Figital: o que é, vantagens e como se adaptar

Já ouviu falar do termo figital, mas ainda não sabe muito bem o que é? Fique tranquilo que a gente descomplica! Veja exemplos, vantagens e como aplicar.

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Não há como negar: o modo como fazemos nossas compras vem se alterando profundamente, e isso se tornou ainda mais realidade após o surgimento da pandemia do Covid-19: de acordo com a ABComm, houve um salto de 68% no faturamento do comércio eletrônico em 2020, levando mais de 20 milhões de brasileiros a comprar online pela primeira vez.

Em vista dessas mudanças e frente à rápida capacidade de inovação das grandes empresas, é claro que o pequeno comércio também deve estar sempre buscando, na medida do possível, por maneiras de se adaptar ao mundo digital e satisfazer às necessidades dos novos modos de consumo.

É nesse contexto de transformação que surge o termo figital: um conceito para promover a integração dos canais de venda do comércio e criar um novo modelo de negócio que tire o melhor proveito de ambos os ambientes: online e offline. Vamos ver o que isso significa com mais detalhes? Neste texto eu vou te explicar melhor o que é Figital, suas vantagens e exemplos, e como implementar essa ideia no seu negócio. Boa leitura!


Vou falar disso lá na frente, mas já adianto: uma das melhores formas de integrar o seu comércio com o ambiente virtual é através de um bom sistema de gestão. Faça como as mais de 50 mil lojas por todo o Brasil e utilize o Nex: um programa completo e fácil de usar. Conte com PDV Grátis, Catálogo de Produtos com Pedido Online, Cadastro de Clientes, Controle de Estoque e muito mais! Clique aqui para saber como podemos tornar o seu negócio mais digital.

O que é figital?

Como você já pôde imaginar pelo gostinho que eu te dei na introdução, o termo “figital” é uma combinação das palavras “físico” e “digital” para definir as novas formas de negócio que estão surgindo com o crescimento do ambiente online em nossas vidas. Ele surge do inglês phygital e já entrou na lista dos termos de marketing e empreendedorismo mais utilizados para explicar as novas tendências do comércio e orientar os empresários a segui-las da melhor forma.
Antes de passarmos às dicas sobre como a sua loja pode se inserir digitalmente com a ajuda de ferramentas, vamos entender outra peça deste tabuleiro, que é fundamental para ilustrar a importância do figital e direcionar as suas estratégias: o consumidor. Ele é o seu principal aliado no crescimento do negócio, e não dá para se inovar sem compreender as mudanças que ele deseja do mercado, certo? Mais especificamente, estamos falando aqui de um novo tipo de modo de consumo, que define o consumidor omnichannel. Opa, difícil essa palavrinha, não é? Continue aqui comigo que eu vou explicar melhor no próximo tópico:

Qual a relação do figital com a estratégia de omnichannel?

Bom, primeiro vamos traduzir para já ficar mais fácil de compreender: “omni” é tudo e “channel” é canal. Esse novo tipo de consumidor, então, é aquele que procura interagir com suas marcas favoritas por meio de múltiplos canais: loja física, site, catálogo, atendimento por WhatsApp, redes sociais, etc. O exemplo mais comum é quando o cliente escolhe os produtos desejados através do seu site ou catálogo digital, e retira a compra na loja física.
Existe uma tendência de que a distinção entre marcas físicas e digitais se torne cada vez menor e o processo de compra seja mais fluido e prático. Dessa forma, as pessoas vêm enxergando o figital como um benefício para consumir no formato em que desejarem. Para ficar mais palpável: de acordo com uma pesquisa do site americano CX Today, 9 entre 10 consumidores são adeptos ao omnichannel e procuram interagir com vários canais de comunicação e venda antes de receber o produto em mãos

Importância e vantagens de se adaptar ao figital

Agora que você já entendeu melhor os conceitos de figital e do consumidor multicanal, vamos dar uma olhada na importância de se adaptar a essas novas tendências e nos benefícios concretos que o seu negócio pode ter a partir daí.

