercadoria, selecione-a na lista de produtos que aparece abaixo, e clique em “Gerar etiqueta”. 

Já se o seu objetivo for imprimir etiquetas para todos os produtos cadastrados, é só clicar em “Gerar Etiqueta de todos os Produtos”!

Depois de escolher os produtos que terão as etiquetas geradas, você precisa selecionar a quantidade. Por exemplo: caso você tenha optado por gerar etiquetas de todos os produtos, pode ser que você deseje imprimir 5 etiquetas da mercadoria “Condicionador”, mas apenas 1 etiqueta de “Shampoo”. Então, selecione a quantidade desejada alterando a coluna de “quantidade” (Qtd) no canto direito da tela.

3. Clique em “Imprimir Agora - F5” e selecione a impressora

Já que as informações estão configuradas para que se possa gerar as etiquetas, um dos últimos passos é selecionar a impressora conectada ao computador do seu negócio. Caso a rotina da sua gestão exija um volume muito alto de impressões de etiquetas, como é o caso de bazares e lojas de roupa, pode ser útil investir numa impressora de etiquetas, especificamente. As mais usadas pelos clientes do Nex são: Argox OS 214 Plus, Elgin L42 DT, Elgin L42 PRO e Godex.

Mas se o seu comércio não precisa gerar etiquetas de maneira recorrente, é possível utilizar a impressora comum A4 com papéis etiqueta, como Pimaco ou Maxprint. Lembrando que, após a escolha e a compra da impressora, você precisa realizar a instalação corretamente e, de preferência, baixar um driver desenvolvido pelo próprio fabricante. 

Mas calma, não é tão complicado assim! Nós, do Nex, estamos aqui para te ajudar, e eu selecionei conteúdos especiais para te ajudar na escolha e na instalação da impressora de etiquetas:

Se você deseja saber um pouco mais sobre os modelos, tanto das impressoras de etiquetas quanto de impressoras fiscais, leia este texto do blog:

Impressora fiscal e de etiquetas: tipos, valores e como escolher

Agora, se você já definiu o modelo a ser comprado, mas quer aprender como utilizar a impressora junto com o Nex, a nossa central de ajuda oferece soluções para possíveis problemas, dicas de procedimento, e tutoriais de instalação para diversos modelos de impressoras. Confira: 

Usar impressoras no Nex

Bom, se essas questões da instalação estão resolvidas e a impressora já está pronta para ser usada, após você clicar em “Imprimir Agora - F5”, aparecerá a seguinte tela:


Então, basta clicar no modelo da sua impressora de etiquetas. Caso haja dúvidas a respeito do nome, é só conferir a marca na parte superior da impressora, ou procurar os “dispositivos conectados” no seu computador. Aguente aí que agora nós vamos ao último passo!

4.Escolha algum dos modelos de etiqueta do Nex e clique em “Imprimir!”

Após selecionar a impressora, a última etapa que resta para você imprimir as etiquetas e começar a usá-las no seu negócio é a escolha do modelo, ou seja, o visual da etiqueta e as informações que nela estão contidas. 

A boa notícia é que o Nex oferece uma rica quantidade de modelos, tanto em folha quanto em bobina, para você optar de acordo com a sua preferência e necessidade no momento. Vamos dar uma olhada em alguns? Veja só:

Folha (papel A4 ou Pimaco/Maxprint) - Modelo 1003


Este modelo é visivelmente mais simples, e a etiqueta, quando impressa, tem as dimensões de 1,70 x 3,10 cm. Embora ela não contenha o nome do produto que está sendo vendido, uma das informações mais importantes (o preço) está exposta ao consumidor de maneira clara e transparente, e sua utilização pode ser útil nos produtos cuja descrição já consta na própria embalagem. 

Folha (papel A4 ou Pimaco/Maxprint) - Modelo 1028C



Perceba que este aqui já é mais completo e conta com maior quantidade de informações dispostas ao cliente, como a descrição do produto e também uma observação - podendo ser a validade do produto, sua cor, tamanho, ou outras informações relevantes para a compra. Neste caso, as dimensões da etiqueta são de 2,12 x 3,82 cm.

Folha (papel Carta ou Pimaco) - Modelo 1092

Já este possui um diferencial: a possibilidade de incluir a logo da sua empresa! No momento em que você seleciona o modelo , o Nex te direciona para outra tela de personalização, em que você poderá anexar uma imagem (baixada em seu computador) com o logo da sua loja. Aqui o formato é um pouco diferente: a etiqueta deve ser impressa em papel Carta ou Pimaco, e possui as dimensões de 50,8 x 88,9 mm.