Adaptação é essencial

O mundo está mudando, concorda comigo? Parece-me que as transformações acontecem cada vez mais rapidamente, e aquela velha ideia serve para quase tudo: quem não se adapta e acompanha as mudanças de agora, acaba ficando para trás. Por mais que lojas online consolidadas ainda possam parecer distantes do pequeno comércio e estratégias que só o grande varejo pode levar a cabo, esse mergulho no ambiente digital é uma peça-chave para, mesmo que de pouco em pouco, os pequenos comerciantes possam se estabelecer nos mais diversos canais de venda e continuar crescendo, sem que as grandes redes de comércio os deixem para trás

Expansão da base de clientes

Embora esses novos modos de consumo estejam em pleno crescimento neste mundo online, é provável que muitos de seus atuais fregueses ainda não sejam adeptos das tecnologias citadas. Se você aposta na inserção digital e faz esforços para estar presente em plataformas distintas, seu público estará sendo expandido para todos aqueles que já se enquadram na categoria do consumidor omnichannel. O resultado você já pode deduzir: mais clientes te trarão um maior faturamento e uma evolução a longo prazo do seu comércio.

Melhor entendimento da jornada do consumidor

Quando alguém visita a sua loja física em busca de alguma solução que você oferece, você raramente saberá como essa pessoa conheceu o estabelecimento e quais são as outras necessidades que ela pode suprir ali, certo? Já se você estiver imerso no ambiente online e com as estratégias de marketing digital adequadas, será muito mais fácil compreender o tipo de público, seus principais interesses, e o caminho traçado pelos clientes até que realizem a compra no seu catálogo online ou site.

Além disso, também ficarão mais palpáveis algumas ações concretas para aumentar suas vendas. Enquanto na loja física por vezes o comerciante acaba ficando “no escuro” e não sabe muito bem por que determinada estratégia não deu certo, no mundo online você pode avaliar cada passo de maneira mais assertiva e sistemática, através da grande quantidade de métricas, informações e números que é possível obter com as ferramentas certas.

Reconhecimento do cliente

Vamos supor que eu, como consumidor, me enquadre na categoria “omnichannel” e já esteja totalmente acostumado a utilizar as redes sociais, e-commerces, catálogos online e atendimentos por chat para realizar as minhas compras. Se eu visito a antiga lojinha de utilidades do meu bairro e por acaso descubro que eles agora estão oferecendo todas essas praticidades, é claro que ficarei feliz em saber que o dono da loja se importa em falar as novas linguagens do mercado.

Pense, então, que ao aplicar as estratégias de figital no seu negócio você estará passando uma imagem de profissionalismo e renovação aos seus clientes - tanto para os fregueses de sempre quanto para a nova clientela que poderá surgir nesse novo momento.

Consequência: fidelização!

Bom, este último benefício não é muito difícil de deduzir: se a adaptação às novas regras do jogo é efetiva e os clientes enxergam isso positivamente, é claro que as possibilidades de conquistar consumidores fiéis são bem grandes. Após experimentarem a comodidade de realizar compras online e retirar na loja ou de serem atendidos por um suporte virtual caso surja algum problema, com certeza vão querer desfrutar disso mais vezes e poderão contar com o seu estabelecimento para isso.


Mas não se esqueça: as estratégias devem ser enxergadas a longo prazo e o esforço precisa ser contínuo! Não basta apenas cadastrar os produtos no catálogo e criar o perfil nas redes sociais; é necessário estar sempre investindo em uma experiência de compra diferenciada para que a fidelização realmente aconteça. Quer saber mais sobre como fidelizar seus clientes? Clique aqui e leia este texto completo sobre o assunto.

Dicas para adaptar o seu negócio ao figital

Depois de aprender tudo que envolve o conceito de figital e de conferir todos esses benefícios que o seu negócio pode obter, você deve estar se perguntando “tá, mas como eu coloco isso em prática?”. Vamos passar, então, à parte mais importante do texto: veja algumas dicas de como se introduzir no ambiente online e começar a aplicação das estratégias de figital no seu dia a dia.

Ofereça atendimento via chat

Aqui, existem duas opções: ou você disponibiliza um canal de contato exclusivo (redes sociais ou WhatsApp) para dúvidas em tempo real com a praticidade e a rapidez que a troca de mensagens oferece, ou você aposta numa estratégia de automação e estuda as melhores ferramentas para robôs de atendimento.

De acordo com uma pesquisa da Juniper Research, os gastos globais com inteligência artificial no varejo podem chegar a US$12 bilhões, e os bots possuem a vantagem de economizar mão de obra no dia a dia da sua gestão, já que o volume de atendimentos pode ser muito alto a depender do tamanho do negócio e do ramo de atividade.

Já o grande ponto positivo do atendimento por chat é a maior proximidade com os seus clientes e a possibilidade de um atendimento mais humanizado. Lembra que um dos comportamentos do consumidor omnichannel é realizar todo o processo de compra online e retirar na loja? Durante a pesquisa e a escolha dos produtos, você pode tirar quaisquer dúvidas que surgirem, tudo em tempo real e independente de onde o cliente estiver.

Considere investir em um sistema ERP

Os sistemas de enterprise resource planning, ou planejamento de recursos empresariais, são o que há de mais avançado nas tecnologias para empresários ou comerciantes hoje em dia. A partir de um banco de dados completo e totalmente integrado, esses softwares automatizam a gestão e combinam todas as atividades gerenciais do negócio: Vendas, Contabilidade, Estoque, Finanças, Logística, RH, Fiscal, Compras, etc - tudo em um só lugar.

É importante destacar, porém, que os ERPs são complexos e acabam tendo um preço muito mais salgado para o pequeno comerciante, e eu recomendo que esse tipo de solução seja estudada com mais afinco somente nos estágios mais avançados de uma empresa. Para o cotidiano do pequeno comércio, existem outras ferramentas mais simples e acessíveis, que entregam tudo que uma escala menor precisa para continuar crescendo. Eu falarei mais sobre isso um pouco adiante - continue aqui comigo!

Adote um CRM

Enquanto o ERP te ajuda na integração de todas as áreas do negócio, o CRM (customer relationship management) fica responsável especificamente pela gestão do relacionamento com os seus clientes, armazenando todos os dados de cadastro dos consumidores e automatizando tarefas de marketing como o disparo de e-mails e o gerenciamento de informações.

Ele pode ser muito útil para uma estratégia figital na medida em que detecta os dados de consumidores ou potenciais consumidores que visitarem o seu site ou catálogo online, e oferecem insights para estratégias específicas ao ambiente virtual e a cada tipo de cliente.

Tome decisões baseadas em dados

A “intuição empresarial” pode até ser boa para alguns elementos da gestão do pequeno comércio, como na escolha das decorações ou na identidade visual da marca. Mas, quando falamos de grandes decisões e estratégias para garantir o pleno funcionamento do negócio, é importante deixar a intuição de lado e confiar em dados concretos sobre desempenho e clientes, a fim de definir os próximos passos da maneira mais eficiente possível.

Tanto o ERP quanto o CRM e as mais diversas ferramentas de gestão cumprem um papel crucial nesse sentido, oferecendo uma visão ampla e minuciosa das vendas online e offline, controle de estoque, contas a pagar e tantas outras atividades que são envolvidas no gerenciamento de uma empresa. Tudo isso a partir de relatórios completos e de outras formas de acesso aos dados, para você acompanhar periodicamente e de maneira segura.

Crie um Catálogo Online

De todas as estratégias mencionadas aqui, talvez essa seja aquela com a maior vantagem na relação eficiência / facilidade de aplicação. Por ser menos custoso e relativamente mais simples do que começar um e-commerce, os catálogos online vêm sendo uma ótima alternativa de inserção dos pequenos negócios no ambiente online.

De modo geral, funciona assim: uma determinada empresa te concede o espaço virtual para que o site do seu catálogo fique hospedado, você cadastra os seus produtos com fotos e descrições caprichosas, e pronto! Basta copiar o link do catálogo e apostar numa forte divulgação para os seus clientes.

Conheça o Catálogo Online do Nex, o melhor para você aproveitar ao máximo o novo conceito de figital! Além de oferecer a hospedagem e ter integração com o Google Maps, ele agora também te permite aceitar pedidos online sem custo adicional! Clique aqui e saiba mais sobre esse recurso incrível.

Ofereça compra online e retirada na loja

Como você já viu durante o texto, este é um dos principais comportamentos - e desejos - do consumidor omnichannel, e acaba sendo o exemplo mais palpável de uma estratégia figital sem muitos esforços de implementação. Com essa opção, os dois lados saem ganhando: o seu cliente evita filas e pode escolher o melhor momento para retirar o produto, e você economiza gastos com transporte e mão de obra para o processo de vendas em si!

QR Code

Você já ouviu falar em QR Code? Quick response code, ou código de resposta rápida, é uma tecnologia que vem sendo cada vez mais interessante para inserir uma pitada de modernidade nas lojas e integrar o ambiente físico com o virtual. Além da utilidade especial para os bares e restaurantes, que podem criar um cardápio digital e distribuir os QR Codes impressos nas mesas para os clientes, outros segmentos do comércio podem tirar proveito desse novo recurso.

Com um simples gerador de QR Code online e gratuito, você pode, por exemplo, imprimir alguns panfletos chamativos que tenham o código em destaque e levem o consumidor diretamente ao seu catálogo online ou à sua página no Facebook. Não se esqueça de deixar claro que é preciso apontar a câmera do celular para o panfleto a fim de ter acesso à página em questão.

Crie conteúdos para seus canais digitais

Outra estratégia que pode servir para incorporar o figital no seu negócio é o que chamamos de marketing de conteúdo. Na verdade, é justamente isso que nós, do Nex, estamos fazendo neste exato momento: a maioria de nossos clientes se concentra no mundo do pequeno comércio e, com fins de nos aproximarmos do nosso público e ajudá-lo com a gestão no dia a dia, criamos este blog com uma grande variedade de conteúdos sobre os mais diversos assuntos e segmentos.

Pensando no seu tipo de negócio e nas particularidades dos seus clientes, considere fazer o mesmo! Se você tem um empório de produtos naturais, por que não fazer um blog com algumas dicas de vida fitness e posts no instagram com receitas práticas e saudáveis? Já se você é dono de uma loja de roupas, não seria cativante para os clientes se nas suas redes sociais houvesse novidades sobre o mundo da moda e dicas de looks criativos?

Conforme eu já mencionei, as redes sociais (ou um blog, se for o caso) não vão se movimentar e gerar engajamento por si só; na era do conteúdo e da tonelada de informações que recebemos na internet, é imprescindível concentrar esforços na criação de postagens únicas e diferenciadas que chamarão a atenção dos consumidores.

Antes das postagens em si, é sempre importante o planejamento: crie um calendário com as datas de cada postagem - não se esqueça das datas comemorativas! - e os temas que serão explorados em cada uma, e defina o número de publicações que serão feitas por semana. Para a elaboração dos posts em si, primeiro eu recomendo conferir algumas dicas sobre como tirar fotos bem bacanas para atrair os clientes. Uma vez prontas as fotografias, conte com sua criatividade para inserir elementos que se relacionem com o tema e com a  sua loja, e edite por meio de ferramentas gratuitas e fáceis de usar, como o Canva, por exemplo.

Simplifique sua estratégia figital com um bom sistema

Ufa, chegamos à última dica! Lembra que lá atrás eu te adiantei que é possível colocar o seu negócio no conceito figital, sem a necessidade de ferramentas complexas demais ou custos nas alturas? O caminho para isso é um bom sistema de gestão! Cumprindo um papel semelhante aos de um ERP ou CRM, um sistema eficiente integra todas as áreas da loja, expande suas possibilidades de venda online e possibilita a tomada de decisões baseadas em dados - tudo isso por um preço mais acessível que o das soluções anteriormente citadas.

Alguns deles possuem recursos específicos para fazer com que você, pequeno comerciante, se adapte cada vez mais ao ambiente online e conte com as praticidades da tecnologia na sua gestão. Os catálogos online e os aplicativos de vendas que eu mencionei são ótimos exemplos disso. Bom, são muitas opções de sistema de gestão no mercado e cabe a você analisar qual delas se encaixa melhor no seu momento atual.

Eu recomendo o Nex, o melhor sistema de gestão para te ajudar nas estratégias figital! Ele proporciona todas as vantagens que eu mencionei neste texto e muitas outras, tudo de maneira simples e intuitiva, além do preço super acessível. Conte com Catálogo de Produtos com Pedido Online, Relatórios, Cadastro de Clientes, Controle de Estoque e mais! Clique aqui para baixar gratuitamente.

Conclusão

Durante esta leitura, você aprendeu o novo conceito de figital aplicado ao pequeno comércio, dicas práticas para você aplicá-lo na sua gestão e alguns benefícios que você pode obter a partir daí. A principal mensagem que fica é a importância de os pequenos comerciantes se renovarem a se adaptarem às novas tendências do mercado; são muitas mudanças, e você quer ver o seu negócio crescer cada vez mais, certo?

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou tenha alguma sugestão, não se esqueça de nos enviar nos comentários! Ficarei feliz em tentar ajudar. Te vejo no próximo texto!

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Bruno Silva

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