Pode ser uma alternativa muito interessante caso você queira reforçar a identidade visual da sua marca e espalhar o seu nome por aí!

Bobina (gôndola cartão) - Modelo 2003



Agora passamos aos modelos específicos de bobina, ou seja, que exigem impressoras de etiqueta, e não podem ser impressos com uma impressora comum em papel A4. Este aqui foi desenhado para bobinas com 10cm de largura, e a etiqueta terá 10 x 3 cm. Seguindo o mesmo padrão dos exemplos em folha, você pode ver que o primeiro modelo é mais simples, enquanto os próximos terão alguns detalhes a mais. 

Bobina (10,80 cm) - Modelo 2009C



Este aqui funciona no esquema das etiquetas duplicadas, isto é, a cada impressão nova são geradas duas etiquetas. O espaço entre elas é de 2cm, e as dimensões são de 5 x 3 cm cada uma. Veja que, além do preço e da descrição do produto, ela conta com um espaço de observação para, por exemplo, incluir o valor promocional em vigor no momento. 

Bobina (10 cm) - Modelo 2021



Por último, temos este modelo que, modestamente, é ainda mais bonito por conter a logo do Nex como exemplo! Brincadeiras à parte, não restam dúvidas de que os modelos com o logo da sua loja acabam sendo mais diferenciados, certo? Pois eles passam uma atmosfera um pouco mais viva no momento em que o cliente vai conferir o preço do produto, e acabam difundindo a sua marca tanto para os clientes novos quanto para os mais antigos. 

Se você já tem um modelo específico em mente ou um detalhe que necessariamente precisa estar na etiqueta, pode facilitar o seu processo de busca clicando na barra superior e inserindo as características da etiqueta desejada. Por exemplo, você pode clicar ali e escrever “A4051” caso esse seja o tipo de papel que você deseja imprimir. Assim, vão aparecer na busca todos os modelos de etiqueta compatíveis com ele. Ou então, se você precisa que suas etiquetas contenham o espaço de “observação”, é só digitar “obs” na barra de pesquisa que você verá todas as etiquetas que oferecem esse detalhe.


Além da grande diversidade de modelos que o Nex oferece para você escolher no sistema - dentre os quais estes 6 que eu mostrei são apenas alguns exemplos ilustrativos - você ainda tem a oportunidade de personalizar a sua etiqueta da maneira que desejar e enviar uma solicitação para o nosso time!

Funciona assim: você entra neste link, preenche algumas informações básicas sobre as dimensões e formatos da etiqueta desejada, e pode também enviar um modelo-base como anexo. Então, sua solicitação será analisada pela nossa central de ajuda e, em até 72 horas úteis, a resposta será enviada ao seu e-mail de registro.
E aí, convencido de que as etiquetas são uma boa ferramenta para você utilizar no seu comércio, e de que o Nex é o melhor sistema para isso? Tenha acesso não somente à Impressão de Etiquetas, mas a outros recursos incríveis que facilitarão a rotina da sua gestão, como Controle de Vendas, Cadastro de Clientes, Controle de Caixa, PDV Grátis e mais! Clique aqui para saber como podemos te ajudar.

Conclusão

Bom, podemos dizer que depois dessa leitura você sabe bastante sobre etiquetas, certo? Aqui, você aprendeu a importância delas, alguns usos específicos em determinados estabelecimentos, e eu ainda te mostrei 6 modelos que o Nex oferece para você utilizar no seu pequeno comércio. 

Para informações mais detalhadas sobre como imprimir etiquetas com o Nex, acesse a nossa central de ajuda clicando aqui.

Mas, se tiver alguma dúvida ou sugestão, não hesite em deixar nos comentários! Ficarei feliz em tentar ajudar.

Bruno Silva

Oi, meu nome é Bruno Silva! Estou aqui para facilitar o modo como você, pequeno comerciante, gere o seu negócio. Vou escrever sobre suas principais necessidades e demais assuntos ligados ao seu cotidiano. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, pode enviar! Será um prazer receber seu comentário.

Conheça o Programa Nex

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja!

Download Grátis

Deixe seu comentário!

COMPARTILHE

Conheça o Programa Nex

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja! Fácil de implantar, Simples de Usar e com todo o Suporte que você precisar.

Download Grátis
Central de Ajuda

Para dúvidas sobre o Programa NEX ou Suporte Online...

Acesse a Central de Ajuda
Veja também: